Salve, Neodo
Perdi o sono e heis-me aqui a visitar o blog do amigo. Sairam ontem artigos nos sites da Times e da CNN sobre privacidade on-line diante dos ataques terroristas. Parece que as pessoas que escrevem Weblogs estão preocupadas com medidas de segurança que possam ameaçar a liberdade individual. Esta é uma velha questão na rede. Aumentou depois da notícia de que o Governo Americano havia patrocinado a montagem do Echelon e do Carnivore, fantásticos sistemas de monitoramento das comunicações. Claro que essa preocupação está mais presente nos USA, onde tradicionalment se lutou por liberdades civis, do que entre nós. Eu, pessoalmente, confesso que há muito considero a rede como uma grande avenida e procuro me comportar como se estivesse em um ambiente público, ou seja, jamais confiei ou pensei que pudesse exigir privacidade neste tipo de midia. Com o apareciemnto do comércio eletrônico, contudo, comecei a acreditar que isso fosse possivel e passei a lançar meu número de cartão de crédito nos formularios on-line, embora sob protestos de minha mulher que morre de medo até hoje. Quanto ao resto, web e e-mail, somente há duas semanas ensaiei o uso de criptografia. Mas o assunto é importante e ando colecionando informações a respeito e quem sabe um dia escreva alguma tese sobre isso.

Comentários