Bom Dia

Ainda a Espionagem Computacional...

Bom.. parece-me que a questão do surgimento da computação tem tudo a ver com a guerra. Ao que sei, o início teve a ver com o cálculo de balística para as baterias de tiro na SGM. Sobre isso o pessoal do Laboratório de História e Multimídia , do Professor Ernesto Ruiz, produziu um execelente trabalho multimídia. Nele está toda a histório dos computadores (o trabalho tem o título de "Grande Exibição de Computadores Obsoletos").

Vale resaltar que toda inovação tecnológica do mundo moderno (e creio que também no antigo) tem suas raízes nos momentos de convulções sociais e políticas que vivemos. Na Primeira Guerra, na segunda, na do Golfo, do Vietna, enfim.. todas elas contribuiram, de alguma forma, para o desenvolvimento técnico-científico. Se, em alguns casos o resultado não foi o mais adequado, no sentido da preservação da vida, noutros, o resultado redundou num acervo de informações e técnicas hoje disponíveis para a população civil do mundo. (tenho que dar exemplos???)

A história da Internet, por exemplo, tem seu início com a ARPANET [ver link acima] e resulta no que temos hoje, uma grande rede de computadores comunicando-se entre si, independente de sistema operacional, linguagem ou seja lá o que for. ISso só foi possível com a descoberta dos protocolos de Internet e toda a sua ramificação e ligações. Ora, tudo teve início com essa idéia de "não se perder a comunicação em uma situação de crise".

A Internet, como a conhecemos hoje, tornou-se um enorme problema para os políticos uma vez que descentraliza a tomada de decisão, colocando o "poder" em mãos de qualquer pessoa que possua um pouco de conhecimento técnico e uma boa conexao...devemos isso ao pessoal das garagens de Berkley (Os Steves - Jobs e Wosniac; e Bill Gates), que nos apresentaram o PC, ou, Computador Pessoal. É sabido que hoje já existem super-hiper-computadores, capazes de realizar processamento em ordem de grandeza que é impossível para o simples e mortal cidadão comum [Vide o Big Blue da IBM - é isso???]. Mas estes hoje estão envolvidos com o processamento do Genoma Humano, que, segundo rpevisões otimistas poderia levar de 50 a 80 MIL anos.

Contudo, o que vemos agora que desejam, de alguma forma, na esteira dos acontecimentos de 11 de setembro em Nova Iorque, barrar a Liberdade de exepressão na Internet e à Privacidade como quer o Congresso Norte-Americano.

As Organizações que defendem os direitos civis ou ainda o Pacto Panamericano dos Direitos Civis e Políticos.

Não! Não podemos segiur a reboque das decisões norte-americanas. Um artigo de ontem no JB alerta para o fato de o Brasil seguir cegamente as diretrizes vindas do Norte. Fernando Gabeira é um dos que apontam para esse risco.

Esse porting está ficando grande demais... vou parar por aqui...

T+

Comentários