quinta-feira, novembro 29, 2001

dupla nacionalidade

A maioria dos brasileiros descendentes de italianos que conheço requereu a dupla nacionalidade para si e para os filhos, aproveitando uma brecha na legislação da Itália.
Enquanto uns vão, outros vem. Um casal francês fez um plano e o segue à risca há vários anos: passa seis meses em Floripa e a outra metade do ano em Nice, cidade balneária do Mediterrâneo, na costa francesa. Minha mulher e eu os encontramos em Jurerê Internacional, mais precisamente numa passarela de 250 m. chamada Atuns que liga a Avenida dos Búzios à praia. Eles haviam interrompido a caminhada para examinar uma vala que drenava a água que cobria a passarela em pleno dia de sol. De onde vem, de onde não vem essa água? Foi assim que nos conhecemos. A água saia, descobrimos sem muito esforço, de uma construção próxima onde um motor estacionário esgotava um poço. O proprietário decidira fazer uma garagem subterrânea, abaixo do nivel do lençol freático, fórmula aceita de driblar a rigorosa legislação que fixa o número máximo de pavimentos permitidos para as casas do bairro. O casal aparentava estar na faixa etária dos sessenta. Ele, bastante falante, levou-me a pensar que fosse de um país vizinho. Tem um português fluente mas com algum sotaque.
-- Somos da França, corrigiu-me.
-- Mas o seu português está muito bom, falei.
-- É que eu sou brasileiro,respondeu.
-- Você nasceu aqui? perguntei.
-- Tenho que caprichar por que sou naturalizado, respondeu sorrindo.
clonagem

(nota prévia: este blog merece uma musiquinha: escolha entre Zarathustra e Danúbio Azul - e retorne ao texto com back)

Estudante na antiga Faculdade Catarinense de Filosofia, fundada por Henrique Fontes, na bucólica Florianópolis do início dos anos sessenta, lembro-me de ter lido na revista Rasegna Médica, do laboratório Le Petit, um artigo sobre as experiências de um geneticista italiano que fazia pesquisa de fertilização in vitro. A notícia dizia que esta tecnologia já estava dominada e anunciava a possibilidade técnica de geração de um ser humano fora do útero materno.
Por essa época, tomei contato com a teoria evolucionista, através de Eudoro de Souza, helenista famoso, misto de filósofo e arqueólogo. Enfatizava ele de forma dramática que o homem era o único animal a contrapor o polegar ao plano da mão, fato que marcava o momento da transcendência da natureza para o reino da cultura. Essa mesma idéia, aliás, foi explorada depois por Stanley Kubrick no filme 2001: Uma odisséia no espaço, lançado em1968, numa das cenas antológicas da história do cinema. Um macaco apanha uma tíbia e a arremessa para o alto. O osso transforma-se numa nave que sai deslizando pelo espaço ao som de Zaratrusta, de Wagner.


Pouco depois, tomei contato com Lesley White e sua Culture Evolution, defendendo a tese da evolução humana como conseqüência da capacidade do homem de apropriar-se da energia e de transformá-la em benefício próprio, processo esse que tem início com a descoberta do fogo e passa pela explosão da primeira bomba atômica em 1945. As revoluções seguintes seriam justamente a da informática, as viagens espaciais e a decifração do código genético.
Coloco isto a propósito da discussão atual sobre clonagem de seres humanos, trazendo de volta com toda a força a teoria evolucionista, e o debate em torno das idéias do biólogo inglês Richard Dawkins, seu mais polêmico divulgador. No livro O gene egoísta (1976) ele traz algo novo e assustador para quem ainda tem o gênero humano como o centro da criação, ao expor a tese de que "somos máquinas de sobrevivência - veículos robô programados" para replicar o gene, a molécula de DNA, e lança a idéia de que um novo replicador nasce no caldo da cultura humana. Ele chama a unidade de transmissão cultural ou de imitação, esse novo replicador, de meme. (Dawkins, 1976 p. 214) Quais são as implicações sociais e políticas dessa tese? Qual o espaço reservado à teoria evolucionista darwiniana nos currículos dos nossos cursos de ciências sociais?



quarta-feira, novembro 28, 2001

Harry Potter

Olá.... Hoje fui assistir ao filme do momento.. Harry POtter...
Gostei.. quer dizer.. o filme é bom.. há alguns efeitos especiais, principalmente a partida de Quadribol... um jogo de bruxos.. mas no geral, diria que é assistível...

Mas esperava mais.. há momentos em que o filme se torna entediante... no geral: agrada...

Rei dos Aneis

Segue à risca o livro.... espera-se uma sequência, como há nos livros... Mas o que estou agurdando mesmo é Lord of rings... (O Senhor dos Anéis)... esse acho que vai ser bem melhor.. vamos aguardar que mês que vem o filme será lançado no Brasil...

bração....

Ciao Nêodo,

Quando um estrangeiro fala em italiano e diz coisas que parecem anormal, depois ele vai dizer que ele não queria dizer isso. (acontece sobretudo com os jogadores de futebol). Os italianos dizem que é fácil fazer assim, antes se diz uma coisa e depois o contrário por causa da dificuldade de expressão. Bem.....foi o que me aconteceu ontem no comentar o teu posting. Depois que eu li o que eu escrevi pensei; o que quer dizer o que eu escrevi?? Queria dizer que também o Mussolini fez algumas coisas boas (por exemplo fez trabalhos na Maremma, zona sul da Toscana, deu assistência às famílias com cheques). Mas parece que eu queria dizer que ele fez quase tudo bem... Peço desculpa ao amigo Nêodo. Amigo Nêodo que merece todos os parabéns deste mundo pelo ótimo resultado do maestrado.
Pela clonagem: o Antinori vai fazer isso. Todo o mundo na Itália está contra, mas ele não interessa. Se não for na Itália, será em qualquer outra parte do mundo.

Alessandro.

P.S.: o meu medo não é o erro gramatical, mas não ter as palavras exatas pela expressão dos conceitos: obrigado Nêodo pra pedir esclarecimentos.
Clonagem..

Pois é pessoal.. eu não queria entrar no assunto.. mas já que o MArcílio deu início.. sei não.. me parece que a idéia da divulgação foi apenas uma estratégia de Marketing.. lembre-se que o laboratório é privado! Portanto, deve estar querendo conseguir financiamentos...
Não que eu considere a clonagem humana dispensável.. pode até ser que para alguns casos, como os que estão dizendo, possa ser útil.. quem sabe.
Por outro lado, acredito que já estão clonando humanos.. pode apostar.. mas não vão divulgar tão cedo isso.. contudo, há quem esteja afirmando que clonará um ser humano já no ano que vem.. um médico italiano disse que pode...

bração...
Trabalho temporário..

Oi amigo leitor virtual...

Semana que vem estarei fora, em Brasília, para um trabalho temporário de consultoria em Desewnvolvimento de Web.. Até que finalmente apareceu alguma coisa.. já estava ficando entediado de não fazer quase nada...!
Ah! Também apareceu uma proposta de trabalho de 2 anos.. com Bolsa de TI, também em BSB... Acho que vou aceitar.. não sei como farei com o mestrado aqui no Rio, mas isso dá-se um jeito...

Joyce Prado

Joyce escreveu comentário a um posting que eu enviei aqui.. legal Joyce, obrigadão...


bração...

segunda-feira, novembro 26, 2001

Mais uma nota sobe o mestrado...

Quero dizer que fiquei em 18º, mas é bom lembrar que eram mais ou menos 200 candidatos.. quer dizer... não foi tão mal assim, né?

bração....
Resultado final da Seleção de Mestrado na UFRJ

Parecia querer demais ser o primeiro colocado no concurso de seleção ao Mestrado. O resultado saiu, fiquei em 18º. Parece bom, né mesmo? foram classificados 22 candidatos... quase fico em último, por pouco... Bem, estou lá.. agora veremos se há bolsa.. preciso dela..

Curso da SDS

Continua o curso de formação de formadores... empreendorismo.. na verdade, voltado para nanoempreendorismo.. uma coisa nova.. ou melhor, já bastante velha, mas que agora recebe um nome: o nanoempreendorismo é o trabalhador informal brasileiro... aquele que se vira para ganhar a vida, já que não consegue mais trabalho formal... com carteira assinada e todos os benefícios que um emprego dá ao cidadão.. Pensado bem.. se não estiver trabalhando, quer dizer, empregado com carteira assinada, o sujeito não é cidadão??? Coisa séria esta... preciso pensar mais sobre isso..

Itália..

Parece-me que a "invenção" de Getúlio Vargas só tem semelhante na Itália.. será mesmo? Alessandro, aí na Itália há carteira de trabalho? Trabalho assalariado? Dizem que Getúlio se inspirou na experiência de Mussolini para criar as leis trabalhistas que ainda vigoram no Brasil.. seria isso mesmo? Vou investigar, mas se alguém quiser se pronunciar, escreva ou use o comentário nesta nota..

era isso..
bração..

Acesso remoto

Para quem está em dúvida se instala ou não o novo sistema operacional Windows XP da Microsoft, a possibilidade de acesso remoto para desktop e assistência talvez o convençam.
A característica acesso remoto permite aos usuários controlar suas máquinas de um outro computador da rede ou solicitar assistência dando acesso a seu micro para o pessoal de suporte trabalhar. Os dois tipos de acesso, da perspectiva do usuário, tem alguma diferença. Enquanto a assistência remota requer um convite, o Desktop remoto pede login e senha na máquina remota. Na assistência remota ambos usuários vêem o mesmo desktop. No desktop remoto apenas quem acessa o vê, tocando aos outros usuários uma tela de boas-vindas. Mas somente o Windows XP Professional permite o desktop remoto, a versão Home Edition oferece unicamente assistência remota.

Fonte: TechRepublic

domingo, novembro 25, 2001

Obrigado Nêodo pelas palavras que disse: muito bem também no italiano. Não conheço ainda o Léo Jaime, mas quando vou encontrar um disco dele, vou comprar o mesmo.
Gostaria di contar algumas histórinhas sobre a relação entre mim e a música brasileira, com algumas cantoras em particular.


MARIA BETHÂNIA

O meu interesse pela música brasileira está dirigido sobretudo para os cantores-compositores. Isso só porquê acho que só quem escreve uma canção sabe perfeitamente o seu significado. Então tive em passado menor interesse pelos cantores e pelas cantoras. Mas Maria Bethânia não é uma simples cantora: é a explicação da palavra interprete. Eu entendia o significado, o sentido das canções mesmo se não entendia as palavras: parece mais uma "atriz da música" mesmo usando só a voz.


CARMEN MIRANDA

É um dos meus pequenos orgulhos da minha coleção; tenho uma caixa de 5 CD com todas as canções que cantou pelo selo Odeon entre o 1935 e o 1940.


NANA CAYMMI

Eu não gosto da voz da Nana. Eu sei que é muito amada no Brasil mas como escrevo o que penso, eu acho que se tivesse outro sobrenome o sucesso não seria o mesmo. Quando eu escolheva os discos que comprava, quando eu via os discos da Nana fazia comigo mesmo uma aposta. Comprar um disco da Nana com todos os outros que estavam alí, era como sair com uma tal garota quando conhecia várias outras. Sai com a tal garota e cumpri a promessa: comprei o disco.


ELIS REGINA

No final dos anos 80 a televisão Tele Monte Carlo era de propriedade da brasileira Globo. Então podia ver jogos do campeonato brasileiro, ver alguns vídeos de música brasileira, o Brasil estava mais "presente". Eu vi cantar a Elis também junto com Tom Jobim e Gal Costa. O 16 de junho de 1987 fui à uma loja de discos pra comprar mais música brasileira. Entre os discos estava um da Elis, "Luz das estrelas" gravado em 1976. Na contracapa havia uma biografia da Elis em italiano. Tranquilo começo a ler: chego na última frase "Elis morì" (Elis morreu). Morta?????? Sempre vi ela alegre, feliz com a vida....morta??? Não tive a corajem de comprar o disco: tê-lo era como certificar a sua morte. Uma semana depois, passado o choque, o primeiro disco que comprei foi o da Elis.


Alessandro.


netspeak


afaik = as far as I know
awhfy = are we having fun yet?
b4 = before
bg = big grin
cm = call me
dur? = do you remember?
Fwiw = for what it's worth
gal = get a life
gmta = great minds think alike
ianal = I'm not a lawyer, but.
icwum = I see what you mean
imo = in my opinion
mtfbwu = may the force be with you
obtw = oh, by the way
rotf = rolling on the floor
rtfm = read the f---ing manual
smtoe = sets my teeth on edge
tia = thanks in advance
ttfn =ta ta for now
t+ = think positive
tttt = to tell the truth
tx = thanks
wb = welcome back
X! = typical woman
Y! = typical man
2bctnd = to be continued
2g4u = too good for you
4yeo = for your eyes only


O linguista inglês David Crystal, preocupado com o impacto da Internet na privacidade, na propriedade intelectual, nos hábitos de recreação infantil e no futuro da língua inglesa, fez um longo estudo publicado pela Cambridge University Press sob o título de Language and the Internet. Analisando o discurso das home pages, dos e-mails, das chats e dos jogos de realidade virtual conclui que a linguagem usada na Internet enriquece a lingua pelo caráter inovador da adaptação dos usuários ao novo meio de comunicação. Ao lado dos smileys (:-) as abreviaturas de expressões vem tornando-se de uso corrente na comunicação virtual.

(Fonte: Boletim Informativo da Crítica)

sábado, novembro 24, 2001

Caros Amigos... Sábado..

Não se trata de propaganda da revista, apenas um tratamento de carinho...

Estou participando de um curso da SDS de formadores de Empreendedores... coisa para o futuro, mas está sendo bom...

Quanto ao Marcílio, que postou aqui uma carta muito bonita a uma amiga, quero dizer que se eu fosse contar minha história de encontro com a tecnologia (principalmente a informática), muitos teriam uma reação de espanto.. só para dizer uma coisa.. em 1996 nem sabia como ligar um computador...

Marcílio deve se lembrar que meu primeir contato com o computador foi naquela disciplina de Uso de Redes nas Ciências Sociais, da qual ele e a Ligia eram os coordeandores... bem, menti naquela época e disse que sabia tudo de computadores..que nada... nem ligar! Imagina??!!

Bom, isso para dizer que é assim mesmo... mas, com paciência e perseverança aprendemos muito... O Rafael Bastos, professor de Antropologia na UFSC dizia que para trabalhar com compuadores temos que ter fé... ter fé que vai funcionar...

Alessandro...

Ma che amico...come stai? Se é assim que se diz em italiano.. que desânimo amigo.. Bola Prá frente! O brasil está classificado para a Copa e o Chico continua cantando que é uma Beleza!

Conversando numa língua estrangeira, e olha que você é um falante muito melhor que muitos nativos daqui, você tem nos dado exemplo amravilhoso amor à uma cultura.. mesmo que não seja a tua! Me orgulho de ter um amigo assim, como você! Lulu Santos é grande mesmo! Mas você já conhece o Léo Jaime? Dizem que me pareço com ele.. imagina! Só se for no branco dos olhos.. brincadeirinha, mas se puder ouvi-lo.. sei que vai gostar...
Conheco músicas de Gianni Morandi, dos outros não tenho nenhum conhecimento... mas um dia.. quem sabe...

Acho que já escrevi muito hoje e esse posting deve estar enorme.. vou dar um tempo agora e voltarei noutra hora.. ou dia!

Bração...




Xador III

"Deus Todo-Poderoso criou o desejo sexual em dez partes; então ele deu nove partes às mulheres e uma aos homens." Ali ibn Taleb, marido de Fatima, filha de Maomé e fundador da facção xiita do Islã. (in Brooks, Geraldine, Nove partes do desejo: o mundo secreto das mulheres islâmicas, Gryphus, 1996.)

sexta-feira, novembro 23, 2001

Estou debaixo do zero....explico: de noite a temperatura não passa os zero graus, mas é legal mesmo assim. Mas estou debaixo do zero também no moral; será a minha normal depressão "post-doença", o medo da terrível mudança da moeda em boa parte da Europa do novo ano, sei lá! Esta depressão anula minha vontade de escrever mas tenho que superar isso: neste posting provavelmente não vou dizer nada de interessante, comecei a escrever sem ter nenhum assunto.
Meu medo de escrever também deve-se ao fato que o Nêodo e o Marcílio estão dando aulas de gramática e cultura da lingua portuguesa que eu só posso agradecer o pessoal e ficar calado tentando aprender o mais possível: muito obrigado também pelas explicações dos sobrenomes brasileiros!!
Ouvi várias vezes o disco do Lulu Santos e tenho que dizer que está acima das minhas esperanças; melhor assim.
No assunto da música italiana do final dos anos 60 e da década de 70 esqueci grandes nomes como Gianni Morandi, Lucio Dalla, Fabrizio De Andrè, Riccardo Cocciante e Angelo Branduardi: são todos cantores-compositores de ótimo nível, quem sabe se alguem brasileiro conhece. O Chico Buarque fez uma versão de uma canção de Lucio Dalla (Minha História, em Construção) e hoje está trabalhando com o mesmo Dalla na versão teatral de "Dona Flor". O Gianni Morandi acostumava fazer filmes com suas canções; em um deles viajou pelo Brasil onde cantou com o Roberto Carlos no Copacabana Palace. Ligações musicais Brasil/Itália, né? (e não são as únicas).
O mesmo Lucio Dalla numa entrevista na RADIOUNO RAI que deu num programa de música brasileira, disse que o Chico é muito europeu enquanto o Caetano Veloso é um índio. Então pensei: se eu fosse brasileiro, de qual estado seria? Resposta: Minas Gerais.
Bem, acho que já falei demais sem dizer nada: que me perdoe o amigo Nêodo. Esta noite eu precisava escrever: de qualquer coisa, mas precisava. Estou me restabelecendo?

Alessandro.

Memorandum

Para: Indiara,
De: Marcílio
No mundo da web menos que neófitos somos todos aspirantes. Antes de mais nada, quero lhe passar uma palavra de tranqüilidade. Há dez anos venho tentando trazer minha mulher para o mundo do e-mail, da home page e, mais recentemente, do blogger, enfim, para o mundo digital, mas sou obrigado a confessar meu total insucesso. Felizmente nesse tempo meu filho se fez adolescente - Pedro completa treze anos em dezembro - e tornou-se um aliado sem que eu fizesse muita força. Formada em direito, usou as máquinas elétricas da IBM nas suas tarefas cotidianas nos cargos que exerceu, condicionamento bastante propício à migração tecnológica para os microcomputadores e os processadores de texto, principal atrativo na disseminação da micro informática no serviço público. Com o casamento, contudo, dedicou-se ao lar e à profissão de advogada autônoma, usando o micro apenas como máquina de escrever e adiando o contato freqüente com o mundo virtual da Internet sempre que pode. O fato de eu ser um consultor de tecnologia da informação, de ter coordenado projetos nessa área e ter escrito um trabalho acadêmico sobre a disseminação das redes eletrônicas em nada contribuiu para modificar essa situação. Pelo contrário, as idéias correntes sobre Internet difundidas pela mídia, onde freqüentemente se dá ênfase a aspectos negativos (doenças profissionais, atividades ilegais, vírus, pornografia, problemas com o windows, custos crescentes, etc.), contribuíram para piorar as coisas consolidando a idéia de que o virtual se opõe ao real e, como tal, é um ambiente falso e inseguro de onde sempre que possível as pessoas sensatas devem manter uma prudente distância.

Estou contando isso para solidarizar-me com o seu esforço e manifestar meu apoio e incentivo para que não desista pois "navegar é preciso". O fato de não conseguir usar o blog ou eventuais dificuldades com o e-mail e a web devem ser encaradas como algo normal, perfeitamente superável com suporte e treinamento. Há a considerar ainda o fato de que toda essa tecnologia avança a passos largos na direção de uma relação sempre mais amigável com o usuário. Mesmo questões consideradas fundamentais para o uso da rede como a habilidade motora para digitar estão prestes a ser superadas com o uso de software adequado. O reconhecimento da fala deixou de ser uma promessa para ser uma realidade com o Via Voice da IBM, permitindo a qualquer pessoa interagir com os computadores.

Minha sugestão é que você procure os serviços onde há cursos de iniciação aos recursos da Internet e não se deixe levar pelo sentido da urgência. Apropriação de novas tecnologias, seja na esfera pessoal ou institucional, antes de ser uma questão de habilidade técnica ou competência profissional é uma problema de sabedoria. Vá com calma e lembre-se que só o humor nos salva, como dizia o filósofo Millor Fernandez. [ ]'s.

Onde fui ontem...

Olá meu amigo leitor virtual..
Ontem fui chamado para, finalmente, um trabalho... não é grande coisas, mas já é um começo.. Vou trabalhar com população.. precisnado de trabalho.. é um Projeto do Governo, com o CAT.. acho que vai ser bom para pegar um experiêncai em sala-de-aula.. vamos ver..

Quinta da Boa Vista

Como estava em São Cristóvão, resolvi ir até à Quinta da Boa Vista
Na minha opinião, em se falando de casas antigas, o que mais me agradou foi o Restaurante da Quinta, pois o Museu Nacional me decepcionou.. não que não tenha nada que me tivesse chamado a atenção.. ao contrário, há um acervo realmente incrível lá.. começando pelos esqueletos de Dinos e todo aquele material de etnografia indígena.. foi incrível.. confesso que me senti bastante incomodado com o ambiente.. principalmente quando vi os restos mortais de uma índia e de duas crianças mumificadas.. até me senti mal.. não sei.. pareceu-me que aquelas pessoas (as múmias e as aoutras) eram almas perdidas em busca de descanso.. coisas da minha parte mística.. sabe..

Mas continuei visitando o museu.. até um Elefante tem lá.. é mole?

Muitas crianças estavam visitando o Museu, o que eu considerei bastante interessante.. afinal, pensa-se que elas (as crianças) não se interessam.... mas estavam lá....

trabalho

Quanto ao trabalho, parece que teremos bastantes amigos alí.. ontem já conheci dois, uma economista e um jornalista, são legais.. hoje termos a tarde toda de palestras, início do treinamento, e vamos ter 8 horas diárias de atividades até o final do curso.. depois, bem.. depois não sabmeos ainda... quando souber, eu contarei aqui..

bração...

quarta-feira, novembro 21, 2001


Pesquisar e produzir na rede


Perguntei à atenciosa secretária da Academia Francesa de Letras se podia ajudar a localizar na extensa obra de Lévi-Strauss a afirmativa de que "o sociológico vem antes do psicológico". Ela respondeu que não prestavam esse tipo de serviço, recomendando que se perguntasse ao próprio através de carta, que ela lhe faria chegar as mãos. Esclareceu, entretanto, que a consulta não poderia ser por email pois êle não tem conta na Internet. Nem estávamos pedindo tanto. Do alto dos seus noventa e três anos o velho mestre (1908) pode dar-se ao luxo de esnobar a rede mundial. Mas fico imaginando o que não fariam mentes privilegiadas como a dele se dispusessem dos sistemas computacionais atuais e das redes à época da realização de suas pesquisas. Imagino que Borges, por exemplo, estaria navegando na rede, alimentando o seu Blog com o diário íntimo e textos cheios de links associando-os a "(...) um pensamento sem espaço, a palavras e categorias sem tempo nem lugar mas que, em essência, repousam sobre um espaço solene, todo sobrecarregado de figuras complexas, de caminhos emaranhados, de locais estranhos, de secretas passagens e imprevistas comunicações; haveria assim, na outra extremidade da terra que habitamos, uma cultura voltada inteiramente à ordenação da extensão, mas que não distribuiria a proliferação dos seres em nenhum dos espaços onde nos é possível nomear, falar, pensar."
(vide o livro de Michel Foucault , As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas.Livraria Martins Fontes Editora, 1987 (4a. Edição), título original: Les mots e les choses.Une archéologie des sciences humaines. Gallimard. Paris, 1966, p. 9).

terça-feira, novembro 20, 2001

Uma aula de gramática e de história..

Rapaz! Com a contribuição do Professor Marcílio, quase me vi numa aula, daquelas que prendem a atençaõ da gente do início ao fim.. simplesmente, sensacional...

me parece que a pesquisa na internet tem gerado bons resultados para o Marcílio.. já reparou que quase tudo, quase mesmo, que escrevemos por aqui pode ter um link para alguma coisa publicada sobre o mesmo na rede?

Muito bom.. gostei mesmo.. e como adoro a história do Rio Antigo.. e como disse um dos textos que o marcilio indicou, " O Rio antigo começou a morrer com a morte de machado..." se pensarmos bem, quem escreve o cotidiano do Rio (ou de outra cidade) como o Machado fazia?

bração...

Questões de ortografia


Em questões ortográficas e semânticas o brasileiro, invariavelmente, apela para o Aurélio. Assim é como carinhosamente nos referimos ao Dicionário da Língua Portuguesa coordenado por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia recentemente falecido. Editada pela Nova Froneira S.A., do Rio de Janeiro, a obra está na 39 ou 40 impressão e tem servido como referência básica para várias gerações, como se encarnasse a própria autoridade mentora da língua nacional.

Há poucas semanas foi lançado um outro dicionário, coordenado também por um gigante de nossas letras, Antônio Houassis, falecido meses antes da obra ser publicada. Só o tempo dirá, entretanto, se o espaço justamente conquistado pelo Aurélio no coração do brasileiro vai ser dividido.
Na dúvida, é só procurar: mata-baiano, mata-barata, mata-bicho, mata-boi, mata-borrão, mata-burro, mata-cachorro, mata-cão, mata-cavalo, aí está. "[De matar + cavalo.] S.m. Bras. 1. Erva ruderal, muito dispersa, da família das solanáceas (Solanum aculeatissimum), caracterizada pela enorme quantidade de acúleos altamente pungentes no caule e nas folhas, as quais são lobadas, grandes e membranáceas, sendo os frutos bagas amarelas, ricas em sementes e pobres em polpa. 2. V. marimbondo-caçador. [Pl.: mata-cavalos.]" p.1101.

Essa dos acúleos (espinhos) altamente pungentes (perfurantes, que picam) lembra Cruz e Souza, de quem, aliás, o Aurélio destaca os versos de Faróis: "Como me embala toda essa pungência,/ Essas lacerações como me embalam,/ Como abrem asas brancas de clemência/ As harmonias dos violões que falam!" p. 1418.

Mas Mata-cavalo (com hífem) é também o nome de uma comunidade negra do Mato Grosso remanescente de quilombo.
O artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal de 88, determina a entrega dos títulos de propriedade aos "quilombolas". Até 1994, contudo, pouco havia sido feito. Com as comemorações dos 300 anos da morte de Zumbi, o herói negro nacional, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que se refere a si mesmo como tendo um "pé na cozinha", entregou o título ao Quilombo de Boa Vista, inaugurando o processo de discriminação dessas terras.

O nome Mata Cavalo, referindo-se ao quilombo sesmaria existente no município de Nossa Senhora de Livramento - Mato Grosso, a 50 km de Cuiabá, também aparece sem o hífem. Veja-se, por exemplo, a notícia do levante ocorrido na região. Esse quilombro teve seu título de terras garantido em outubro de 1999.

Existe ainda um rio o com o nome Mata Cavalo "na região de morro do pilar-borda leste da serra do espinhaço meridional (MG)", também grafado sem hífem.( Para quem não usa editar/localizar, procure o número 60 no link).

"Ladrão de pasto não sabe lidar com letra de educação."
"Nunca que eu apareci no Sobradinho ou em Mata-Cavalo para um ajutório de neto, para misturar meus gritos de goela nova nas suas ordens de velho."
( in Candido , José, O coronel e o lobisomem, 1964.)
O autor, membro da Academia Brasileira de Letras, conta a história do neto que herda do avo uma fazenda no interior do Estado do Rio que levava o nome de Mata-cavalo (com hífem).

Mas a grafia Mata Cavalo sem hífem também aparece em documentos oficiais
no antigo nome da rua Riachuelo no tradicional bairro da Lapa, conhecido como "quilombo urbano" da cidade do Rio de Janeiro.

domingo, novembro 18, 2001

Matacavalos ou Mata-Cavalos...???

Só agora me dei conta da diferença na grafia entre as duas opções.. no romance de Machado, se não me lembro mal, a palavra era escrita sem hífem, no texto do Cony há o hífem.. qual seria o correto? Quer dizer, qual seria a escrita do nome da rua mesmo (sem considerar a regra gramatical)?

bração...
Ainda a Matacavalos..

A Dani enviou um e-mail dando mais informações sobre a rua do romance de Machado.. aí vai...

"O texto q vc me enviou veio meio truncado, mas pelo que eu entendi era o mesmo Antônio Carlos que eu já tinha achado nas minhas pesquisas, ele além de tudo que veio no texto, foi presidente da Assembléia Constituinte de 1823, aquela que nunca foi publicada a acabou saindo uma promulgada em 1824 (aquela que instituia o poder moderador para o imperador)

Segue o texto do Cony,

'Resolvi mudar. Arranjei um apartamento pequeno, no centro da Cidade, zona braba, só rendez-vouz, na Rua do Riachuelo, ex-Mata-Cavalos. Desde que soube o nome antigo tive vontade de morar lá.'

O texto continua explicando que a rua era um atalho que ligava a cidade com as chácaras e os engenhos como a rua era de barro, forçava os cavalos nas descidas bruscas..."

valeu Dani..

bração...

patronímicos



Todos os franceses que conheço levam nomes de santo: jean claude, Jean marie, pierre e por aí vai. Dizem que a nobreza portuguesa primava por ostentar dez nomes.
O Imperador D. Pedro I chamava-se Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (1798 - 1834).
No Brasil a regra obriga apenas a levar o nome da família do pai. O nome da família da mãe é facultativo e vem logo após o prenome, diferente da tradição espanhola onde o nome do pai vem no meio. Na tradição latina os nomes de famílias geralmente tem origem habitacional. A expressão "nomes habitacionais" é usada para designar nomes de família segundo o local de origem dos ancestrais. Quanto ao primeiro nome, no Nordeste é comum juntar sílabas do nome do pai e da mãe para formá-lo: Edvaldo (de Edna e Osvaldo), Alcioneide (Acione e Neide), Francisvaldo (Francisca Osvaldo). No sul isto aparece pouco, mas é comum dois nomes (Roberto Carlos, Marco Antônio), embora não seja a regra, podendo aparecer o sobrenome da mãe seguido do sobrenome do pai. Meu cunhado chamava-se Guido (italiano) Cardoso (português) Zimmermann (alemão). Meu filho chama-se Pedro (nome do avô) Alvim (nome de um tio paterno) Azevedo ( avô materno) Santos (avô paterno).

sábado, novembro 17, 2001

Rua Matacavalos..

Marcílio enviou um comentário que não resisti em colocar aqui na "área nobre"..

Lá vai
Os personagens de Machado de Assis movimentavam-se nesse ambiente e nessas ruas cariocas, algumas vezes viajando a São Paulo, Minas, Petrópolis Lisboa ou Paris. Machado, mesmo, só atravessou as divisas do Rio para visitar Petrópolis e Nova Friburgo. A Rua das Violas virou Teófilo Otoni, a Rua Mãe dos Homens virou Rua da Alfândega, a Rua Bela da Princesa é a Correia Dutra e a Rua da Princesa virou Senador Pompeu. A Matacavalos virou Riachuelo, a Mata-Porcos é hoje a Frei Caneca e com isso um Rio de Janeiro se perdeu, mas pode, ainda bem, ser remapeado nos livros de Machado. Por exemplo, ele chamava a chique Rua do Ouvidor "a via dolorosa dos maridos pobres". Um ano antes da sua morte, a Ouvidor foi ofuscada pela inauguração da Avenida Central, hoje Rio Branco. In ESTADÃO
Nomes e sobrenomes...

Parece que no Brasil não se tem uma regra geral para isso, pelo menos nos mais antigos..
Ao que eu posso dizer, em relação à minha familia, a coisa é mais ou menos a seguinte:

Primogênito recebe o nome e sobrenome do pai. É comum se repetir o nome do pai, no filho e desse no filho, ou seja, no neto do primeiro.
Ex. Meu pai se chama Nêodo Nornha Dias, eu Nêodo Noronha Dias Júnior, se tivesse um filho, Nêodo Noronha Dias Neto.

Meu irmão que se chama Norvan, segundo filho de meu pai e mãe, tem um filho (o primeiro) com o nome de Norvan Noronha Dias Júnior. Meu tio, irmão de meu pai, Nézio Noronha Dias, o primeiro filho se chama Nézio Noronha Dias Júnior.

As filhas recebm o sobrenome do pai e da mãe, por exemplo: Minha irmã se chama Nayde de Godoy Dias (Godoy da minha mãe e Dias de meu pai).;

O mesmo acontece com as filhas de meus tios, Dayse Rodrigues Dias, e Patrícia Arruda Dias, esta última é filha de Abílio Noronha Dias e Neiva Arruda Dias. A primeira, é filha do Nézio e de Domingas Rodrigues Dias.

Note que as mulheres recebem o nome da família do Marido.

No nosso caso a família é Dias, mas meu Pai e meus tios são filhos de Abilio José Dias e Beatriz Noronha Dias (que era de Freitas Noronha, que ao casar recebeu o Dias e perdeu o Freitas...)

Veja que a família Noronha Dias nasce do casamento de Beatriz e Abílio, meus avós. E os filhos homens receberam os nomes do pai e da mãe....

Há famílias que dão os sobrenomes dos genitores (pai e mae) para os filhos. Mas isso não é regra geral. A partir da emancipação feminina há casais que mantém o mesmo nome de solteiro e colocam a junção dos dois sobrenomes nos filhos, idenpendente de ser filho ou filha..

PARECE CONFUSO??? Isso não é nem o começo.. no Brasil, dependendo da família, dependendo da ascendencia (italiana, portuguesa, alemã, espanhola, africana, inglesa, russa, ucraniana, japonesa, chinesa, árabes (todos), enfim, todas as nações que enviaram emigrantes para cá, passam a incorporar alguma diferenciação, dependendo dos costumes dos países de onde se originaram.. com o tempo nasce uma família da junção de nomes de outras famílias.

Na história do Brasil podemos observar que as famílias eram patriarcais, por esse motivo, os nomes eram os do pai, para os filhos homens, e da mãe para as filhas. Isso vigorou até bem pouco tempo. Mas a legislação já permite, inclusive, ao marido adotar o nome da família da esposa.

Coisa de brasileiros... vá lá entender..

Marcilio poderia nos ajudar nisso.. como é nome completo do Pedro?

faringite...

Espero que você melhore o mais rápido possível, ok? Febre não se pode brincar..



Bração...
Ciao amigos,

Fiquei ausente por culpa de uma faringite com febre alta (temp. máxima: 39,5° - parece o meteo!). Ainda não recuperei bem mas estou melhorando.
Nêodo, que a coisa fica preta não acho um sinal de racismo: afinal que "a coisa aquí tâ preta" o diz o Chico Buarque no choro "Meu caro amigo" do mesmo Chico em parceria com Francis Hime, faixa final do disco "Meus caros amigos", 1976.
A ideia de ter uma mulher no Blog está maravilhosa: a "outra metade do céu", como se diz na Itália, vê coisas que nós homens não vejamos. O mesmo Blog ficaria mais completo.
Aos amigos brasileiros queria fazer uma pergunta: como é a história dos sobrenomes no Brasil? Aquí na Itália fica fácil; sobrenome do pai e ponto final (com raras exeções). No Brasil tem também o da mae: mas fica primeiro o da mae ou o do pai. E o filho do filho não penso que vai pegar quatro sobrenomes, os dois da mae e os dois do pai!! Aquí na Itália os espanhois, portugueses e os latino-americanos ficam famosos por ter nomes de cumprimento enorme. Eu seria Alessandro David Andreini Fattorini (ou Fattorini Andreini, parece uma poesia em rima!!). Afinal, como é a questão dos sobrenomes no Brasil?
Muito obrigado e até logo, com mais saúde!

Alessandro.
Bom Dia.. sábado...

Olá meu amigo leitor virtual.. mais um dia em nossas vidas.. coisa mais sem graça né? Mas vamos tentando fazer com que ela, a vida, seja melhor a cada dia.. pesar dos pesares...

Finalmente, hoje, vieo um aviso de emprego dentro de minha área de especialização.. vamos ver se tenho resposta desta vez.. espero que sim! Pois a coisa já começa a ficar feia... (ia dizer preta, mas pode parecer racismo, de minha parte....) ..

Estou aguardando uma resposta da dani, se ela aceitar meu convite, breve teremos uma mulher no grupo escrevendo diariamente aqui.. espero que ela aceite!! :)

bração..

PS. de novo ouvindo ABBA...

sexta-feira, novembro 16, 2001

Rua Presidente Antonio Carlos...

Dani me envia e-mail perguntando sobre a Rua Presidente Antonio Carlos.. procurei e encontrei os seguintes dados sobre o Presidente...

"O Presidente Antônio Carlos, barbacenense ilustre, que criou a Universidade de Minas Gerais, a 1ª do Brasil, foi o reformador do ensino no seu Estado, com evidentes repercussões em todo o País, a partir de 1928 e 1929, quando governava os mineiros.

(...) consolida-se a Barbacena política com as lideranças de José Bonifácio de Andrada e Silva, Deputado e depois Embaixador, que teve o apoio de seu irmão, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, residente em Juiz de Fora, que veio a ser Ministro, em 1926, Presidente do Estado de Minas Gerais, de 1926 a 1930, Presidente da Assembléia Nacional Constituinte em 1933 e Presidente Interino da República. Cumpre ainda registrar que foi iniciada, na sua administração em Minas; a reforma política e também educacional do Brasil. Os dois irmãos Andradas são criadores da Aliança Liberal, em 1929, a qual provocou a Revolução de 1930 e levou Getúlio Vargas ao poder.

Barbacena é uma cidade com vocações artísticas e literárias e deu ao País o músico Flausino Vale e literatos como o Padre Correia de Almeida e Abgar Renault.

Barbacena possui hoje a Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC e vários estabelecimentos de ensino, sendo um centro de importância cultural e política no Estado.


A Origem do Nome da UNIPAC...

O nome Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) presta homenagem ao estadista Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que exerceu cargos de alta relevância na primeira metade do século 20, tais como presidente interino da República, presidente do Estado de Minas Gerais e presidente da Assembléia Nacional Constituinte de 1934. Introduziu o voto secreto no País e foi um dos articuladores da Revolução de 30. Em todos eles teve na educação uma de suas prioridades de trabalho. Em 1927, por exemplo, fundou a Universidade de Minas Gerais, hoje Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), então a primeira do País.
Antônio Carlos concluiu a construção da Escola Superior de Agricultura, atual Universidade Federal de Viçosa (UFV); instaurou o Instituto de Educação; implantou em Minas a reforma do ensino primário e ampliou a rede pública de prédios escolares. Em 1963, o então deputado estadual Bonifácio de Andrada apresentou um projeto de lei criando a Fundação Universitária da Mantiqueira, em Barbacena. Por emenda do deputado Hilo Andrade, a instituição se chamaria “Fundação Presidente Antônio Carlos”. O projeto foi aprovado e sancionado. Em 1996, as faculdades da Fundação Presidente Antônio Carlos se tornariam a base da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac).


Ver o endereço: http://www.unipac.br/inicial.html em Origem..

Nêodo
Reblogger

Salve Pessoal,...

O Serviço rebloger tem funcionando aqui.. é que as mensagens mais recentes ficam mais abaixo e não no topo.. eu li o que escreveu o Marcílio e a Dani..

Valeu mesmo!

Obrigado!

T+
Neodo,
Salve. Deixei um comentário sobre o mestrado na view web page mas vejo que você não leu e talvez nem esteja podendo acessá-la como eu. É aquela velha história. Os caras lançam o serviço, a demanda cresce e os servidores não aguentam o tranco.
Dilema do prisioneiro

É um jogo entre dois indivíduos contra uma banca, sendo que cada indivíduo joga uma das duas cartas que possui: "trair" e "cooperar". A regra é a seguinte: se os dois jogarem a carta "cooperar" a banca paga 300 a cada um. Se ambos jogarem a carta "trair" a banca aplica-lhes uma multa de 10. Se o indivíduo A joga "cooperar" e o B "trair" a banca paga 500 a B e multa A em100. E vice-versa, ou seja, se A joga "trair" e B "cooperar" a banca paga 500 a A e multa B em 100.

quinta-feira, novembro 15, 2001

Afinal... O que é um Meme????!!!

Marcílio.. afinal, o que é um meme? Qual a utilidade disso? Onde você tem utilizado esse conceito? Enfim... dê-nos mais detalhes sobre isso, ok?

bração...
O que é um meme?









É
um termo inventado por Richard Dawkins (segundo o Babylon
pronuncia-se Rítxardi Dóguins), biólogo evolucionista inglês. A palavra aparece no seu livro The Selfish Gene (O gene egoísta), como conceito de unidade cultural, da mesma forma que o gene é o centro da evolução dos organismos vivos. (in Britannica online)

. Autor de The Selfish Gene ($11.16), The Extended Phenotype(Fenótipo alargado): The Long Reach of the Gene (Popular Science ($13.56), The Blind Watchmaker : Why the Evidence of Evolution Reveals a Universe Without Design ($11.96), River Out of Eden: A Darwinian View of Life (Science Masters Series) (11,20), Climbing Mount Improbable (A escalada do monte improvável) e Unweaving the Rainbow. Os livros de Dawkins podem ser comprados e baixados via Internet na Amazon.
Quem não teve a sorte de ganhar um Rocket E-book pode usar um reader qualquer no micro ou no Palm, mas sempre é bom lembrar que comprar livro de papel não é pecado e, além disso, há quem venda usado.


Resultado Seleção de Mestrado da UFRJ

Bom gente.. finalmente uma boa notícia.. não sei se a ordem das entrevistas diz respeito à ordem de classificação na seleção.. Mas, em todo caso.. sou o primeiro para as entrevistas... li de novo o edital e verifiquei que a ordem de classificação só sairá depois das entrevistas...

Marcílio

Se puderes, envie-me um e-mail dando-me dicas para a entrevistas, tendo como base o projeto que lhe enviei para leitura, ok?

Bloquice...

Fiz o teste e o resultado foi

Your Score: 72 / 100

Centro da Cidade..

Hoje fui novamente ao centro da cidade do Rio de Janeiro.. como é legal a gente andar por ruas onde coisas importantes aconteceram .. coisas da história do Basil... Hoje fui à uma entrevista de emprego no Bairro do Riachuelo.. ainda não sei muito sobre a história do bairro, mas vou procurar.. Não direi o nome da empresa, para não gorar, mas adianto que é uma das maiores do país em sua área...

Rua Matacavalos

No Romance de Machado de Assis, aquele que tem Capitu e Bentinho, acho que era Brás Cubas - memórias póstumas.. , havia uma referência à uma rua de São Cristóvão, de nome Matacavalos.. procurei e não encontrei nada lá..

Vou pesquisar mais..

Bração...

E torçam por mim na entrevista..

bração..

quarta-feira, novembro 14, 2001

What is a meme?








When Richard Dawkins introduced the word "meme" in his book The Selfish Gene, he had the glimmering of a concept in mind -- a replicator akin to the gene that would be at the center of the evolution of culture the way genes are at the center of the evolution of organisms. in Britannica online

terça-feira, novembro 13, 2001

Segundo a Encliclopédia Simpozio

Santa Catarina – fim das armações: 1311sc04.

13-11-1827, cessam as Armações de Baleia por falta de comprador, sobre elas dispondo o decreto desta data.

Como sabe, o declínio da pesca da baleia se deu principalmente, porque outras armações houveram sido instaladas em ilhas mais ao sul do Atlântico, principalmente pelos ingleses.

Os ranchos de Armação da Lagoinha, no sul da Ilha de SC, serão depois aproveitados para acolher as tropas de contingentes alemães, que haviam lutado na guerra cisplatina (1824-1828), bem como os imigrantes alemães vindos em novembro de 1828 e que estavam destinados para São Pedro de Alcântara, para onde foram removidos gradativamente a partir de março de 1828.

O declínio paulatino da pesca foi sendo compensado pela colonização alemã da Grande Florianópolis, cujo comércio passou a ter este outro apoiamento.



Teste sua bloguice
thanks to Faerie in Jean-Charles in Neodo
My Score: 60 / 100

segunda-feira, novembro 12, 2001

Teste.. Eu sou Geek??
fiz o teste, seguindo o que fez o Jean.. que blogou da Faerie

I AM 54% GEEK.



Nerd, Freak, Geek, Dweeb. Sound familiar?
That's okay, cause I will be the richest
person at my 15th year high-school reunion.
If a "con" isn't happening that weekend.


Take the GEEK Test at Fuali.com!



sei não.. acho que não sou assim, digamos, tão Geek....



Acidente no Queens... NY.


Bloguei do Jean, ... esse blog com fotos do acidente


O vôo prá Sto. Domingo
Um A300 Airbus da American Airlines, vôo 587, que saia de NY com 246 passageiros e 9 tripulantes rumo à Sto. Domingo, República Dominicana, explodiu caindo no bairro residencial de Queens, às 12:17 hs (Br), três minutos após a partida , anunciou a rede CNN. Ontem completou dois meses do ataque às torres gêmeas e a data nos passou quase desapercebida. O desastre de hoje nos desperta para a dura realidade da vida, que continua "apesar dos pesares". Não há informação sobre as causas da tragédia.

domingo, novembro 11, 2001


Sites de suporte ao internauta

A revista brasileira Info Exame (em papel) de outubro de 2001, p.52, traz uma coleção de 20 sites de suporte técnico, selecionados entre os melhores, segundo critério que não revela. Oito desses sites são listas, grupos de discussão ou foruns, modalidades de comunicação cada vez mais dificil de distinguir. Na era Bitnet existiam as listas e os news. A lista era um site para onde se enviava mensagens logo reencaminhadas via e-mail automáticamente para usuários previamente inscritos. O news era um endereço onde se depositava arquivos que podiam ser pesquisados por assunto, remetente e data, sempre disponíveis para download.Dois softwares gerenciavam esses sistemas o Listserv e o Majordomo. Recentemente, com a disseminação da tecnologia w w w essas duas modalidades de comunicação se fundiram, permitindo ao usuário optar na inscrição por receber automaticamente mensagens postadas no servidor ou visitá-lo via web para examiná-las e baixá-las pessoalmente caso interessar. A última situação, semelhante ao blogger, é bem mais cômoda pois evita o entulhamento da caixa de entrada, motivo dos conhecidos pedidos de neófitos desesperados quando se deparam com uma enxurrada de spams: "pelo amor de Deus, me tirem dessa lista". Os sistemas de listas e news estão na origem da comunicação eletrônica. As antigas BBS fucionavam assim. Um micreiro disponibilizava o seu equipamento reservando área de disco para participantes inscritos enviarem mensagens que posteriormente eram por ele repassadas aos demais ou acessadas mediante pesquisa por assuntos de particular interesse de listas de amplo conhecimento público, formando a imensa comunidade conhecida como USINET. Dizem que ainda hoje há BBS's funcionando por aí. Seus operadores as mantém acesas atendendo usuários nostálgicos, tal qual as redes de radioamadores que sustentam a tradição do código morse como condição sine qua non para inscrição. (Deixo aos amigos as correções de eventuais impropriedades ou erros históricos). Mas, vamos aos sites de socorro selecionados pela Info Exame. Não os vistei, mas pretendo fazê-lo para avaliá-los melhor e fornecer informações particularizadas, tarefa que, prazeirosamente, dividiria com os amigos deste blog.

SITES
1. PC Pitstop
2. WinDrivers
3. Microsoft Knowedge Base
4. HouseCall
5. Startdisk'sUltimate Boot Disk
6. Computing.Net
7. Vitual Dr.
8. AskMe
9. CyberTech Help
10. Expert Exchange
11. FixWindows
12. CPPFAQ.COM
" Veja outros sites de suporte técnico "

LISTAS
1. Hardware Brasil
2. Palm-BR
3. Linux-BR
4. MS-Office
5. Hardware-BR
6. Leitor Ajuda Leitor
7. ListHelp 2000
8. Vírus Alerta
" Veja outros fóruns sobre hardware e software "

http://www.arachnoid.com/lutusp/antispam.html


Língua e Música..

Ciao Alessandro,

Quanto à musica italiana, sou um fã fervoroso.. sei que o nosso conhecimento da música italiana está vinculada ao que deseja a indústria fonográfica de grande porte (leia-se, internacional). Contudo, já é um bom começo! Quanto aos cantores que você citou, nunca ouvi falar.. nem ouvi... pena, devem ser bons...

Erros gramaticais..

No Brasil é um grande problema a gramática. Nem todos os falantes são, 100%, corretos aos utilizar a língua. Muitas vezes o que vigora mesmo é o falar padrão.. ou seja, o coloquial, aquilo que no dia-a-dia nós falamos, mesmo que seja errado.. Por exemplo: Você utilizou a expressão, "mesmo os mais grandes", o correto, dentro da regra, seria: "mesmo os maiores".... mas isso acontece sempre por aqui, principalmente com o povo em geral... isso é comum...

Você, por não ter tido um contato de fato com a cultura brasileira, ou portuguesa, até que é um bom falante da língua.. Parabéns.. quisera eu ser como você, um amante de uma cultura ao ponto de aprender a sua língua.. Alguns filósofos dizem que a língua é a primeira coisa necessária para uma nação, uma identidade.. você está no caminho certo! Como dizem os Italianaos: Bravo!

bração...
"Eu sou a chuva que lança a areia do Saara sobre os automóveis de Roma"
Caetano Veloso, "Reconvexo".

E não só sobre os automóveis de Roma mas sobre boa parte da Itália, inclusive Pescia (que se pronúncia Pêcha). Se pelo baiano isso pode aparecer exótico, para nós automobilistas italianos é uma maldição infinita contra o "Scirocco" (vento que vem do Sul e que leva as nuvens da África fazendo os céus italianos tornar-se amarelados) por causa da areia nos carros que ficam incrivelmente sujos. É o que está acontecendo agora por aí!

Mais dois CD na minha coleção. São duas "caras novas" no sentido que é primeira vez que tenho discos deles, mesmo se já conhecia algumas suas canções. Trata-se do César Camargo Mariano ("Natural", 1993) e Lulu Santos ("Anti ciclone tropical", 1996).
Bem, dos últimos seis discos que comprei, cinco são "primeira vez"; estou ampliando os meus conhecimentos. Do Lulu ainda não posso dizer nada; tratando-se de canções para mim novas, tenho algum tempo para poder exprimir um juízo. Um ótimo juízo leva o disco do César Camargo Mariano: um dos melhores discos instrumentais que tenho. Mais tem uma linda interpretação de uma das melhores canções brasileiras que conheço, "Tristeza de nós dois" do Bebeto-Maurício Einhorn-Durval Ferreira.

O Nêodo, como boa parte das pessoas brasileiras, conhece autores e interpretes italianos dos anos 60. No final dos anos 60 nasceram musicalmente pra estourar nos anos 70 alguns famosos cantores-compositores como Lucio Battisti, Claudio Baglioni e Antonello Venditti, os últimos dois ainda fazendo muito sucesso enquanto o Battisti morreu poucos anos atrás depois de "desaparecer fisicamente" como fez a maior das cantoras italianas, Mina, que recomeça a aparecer só agora em vídeos mesmo sempre fazendo sucesso. Mas muitos sucessos dos anos 60 e 70 são importados: do Brasil vieram as canções de Adoniran Barbosa, Chico Buarque, Toquinho e Vinícius de Moraes e Roberto Carlos. Mas não houve um movimento nacional na música italiana. Os grupos internacionais que você citou estouraram também por aquí.
Quando comecei a me interessar pela música brasileira dois fatos me fizeram prestar atenção. Um era a grande quantidade de músicas instrumentais e o outro a riqueza da história da música com grandes movimentos nacionais que na Itália não haviam. Escutando uma música se pode dizer "é brasileira" enquanto é difícil dizer "é italiana".

Estou vendo que aprendo muitas coisas neste Blog: eu não sabia que existia esta forma de comunicar e quando a conheci não tinha muita confiança nele. Felizmente errei, mas só porquê neste Blog há pessoas como o Nêodo e o Marcílio que escrevam coisas muitos interessantes mesmo quando falam do dia-a-dia. Muito obrigado de todo coração! Quando faço erros gramaticais e formais, gostaria que estes professores pudessem me corrigir, pelo menos os erros mais grandes, senão deveria existir um Blog só de correções!!

Até logo,
Alessandro.

sábado, novembro 10, 2001

Anos 60 - especialmente o ano de 1963...

Depois vou escrever aqui (uma compilação) dos principais fatos do ano em que eu nasci.. aguardem!

bração
O Nosso Vocabulário

O Marcílio.. mas você já é Doutor =, com PHD e tudo.. mas Parabéns...

Bração
Anos 60

Bom.. meu querido leitor virtual.. eu NÃO vivi intensamente os anos 60. Primeiro porque eu nasci em 63, portanto, os anos 60 até início dos 70 eu tinha apenas, no máximo, uns 10 anos...

mas os anos 70, esses sim, vivi-os intensamente... e os primeiros dos anos 80.. vivi-os assim, na intensidade dos jovens.. dos 13 aos 17 anos, mais ou menos..

Foi a época das discoteques, do Led Zeppelin, Black Sabat, Bee Gees, ABBA, como disse num posting anterior..

No Brasil, como disse, nos anos 70 foram muitas as músicas de contestações, resultado de uma época de regime autoritário, era o regime Militar em ação.. a Ditadura Brasileira ... Muitos foram exilados, como Gil, Caetano e até o nosso "querido" Fernando Henrique Cardoso, Presidente da República, mais um auto-exilado, do que um exilado literalmente falando..

As perseguições aos músicos foi desencadeada pelo lançamento do disco "Tropicália", ou "Panis et Circensis", marco do tropicalismo, em que Gilberto Gil e Caetano Veloso contam com a participação dos Mutantes, Gal Cista e Nara Leão. Eles foram presos em 27 de dezembro de 1968.

Também políticos, como Fernando Gabeira, Leonel Brizola, Henfil, e muitos outros, forma perseguidos aqui no Brasil nessa época..

Na música, me lembro que "Prá Não Dizer que não falei das Flores", do Vandré, foi um grito de contestação, que foi apresentada no III Festival Internacional da Canção, em 1968. Um coronel, Otávio Coasta, considerou a música subsersiva e mandou prender o autor. O 1º Lugar ficou com "Sabiá", de Chico Buarque e Tom Jobim. ...
Uma sátira musical que havia era uma versão de "Jambalaio" , que no Brasil ficou conhecida como "João Balaio"... que no mesmo ritmo da música americana, dizia: "João Balaio mete o malho bem no meio....".. era uma graça com a música norte-americana, considerada imperialismo cultural...

Bom, voltei ao assunto... claro que nós ouvíamos muito mais as músicas internacionais, como as que citei acima e, mais, Village People, a Orquestra do Ray Connif, entre outros, mas havia também o nosso rock nacional, Raul é o maior, depois Rita Lee, Erasmo e Roberto, entre outros.. talvez eu tenha misturado tudo um pouco num balaio só, mas é que quando começamos a relembrar essas coisas, é sinal de que já estamos envelhecendo, né mesmo!

Alessandro como era a música nos anos 70 na Itália? O que fazia mais sucesso?: eram as músicas internacionais ou havia um movimento nacionalista na música italiana, a exemplo do que ocorria no Brasil?

Para mim, os italianos mais conhecidos são Pepino de Capri, Sérgio Endrigo, Gingliola Cinquete, Nico Fidenco, Rita Pavone, as músicas que eu mais me lembro: "Champangne"; "Datte um martello", "Ne blu, ne pinto de blu", "Roberta", "Amore Scussami", "Che Sarà", "Come Te Non C´E Nessuno", "Legata a Um granello di Sabbia", a famosíssima "Dio come te amo", entre outros..

No Mundo nos anos 70

Vamos ver o que me lembro, claro que uma ajudazinha de meus recortes de jornal..

Em 72 Emerson Fitipaldi é o 1º brasileiro a vencer um campeonato Mundial de Fórmula 1.

A primeira novela em cores vai ao ar na Globo, era o Bem Amado...

More Leila Diniz, estrela do filme " Todas as Mulheres do Mundo". De acidente de avião, aos 27 anos, em 1972.

Elton John faz sucesso com o Álbum "Goodbye Yellow Brick Road" (1973)

Pink Floyd lança o álbum "The Dark Side of the Moon"...No Brasil, morre Pixinguinha (1973) músico e compositor dos mais afamados..

Raul Seixas grava o LP "Krig-Ha Bandolo" eo compacto "Ouro de Tolo", este último faz maior sucesso..

Surge o Grupo Secos & Molhados, do Ney Matogrosso, com mais de 800 mil cópias já no primeiro disco.

Luiz Melodia lança a música "Pérola Negra"...

Estréia do fantástico em 1973. e Bertolluci filma o "Último Tango em Paris", que é considerado, pelos tribunais italianos obsceno e indecente.. eu assisti e achei bom.. mas um pouco tedioso...

Morre Tarsila do Amaral, já falei dela num postting anterior, artista plástica.. participou da Semana de Arte Moderna, em 22... também morrem Pablo Picaso e Pablo Neruda.

Eric Clapton lança o álbum "461 Ocean Boulevard", com a canção "I Shot the Sherif", em 1974

Bruno Barreto lança o filme " A Estrela Sobre", toma posso na presidência da república brasileira o General Ernesto Geissel.. renúncia, nos EUA de Ricahrd Nixxon, após o Watergate.

Explode nas paradas de sucesso, no Brasil, a canção de Moraes Moreira, "Pombo Correio".

Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsotf...

Fim da Guerra do Vietna.. que durou cerca de 10 anos..

Milton Nascimento Lança o LP "Gerais" em 1976

Djavan, cantor alagoano, grava o seu primeiro disco com a música "Fato Consumado" apresentada no Segundo Festival Abertura..

Raul Seixas lança o LP "Eu nasci há dez mil anos atrás". Egberto Gismonti lança o disco "Corações Futuristas".

More Mao Tse Tung, lider da Revolução Comunista da China. Morrem Juscelino Kuistcheck e João Goulart, ex-presidentes brasileiros...

Sylvester Stallone faz sucesso com o filme "Rock"

Em 1977 Morre Elvis Presley, no dia 16 de agosto, em Graceland, Menfis.

Aos 88 anos, morre em Corsie, na Suíça, Charles Chaplin, o maior gênio do cinema. Compositor de "Smile" e "Luzes da Ribalta", dois temas maravilhosos.. isso prova que Chaplin, além de excelente ator, era excelente compositor..

Abba faz sucesso com o Album "Dancing Quen". E o Bee Gees, com o "How Deep is Your Life".


Em 1977 é lançada pela Globo a série infantil "Sítio do Pica-Pau Amarelo", da obra de Monteiro Lobato.

É também o ano de lançamento do filme de George Lucas, "Guerra nas estrelas". .. lembro até hoje da primeira cena do filme.. aquela enorme nave espacial passando por sobre nós.. imagina se na época já existisse, no Brasil, os cinemas de 3D???

As Frenéticas fazem sucesso no Brasil em 1978... Sucesso do ano era: "Água Viva" de Gal Costa e "Camaleão" de Edu Lobo... João Batista Figueiredo, o homem da Novembrada em Florianópolis, é eleito o presidente do Brasil. Extinguem o AI-5, responsável pelo exílio e pelas prisões de muitos brasileiros nos tempo da ditadura militar.

More o Papa Paulo IV, e em seguida seu sucessor, João Paulo I. É eleito o atual papa, João Paulo II, polonês Karol Wojtyla.

Donna Summer faz sucesso nos EUA em 1979.. Bee Gees, emplacam três canções na lista de sucessos: "Love You Inside Out", "Tragedy" e "Too Much Haven", todas em primeiro lugar...

Farncis Ford Copolla lança o filme "Apocalipse Now"... U2 lança se primeiro compacto.. "U2-3".

Pink floyd Lança "The Wall"... Roberto Carlos vende 2 milhões de discos... Chico Buarque lança o LP com algumas composições anteriormente censuradas, como "Cálice" e "Apesar de Você". Boca Livre, grupo vocal brasileiro, lança seu primeiro disco...

Madre Tereza recebe o Nobel da Paz, No Brasil, é aprovada a lei de anistia aos prisioneiros e exilados políticos... Luis Carlos Prestes, Leonel Brizola, Fernando Gaberia, entre outros voltam ao país...

Margareth Tatcher assume o cargo de Primeiro Ministro Britânico..

anos 80

Em 8 de dezembro de 80 é assassinado o ex-Beatle John Lennon, por Mark David Chapman, em Nova Iorque.

Morre Vinícius de Moraes e Agenor de Oliveira, o Cartola... Morrem Nelson Rodrigues e o filólogo Aurélio Buarque de Holanda, e o cineasta britânico Alfrewd Hitcock.

Morre, em 81, Bob Marley... O "QUEEM" vem ao Brasil e apresenta-se em Sampa...Barrão Vermelho é criado no Brasil, com Cazuza como vocal.. e Baden Powel grava "Berimbau" de Vinicius...

Em Las Vegas, Nelson Piquet sagra-se campeão Mundial de Fórmula 1. Em 82 é lançado o "Trilher " de Michael Jackson, ainda negro..

Maddona lança seu primeiro compacto, "Every Body"... Legião Urbana e Paralamas do Sucesso são lançados numa rádio alternativa no Rio de Janeiro.

A Banda "Blitz" faz sucesso com o LP "As aventura da Blitz", com a canção "Você não soube me amar"... lembra dessa?

Morem em 82, Elis Regina, Jackson do Pandeiro e Adoniram Barbosa.. todos da musica brasileira...

Nas Telas, o sucesso é "E.T. o extraterrestre", um filme de Spilberg... e na Argentina, tem início a Guerra das Malvinas.. eu, estava ainda no Corpo de Fuzileiros Navais, doido prá ir para a Guerra, pode?

Paralamas do Sucesso com o disco "Cinema Mudo", fazem história com a música "Vital e sua Moto". Morre Mané Garrincha...

Diagnosticado o virus da AIDS nos EUA.

Em 84 "Purple Rain", do estranhíssimo cantor Prince.... No Brasil a MPB cresce com os lançamento dos Titãs "Sonífera Ilha", "Fulgás" de Marina Lima, Ira com o "Pobre Paulista" e o compacto "Loura Geladas" do RPM...

Lobão e os Ronaldos gravam "Ronaldo foi para a Guerra". Arrebenta nas paradas a música "Óculos" dos Paralamas do Sucesso, que tem em sua formação Herbet Vianna, Bi Ribeiro e Barone. No Brasil, em 84, o movimento "Diretas Já" movimenta a juventude!"

O grupo Ultraje a Rigor faz sucesso com "Vamos invadir sua praia". acontece no Brasil o primeiro Free Jazz Festival. Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, grupo de rock nacional, faz sucesso com " A Fórmula do Amor". Lançado o filme "Bete Balanço", do cineasta Lael Rodrigues, com a música tema (de mesmo título) do grupo Barão Vermelho.

Radio Pirata ao Vivo é o novo álbum do grupo RPM.

É ano de Rock in Rio, com Nina Hagen, Queen, Ozzy Osborne, Yes, James Taylor, Iron Maden, White Snake, B52, All Jareau, Gilberto Gil, Lilu Santos, Barão Vermelho, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Pepu Gomes, Paralamas do Sucesso, Alceu Valença, Erasmo Carlos, Blitz, Rita Lee, Kid Abelha, Moraes Moreira e Elba Ramalho.. Eles fizeram delirar, por mais de 10 dias, uma verdadeira multidão de jovens vindos de todos os cantos do país.

É Eleito Tancredo Neves, que morre em seguida, como Presidente da República. Assume em seu lugar José Sarney....

Em 1986 o Cometa Harley visita a terra. Morre Nelson do Cavaquinho, Morre também, Mãe Meninnha do gatois, mãe-de-santo brasileira, homenageada em música de Caetano Veloso.

Platoon, de Oliver Stoine recebe o Oscar de Melhor filme.

em 87 Nelson Piquet é Tri-Campeão de Formula 1, no Japão, pilotando uma Williams..

Morre Carlos Drumond de Andrade, poeta mineiro.

Em 88 Airton Senna levanta a taça de Campeão Mundial de Fórmula 1, pilotando um carro da McLaren nas pistas do autródomo de Adelaide,. na Austrália.

Em 89 Cai o Muro de Berlim... Naufraga no Brasil o Bateau Mouche e Fernando Collor de Mello é eleito presidente do Brasil. ..

A década seguinte, 90, irá lançar o gênero "Dance Music"... que falarei noutra ocasião..

Resultado

27 ponto(s) = excelente vocabulário

Parabéns! Você está acima da média e prova com isso que é uma pessoa amante da literatura e domina muito bem a língua portuguesa. Pessoas como você se expressam bem em qualquer meio e não tem praticamente dificuldade alguma em entender textos considerados eruditos. Continue praticando. Quem sabe um dia você não te torna um filólogo?

Errei: halux, Enxu e Apogeu. Imperdoável. O vocabulário é para nível médio ou fundamental. Pedro, meu filho de 13 anos fez 14 pontos. De qualquer forma, se a intenção é aumentar a nossa auto-estima, o teste consegue.



Sábado à tarde..

Depois de assistir ao Raul Gil.. vim para a net.. startei o Winamp e estou curtindo umas MP3 do ABBA... adoro o ABBA. principalmente "Fernando" "I DO, I DO, I DO"..., "Chiquitita", "Gime, Gime, Gime", "Voulez Vous", etc.. lembro-me dos meus tempos de "Discoteque", anos 60/70, cheio de ideologias e lutas revolucionárias... pelo menos no Brasil alguma coisa se fez, há um texto sobre Fernando Sabino que trata do assunto, não da música, mas da ideologia...

Na música, o Brasil entrava nos anos do rock, com os cantores da Jovem Guarda, originados na década 60... Os bregas, Reginaldo rossi, os metabregas, como Raul Seixas... há um site com músicas comentadas desta época, em http://www.abordo.com.br/senhorf/sf3vs/secreta/music/cc70.htm

Filmes

Na filmologia atual há um excelente "Quase Famosos", comédia em que o cineasta Cameron Crowe lança olhar afetuoso sobre o cenário do rock no início dos anos 70 - quando canções de Led Zeppelin, Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd, entre outras bandas, eram o hino de uma geração, veja matéria em Estadão - Editoriaissobre o filme, vale a pena...

O Site da Fabia , italiana, diz que "Intorno agli anni settanta, dopo il successo del film "Saturday nigth fever" (1977) e del commento sonoro dei Bee Gees, si afferma , in particolar modo in discoteca, la dance-music che vedrà mutare la sua forma musicale a causa delle varie contaminazoni culturali susseguitesi nel corso del tempo".

Tropicalismo e a música dos anos 70

Claro que os Bee Gees e o sucesso de Travolta em Saturday Night Fever - em portugues do brasil: "Os Embalos de Sábado à Noite", marcaram a época disco, como muitos outros... e cunharam um modo de vida. Eu mesmo só andava com o corpo balançando, como o personagem do john do filme, e com roupas pretas.. era o tempo das festas em clubes com luzes piscando e musicas do ABBA, Bee Gees, Califórnia.. simplesmente a música americana infestava nossas festas... claro que na música brasiliera a influência era sentida, mas havia o movimento de contestação, tropicalismo Que era um "Movimento cultural do fim da década de 60 que, usando deboche, irreverência e improvisação, revoluciona a música popular brasileira, até então dominada pela estética da bossa nova. Liderado pelos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo usa as idéias do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para aproveitar elementos estrangeiros que entram no país e, por meio de sua fusão com a cultura brasileira, criar um novo produto artístico. Também se baseia na contracultura, usando valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, incluindo referências consideradas cafonas, ultrapassadas ou subdesenvolvidas." (FONTE: http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg12.html

Há também uma página com informações sobre o tropicalismo em http://www.kenardkruel.hpg.ig.com.br/tropicalismo.htm


Foi isso, só uma pouco de nostalgia...

bração....

Dicionário de mesa...

Eheheh.. pensei agora, como é bom ter um dicionázrio sobre a mesa.. the book onb the table...

Mas, o teste de vocabulário é fácil.. claro que eu não me utilizei do dicionário, mas.. poderia.. porque não?

Bração...
Teste de conhecimento da língua portuguesa...

Seguindo o exemplo do amigo "Jean" fiz o teste de conhecimento de vocabulário. PArece que meu vocabulário também anda muito bem obrigado! Veja, abaixo, o resultado do teste realizado:

25 ponto(s) = excelente vocabulário

Parabéns! Você está acima da média e prova com isso que é uma pessoa amante da literatura e domina muito bem a língua portuguesa. Pessoas como você se expressam bem em qualquer meio e não tem praticamente dificuldade alguma em entender textos considerados eruditos. Continue praticando. Quem sabe um dia você não te torna um filólogo?


bração...



Fonética Brasileira e Nomenclatura Gramatical Brasileira

Ciao Alessandro...

Parece-me que a mais recente alteração da gramática e fonética da língua Brasileira é de 1959 e 1960. Sei que à época de Getúlio, à que se refere as matérias dos Jornais daquela época, ainda se utilizava aquelas expressões mais aportuguesadas da língua.. mas isso mudou.. Como sabemos, a língua, como a cultura, são dinâmicas e não estáticas.. portanto, tendem a mudar com o tempo adaptando-se às novas condições sociais e econômicas.

Quanto a utilização do verbo como sujeito de oração (ou como principal na frase, à que se dá destaque) parece-me um recurso de linguagem bastante utilizado pelos Jornais e jornalistas para dar destaque à notícia, dando um sentido mais "polido", ou charmoso à frase... Isso ainda pode ser visto nos dias de hoje... mas era mais comum naquela época.. hoje os rebuscos são menos utilizados... tanto quanto as Louçanias da linguagem.. aquelas famosas frases de efeito que não se usam mais... Há um texto interessante sobre a reforma ortográfica brasileira que você deveria ler.. Há ainda mais um outro em http://conhecimentosgerais.hypermart.net/lingua-portuguesa/reforma-ortografica.shtml e a mais recente data de 1990, veja um texto sobre isso em http://www.blocosonline.com.br/servic/serror00.htm

Pasquale Cipro Neto

O professor Pasquale Cipro é um dos mais proeminentes mestres da língua falado no Basil, aparecendo inclusive em inúmeros programas de TV para sanar dúvidas de pessoas sobre a língua. Visite o site dele em http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/index.htm para mais informações...

Fumegador...

Como a Dengue ainda campeia em plagas Brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro, o "carro do fumacê", ou da fumaça, é o carro que aplica inseticida para combater o mosquito da dengue.. ele passa sempre na minha rua, deixando aquele odor ocre do inseticida.. é bom para a saúde, pois que dá fim ao mosquito transmissor, mas o cheiro é imensamente desagradável...

bração!

sexta-feira, novembro 09, 2001

Alô amigos, hoje é dia de perguntas.
Acabo de ler o livro de Walter Bellisi: melhor, os dois livros do Walter. No primeiro estão os acontecimentos por escrito, no outro os acontecimentos por meio de fotos e documentos. Deixando pelo momento de lado a importância dos acontecimentos narrados, a minha atenção foi pelos jornais brasileiros da época. Reparei que algumas palavras estavam escrita de maneira diferente das palavras usadas hoje: por exemplo "Allemanha" (duas "L"), "britannico" (duas "N"), "francez" (com "Z"), "prophetiza" (com "PH") e algumas mais. Será que as regras gramaticais mudaram por efeito das convenções ortográficas entre Brasil e Portugal no 1943 e no 1945? (esta última adotada só no Portugal): que os amigos brasileiros me esclareçam isso, por favor. Também as frases eram estruturadas de meneira diferentes: não sei se era normal na época ou por ressaltar os acontecimentos, as frases eram assim: "Rompe o Brasil com o eixo", "Atingem os brasileiros a crista dos Apeninos", "Realizam a sua maior façanha na guerra as tropas do Brasil", "Desmoronam-se as defesas de Berlim", etc. O verbo está sempre como primeira palavra. Como expertos no assunto, os meus colégas de diário, podem me ajudar?
Ao Nêodo que mora no Rio faço mais uma pergunta: lendo o "Tempo real" no site do "Jornal do Brasil" eu sei por onde passa o carro fumacê; o que é este carro?


PINOCCHIO (OU PINÓQUIO)

O próximo filme do Roberto Benigni será sobre a fábula de Pinocchio, aquele fantoche de madeira o qual nariz se estica toda vez que diz uma mentira. Esta fábula foi escrita por Carlo Lorenzini, chamado Collodi. Mesmo sendo de Firenze (Florença) o apelido é devido ao fato que sua mãe era de uma pequena aldeia que se chamava, e se chama, Collodi. E onde está Collodi? Dentro do município de Pescia, a minha cidade, a cerca de quatro quilómetros da minha casa. Mas eu não sou de madeira e, tendo o meu nariz sempre o mesmo cumprimento, quer dizer que eu não digo mentiras.....pelo menos neste diário!

Até logo,
Alessandro.


A Internet e a questão da memória
O bom do blog é que se pode mudar a cor e o tamanho da letra e alterar o texto das mensagens enviadas usando a função editar. Eu mesmo tenho corrigido,modificado e até aumentado várias delas. Isto me parece ótimo mas cria um problema. Um problema sério, pois desconsiderado pela maioria das pessoas e instituições no afã de incorporar as novas tecnologias e as facilidades que elas aportam. Trata-se da questão da memória pessoal e social. Nos meus quase 15 ou 16 anos de usuário de microcomputador, utilizei uma quantidade enorme de processadores de texto. Se bem me lembro, passei por todas as versões do word, do Wordpefect, pelo menos até a quinta, do redator Itautec, do Fácil, do Script da ibm, e não sei quantos mais. No que diz respeito a midias também usei os disquetes de 5 1/8, fitas dat, rolos de fita dos computadores IBM da linha 3090, disquetes de 3 1/4, e, mais recentemente, os CD's. Isto sem falar nos diferentes sistemas de e-mails, primeiro os da Bitnet, depois, já na era Internet, o pine, o eudora, o outloook express, em diferentes formatos além dos tradicionais txt e ascii. A pergunta é a seguinte. Quem vai conseguir recuperar os documentos que tenho arquivados nessas midias? Algúem por acaso ainda tem no seu micro um drive para ler disquetes de 5 1/8? E se por acaso esse drive ainda existir operando em algum micro XT de museu, quem vai conseguir o processador da Itautec?

É sabido que o email é a principal aplicação das redes de comunicação eletrônica, empregado cada vez mais como comunicação pessoal e nas atividades empresariais, a ponto de hoje ser definido com um direito do cidadão. Os historiadores sempre tiveram na correspondência epistolar uma grande fonte de informação. A vida de muitos cientistas, políticos e figuras importantes foram levantadas usando a documentação e especialmente a correspondência pessoal. Acontece que de dez anos para cá as missivas da maioria das pessoas e também de empresas estão arquivadas nos servidores das redes ou nos micros pessoais. Aí surge o problema. Freqüentemente administradores de rede, com espaço limitado de memória nos seus equipamentos, simplesmente deletam dos discos rígidos os dados de anos anteriores jogando para o espaço grande quantidade de correspondência epistolar cuja cópia muitas vezes nem os autores possuem. O que fazer diante dessa calamidade? Muito se fala em back up, em preservação de cópias de segurança, mas na prática pouco é feito nesse sentido institucionalmente de forma sistemática prevendo a recuperanção histórica de documentos digitais.

No que se refere a web passa-se a mesma coisa. E o melhor exemplo é o citado no início desta mensagem quando falei da facilidade em corrigir ou editar num blog.

Há iniciativas louváveis como a do projeto Alexa que pretende fazer um cópia periódica de toda a Web. Outro dia, eu mesmo testei esse sistema e tive uma surpresa agradável ao encontrar uma página que editei em 1965 na minha home page pessoal, há muito dada como perdida. Mas a verdade é que no sistema Alexa não tem tudo o que já editei na web e muito menos os milhares de emails que postei e/ou recebi nesses 12 anos de uso do correio eletrônico e seis de navegação com o w w w. Isto sem falar na durabilidade das mídias, sejam discos rígidos, fitas, disquetes ou CD. Há livros de mais de mil anos mas um winchester funciona no máximo cinco anos e a vida útil dos CD's disponíveis no mercado por vezes é inferior a uma semana.

quinta-feira, novembro 08, 2001

Museu Nacional de Belas Artes

Bom Dia meu Leitor Virtual.. Bom dia Amigos....

Ontem, continuando meu tour pela Cidade do Rio de Janeiro, estive visitando o Museu Nacional de Belas Artes...

O Museu foi criado pela Lei número 378 de 13 de janeiro de 1937 e inaugurado em 19 de agosto de 1938, pelo então Presidente da República Sr. Getúlio Vargas.

O Museu teve sua origem com a vinda da Missão Artística Francesa, em 1816. Essa missão deu origem à Primitiva Academia Imperial de Belas Artes que funcionou no antigo edifício do Tesouro Nacional, prédio feito a partir do Projeto de Grandjean de Montigny, um dos franceses vindo em 1816, lado da Escola de Belas Artes, transferindo-se, em 1908, para o atual prédio na Avenida rio Branco.

Há no prédio mais de 14 mil obras, envolvendo a arte brasileira desde o século XVII até o século XXI.

Na verdade as obras do período colonial e do início da república não estão disponíveis, as galerias estão ainda em reformas e sem acesso ao público. Uma pena, pois é ali que estão as melhores obras...

O Prédio

O prédio é de estilo eclético, ou seja, mistura estilos diferentes em harmonia, como o clássico, o neoclássico, o barroco e outros... o arquiteto foi Adolfo Morales de Los Rios.
No Vestíbulo temos duas estátuas, dois bustos e algumas telas lá em cima, perto do teto. A primeira estátua é “A Escrava” de Antônio de Matos, escultor brasileiro, falecido em 1938. É também o autor da obra “A Retirada da Laguna” existente na Praia Vermelha. A outra estátua é o “Paraíba”, um bronze de Cândido Caetano de Almeida Reis (1838-1889) também um escultor brasileiro. O Paraíba é representado por um índio Tamoio.
Quanto à telas, destaca-se entre elas a “Alegoria à cidade de Paris”, do pintor francês Edmond Francois e o quadro “Eros e a Noite” de Rodolfo Amoedo.

Chamou-me a atenção um quadro de H. Bernardelli, de nome “Tarantela”, uma dança típica italiana. Não há maiores detalhes sobre o quadro...

Há no Prédio uma Biblioteca, onde encontrei alguma informação sobre o Prédio. Para quem desejar maiores detalhes recomendo a reportagem de 1946 da Imprensa Nacional, de autoria de Adalberto Mário Ribeiro, sobre o Museu Nacional de Belas Artes. Esta reportagem é uma separata da “Revista do Serviço Público”, ano VIII, volume IV, número 3 de dezembro de 1945.

Há também um trabalho de Ecli Menezes de Souza, com uma boa bibliografia de referência sobre o Museu. Este autor faz um apanhado histórico sobre o Museu que vai de 1816 à 1987, época do Governo Collor.

Visitei as exposições, entre elas a de Bibi Ferreira. Não sabia que ela havia encenado a peça “My Fair Lady”. Eu assisti ao filme com Audrey Repburn e achei demais.. com a Bibi não tinha notícia... mas está lá para ser verificado...

Também pude ver telas de Di Cavalcanti; Malfati, Portinari, e outros pintores brasileiros do século XX. Há uma exposição denominada de século XXI, achei muito modernista para meu gosto artístico... desisti na metade.. muito cubismo, surrealismo, etc.. Prefiro o Impressionismo, Naturalismo, barroco, etc... coisas, com dizem em Florianópolis: “das Antiga!”

Uma curiosidade: Nos banheiros há uns mictórios, desses antigos de quase 1,70 mts de altura com os dizeres: “Manufactured by TWYFORDS LTDA – England. CLITTE VALE POTTERIES – LEADLESS GLAZE”.

A história que se conta da Academia e do Museu é de muitos problemas, principalmente com os franceses que eram hostilizados pelos da terra. Mas com a ajuda de D. Pedro II a Academia finalmente foi concluída e seus cursos tiveram início no Brasil. A Idéia era criar aqui um foco de arte nas américas. Os brasileiros que se envolveram com os estudos tiveram muitos prêmios e ajudas, entre elas a Viagem à Europa, onde se especializavam em suas técnicas. Um deles, me chamou a atenção, foi Pedro Américo, que veio para a Academia com apenas onze anos...e já fazia desenhos maravilhosos. Ele ganhou, em sua trajetória, mais de 15 medalhas de ouro e outros tantos prêmios...

Pude ver obras que só havia visto em livros de história, na minha meninice. Penso que os brasileiros, de todas as idades, deveriam, ao menos uma vez, visitar o Museu. Seria como uma peregrinação à Meca, ou seja, uma obrigação de patriotismo! Lá está toda a história do Brasil, contata através da arte.. é maravilhoso!

Biblioteca Nacional

Fui, em seguida, visitar a Biblioteca Nacional. Local onde estão guardados os documentos históricos do Brasil e muito mais.. não foi possível visita-la completamente pois a visitação guiada seria às 16 horas, e eu cheguei as 13... não poderia esperar.. mas noutro dia volto..

Pude ver alguma coisa, como a seção de referência e a de consulta ao acervo.. o Prédio é também majestoso. Na entrada há duas estátuas em bronze guarnecendo cada lado do edifício. Uma é a “Inteligência” e a outra é “O Estudo”. Ao centro, no vestíbulo do prédio, no sopé das escadas de acesso aos andares superiores, há um busto de D. João VI, rei de Portugal, feito em Roma, soube depois, parece que em 1814. O Busto é feito em Mármore.

Dos andares superiores só pude ver as sacadas internas. Mas pelo que pude ler lá, o Prédio foi especialmente construído para abrigar os Livros da Livraria Imperial, vinda com a Família Real, quando esta veio dar ao Brasil por conta das Guerras Napoleônicas. Muitos dos volumes vindo com aquela com ela voltaram quando a família voltou à Portugal. Aqui ficaram alguns volumes. Estes foram acrescidos de doações e outros mais.. Hoje possui, através de Leis específicas, um volume de cada obra publicada na Imprensa Oficial e de outros livros. Oferece serviços de ISBN, Direitos Autorais e outros.. Além de consulta a documentos (livros, mapas, iconografias, etc.) à pesquisadores e alunos de escolas.

Vale dizer que achei extraordinário o número de alunos de escolas utilizando a Biblioteca Nacional...Quem disse que o brasileiro não lê.. lê sim.. é pouco, mas lê....

Na seqüência, vou visitar o Museu da Quinta da Boa Vista... depois conto como foi..

Trabalho

É pessoal, a história da Cândido Mendes, que falei noutro posting, parece que vai esperar mais um pouco... Ao que parece a equipe já está formada e só haverá novas contratações caso sejam constituídas mais turmas. Esperam para o próximo ano apenas uma turma, se isso se confirmar, somente em 2003 a UCAM vai ter necessidade de mais professores de Sociologia e Antropologia. Até lá, ficamos como estávamos.. procurando uma oportunidade... Oxalá ela apareça logo...

Seleção de Mestrado UFRJ

Ontem foi realizado o teste de Proficiência em Língua Inglesa.. parece que consegui me sair bem.. o resultado somente dia 19.. vamos aguardar, e rezar...



Bração...

Xador II
"Tudo isso é para dizer, neste momento em que tanto se comparam as culturas muçulmana e cristã, que em si, no que se refere à crucial questão da mulher, as duas religiões não diferem tanto." Essa é a conclusão a que chega Roberto Pompeu de Toledo no artigo "Em torno do xador II", publicado na p. 174 de Veja, 24/10/01. No artigo anterior (Veja 17/10/01, p. 174, ele havia dito que "(...) no modo de encará-las e conceber o papel que lhes cabe, um dos pontos centrais - não, o ponto central - da divergência entre as duas concepções de mundo que se chocaram, primeiro nos céus de Nova York e, agora, nos do Afeganistão." A pequena correção veio a tempo pois revendo "A doutrina de Buda" verifiquei que também no budismo a mulher é tratada como um ser no mínimo diferente.
No capítulo sobre o Guia prático do verdadeiro viver, da Doutrina de Buda, livro A fraternidade, segundo capítulo, há um item dedicado à vida das mulheres (p. 441), onde se toma conhecimento da existência de quatro tipos de mulheres e sete tipos de esposas.

Tanto as mulheres em geral como as esposas são classificadas em ordem decrescente, segundo a presença dos seguintes defeitos: irritar-se por ninharias; ser volúvel, traidora ou infiel; gananciosa e invejosa; ciumenta; injuriadora ou xingadora; malbaratadora dos bens do marido.

Considerando essas variáveis, os tipo de esposas são: 1. Esposa assassino; 2. Só pensa na luxúria e malbarata a renda do marido; 3. esposa asno; 4.esposa mãe; 5. esposa irmã; 6. Esposa amigo; 7. Esposa ideal.

A mulher ideal nessa escala (n.4): é tolerante, sabe refrear sentimentos de cobiça, mantém a mente calma, não inveja, é simpática e solícita.

A melhor esposa é aquela que serve como uma criada, é fiel, respeita e acata ordens, nada deseja, não se magoa e procura fazer o marido feliz.

Segundo esses ensinamentos, "(...) a mente de uma mulher se perturba e se corrompe facilmente. Ela se entrega aos seus desejos e se rende ao ciúme mais facilmente que o homem." Embora na busca do "(...) caminho da iluminação, não há distinções de sexo." para "(...) uma mulher é muito mais difícil seguir o nobre caminho. Isso é especialmente verdadeiro a uma jovem e bela mulher. " Mas, "Se uma mulher tiver a mente para buscar a iluminação, ela se tornará a heroina do Verdadeiro Caminho."

Amrapali, por exemplo, rica proprietária de um bordel, deu atenção aos ensinamentos, procurou um guia, tornou-se discípula e foi buscar o caminho da iluminação, doando à Fraternidade sua bela mansão. (idem p. 451)

Fonte: A doutrina de Buda, compêndio contendo os livros Budda, Dharma, O caminho da purificação, A fraternidade e dois apêndices, um com as fontes de referência e outro com a história do budismo. A edição e distribuíção é da Bukkyo Dendo Kyokai , uma fundação que atua na propagação do budismo, tal qual os Gideons fazem com a bíblia. Consultei a 3ª A edição, 3ª publicada em Tóquio, Japão, 1982. (fone (03) 455-5851.

quarta-feira, novembro 07, 2001


Bibliografia sobre a palavra e a escrita
1. O Silêncio na Comunicação Tito Cardoso e Cunha, Universidade Nova de Lisboa - Maio de 2001 - tm.cunha@fcsh.unl.pt
Nêodo, minha mãe agradece pela saudação.

Branca é a cor do mármore (marmo em italiano). As minas estão situada atrás da cidade de Carrara, nas montanhas chamadas "Alpi Apuane", no norte da minha região, a Toscana. Na Itália existem duas grandes serras de montanhas: as "Alpi" que são "os cabelos" da península, e os "Appennini" que são a "espinha dorsal" da mesma. As "Alpi" são mais altas e difíceis de passar. Mas mesmo estando dentro da serra dos "Appennini", as "Apuane" são mais parecidas com a grande serra do norte e daí o nome "Alpi". Onde está o mármore são maravilhosas com a suas cores brancas. Ainda há minas e infelizmente muitos mortos pelo duro trabalho. Lembro uma tarde de janeiro; estava em Viareggio (litoral da província de Lucca, enquanto as "Apuane" estão meio na de Lucca e meio na de Massa e Carrara) vendo o pôr do sol. Era muito frio sendo pleno inverno, havia o mar cor verde-azul, o sol laranja, o céu que ia do vermelho ao redor do sol até chegar ao azul quase roxo no interior. E no meio o mármore que graças à cor do sol não era branco mas, sim, cor de rosa; uma beleza só.
Que o homem não apague o esplendor da natureza!

O tempo não apagou o que não terminou

O dia amanheceu cinzento, chuvoso e frio. Ainda assim, a certeza de que, em algum lugar longe daqui, você pensa em mim acalenta minha alma e...