Último dia do Ano...

O meu último dia do ano começou cedo...

Acordei por volta das 6 horas da matina... tomei o desjejum e fui caminhar pela Ilha... caminhei por mais ou menos uns 50 minutos até o iníico da Estrada do Galeão.. depois voltei pelo Jardim Guanabara..

Há alí uma praia, acho que é a da Bica.. nas Praias cariocas, nesta época do ano é dia de homenagear Iemanjá...Iemanjá é a Rainha das Águas nos cultos Afro-brasileiros e, se não me lembro mal, corresponde à Nossa Senhora no Catolicismo.. não tenho certeza...

Bom, a praia estava repleta de grupos tocando seus atabaques e fazendo suas oferendas de flores e frutos... antecipadamente, pois que a norma é na passagem do ano... Haviam oferendas para outros santos também, como Oxóssi (São Sebastião) Ogum (São Jorge) Iansã (Santa Bárbara) etc.. Frutas, flores e comidas de santo... Voltei para casa já por volta das 13 horas.. foi um início de dia muito gostoso....

Quanto às religiões afros no Brasil, há um trabalho sobre isso do Giombelina Brumela (ou Brunella), um argentino que estudou a religiosidade afro-brasileira do paulistano num livro intitulado "Marginália Sagrada"...Outro trabalho é da Professora Yvone Maggi, da UFRJ, "Guerra de Orixás..." que trata do tema..

Eu, por minha parte sempre gostei do tema.. inclusive, já participei de um grupo de discussão de Iorubá, um dialeto africano...

Acho que o brasileiro tende ao sincretismo, seja nas religiões afro, seja na espiritualistas, de modo geral o brasileiro é católico sem contudo perder de vista outras possibilidades de auxílio divino...

E a praia estava repleta de oferendas.. pensei comigo.. qualquer um que esteja passando privações alimentares poderia se dar bem por aqui..
Além das frutas, há comidas diversas, feitas com capricho.. porque não se comem delas depois de ofertadas aos santos, mas que estavam "gostosas".. só de olhar eu já sabia...

Dizem que comida de santo não se deve tocar.. mas e se a fome apertar?? Será que seria um desagravo ao Santo comer da sua comida? Não sei, com a palavra o Professor Oscar..

Em Copacabana espera-se mais de Dois Milhões de pessoas para a passagem do ano... sei não, esse número é tão grande, será isso mesmo???

Enquanto isso.... no piscinão de Ramos... espera-se 80 mil pessoas... haja espaço para toda essa gente...

Mas, Shows.. são muitos... a festa promete.. muita gente já na areia, de roupa branca, fazendo suas oferendas e promessas para o ano novo...

As Balsas com os fogos de artifício já estão prontas, são quatro, com mais de 15 mil quilos de explosivos.. vai ser um festão.. estou em dúvidas se vou ou não.. acho que é melhor ficar em casa.. imagina só como aquilo vai estar fervendo... melhor ficar em casa..


Cássia Eller..

É.. a Cássia exagerou na dose e .. Adeus.. mais uma voz brasileira que se cala por causa das Drogas... Ainda não foi dito, oficialmente, que a causa da morte tenha sido o uso de drogas.. mas o quadro clínico da cantora antes do óbito indica o uso de drogas..

Bom, Drogas ou não, o certo é que se perdeu uma grande cantora.. tenho sempre uma das músicas gravadas por ela em minha mente..

Que pena.. ficamos sem Eller..

Adeus....

Para os nossos Leitores Virtuais, fica aqui o nosso Adeus nesse ano que se finda. Feliz Ano Novo.. Adeus Ano Velho... que tudo se realize nos ano que vai nascer.. muito dinheiro no bolso.. saúde e paz prá valer..

Que Deus e todos os Santos (e Orixás) nos guiem no ano novo...

bração....

Comentários