Conto da oferta de emprego...


Cadastrei meu currículo na Catho com a intenção de conseguir boas recomendações de trabalho e na expectativa de conseguir uma colocação no Mercado.

Paguei um mensalidade, que considero simbólica haja visto o tipo de serviço prestado por vocês.

Tenho recebido inúmeros avisos de vagas e tenho respondido a muitos. Como consta em meu perfil de usuário da Catho, já enviei 51 vezes meu currículo.

Além disso, também solicitei uma consultoria de análise de currículo, serviço que considerei bastante bom. Contudo, tenho que fazer uma reclamação: diz respeito à falta de critério, por parte da Catho, na oferta de vagas confiáveis.

Dia desses respondi a um aviso de vaga, via Catho, e recebi um convite para entrevista de emprego. Arrumei-me, da melhor maneira possível, li sobre entrevistas no site (Dicas) e me enchi de esperanças de conquistar, finalmente, um bom trabalho.

A empresa me oferecia um cargo de gerência de informação, com vencimento entre 3 a 4 mil mensais. Oba.. pensei comigo... finalmente... !!!

No dia marcado, saí cedo de casa, peguei uma Barca para a Praça XV, aqui no Rio e depois oputra Barca para Niterói, cidade onde seria a entrevista. Ao chegar, fui atendido por uma pessoa que me pediu o currículo e encaminhou-me para a entrevista.

A entrevista foi realizada com a mesma pessoa que me atendera anteriormente.. Para a minha surpresa, na verdade, a empresa não era a contratante e sim uma consultoria de Recursos Humanos que, segundo a pessoa que me entrevistava, teria um acordo com a empresa que necessitava do profissional com meu perfil... contudo, era preciso antes assinar um contrato com a tal consultora, no valor de R$100,00 e mais 40% do primeiro salário.

Teria que refazer meu currículo, não revelando meu endereço e outros dados de contato. Fiquei surpreso, pois esse é um serviço que já faço com a Catho.. fiquei indignado e saí dali sem dizer palavra..

Quero dizer que a Catho teria, por obrigação, verificar a consistência das ofertas de vagas oferecidas através do seu serviço... Tudo bem que seja confidencial para mim (usuário) mas deveria ser visível para o administrador do sistema. Alguma coisa deve ser feita.. principalmente., avisar aos seus assinantes, da possibilidade de casos como o que me aconteceu...além de evitar estar sendo utilizada (a Catho) de forma irregular para angariar currículos para fins ilícitos... e plantar falsas esperanças aos já quase desesperançados profissionais que buscam uma colocação digna no mercado de trabalho.

Para facilitar, vai ai o endereço, nome e outros dados da tal empresa de RH..

EMBRAPRh – Empresa Brasileira de Recursos Humanos.
Paula Leite
Detpo. Recursos Humanos

Av. E. Amaral Peixoto, 500 – sala 1106
Centro – Niterói – RJ – Cep: 24020-077
Telefone: (21) 26201480
e-mail: embrarh@urbi.com.br


Comentários