Estou debaixo do zero....explico: de noite a temperatura não passa os zero graus, mas é legal mesmo assim. Mas estou debaixo do zero também no moral; será a minha normal depressão "post-doença", o medo da terrível mudança da moeda em boa parte da Europa do novo ano, sei lá! Esta depressão anula minha vontade de escrever mas tenho que superar isso: neste posting provavelmente não vou dizer nada de interessante, comecei a escrever sem ter nenhum assunto.
Meu medo de escrever também deve-se ao fato que o Nêodo e o Marcílio estão dando aulas de gramática e cultura da lingua portuguesa que eu só posso agradecer o pessoal e ficar calado tentando aprender o mais possível: muito obrigado também pelas explicações dos sobrenomes brasileiros!!
Ouvi várias vezes o disco do Lulu Santos e tenho que dizer que está acima das minhas esperanças; melhor assim.
No assunto da música italiana do final dos anos 60 e da década de 70 esqueci grandes nomes como Gianni Morandi, Lucio Dalla, Fabrizio De Andrè, Riccardo Cocciante e Angelo Branduardi: são todos cantores-compositores de ótimo nível, quem sabe se alguem brasileiro conhece. O Chico Buarque fez uma versão de uma canção de Lucio Dalla (Minha História, em Construção) e hoje está trabalhando com o mesmo Dalla na versão teatral de "Dona Flor". O Gianni Morandi acostumava fazer filmes com suas canções; em um deles viajou pelo Brasil onde cantou com o Roberto Carlos no Copacabana Palace. Ligações musicais Brasil/Itália, né? (e não são as únicas).
O mesmo Lucio Dalla numa entrevista na RADIOUNO RAI que deu num programa de música brasileira, disse que o Chico é muito europeu enquanto o Caetano Veloso é um índio. Então pensei: se eu fosse brasileiro, de qual estado seria? Resposta: Minas Gerais.
Bem, acho que já falei demais sem dizer nada: que me perdoe o amigo Nêodo. Esta noite eu precisava escrever: de qualquer coisa, mas precisava. Estou me restabelecendo?

Alessandro.

Comentários