Receitas...

Se continuarmos no ritmo que vamos, breve teremos um livro de receitas por aqui... Nada contra.. só um comentário...

Escrita

Hoje realizei a prova de Seleção ao Mestrado na UFRJ.. o tema foi Identidade e Etnia.. escolhi esta por uma razão simples: Tive um maior entrosamento com a Antropologia na graduação e trabalhei num núcleo de estudos sobre o tema, o NUER talvez o link funcione, se já estiver no ar o servidor do CFH...

Bom, haviam seis questões, e poderíamos escolher uma, apenas uma, delas.. escolhi o texto de Daniel Munduruku, sobre a sua auto-afirmação de "ser índio" a partir de como as pessoas (os outros) o viam..

Lembrei de Roberto Cardoso de Oliveira, com o seu "Fricções Interétnicas", Barth, Ilka, Peter Fry, Bandeira, Darcy Riberio, entre outros.. acho que o texto ficou bastante interessante..

Mas me lembrei agora de uma coisa que me incomodou muito durrante a prova.. o fato de ter que escrever, à mão...!!!

Estou meio que desacostumado com a caneta e senti muitas dores nas mãos.. apertei demais a caneta sobre o papel.. contudo, fora o aspecto ergonômico da escrita, acho que as idéias surgiram com naturalidade.. talvez, se estive com um PC ou notebook, talvez tivesse escrito muito mais..

Quanto à tecnologia para escrever.. acho que a minha mente escreve ao mesmo tempo que pensa! Não leio tudo o que escrevo.. não acho que vá mudar muito.. Mas a idéia original é mais forte e deve permanecer.. talvez alguns ajustes de estilo.. mas vou aos borbotões...

É isso..

bração!

Comentários