PASTA

O Nêodo falou da comida que mais gosto: de todas as formas (lasagne, spaghetti, penne, tortellini, cannelloni, ravioli, maccheroni, fusilli, tagliatelle etc.) e de todas as qualidades (al ragù, al pomodoro etc.). Dizem que faz engordar: eu como pasta duas vezes por dia. Resultado; 70 quilos em 1,80 metros de altura acho que não são muitos não.

MÚSICA

Agradeço o dono da casa pela sugestão sobre a música brasileira: quando vou achar um CD dos Pato Fu vou compra-lo. Na verdade não é fácil achar discos da nova safra de músicos brasileiros. Tenho discos de Joyce que não são comercializados no Brasil, CD de Wagner Tiso, Nonato Luiz, Leny Andrade, os primeiros discos da Maria Bethânia, Milton Nascimento, Caetano Veloso e coisas mais que os jovens brasileiros podem nem conhecer. De quebra não tenho nenhum disco dos Paralamas, Barão Vermelho e outros grupos: as canções deles conheço por meio de coletâneas ou por estar presentes em discos de outros artistas. Só tenho dois CD do grupo mineiro Skank, três do Carlinhos Brown, vários da Daniela Mercury, um do Lenine, do Chico César, da Ana Carolina etc. por falar dos mais "novos". Acho que dentro de poucos anos irão chegar por aquí também os outros, assim tenho mais tempo por aprender. É que nos últimos tempos compro pra ter, como um colecionador, e tenho que voltar a comprar pelo prazer de ouvir.

PRIMEIRO DE NOVEMBRO

Esta tarde vou viajar até Camaiore na província de Lucca. Lá tem uma grande feira agrícola com mercado artesanal e coisas mais: tem muita gente, vamos ver se acho alguma coisa interessante. Na minha cidade às 20:00 horas vai tocar o "campano". É o sino da Sé que antigamente chamava todos os lavradores da zona e os norteava até as casas. Dura do 1° de novembro até a quarta-feira de cinzas. Outrora não haviam todas estas luzes de hoje e o sino era o único guia. Agora só fica como tradição. Até algumas décadas atrás, o primeiro que ouvia o "campano", tinha direito a comer salsicha, mas só no dia 1° de novembro. Agora que podemos comer salsicha todos os dias não tem mais esta tradição, mas os ouvidos dos "pesciatini" às 20:00 do primeiro de novembro estão em direção do campanário da catedral. Esclarecimento gramatical: o sino em italiano é "la campana": não sei a razão da "mudança de sexo" em "il campano" nesta tradição.
Até logo,

Alessandro.

Comentários