BRASÍLIA

Que estranha cidade...nascida em pouco tempo do nada, cidade do futuro. Muito simpática aos estudantes italianos que à pergunta "Qual é a capital do Brasil?" respondem o seu nome com a cara de quem quer dizer "isso é fácil demais!". Mas coisa pensa o brasileiro da sua capital? Cidade de politicos? Cidade inútil? E quem é que mora nesta cidade? Qual é a caracteristica dos brasilienses?


FRIO

Aquí na Itália está entrando o inverno: frio, vento etc. Hoje chuveu mas não era uma chuva de água: o que descia do céu eram folhas secas. Eu gosto muito do inverno como de todas as demais estações, cada uma com as suas particularidades.


NATAL

Minha sobrinha:
"Mas agora no Brasil é verão, né?"
Eu:
"Sim. Melhor, primavera."
Sobrinha:
"Não gosto do Natal com calor sendo acostumada ao frio nesta época."
Namorado (20 anos) da sobrinha:
"Natal com calor??? Então no Brasil é agosto?"
Eu:
"Não; dezembro no Brasil é como junho por nós mas sempre dezembro se chama!"
Namorado da sobrinha:
"E faz calor."
Eu:
"Sim."
Namorado da sobrinha:
"Se faz calor então é agosto."
Ponto final.


PORTUGUÊS

Gosto de escrever na vossa língua. As palavras parecem ser mais poéticas e trazem muita inspiração também em contar coisas poucos interessantes como este posting. Não seria capaz de escrever em italiano tudo o que eu escrevi neste blog.


GILBERTO GIL

"Agradeço você e todos os grandes compositores brasileiros porquê vocês todos me ajudaram a ver o mundo também com outros olhos: não só com os meus italianos, mas também com olhos portuguêses, africanos e todos os olhos da população brasileira. Graças a vocês posso ver o mundo de ângulos diferentes e compreender coisas que o meu ser só italiano não poderia compreender. Muito obrigado."
Eu falando ao Gil por poucos segundos depois de um concerto seu em Viareggio no agosto de 1998.


EURO

Estou no período de mais trabalhos, com o Euro, a nova moeda de Europa, que está a pouco mais de vinte dias da sua temida entrada, tanto pelo uso cotidiano, quanto pelos problemas de programas dos computadores do trabalho. Grande mudanças estão em frente de nós. O italiano, por exemplo, não está acostumado aos centavos (se diz assim?). O valor mínimo no dia-a-dia é (era) 50 "lire": agora vamos ter 12,57 euros etc., etc., etc. (ficando isso o problema menor). Haja coração, povo italiano!


POSTING

Falei demais, eu sei. Mas fiquei ausente por muitos dias e provavelmente vou ficar calado por mais vários dias. Estou um poco cansado de escrever, imagino vocês a ler.......mas que bom escrever em português.

Alessandro.

Comentários