Chopin X Debussy

Meu consultor de música clássica é Luiz Fernando Ficher. Comentei com ele o que havia lido nos Tristes Trópicos sobre Stravinsky, Chopin e Debussy e vejam sua resposta. Vai o texto como forma de apresentação da "fera".
"Stravinski para mim é um dos maiores compositores deste século, perdendo só para Schoenberg e talvez Bartok, tem vários outros como Berg, Janacek escreveu um dos melhores quartetos de cordas já produzido pela música, o n.2. ), Ligeti ( ainda vivo ). A maior obra deste compositor, sem dúvida, é a sua sagração da primavera, vindo em seguida na minha opinião a Petruchka. Gosto de sua sinfonia em três movimentos, a em ré menor, ebony concert, e sinfonia de Psalms, mas nada se compara a Sagração e petruchka, tem tb o Pássaro de Fogo ( obra que não me aprofundei ). Enfim , gosto muito de Stravinski. Porém, não o escuto a todo momento. Com relação a Chopin, eu sou suspeito, porque amo Chopin. Conheço toda a sua obra. Certa vez, escrevi muito rapidamente algo que pensava sobre Chopin, Liszt e Debussy. Vou lhe enviar, mas peço para não dar bola para os erros e exageros. Este é um texto que fiz de rascunho e enviei a um amigo e nunca mais tornei a vê-lo.

VOCÊ SABE QUE O QUE MAIS PREFIRO EM TERMOS GERAIS É O PIANO, E ULTIMAMENTE ESCUTEI MUITO DEBUSSY. E POR ISSO QUERO FALAR SOBRE LISZT, CHOPIN E DEBUSSY. LISZT FOI AO MEU VER UM COMPOSITOR MÉDIO, NÃO OUSARIA EM DIZER QUE É FRACOPOIS NÃO É , SUA OBRA PARA PIANO TEM MOMENTOS SUBLIMES MAS CAICILMENTE NOIDICULO , ELE SE ESFORÇA ....A CHOPIN É DE UMA NOBREZA INCOMPARÁVEL, EXPLICITA UM SUBJETIVISMO AS VEZES SUTIL E AS VEZES EXACERBADO MAS SEMPRE COM EXTREMA NOBREZA COISA QUE LISZT NUNCA CONSEGUIU ALCANÇAR . EM CHOPIN NÃO DEIXAMOS DE VER E SENTIR O REAL, O DEFINIDO MESCLANDO PARA A TENTATIVA DE EVASÃO PARA COM O SONHO MAS NUNCA DEIXANDO DE TER OS PÉS NO CHÃO . DEBUSSY ULTRAPASSA A BARREIRA DO REAL ENTRANDO FACILMENTE EM ALGO QUE NÃO EXISTE SENDO SEMPRE SONHO NA QUAL NÃO PODEMOS COMPARAR POIS SE ESTAMOS SEMPRE NO MÁGICO NÃO SENTIMOS REALMENTE A MÁGICA . "É COMO UM AMANTE,QUE PARA DESCREVER O AMOR , PRECISA SE LIVRAR DELE "E É ESTA A DIFICULDADE QUE TENHO COM DEBUSSY POIS SUA MÚSICA É SEMPRE UM SONHO , DA MAIS ALTA INSPIRAÇÃO E SUTILEZA .VOLTANDO EM CHOPIN , ESCUTANDO SEU PRIMEIRO ESTUDO OP. 25 OU MESMO NAS CONCLUSÕES DE SUA PRIMEIRA BALADA VIMOS ALGO QUE IGUAL SENTIMOS AO ESCUTAR DEBUSSY . O SONHO, O IRREAL, PORQUE NÃO TAMBÉM O COMEÇO DA QUARTA BALADA OU DA SUA BARCAROLE. SEU ESTUDO N. 3 OPUS 10 ALCANÇOU O QUE HÁ DE MAIS ALTO NO PIANO ROMANTICO. NOS PRELÚDIOS 15 E 8 VIMOS O REAL, OS SENTIMENTOS PURAMENTE HUMANOS. E EXPLICITA NA MESMA MÚSICA O IRREAL E O REAL COMO NO ESTUDO 5 E 7 OP. 25 DE ONDE SALTA DO VISÍVEL PARA O INVISÍVEL COMO NUM PASSE DE MÁGICA . POR ISSO PENSO QUE COLOCANDO TUDO NA MESA ESCUTANDO VÁRIAS VEZES ESTAS QUE SÃO MINHAS GRANDES PÉROLAS DO DIA-A-DIA . SE ME FALAR QUE EM TERMOS DE MÚSICA PURA DEBUSSY FOI MAIS ALTO QUE CHOPIN ACEITAREI SEM PROBLEMAS MAS CHOPIN CHEGOU MAIS ALTO OU MELHOR UM POUCO MAIS ALTO NO OBJETIVO PRINCIPAL QUE É FAZER MÚSICA PARA OS HOMENS . ESCUTANDO DEBUSSYAS VEZES TENHO O SENTIMENTO DE ME PERGUNTAR SE ESTE NÃO É O COMPOSITOR MENOS CONHECIDO INJUSTAMENTE, POIS NINGUÉM QUASE FALA NESTE ESTUPENDO COMPOSITORD E PRIMEIRA LINHA COMO UM MAHLER OU SCHUBERT. NUNCA FICO DESANIMADO COMDEBUSSY (PIANO) COMO JÁ FIQUEI COM BRUCKNER OU MESMO MAHLER,AGORA O CHOPIN COMPARADO A DEBUSSY TEM UMA MÚSICA MUITO MAIS SUSCETÍVEL A DECEPÇÕES COMO NOS SEUS NOTURNOS POR EXEMPLO . CHOPIN É MENOS ABSOLUTO QUE DEBUSSY PORÉM ALCANÇA DISTÂNCIAS MAIORES.


Marcílio. Tenho que admitir que nesta época em que escrevi este texto eu não era tão maduro com a obra pianística de Debussy, os prelúdios deste compositor é simplesmente divino, eu os escutei nestas últimas semanas com certeza mais de 50 vezes. São fantásticos. Tenho dúvidas sobre minha última frase acima. A verdade é que Chopin tem uma música mais suscetível, qualquer um pode escutar e vai amar. Já o Debussi, discípulo de Chopin, assim como Ravel é discípulo de Liszt, é música para iniciados como nós.Fiz um teste com um amigo de classe, dando para ele a nona de Beethoven. Ele escutou várias vezes e está empolgado, depois disto dei os prelúdios de Debussy, ele falou que é música para dormir. Terminando. Escutar as baladas de Chopin, ou as mazurcas é um prazer único.Como nenhum outro.

Marcílio. Estou indo esta manhã para a casa de meus pais, se responder para mim, envie para
arisueli@terra.com.br
Em tempo. Estou fazendo meu pai escutar um pouco de música, vamos ver se ele pega o lance.
Um abraço."

Comentários