Nomes e sobrenomes...

Parece que no Brasil não se tem uma regra geral para isso, pelo menos nos mais antigos..
Ao que eu posso dizer, em relação à minha familia, a coisa é mais ou menos a seguinte:

Primogênito recebe o nome e sobrenome do pai. É comum se repetir o nome do pai, no filho e desse no filho, ou seja, no neto do primeiro.
Ex. Meu pai se chama Nêodo Nornha Dias, eu Nêodo Noronha Dias Júnior, se tivesse um filho, Nêodo Noronha Dias Neto.

Meu irmão que se chama Norvan, segundo filho de meu pai e mãe, tem um filho (o primeiro) com o nome de Norvan Noronha Dias Júnior. Meu tio, irmão de meu pai, Nézio Noronha Dias, o primeiro filho se chama Nézio Noronha Dias Júnior.

As filhas recebm o sobrenome do pai e da mãe, por exemplo: Minha irmã se chama Nayde de Godoy Dias (Godoy da minha mãe e Dias de meu pai).;

O mesmo acontece com as filhas de meus tios, Dayse Rodrigues Dias, e Patrícia Arruda Dias, esta última é filha de Abílio Noronha Dias e Neiva Arruda Dias. A primeira, é filha do Nézio e de Domingas Rodrigues Dias.

Note que as mulheres recebem o nome da família do Marido.

No nosso caso a família é Dias, mas meu Pai e meus tios são filhos de Abilio José Dias e Beatriz Noronha Dias (que era de Freitas Noronha, que ao casar recebeu o Dias e perdeu o Freitas...)

Veja que a família Noronha Dias nasce do casamento de Beatriz e Abílio, meus avós. E os filhos homens receberam os nomes do pai e da mãe....

Há famílias que dão os sobrenomes dos genitores (pai e mae) para os filhos. Mas isso não é regra geral. A partir da emancipação feminina há casais que mantém o mesmo nome de solteiro e colocam a junção dos dois sobrenomes nos filhos, idenpendente de ser filho ou filha..

PARECE CONFUSO??? Isso não é nem o começo.. no Brasil, dependendo da família, dependendo da ascendencia (italiana, portuguesa, alemã, espanhola, africana, inglesa, russa, ucraniana, japonesa, chinesa, árabes (todos), enfim, todas as nações que enviaram emigrantes para cá, passam a incorporar alguma diferenciação, dependendo dos costumes dos países de onde se originaram.. com o tempo nasce uma família da junção de nomes de outras famílias.

Na história do Brasil podemos observar que as famílias eram patriarcais, por esse motivo, os nomes eram os do pai, para os filhos homens, e da mãe para as filhas. Isso vigorou até bem pouco tempo. Mas a legislação já permite, inclusive, ao marido adotar o nome da família da esposa.

Coisa de brasileiros... vá lá entender..

Marcilio poderia nos ajudar nisso.. como é nome completo do Pedro?

faringite...

Espero que você melhore o mais rápido possível, ok? Febre não se pode brincar..



Bração...

Comentários