Um relógio para a inclusão digital









O CDI lançou no último dia 20, na Escola de Informática e Cidadania da Vila Olímpica da Mangueira, o Relógio da Inclusão Digital - um contador que marca a diferença entre o número debrasileiros com acesso às tecnologias da informação e comunicação, e aqueles ainda excluídos.

Atualizado por dados fornecidos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, o Relógio da Inclusão Digital é o primeiro passo para a produção do Mapa da Exclusão Digital - uma parceria entre o CDI, a FGV, a SUN Microsystems e o USAID (United States Agency for International Development). O Mapa, um estudo abrangente cujo objetivo é traçar um panorama da exclusão digital no País, irá sugerir ações emergenciais que envolvam governo, empresas, terceiro setor e toda a sociedade brasileira na diminuição do Apartheid Digital. O lançamento do Relógio da Inclusão Digital contou com a presença do Presidente do Banco Mundial, James Wolfenson, em visita oficial aos projetos apoiados pelo Banco. A governadora Benedita da Silva também prestigiou o evento e pode constatar que a inclusão digital será um dos grandes desafios do Governo Lula - a primeira contagem marca 23.081.590 incluídos contra 152.302.076 milhões de brasileiros ainda fora da revolução digital.

Como funciona

O Relógio da Inclusão Digital marca o número de brasileiros com acesso a computador em seus domicílios. Ele resume as interações entre a estimativa contida no relógio populacional do IBGE com as projeções de crescimento da taxa de acesso a computadores. Estas estimativas foram obtidas a partir do Censo de 2000 e da Pesquisa Nacional de Amostras a Domicílio de 2001 de acordo com cálculos e concepção do Centro de Políticas Sociais da FGV. [leia mais...]

Comentários