Survey sobre a arte de escrever
Estou fazendo uma pesquisa entre as pessos conhecidas para saber o que eles pensam sobre a escrita. Vejam o que me respondeu, por exemplo, meu colega de curso Carlos Augusto:
Caro Marcílio,
Eu penso que não se trata da escrita, que ela não é uma 'tecnologia da inteligência' e nem é da inteligência. Me parece que a escrita tem a ver com uma postura e, que essa postura define o modo como vamos ter, ou não, um ato. É só a partir desse ato psíquico, dessa decisão que poderemos fazer alguma coisa, qualquer coisa. Alguns atos não envolvem muita coisa, mas outros sim. É o caso da escrita, pois nela, nosa expomos mais do que expomos as teorias. Num texto sempre está seu autor - dizia algum autor que não lembro agora.
Frente à folha em branco, que sempre tende a refletir para nós mesmos, nosso vazio interno, é certo que nos horrorizamos. É a tal da castração, de que falava Freud e também Lacan.
Não sei se é geral, mas minha atitude sempre é de que, esperando mais um pouco, lendo mais um pouco, eu terei aquela idéia (genial) que me resolverá todos os problemas de minha tese, e que, assim ela não vai sair tão medíocre como eu me acho. Ainda, por conseguinte me livro de que os outros também me achem tão medíocre como minha auto imagem.
É, seria uma maravilha, mas essa idéia genial não existe. Mesmo que exista, não serei eu quem deve classificá-la, seja de genial ou não. Se, porventura eu tive alguma idéia boa mesmo, é também provável, que na minha 'neura', eu não a considere melhor que a média-baixa. Desse modo, melhor não expô-la. Assim, fico esperando; o que equivale a dizer pensando, lendo. Contudo "pensando morreu um burro" que infelizmente sou eu.
Desde que tive que escrever minha primeira redação escolar, foi assim. Só que, naquela época, é claro que eu não via assim. Agora, retrospectivamente é que essa situação se clereou para mim.
De todo modo, sempre que vou escrever, é assim e, me demoro demais, acabo me atrapalhando, quando não me atropelando.
Eu não sei fazer uso da escrita, sempre tenho que forçar a barra, mas com a reincidência as coisas vão-se tornando menos pesadas, e o "tempo de espera", menor.
Também não sei o que queres dizer com metodologia que usamos na produção intelectual. Até acho que não é intelectual!

Acho que se disser mais, acho que vou ter que incluir essa 'carta' num dos capítulos da tese!!

Um grande abraço
Tuto

Comentários