Pular para o conteúdo principal
Rua Presidente Antonio Carlos...

Dani me envia e-mail perguntando sobre a Rua Presidente Antonio Carlos.. procurei e encontrei os seguintes dados sobre o Presidente...

"O Presidente Antônio Carlos, barbacenense ilustre, que criou a Universidade de Minas Gerais, a 1ª do Brasil, foi o reformador do ensino no seu Estado, com evidentes repercussões em todo o País, a partir de 1928 e 1929, quando governava os mineiros.

(...) consolida-se a Barbacena política com as lideranças de José Bonifácio de Andrada e Silva, Deputado e depois Embaixador, que teve o apoio de seu irmão, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, residente em Juiz de Fora, que veio a ser Ministro, em 1926, Presidente do Estado de Minas Gerais, de 1926 a 1930, Presidente da Assembléia Nacional Constituinte em 1933 e Presidente Interino da República. Cumpre ainda registrar que foi iniciada, na sua administração em Minas; a reforma política e também educacional do Brasil. Os dois irmãos Andradas são criadores da Aliança Liberal, em 1929, a qual provocou a Revolução de 1930 e levou Getúlio Vargas ao poder.

Barbacena é uma cidade com vocações artísticas e literárias e deu ao País o músico Flausino Vale e literatos como o Padre Correia de Almeida e Abgar Renault.

Barbacena possui hoje a Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC e vários estabelecimentos de ensino, sendo um centro de importância cultural e política no Estado.


A Origem do Nome da UNIPAC...

O nome Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) presta homenagem ao estadista Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que exerceu cargos de alta relevância na primeira metade do século 20, tais como presidente interino da República, presidente do Estado de Minas Gerais e presidente da Assembléia Nacional Constituinte de 1934. Introduziu o voto secreto no País e foi um dos articuladores da Revolução de 30. Em todos eles teve na educação uma de suas prioridades de trabalho. Em 1927, por exemplo, fundou a Universidade de Minas Gerais, hoje Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), então a primeira do País.
Antônio Carlos concluiu a construção da Escola Superior de Agricultura, atual Universidade Federal de Viçosa (UFV); instaurou o Instituto de Educação; implantou em Minas a reforma do ensino primário e ampliou a rede pública de prédios escolares. Em 1963, o então deputado estadual Bonifácio de Andrada apresentou um projeto de lei criando a Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena. Por emenda do deputado Hilo Andrade, a instituição se chamaria “Fundação Presidente Antônio Carlos”. O projeto foi aprovado e sancionado. Em 1996, as faculdades da Fundação Presidente Antônio Carlos se tornariam a base da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac).


Ver o endereço: http://www.unipac.br/inicial.html em Origem..

Nêodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX - Porto Velho - RO

Aqui vai a lista ordenada da classificação preliminar para a GEX - Porto Velho - RO 0001 Neander Alves do Couto                                107.00 0002 Leandro Tusholska Gomes                               102.00 0003 Daniel Boni Santana                                   101.00 0004 Jakson dos Passos Andrade                             101.00 0005 Denise Maria Rodrigues Santos...

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX: TEFÉ - AM

Pessoal, sem considerar os critérios de desempate, eis aí a listagem com os classificados para o INSS 2015, p ara a GEX Tefé - AM.. coloquei todos os aprovados, lembrando que o número máximo de aprovados, conforme o edital, será de 35 candidatos.. logo, até o  36.. ou os que estiverem empatados em último, será considerados, cf. edital e legislação vigente. lá vai: A dança das cadeiras ficará entre esses 9 primeiros colocados.... 0001 Anderson Nunes Almeida                      106 0002 Marcos Paulo Cavalcante                     99 0003 Francine de Bem Rossi                       98 0004 Joaquim Gomes da Costa Junior      ...

O Homem que desafiou o Diabo...

Um dos mais recentes filmes da nova safra nacional que assisti dia destes.. sinceramente um bom filme.. com o Marcos Palmeira e cia.. o filme é a dramatização do romance as pelejas de Ojuara , de Nei Leandro Casstro (que afirma que o escreveu em Chigaco à custa de longas noites de bebedeiras nas noites geladas daquela cidade estadunidense... é mole??).. O filme é estrelado por Marcos Palmeira, que convence como o mulherengo Zé Araújo , mascate que se transforma em Ojuara , o típico cabra-macho do sertão. O aventureiro não teme nada ou ninguém e vive à caça de mulheres (uma das pessagens mais bizarras do filme, que não nega a mão de Moacyr Góes, é a da Mãe de Pantanha (Flávia Alessandra).. um castelo em pleno sertão nordestino (sem contar os engfeites da tal personagen...) é bizarro! No Geral o filme convence e nos dá uma boa imagem do sexismo nordestino e das sua crenças e tradicões... Tudo regado a muita cachaça, enquanto ele ( Ojuara ) não encontra a sonhada "terra de São Saru...