Último dia do Ano...
O meu último dia do ano começou cedo...
Acordei por volta das 6 horas da matina... tomei o desjejum e fui caminhar pela Ilha... caminhei por mais ou menos uns 50 minutos até o iníico da Estrada do Galeão.. depois voltei pelo Jardim Guanabara..
Há alí uma praia, acho que é a da Bica.. nas Praias cariocas, nesta época do ano é dia de homenagear Iemanjá...Iemanjá é a Rainha das Águas nos cultos Afro-brasileiros e, se não me lembro mal, corresponde à Nossa Senhora no Catolicismo.. não tenho certeza...
Bom, a praia estava repleta de grupos tocando seus atabaques e fazendo suas oferendas de flores e frutos... antecipadamente, pois que a norma é na passagem do ano... Haviam oferendas para outros santos também, como Oxóssi (São Sebastião) Ogum (São Jorge) Iansã (Santa Bárbara) etc.. Frutas, flores e comidas de santo... Voltei para casa já por volta das 13 horas.. foi um início de dia muito gostoso....
Quanto às religiões afros no Brasil, há um trabalho sobre isso do Giombelina Brumela (ou Brunella), um argentino que estudou a religiosidade afro-brasileira do paulistano num livro intitulado "Marginália Sagrada"...Outro trabalho é da Professora Yvone Maggi, da UFRJ, "Guerra de Orixás..." que trata do tema..
Eu, por minha parte sempre gostei do tema.. inclusive, já participei de um grupo de discussão de Iorubá, um dialeto africano...
Acho que o brasileiro tende ao sincretismo, seja nas religiões afro, seja na espiritualistas, de modo geral o brasileiro é católico sem contudo perder de vista outras possibilidades de auxílio divino...
E a praia estava repleta de oferendas.. pensei comigo.. qualquer um que esteja passando privações alimentares poderia se dar bem por aqui..
Além das frutas, há comidas diversas, feitas com capricho.. porque não se comem delas depois de ofertadas aos santos, mas que estavam "gostosas".. só de olhar eu já sabia...
Dizem que comida de santo não se deve tocar.. mas e se a fome apertar?? Será que seria um desagravo ao Santo comer da sua comida? Não sei, com a palavra o Professor Oscar..
Em Copacabana espera-se mais de Dois Milhões de pessoas para a passagem do ano... sei não, esse número é tão grande, será isso mesmo???
Enquanto isso.... no piscinão de Ramos... espera-se 80 mil pessoas... haja espaço para toda essa gente...
Mas, Shows.. são muitos... a festa promete.. muita gente já na areia, de roupa branca, fazendo suas oferendas e promessas para o ano novo...
As Balsas com os fogos de artifício já estão prontas, são quatro, com mais de 15 mil quilos de explosivos.. vai ser um festão.. estou em dúvidas se vou ou não.. acho que é melhor ficar em casa.. imagina só como aquilo vai estar fervendo... melhor ficar em casa..
Cássia Eller..
É.. a Cássia exagerou na dose e .. Adeus.. mais uma voz brasileira que se cala por causa das Drogas... Ainda não foi dito, oficialmente, que a causa da morte tenha sido o uso de drogas.. mas o quadro clínico da cantora antes do óbito indica o uso de drogas..
Bom, Drogas ou não, o certo é que se perdeu uma grande cantora.. tenho sempre uma das músicas gravadas por ela em minha mente..
Que pena.. ficamos sem Eller..
Adeus....
Para os nossos Leitores Virtuais, fica aqui o nosso Adeus nesse ano que se finda. Feliz Ano Novo.. Adeus Ano Velho... que tudo se realize nos ano que vai nascer.. muito dinheiro no bolso.. saúde e paz prá valer..
Que Deus e todos os Santos (e Orixás) nos guiem no ano novo...
bração....
Diário Virtual Coletivo - Cotidianas Escritas por: Nêodo N Dias Jr. Bem Vindos!
segunda-feira, dezembro 31, 2001
Estive visitando a pagina de Anita Moser. Há um interessante relatório de sua última viagem à Itália, pátria de seus avós.
Ela vem se dedicando ao estudo da colonização italiana no Estado e tem alguns trabalhos publicados sobre o tema. Sua experiência com cerâmica resultou em belas peças e uma concorrida exposição.
Argentina.. de novo...
Vejam só.. novamente a coisa fica feia na Argentina.. o presidente renunciou.. de novo...
Agora quem comanda o país é o presidente da Câmara dos Deputados...
Parece que Los Hermanos vão passar o ano com problemas políticos, sociais e economicos...
Novamente lembramos que, para o Brasil, isso não é um bom negócio... Melhor seria se o país Platino resolvesse logo a questão..
Há um prenúncio de golpe militar no ar, já que os Políticos não querem (ou não conseguem) dirigir o país?
Não sei.. mas é bom que as coisas por lá se resolvam logo..
bração...
Vejam só.. novamente a coisa fica feia na Argentina.. o presidente renunciou.. de novo...
Agora quem comanda o país é o presidente da Câmara dos Deputados...
Parece que Los Hermanos vão passar o ano com problemas políticos, sociais e economicos...
Novamente lembramos que, para o Brasil, isso não é um bom negócio... Melhor seria se o país Platino resolvesse logo a questão..
Há um prenúncio de golpe militar no ar, já que os Políticos não querem (ou não conseguem) dirigir o país?
Não sei.. mas é bom que as coisas por lá se resolvam logo..
bração...
domingo, dezembro 30, 2001
Brasil para principiantes - venturas e desventuras de um brasileiro naturalizado, esse é o nome do livro que citei outro dia. Peter Kellemen, o autor, é húngaro de origem e diplomata, segundo o Sr. Ricardo Vélez Rodríguez (Da Academia Brasileira de Filosofia. Professor Titular da Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro).
Editora Civilização Brasileira, Rio, 4a. edição.1961. No sebo da livraria Osório há um exemplar sendo oferecido por R$7,00. Kellemen parece ter inspirado Robert M. Levine, autor de Brazilian Legacies.
Na contra-capa do livro de Kellemen há a seguinte provação: "Se você responder acertadamente às perguntas dêste teste, pode considerar-se um brasileiro bem escolado:
1 - Se lhe disserem: "Apareça lá em casa um dia dêstes, você irá?
2 - Se lhe disserem: "Não pode ser", você acreditará?
3 - Se lhe disserem: "Esperem-me às quatro", você acreditará?
4 - Se lhe disserem num Fla-Flu, "O juiz roubou o jôgo", você concordará?
5 - Se lhe disserem: ""Dá-se um geito", você confiará?
* (As respostas a estas perguntas, e a muitas outras, do mesmo tipo, estão neste livro. Pode ir, que é mole...)"
Creio que há um ditado romano com esse sentido. Implico um pouco com traduções, especialmente do espanhol para o português. Todo brasileiro acha que sabe espanhol e creio que se passa o mesmo com os portugueses. Além disso, é conhecida a baixa remuneração dos profissionais que se dedicam ao ofício. Sinto-me mais confiante lendo Borges ou Fuentes no original porque traduzir Huarache por chinelo ou sandália de dedo ou, o que é pior, "sandália de borracha com tiras entre os dedos" dói no ouvido e na alma.
O livro chama-se Notícias do Paraíso, editado pela Gradiva, Lisboa, 3a. ed., junho de 2000. O título original em inglês é Paradise News, 1991, tradução de Carlos Grifo Babo com revisão de Maria do Rosário Pedreira. O autor é David Lodge, um professor de literatura da Universidade de Birminghan que andou faturando o Express Book of the Year. Seu romance conta a história de um padre descendente de irlandeses, nascido nos arredores de Londres, com fortes pendores acadêmicos desde a juventude, professor respeitado de teologia e filosofia, que veio a tornar-se agnóstico na meia idade, acabando por descobrir as mulheres e os segredos do Havaí.
Uma amiga de minha mulher emprestou-lhe o livro dizendo que adorava o autor. Curioso, comecei a folhear o volume e depois a ler, a partir da segunda parte, parando na p. 170 quando me deu na telha de aproveitar o tema para este blog. Inicialmente, pareceu-me que o tradutor se havia inspirado numa versão espanhola, ao deparar com frases do tipo: "comprou um livro há já muito tempo para apontar receitas" e pela insistência em usar o infinitivo quando nós no Brasil declinamos o verbo. (está a recuperar; havia de ir a correr dizer-lhe, em vez de está recuperando e havia de ir correndo dizer-lhe. Estava pronto para malhar a tradução quando me dei conta que o texto era pura prosa portuguesa lisboeta moderna, um português a merecer tradução para o brasileiro ou, pelo menos, um glossário, tantas são os termos e as expressões típicas. Vendedores de gelados (sorvete); quando carrego nessa coisa (aperto); descobrir no frigorífico (geladeira); comer em andamento (andando); fato de banho (traje de banho); disse-me à laia de explicação (à guisa); grupo de miudos escuteiros (rapazes escoteiros); tomar duche na casa de banho (chuveirada no banheiro); travões do comboio (freio do trem); precisa de descansar, aparecer a um domingo, e por ai vai... Na página 166 o autor faz a seguinte citação "Lévy-Strauss (sic - o correto é com i) diz em algum lugar que o "estudante que escolhe a profissão de ensinar não se despede do mundo da infância; pelo contrário, está a tentar permanecer nele."".Aí pensei: mais uma tarefa para os meus alunos.
"O portal Rede Governo é o personagem central dessa história. Dados de um estudo realizado em julho deste ano mostram que 72% dos serviços públicos federais estão na Internet, sendo que 49% são apenas informativos e 19% possuem interatividade. O portal oferecia no ano passado 3,5 mil links e recebia 150 mil visitas por mês – dados divulgados pelo próprio Governo. Em 2001, as visitas aumentaram para quase 30 milhões por mês e os links agora chegam a 18 mil. "
Fonte: 06/12/2001 12:02:19
Kelli Gonçalves, PC-World
sábado, dezembro 29, 2001
Crise na Argentina....
E a crise continua.. ontem (hoje de madrugada) mais uma vez o povo foi às ruas e detonou com tudo o que pode.. incendiaram o congresso nacional argentino.. e pressão continua.. não sei o que vai caontecer.. mas, pelo que tenho sentido na mídia... O BRasil não sofrerá consequências da crise platina... Esperamos que as coisas por lá voltem ao normal bem rápido... bom.. qualquer coisa, o Brasil pode comprar aquelas terras e fazer um estacionamennto lá.. quem sabe... (brincadeirinha...)
bração...
E a crise continua.. ontem (hoje de madrugada) mais uma vez o povo foi às ruas e detonou com tudo o que pode.. incendiaram o congresso nacional argentino.. e pressão continua.. não sei o que vai caontecer.. mas, pelo que tenho sentido na mídia... O BRasil não sofrerá consequências da crise platina... Esperamos que as coisas por lá voltem ao normal bem rápido... bom.. qualquer coisa, o Brasil pode comprar aquelas terras e fazer um estacionamennto lá.. quem sabe... (brincadeirinha...)
bração...
Argentinos e Franceses...
Na verdade não sei como são os Franceses... ou melhor... até hoje conheci apenas dois.. uma professora que é casada com brasileiro lá em Florianópolis e um companheiro de viagem.. um jornalista que fazia matérias para turistas... bem, não se pode dizer que conheço profundamente os franceses....
quanto aos argentinos.. havia um que sempre me chamava de "boludo"... confesso que não sabia o que significava.. ele dizia que era um tipo de gíria lá deles.. que era tratamento carinhoso... enfim.. descobri por fim.. não era nada disso.. sabe o árabe que fala na sua frente com outro árabe, ou japonês, ou qualquer outra língua que não seja latina..que não se consegue entender.. bem.. era assim que me sentia em relação ao argentino.. e olha que o cara estava no Brasil há milhares de anos.. e nem havia perdido o sotaque.. insistia para que eu entendesse o que ele falava, naquele castelhano argentino, que nem é espanhol, nem nada...
Há alguns que se salvam.. um professor (Héctor) e um colega de mestrado... mas há gente ruim entre todas os povos.. já tive o desprazer de conhecer espanhóis, que a bem da verdade, não valiam nada.. e outros (oscar Calavia) um basco, de boa estirpe.. de school... que valia a pena conhecer..
Também conheci portugueses que não eram boa bisca, como também italianos que já me desagradaram... mas há os que nos cativam, que nos enchem de alegria, pela amizade e consideração..
Na verdade, não é a raça ou nação que nos incomoda, mas a petulância e a deconsideração.. seja quem for, brasileiros, africanos, italianos, espanhóis, franceses, russos, mexicanos.. enfim.. qualquer um.. se for gente boa.. viverá em nossos corações..
Há uma penca de africanos, que conheci durante minhas aulas na Associação de Estudantes Africanos em Santa Catarina, que até hoje são meus amigos.. como há também aqueles que não são bem vindos... alguns deixaram lembranças, umas boas outras nem tanto..
Enfim.. este posting é para deixar claro que não tenho nada contra a argentina, a não ser que lá tem argentinos.. e como insulano (sou neto e filho de açoriano) que sou, tenho lá minhas reservas por esse povo.. Como têm os franceses com os americanos e ingleses.... questões históricas.. nada relaciona a raça.. mas a como se comportam...
Era isso..
Bração...
Na verdade não sei como são os Franceses... ou melhor... até hoje conheci apenas dois.. uma professora que é casada com brasileiro lá em Florianópolis e um companheiro de viagem.. um jornalista que fazia matérias para turistas... bem, não se pode dizer que conheço profundamente os franceses....
quanto aos argentinos.. havia um que sempre me chamava de "boludo"... confesso que não sabia o que significava.. ele dizia que era um tipo de gíria lá deles.. que era tratamento carinhoso... enfim.. descobri por fim.. não era nada disso.. sabe o árabe que fala na sua frente com outro árabe, ou japonês, ou qualquer outra língua que não seja latina..que não se consegue entender.. bem.. era assim que me sentia em relação ao argentino.. e olha que o cara estava no Brasil há milhares de anos.. e nem havia perdido o sotaque.. insistia para que eu entendesse o que ele falava, naquele castelhano argentino, que nem é espanhol, nem nada...
Há alguns que se salvam.. um professor (Héctor) e um colega de mestrado... mas há gente ruim entre todas os povos.. já tive o desprazer de conhecer espanhóis, que a bem da verdade, não valiam nada.. e outros (oscar Calavia) um basco, de boa estirpe.. de school... que valia a pena conhecer..
Também conheci portugueses que não eram boa bisca, como também italianos que já me desagradaram... mas há os que nos cativam, que nos enchem de alegria, pela amizade e consideração..
Na verdade, não é a raça ou nação que nos incomoda, mas a petulância e a deconsideração.. seja quem for, brasileiros, africanos, italianos, espanhóis, franceses, russos, mexicanos.. enfim.. qualquer um.. se for gente boa.. viverá em nossos corações..
Há uma penca de africanos, que conheci durante minhas aulas na Associação de Estudantes Africanos em Santa Catarina, que até hoje são meus amigos.. como há também aqueles que não são bem vindos... alguns deixaram lembranças, umas boas outras nem tanto..
Enfim.. este posting é para deixar claro que não tenho nada contra a argentina, a não ser que lá tem argentinos.. e como insulano (sou neto e filho de açoriano) que sou, tenho lá minhas reservas por esse povo.. Como têm os franceses com os americanos e ingleses.... questões históricas.. nada relaciona a raça.. mas a como se comportam...
Era isso..
Bração...
Neste sábado chuvoso e frio olhei fora da janela e vi o carro da Polícia. Onde moro é uma zona tranquila mas a minha casa está ligada ao Monopólio de Estádo pelos cigarros. Então quando tem alguma coisa suspeita a polícia chega logo: só que a mesma polícia às vezes não sabe (!) qual é o prédio do Monopólio e erra tocando a minha campainha com suas pistolas já bem em vista. Isso não aconteceu alguns anos atrás quando ladrões entraram na casa de minha tia que mora no andar debaixo do meu (o meu predio tem dois andar). Vamos ver se hoje aconteceu alguma coisa.
Enviei ao meu amigo de Pelotas-RS um postal de minha cidade: ele disse que Pescia parece uma cidade da Serra Gaúcha, tchê!
Este ano não foi muito bonito pra mim: só num assunto ele foi ótimo. É que depois de 20 anos estudando o Brasil só pra mim, finalmente tenho alguns resultados. Graças ao Nêodo e ao seu site sobre a FEB posso dizer que estes anos não passaram em vão e a minha paixão pelo Brasil não foi só uma coisa "espiritual" mas deu alguns resultados práticos; espero que não acabam por aí.
Personagens brasileiros famosos que conheci ou vi nestes anos foram: Pelé, Gilberto Gil, major Elza Cansação Medeiros da FEB, Milton Nascimento. Com o Gil e a senhora Elza, sobretudo, trocamos também algumas palavras.
Mas os meus agradecimentos maiores vão por que me ajudou a buscar de compreender o Brasil, como vocês todos e os amigos com que me correspondo por correio normal.
Fiquei felizmente surpreendido quando li o posting que o Nêodo deu de presente aos argentinos: é que a história do brasileiro ser bom... parece quase que este bom seja sinonimo de bobo! O Nêodo disse o que ele pensava e fez bem. Se os argentinos são como os franceses aquí na Europa, com a famosa "grandeur", a antipatia deles chega a 100%!! Mas pensamos também que uma forte crise na Argentina pode atingir os vizinhos e então esperamos que a situação vai melhorar.
Que dizer mais? O normal bom ano novo, que seja melhor do velho etc. Eu sou um otimista realista, então um pessimista como disse alguém que não me lembro: vamos ver. Pelo Nêodo torço pelo trabalho feito a torcida do Mengão em pleno Maraca lotado!
Um 2002 cheios de satisfações pra vocês todos, muito obrigado pelo que me ensinaram até hoje e ainda mais no futuro,
Alessandro.
Enviei ao meu amigo de Pelotas-RS um postal de minha cidade: ele disse que Pescia parece uma cidade da Serra Gaúcha, tchê!
Este ano não foi muito bonito pra mim: só num assunto ele foi ótimo. É que depois de 20 anos estudando o Brasil só pra mim, finalmente tenho alguns resultados. Graças ao Nêodo e ao seu site sobre a FEB posso dizer que estes anos não passaram em vão e a minha paixão pelo Brasil não foi só uma coisa "espiritual" mas deu alguns resultados práticos; espero que não acabam por aí.
Personagens brasileiros famosos que conheci ou vi nestes anos foram: Pelé, Gilberto Gil, major Elza Cansação Medeiros da FEB, Milton Nascimento. Com o Gil e a senhora Elza, sobretudo, trocamos também algumas palavras.
Mas os meus agradecimentos maiores vão por que me ajudou a buscar de compreender o Brasil, como vocês todos e os amigos com que me correspondo por correio normal.
Fiquei felizmente surpreendido quando li o posting que o Nêodo deu de presente aos argentinos: é que a história do brasileiro ser bom... parece quase que este bom seja sinonimo de bobo! O Nêodo disse o que ele pensava e fez bem. Se os argentinos são como os franceses aquí na Europa, com a famosa "grandeur", a antipatia deles chega a 100%!! Mas pensamos também que uma forte crise na Argentina pode atingir os vizinhos e então esperamos que a situação vai melhorar.
Que dizer mais? O normal bom ano novo, que seja melhor do velho etc. Eu sou um otimista realista, então um pessimista como disse alguém que não me lembro: vamos ver. Pelo Nêodo torço pelo trabalho feito a torcida do Mengão em pleno Maraca lotado!
Um 2002 cheios de satisfações pra vocês todos, muito obrigado pelo que me ensinaram até hoje e ainda mais no futuro,
Alessandro.
Sábado...
Somente hoje pude ver todos os comentários... o do Marcílio foi, principalmente, muit encorajador.. sabe que gostei da idéia? Como poderia colaborar com o projeto do Professores Aposentados? e-mail-me sobre isso, ok...
Processo Seletivo...
Recebi ontem um e-0mail informando que fui selecionado para a segunda etapa do Processo Seletivo da PREVI... vamos ver se me saio bem e continuo no páreo... ainda temos mais 4 eetapas.. torçam por mim....
Jean Charles..
Valeu amigo Jean... Volte sempre que a casa é nossa!!!
Ano Novo...
Aos amigos, votos de uma ano novo bem melhor do que o que se finda..
bração...
Somente hoje pude ver todos os comentários... o do Marcílio foi, principalmente, muit encorajador.. sabe que gostei da idéia? Como poderia colaborar com o projeto do Professores Aposentados? e-mail-me sobre isso, ok...
Processo Seletivo...
Recebi ontem um e-0mail informando que fui selecionado para a segunda etapa do Processo Seletivo da PREVI... vamos ver se me saio bem e continuo no páreo... ainda temos mais 4 eetapas.. torçam por mim....
Jean Charles..
Valeu amigo Jean... Volte sempre que a casa é nossa!!!
Ano Novo...
Aos amigos, votos de uma ano novo bem melhor do que o que se finda..
bração...
sexta-feira, dezembro 28, 2001
Assim se chama o livro escrito por um húngaro que deu o maior golpe financeiro do Brasil na década de sessenta com um “carnê fartura” ou coisa que o valha. O livro, que se tornou um clássico sobre o comportamento do brasileiro e do carioca em especial, traça em pinceladas cheias de humor as características do Brasil urbano do ponto de vista psico-social. Tudo indica que esse estudo fundamentou o golpe dando ao autor segurança no sucesso do empreendimento ao indentificar a ingenuidade e a admiração condescendente do brasileiro frente à ousadia e criatividade de abordagens criminosas.
Passados mais de trinta anos, parece que a situação não mudou muito. Prosperam impunes os mesmos expedientes de enriquecimento ilícito como a confirmar nosso gosto por velhas piadas. Apenas para solidarizar-me com as vítimas e com quem teve o desprazer de vivenciar um desses "contos", quero registrar que a livraria Livros & Livros, estabelecida com uma filial num espaço público do CFH/UFSC, tentou empurrar-me dois livros do seu estoque de “sebos” como se fossem novos. A técnica é apresentar o exemplar como o único da loja. Como niguém gosta de esperar por um pedido de reposição de estoque, a prática se mantém e o negócio prospera.
Conto da oferta de emprego...
Cadastrei meu currículo na Catho com a intenção de conseguir boas recomendações de trabalho e na expectativa de conseguir uma colocação no Mercado.
Paguei um mensalidade, que considero simbólica haja visto o tipo de serviço prestado por vocês.
Tenho recebido inúmeros avisos de vagas e tenho respondido a muitos. Como consta em meu perfil de usuário da Catho, já enviei 51 vezes meu currículo.
Além disso, também solicitei uma consultoria de análise de currículo, serviço que considerei bastante bom. Contudo, tenho que fazer uma reclamação: diz respeito à falta de critério, por parte da Catho, na oferta de vagas confiáveis.
Dia desses respondi a um aviso de vaga, via Catho, e recebi um convite para entrevista de emprego. Arrumei-me, da melhor maneira possível, li sobre entrevistas no site (Dicas) e me enchi de esperanças de conquistar, finalmente, um bom trabalho.
A empresa me oferecia um cargo de gerência de informação, com vencimento entre 3 a 4 mil mensais. Oba.. pensei comigo... finalmente... !!!
No dia marcado, saí cedo de casa, peguei uma Barca para a Praça XV, aqui no Rio e depois oputra Barca para Niterói, cidade onde seria a entrevista. Ao chegar, fui atendido por uma pessoa que me pediu o currículo e encaminhou-me para a entrevista.
A entrevista foi realizada com a mesma pessoa que me atendera anteriormente.. Para a minha surpresa, na verdade, a empresa não era a contratante e sim uma consultoria de Recursos Humanos que, segundo a pessoa que me entrevistava, teria um acordo com a empresa que necessitava do profissional com meu perfil... contudo, era preciso antes assinar um contrato com a tal consultora, no valor de R$100,00 e mais 40% do primeiro salário.
Teria que refazer meu currículo, não revelando meu endereço e outros dados de contato. Fiquei surpreso, pois esse é um serviço que já faço com a Catho.. fiquei indignado e saí dali sem dizer palavra..
Quero dizer que a Catho teria, por obrigação, verificar a consistência das ofertas de vagas oferecidas através do seu serviço... Tudo bem que seja confidencial para mim (usuário) mas deveria ser visível para o administrador do sistema. Alguma coisa deve ser feita.. principalmente., avisar aos seus assinantes, da possibilidade de casos como o que me aconteceu...além de evitar estar sendo utilizada (a Catho) de forma irregular para angariar currículos para fins ilícitos... e plantar falsas esperanças aos já quase desesperançados profissionais que buscam uma colocação digna no mercado de trabalho.
Para facilitar, vai ai o endereço, nome e outros dados da tal empresa de RH..
EMBRAPRh – Empresa Brasileira de Recursos Humanos.
Paula Leite
Detpo. Recursos Humanos
Av. E. Amaral Peixoto, 500 – sala 1106
Centro – Niterói – RJ – Cep: 24020-077
Telefone: (21) 26201480
e-mail: embrarh@urbi.com.br
Cadastrei meu currículo na Catho com a intenção de conseguir boas recomendações de trabalho e na expectativa de conseguir uma colocação no Mercado.
Paguei um mensalidade, que considero simbólica haja visto o tipo de serviço prestado por vocês.
Tenho recebido inúmeros avisos de vagas e tenho respondido a muitos. Como consta em meu perfil de usuário da Catho, já enviei 51 vezes meu currículo.
Além disso, também solicitei uma consultoria de análise de currículo, serviço que considerei bastante bom. Contudo, tenho que fazer uma reclamação: diz respeito à falta de critério, por parte da Catho, na oferta de vagas confiáveis.
Dia desses respondi a um aviso de vaga, via Catho, e recebi um convite para entrevista de emprego. Arrumei-me, da melhor maneira possível, li sobre entrevistas no site (Dicas) e me enchi de esperanças de conquistar, finalmente, um bom trabalho.
A empresa me oferecia um cargo de gerência de informação, com vencimento entre 3 a 4 mil mensais. Oba.. pensei comigo... finalmente... !!!
No dia marcado, saí cedo de casa, peguei uma Barca para a Praça XV, aqui no Rio e depois oputra Barca para Niterói, cidade onde seria a entrevista. Ao chegar, fui atendido por uma pessoa que me pediu o currículo e encaminhou-me para a entrevista.
A entrevista foi realizada com a mesma pessoa que me atendera anteriormente.. Para a minha surpresa, na verdade, a empresa não era a contratante e sim uma consultoria de Recursos Humanos que, segundo a pessoa que me entrevistava, teria um acordo com a empresa que necessitava do profissional com meu perfil... contudo, era preciso antes assinar um contrato com a tal consultora, no valor de R$100,00 e mais 40% do primeiro salário.
Teria que refazer meu currículo, não revelando meu endereço e outros dados de contato. Fiquei surpreso, pois esse é um serviço que já faço com a Catho.. fiquei indignado e saí dali sem dizer palavra..
Quero dizer que a Catho teria, por obrigação, verificar a consistência das ofertas de vagas oferecidas através do seu serviço... Tudo bem que seja confidencial para mim (usuário) mas deveria ser visível para o administrador do sistema. Alguma coisa deve ser feita.. principalmente., avisar aos seus assinantes, da possibilidade de casos como o que me aconteceu...além de evitar estar sendo utilizada (a Catho) de forma irregular para angariar currículos para fins ilícitos... e plantar falsas esperanças aos já quase desesperançados profissionais que buscam uma colocação digna no mercado de trabalho.
Para facilitar, vai ai o endereço, nome e outros dados da tal empresa de RH..
EMBRAPRh – Empresa Brasileira de Recursos Humanos.
Paula Leite
Detpo. Recursos Humanos
Av. E. Amaral Peixoto, 500 – sala 1106
Centro – Niterói – RJ – Cep: 24020-077
Telefone: (21) 26201480
e-mail: embrarh@urbi.com.br
Segundo o Aurélio, alcaide é a “(...) autoridade administrativa espanhola, cujas funções correspondem às de um prefeito.” O feminino é alcaidessa ou alcaidina. A palavra vem do árabe al-qaid, segundo a mesma fonte, e significa também: "4.Nome tradicional da estrela eta da Ursa Maior. 5. Bras. Objeto velho, feio, fora de moda, desusado, imprestável. 6. Bras. Resto de mercadoria que não encontra comprador; encalhe. 7. Bras. p. ext. Pessoa muito feia ou muito velha; cavalo ruim" ( p.76) É evidente a semelhança fonética com a organização Al Qaeda ou Al Qaida, do Sr. Osama (Usama Bin Muhammad Bin Ladin), o cabeça da lista dos procurados pelo governo americano, que o FBI traduz por "The Base", mas há quem traduza por “The leaders”. Segundo Yoseph, meu assessor libanês para assuntos de lingua árabe, a tradução literal é assento, ou seja, refere-se ao trono, onde senta quem manda.
Coincidentemente o nome tradicional da estrela Eta, conhecida pelo nome científico de Benetnasch, da constelação da Ursa Maior , é Al Kaid e ETA é também a sigla do grupo terrorista fundado em 1959 durante a ditadura de Francisco Franco para lutar pela independência do País Basco, embora conste que a sigla venha da expressão Euskadi Ta Askatasuna (ETA - Terra Basca e Liberdade).
A Ursa Maior é uma das 48 constelações registradas pelo matemático grego Ptolomeu, que viveu no século II da nossa era, na obra “Almagesto”, dentre as 88 constelações reconhecidas oficialmente pela União Astronômica Internacional em 1929 (vide mapa interativo). No hemisfério Norte talvez seja a Ursa Maior a constelação de mais fácil localização. Tem o formato de uma panela ou de uma concha e suas estrelas são usadas na navegação. Enquanto o alinhamento de Dubhe e Merak apontam permanentemente para Polaris, próxima ao Polo Norte Celeste, Alkaid (ETA) aponta numa outra direção, sendo conhecida como "chief of the daughters of the bier".
quinta-feira, dezembro 27, 2001
Alô caros amigos, Neôdo, Marcílio e Alessandro. Essa mensagem é só para desejar um Ano Novo cheio de muito sucesso e felicidades para vocês e suas famílias. Gostaria de ter podido participar desse blog coletivo mais efetivamente, mas infelizmente a falta de tempo não me permite manter mais de um blog. De qualquer maneira, aparecerei sempre que puder! Um abraço para todos.
Problemas no Blog...
Parece que alguma coisa aconteceu por esses dias no Blog... não sei o que foi, mas houve problemas com senha e muito mais... acho que foi um ataque de hackers... ou lamers.. sei lá..
mas parece que voltou ao normal hoje.. vamos ver o que acontece..
Boas Novas....
Finalmente boas notícias... recebi dois convites para entrevista de emprego... Amanhã terei mais uma.. a de hoje foi um engano da empresa na qual estava fazendo um curso.. que deixei para ir à Brasília... queriam me pagar pelo que não fiz.. não aceitei e disse que havia desistido do curso.. agradeceram e pediram desculpas pelo engano.. no geral, foi uma boa experiência.. serviu para reacender o ânimo..
A de amanhã é para um trabalho de Gerência de TI.. vamos ver se dá tudo certo..
bração..
Parece que alguma coisa aconteceu por esses dias no Blog... não sei o que foi, mas houve problemas com senha e muito mais... acho que foi um ataque de hackers... ou lamers.. sei lá..
mas parece que voltou ao normal hoje.. vamos ver o que acontece..
Boas Novas....
Finalmente boas notícias... recebi dois convites para entrevista de emprego... Amanhã terei mais uma.. a de hoje foi um engano da empresa na qual estava fazendo um curso.. que deixei para ir à Brasília... queriam me pagar pelo que não fiz.. não aceitei e disse que havia desistido do curso.. agradeceram e pediram desculpas pelo engano.. no geral, foi uma boa experiência.. serviu para reacender o ânimo..
A de amanhã é para um trabalho de Gerência de TI.. vamos ver se dá tudo certo..
bração..
Há dias que nada parece dar certo. E quando nem o blogger se consegue abrir a situação fica feia. Ataque de burrice? Amnésia total? Foi assim que me senti no dia de ontem. Nada funcionava: o blog, o msn, o browser e a própria banda larga parecia internet da época das linhas de alguns poucos kás. Felizmente, lá pelas tantas, para reconquistar o amor próprio, veio a informação de que os crackers haviam atacado o site do Blogger e estavam ativos na rede como nunca aproveitando o momento de paz natalina. Vejam a nota:
Sunday, December 26 2001, 7:45 AM: NOTICE: Blogger has had a security breach. We are working on restoring the system now. As a precaution, we advise you change your FTP password on your server if you had it stored on Blogger. We should be back up and running later today. Sorry for the inconvenience. Crackers have not respect for vacation time, it seems.
quarta-feira, dezembro 26, 2001
O Natal no Rio de Janeiro...
O Natal no Rio de Janeiro foi catastrófico.... Chuva e mais chuva...
O Verão começou com muita chuva.. Piove!!!!!! Mas tanto que muita gente já morreu... principalmente em Petrópolis... são mais de 40 pessoas mortas e mais de 60 desaparecidas.. além de mais de 900 desabrigadas em todo o Estado do Rio...
Ë.. o Verão começou trágico no Brasil....
e agora???...
Depois destas últimas notas, como desejar Feliz Natal e Bom Ano Novo?? Bom..é o que se pode fazer... Feliz Natal é nosso desejo e um ano novo cheio de realizações, é o que esperamos..
Vamos torcer para que as coisas melhorem.. principalmente no que diz respeito ao trabalho! Quero um trabalho.. pedi para Noel e ainda não recebi... cadê o tal Papai Noel?
Boas Notícias...
Depois de tantas más notícias .. finalmente algo bom.. a Argentina está falida! Qu4e me perdoem os hermanos del sul... mas que é uma boa notícia, ah! Isso é...
Marcílio disse que nosso povo não é racista.. que não temos preconceitos.. mas que o brasileiro gosta de ver o argentino se f.. é verdade! Principalmente depois do que disseram do nosso Pelé..
Tango....
Descobri porque gosto do Tango Argentino.. é que no tango sempre há um argentino se ferrando....
Brincadeiras....
Brincadeiras à parte.. a verdade é que a crise argentina pode, num futuro bem próximo, comprometer os objetivos do Brasil no Mercosul. Se a nova moeda deles lá, o Argentino, for pro brejo como tudo o mais.. sei não.. acho que vamos Ter que dançar um tango prá sair do buraco! O Povinho bêsta, sô... além de não jogarem nada de futebol ainda não aprenderam a tratar com as finanças do país... vá ser agentino assim lá na bacia do plata...
Mas, pensando bem... quem sabe se as coisas por lá melhorarem, apesar do calote, o Brasil possa tirar algum proveito daquela crise..
Um ato pela Paz...e pela solidariedade...
No Flamengo, aqui no Rio, foram feitas muitas ceias da solidariedade... sabe... aquelas pessoas mais abastadas oferecem comida para as pessoas carentes... o que isso pode significar? Que o povo brasileiro é caridoso, solidário?
Penso que isso só pode demonstrar a miséria em que vive a maioria do povo brasileiro.. sem nada para comer na ceia do Natal... na verdade isso pode estar indicando uma fuga da realidade.. solidariedade???.. pois sim.... acho que é culpa mesmo! Pela desigual distribuição das riquezas no país... tem gente com muito e outras tantas com tão pouco... até quando???
Disse que o povo não tem nada para comer na ceia de Natal.. na verdade, o povo, aquela parcela excluída dos direitos de cidadania, não tem mesmo é o que comer a maior parte do ano...
Vi pessoas, na TV, coletando coisas do lixo.. lembrou-me aquele poema que diz.. “vi vultos no monturo, coletando restos de comida.... não eram bichos.. Meu deus... eram homens..”.. não lembro bem o poema.. mas é um poema sinistro e que pinta com cores vivas a realidade dos povos.. nem digo mais brasileiro.. pois penso que isso está a acontecer em várias partes do mundo..
Afeganistão..
Uma barbaridade o que fizeram com aquele país... miséria e fome.. imagine o que não está passando aquele povo? Com o inverno chegando (dizem que lá a temperatura via abaixo de zero grau...) muita gente deve morrer por aquelas bandas...
Copa do Mundo...
Bom.. além da boa notícia dos hermanos del sur... também temos a notícia (já velha, é verdade....) da classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 2002... Esperamos que a nossa seleção tenha uma boa participação e que o ronaldinhooooooooooooooooo , o fenômeno, não esteja bichado e possa jogar..
Reveilon no Rio...
A tradicional queima de fogos em Copacabana, no Rio, já está programada.. desta vez vão queimar os fogos de dentro da Baía da Guanabara, da mesma forma que se faz na Beira Mar em Floripa... de dentro de balsas ancoradas na orla...
Vai Ter shows.. e mais shows.. o q eu quero e é o do Zeca Baleiro... depois a Zélia Duncan e as baterias das escolas de samba da Mangueira e Beija Flor.. os shows começam as 20 e 30 hs... e vai até a meia-noite...
Vou estar por lá... se Deus quiser..
Bração e BOM REVEILON.....
O Natal no Rio de Janeiro foi catastrófico.... Chuva e mais chuva...
O Verão começou com muita chuva.. Piove!!!!!! Mas tanto que muita gente já morreu... principalmente em Petrópolis... são mais de 40 pessoas mortas e mais de 60 desaparecidas.. além de mais de 900 desabrigadas em todo o Estado do Rio...
Ë.. o Verão começou trágico no Brasil....
e agora???...
Depois destas últimas notas, como desejar Feliz Natal e Bom Ano Novo?? Bom..é o que se pode fazer... Feliz Natal é nosso desejo e um ano novo cheio de realizações, é o que esperamos..
Vamos torcer para que as coisas melhorem.. principalmente no que diz respeito ao trabalho! Quero um trabalho.. pedi para Noel e ainda não recebi... cadê o tal Papai Noel?
Boas Notícias...
Depois de tantas más notícias .. finalmente algo bom.. a Argentina está falida! Qu4e me perdoem os hermanos del sul... mas que é uma boa notícia, ah! Isso é...
Marcílio disse que nosso povo não é racista.. que não temos preconceitos.. mas que o brasileiro gosta de ver o argentino se f.. é verdade! Principalmente depois do que disseram do nosso Pelé..
Tango....
Descobri porque gosto do Tango Argentino.. é que no tango sempre há um argentino se ferrando....
Brincadeiras....
Brincadeiras à parte.. a verdade é que a crise argentina pode, num futuro bem próximo, comprometer os objetivos do Brasil no Mercosul. Se a nova moeda deles lá, o Argentino, for pro brejo como tudo o mais.. sei não.. acho que vamos Ter que dançar um tango prá sair do buraco! O Povinho bêsta, sô... além de não jogarem nada de futebol ainda não aprenderam a tratar com as finanças do país... vá ser agentino assim lá na bacia do plata...
Mas, pensando bem... quem sabe se as coisas por lá melhorarem, apesar do calote, o Brasil possa tirar algum proveito daquela crise..
Um ato pela Paz...e pela solidariedade...
No Flamengo, aqui no Rio, foram feitas muitas ceias da solidariedade... sabe... aquelas pessoas mais abastadas oferecem comida para as pessoas carentes... o que isso pode significar? Que o povo brasileiro é caridoso, solidário?
Penso que isso só pode demonstrar a miséria em que vive a maioria do povo brasileiro.. sem nada para comer na ceia do Natal... na verdade isso pode estar indicando uma fuga da realidade.. solidariedade???.. pois sim.... acho que é culpa mesmo! Pela desigual distribuição das riquezas no país... tem gente com muito e outras tantas com tão pouco... até quando???
Disse que o povo não tem nada para comer na ceia de Natal.. na verdade, o povo, aquela parcela excluída dos direitos de cidadania, não tem mesmo é o que comer a maior parte do ano...
Vi pessoas, na TV, coletando coisas do lixo.. lembrou-me aquele poema que diz.. “vi vultos no monturo, coletando restos de comida.... não eram bichos.. Meu deus... eram homens..”.. não lembro bem o poema.. mas é um poema sinistro e que pinta com cores vivas a realidade dos povos.. nem digo mais brasileiro.. pois penso que isso está a acontecer em várias partes do mundo..
Afeganistão..
Uma barbaridade o que fizeram com aquele país... miséria e fome.. imagine o que não está passando aquele povo? Com o inverno chegando (dizem que lá a temperatura via abaixo de zero grau...) muita gente deve morrer por aquelas bandas...
Copa do Mundo...
Bom.. além da boa notícia dos hermanos del sur... também temos a notícia (já velha, é verdade....) da classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 2002... Esperamos que a nossa seleção tenha uma boa participação e que o ronaldinhooooooooooooooooo , o fenômeno, não esteja bichado e possa jogar..
Reveilon no Rio...
A tradicional queima de fogos em Copacabana, no Rio, já está programada.. desta vez vão queimar os fogos de dentro da Baía da Guanabara, da mesma forma que se faz na Beira Mar em Floripa... de dentro de balsas ancoradas na orla...
Vai Ter shows.. e mais shows.. o q eu quero e é o do Zeca Baleiro... depois a Zélia Duncan e as baterias das escolas de samba da Mangueira e Beija Flor.. os shows começam as 20 e 30 hs... e vai até a meia-noite...
Vou estar por lá... se Deus quiser..
Bração e BOM REVEILON.....
terça-feira, dezembro 25, 2001
Amanheceu um dia de Natal chuvoso na Ilha e aproveitamos para dormir até mais tarde. Mesmo porque os parentes reuniram-se em nossa casa, após a missa na capela do bairro, para comemorar a data trocando presentes, comendo tender, saladas, tortas, bebendo de tudo, contando velhas histórias da família (alguém se lembra do livro “Os jogos que jogamos na vida”? Ando procurando esse livro há tempo e não acho, o que explica também a omissão do autor) e só foram embora lá pelas duas ou três da madrugada.
Acordei com um pesadelo. Estava bronqueando o dono de um botequim que insistia em dirigir-se a mim com um “meu neguinho”. E sabe como protestei? “não lhe concedo intimidades. Vá buscar isso lá com as suas negas.” Não me perguntem como se originou o sonho ou como o interpreto porque sou ruim nessa arte.
Levantei-me e vim para o blog pensando na prefeita, descendente de alemães ou austríacos pelo lado do pai e da mãe, casada com um libanês de segunda geração e que falou outro dia em trocar o nome mulçumano pelo de solteira para evitar problemas em viagens internacionais.(vide blog onde cito a fonte) Sim, nas “viagens internacionais”, porque aqui na terrinha isto é dispensável, pois “não discriminamos ninguém” (assim mesmo, com duplo negatio e tudo) e tampouco temos preconceitos. Pensei na excelente oportunidade de enviar uma bela mensagem contra a guerra religiosa e étnica, que se evidenciava com o ataque às torres gêmeas, perdida pela eficiente alcaidessa (Segundo o Aurélio, pode ser também “alcadina” e vem do árabe “al-qaid”. Há uma semelhança com a organização do Sr. Osama, Al-Qaeda que o FBI traduz por “The Base”).
Continuando com o tema da violência, ontem fui às compras no centro da cidade e por pouco não enfiei o pé num buraco de esgoto no calçadão da Conselheiro Mafra. Mais adiante havia outro bem maior, obrigando as pessoas a passar ao largo para evitá-lo mas do qual alguns incautos aproximavam-se perigosamente ao caminhar apressados pela rua apinhada de gente. Parei na borda da armadilha e olhei em volta tentando achar algo que pudesse sinalizar o perigo. Pé ali dentro seria perna quebrada na certa. Como não achei algo adequado, nem policial a quem avisar, fui em frente. Já no carro, Pedro faria broma comigo: “Este é o meu pai. Exemplo de cidadão. A única criatura que conheço preocupada com buracos na calçada”. Fiquei quieto, sem retrucar, mas a idéia da violência não me saia da cabeça. Ela parece fazer parte da nossa cultura e como tal passa desapercebida, especialmente quando pode ser atribuída a algo impessoal como o trânsito.
Esta semana, duas jovens morreram na rodovia do litoral, a famosa Br 101, a estrada da morte. Eram professoras da Unisul e viajavam semanalmente a Tubarão, distante 150 km da Capital, na direção sul. Essa estrada está em processo de duplicação há mais de vinte anos. Entra governo, sai governo e lá está ela matando cada dia mais gente.
A estrada que leva às praias do norte de Ilha, chamada de rodovia 401, objeto de licitação pública para fins de cobrança de pedágio, tem 30 km de pista dupla, desprovida de canteiro central e sem acostamento em grandes trechos. No primeiro bairro, logo na saída da cidade, com o sugestivo nome de Saco Grande, construíram uma mureta de concreto armado separando as pistas, de tal maneira isoladas que o retorno só pode ser feito cinco kms adiante. E como fazem os pedestres para atravessar a estrada? Para a engenharia e o setor estatal responsável é como se esse tipo de ser inexistisse, em que pese o crescimento do bairro mais do que justificando o nome. Que saltem a mureta! Ou procurem uma pequena brecha deixada de 500 em 500 metros onde uma pessoa pode passar uma perna de cada vez. A estrada foi construída para atender ao turismo, especialmente representado por argentinos, sumidos nesta temporada por razões que já sabemos.
O montante anual de óbitos em acidentes de trânsito no Brasil em 1999 era mais que o dobro das perdas americanas na guerra do Vietnam.
“Somos um povo de paz e concórdia, não temos preconceito de qualquer espécie, somos tolerantes, amistosos, dóceis e amáveis”, não obstante.
Tricampeões mundiais de futebol, de tênis em Roland Garrot e campeoníssimos em acidentes de trânsito.
domingo, dezembro 23, 2001
sábado, dezembro 22, 2001
PHP..
O Servidor para o PHP pode ser o mesmo que já existe no seu departamento.. não há necessidade alguma de novos investimentos em equipamento.. basta que o servidor tenha instalado o programa...
agora.. para ir mais fundo do que isso, pode-se associar o PHP com uma Base de Dados SQL.. pode ser instalado o MySQL .. que é leve e de fácil utilização.. mas para isso é preciso que exista uma pessoa que adminisntre o banco de dados.. é fácil...
Meu último trabalho em Brasília foi justamente a criação de uma ambiente para disponibilização de textos científicos on-line )IBICT) " Divulgação Científica...) foi todo feito em PHP4 e MySQL.. ficou bom e de fácil utilização..
Maiores informações sobre isso podem ser encontradas na Web.. depois, há tutoriais e exemplos de PHPO e MySQL disponíveis para quem desejar dispender um pouco de tempo aprendendo o código..
De cara digo... vale a pena investir... são inúmeras as posíbilidades da linguagem.. principalmente para a área acdêmica..
PS. o sistema feito para o Neri (na EPS) também foi nem PHP e MySQL...
bração...
O Servidor para o PHP pode ser o mesmo que já existe no seu departamento.. não há necessidade alguma de novos investimentos em equipamento.. basta que o servidor tenha instalado o programa...
agora.. para ir mais fundo do que isso, pode-se associar o PHP com uma Base de Dados SQL.. pode ser instalado o MySQL .. que é leve e de fácil utilização.. mas para isso é preciso que exista uma pessoa que adminisntre o banco de dados.. é fácil...
Meu último trabalho em Brasília foi justamente a criação de uma ambiente para disponibilização de textos científicos on-line )IBICT) " Divulgação Científica...) foi todo feito em PHP4 e MySQL.. ficou bom e de fácil utilização..
Maiores informações sobre isso podem ser encontradas na Web.. depois, há tutoriais e exemplos de PHPO e MySQL disponíveis para quem desejar dispender um pouco de tempo aprendendo o código..
De cara digo... vale a pena investir... são inúmeras as posíbilidades da linguagem.. principalmente para a área acdêmica..
PS. o sistema feito para o Neri (na EPS) também foi nem PHP e MySQL...
bração...
Sábado...
Há tempos que estou querendo dizer mais alguma coisa por aqui... mas é que com a conexão que tenho fica muito dificil.. então, resolvi escrever primeiro no Bloco de Notas e, depois de me conectar via modem, colar aqui o que escrevi...
Hoje é um sábado nublado no Rio de Janeiro.. mas o dia está abafado, apesar da ausência do sol... estamos no início do verão.. se não me engano é o segundo ou terceiro dia do verão no Hemisfério Sul... o sol está inclemente por estas bandas.. mais ou menos uns 35 graus.. mesmo com tempo nublado.. o que torna o clima sufocante..
Apesar disso, ainda continuo gripado.. acho que resultado da mudança brusca de clima a que fui submetido durante a ida e retorno ao Paraná... lá peguei uma gripe que ainda não foi embora... está dificil.. mas, como toda gripe, deve ficar uns dias e ir-se embora.. tão rápido quanto chegou...
Natal...
é.. chegou o tão esperado dia de Natal... aqui, diferentemente dos países mais ao norte, o clima é quente.. nada de neve... mas parece que as pessoas aqui só sabem enviar votos de feliz Natal num cartão que possua Neve.. mas, se não a temos..porque insistir nela? Os cartões, no Brasil, deveriam ser mais, digamos, tropicais.. que acham disso?
Argentina...
A coisa no nosso vizinho está bem feia.... parece que toda a empáfia dos argentinos foi por água abaixo com a derrocada do atrelismo cambial ao dólar.. talvez eles percebam que são sul-americanos, como a gente.. e não sul-europeus.. como imaginavam... orgulhosos... Não sou xenófobo.. mas desses portenhos quero distãncia... bom.. há uns que se salvam... mas são poucos os que conheço que merecem a minha comiseração...
Brasília....
cara... acho que preciso ir a um pai-de-santo.. e dos bons.. ô olho gordo sô...xô.. pé-de-pato, magalô.. três vezes...
Com disse aqui, estava me acertando para começar um contrato de três anos em Brasília... pois não é que toda a diretoria do órgão no qual iria trabalhar foi exonerada???!!
Mandaram todo mundo embora.. não sobrou nenhum para garantir a minha ida prá lá... e agora José? José para onde? como diria o Buarque... o Chico não o Aurélio, nem o Silvio... fiquei num mato sem cachorro e sem búsola.. é mole? o jeito é esperar e ver se sai alguma coisa por aqui mesmo.... tomara Deus.. Oxalá....
O Senhor dos Anéis...
Aguardo com ansiedade o lançamento no Brasil do Filme de Tolkien... o Senhor dos Anéis.. viram como eu estava certo.. o Harry Potter nem ao menos foi indicado para o Globo de Ouro (meio caminho para o Oscar).. e o Senhor dos Anéis, recebeu indicações.. isso significa que vai papar muitos oscars (é assim ou será que é "oscares")... espero!
Nos EUA foi no dia 19, aqui será no dia primeiro de janeiro o lançamento ... vamos ver..
Aguardando a queima de fogos em Copacabana...
Aqui de casa é possível observar a queima de fogos na baía de Guanabara.. a boca desdentada como disse Levi-Strausss... vou ver se é tão bonito quanto dizem...
Feliz Natal e Bom Ano Novo (bem tropical.. eheheh)
Bração....
Há tempos que estou querendo dizer mais alguma coisa por aqui... mas é que com a conexão que tenho fica muito dificil.. então, resolvi escrever primeiro no Bloco de Notas e, depois de me conectar via modem, colar aqui o que escrevi...
Hoje é um sábado nublado no Rio de Janeiro.. mas o dia está abafado, apesar da ausência do sol... estamos no início do verão.. se não me engano é o segundo ou terceiro dia do verão no Hemisfério Sul... o sol está inclemente por estas bandas.. mais ou menos uns 35 graus.. mesmo com tempo nublado.. o que torna o clima sufocante..
Apesar disso, ainda continuo gripado.. acho que resultado da mudança brusca de clima a que fui submetido durante a ida e retorno ao Paraná... lá peguei uma gripe que ainda não foi embora... está dificil.. mas, como toda gripe, deve ficar uns dias e ir-se embora.. tão rápido quanto chegou...
Natal...
é.. chegou o tão esperado dia de Natal... aqui, diferentemente dos países mais ao norte, o clima é quente.. nada de neve... mas parece que as pessoas aqui só sabem enviar votos de feliz Natal num cartão que possua Neve.. mas, se não a temos..porque insistir nela? Os cartões, no Brasil, deveriam ser mais, digamos, tropicais.. que acham disso?
Argentina...
A coisa no nosso vizinho está bem feia.... parece que toda a empáfia dos argentinos foi por água abaixo com a derrocada do atrelismo cambial ao dólar.. talvez eles percebam que são sul-americanos, como a gente.. e não sul-europeus.. como imaginavam... orgulhosos... Não sou xenófobo.. mas desses portenhos quero distãncia... bom.. há uns que se salvam... mas são poucos os que conheço que merecem a minha comiseração...
Brasília....
cara... acho que preciso ir a um pai-de-santo.. e dos bons.. ô olho gordo sô...xô.. pé-de-pato, magalô.. três vezes...
Com disse aqui, estava me acertando para começar um contrato de três anos em Brasília... pois não é que toda a diretoria do órgão no qual iria trabalhar foi exonerada???!!
Mandaram todo mundo embora.. não sobrou nenhum para garantir a minha ida prá lá... e agora José? José para onde? como diria o Buarque... o Chico não o Aurélio, nem o Silvio... fiquei num mato sem cachorro e sem búsola.. é mole? o jeito é esperar e ver se sai alguma coisa por aqui mesmo.... tomara Deus.. Oxalá....
O Senhor dos Anéis...
Aguardo com ansiedade o lançamento no Brasil do Filme de Tolkien... o Senhor dos Anéis.. viram como eu estava certo.. o Harry Potter nem ao menos foi indicado para o Globo de Ouro (meio caminho para o Oscar).. e o Senhor dos Anéis, recebeu indicações.. isso significa que vai papar muitos oscars (é assim ou será que é "oscares")... espero!
Nos EUA foi no dia 19, aqui será no dia primeiro de janeiro o lançamento ... vamos ver..
Aguardando a queima de fogos em Copacabana...
Aqui de casa é possível observar a queima de fogos na baía de Guanabara.. a boca desdentada como disse Levi-Strausss... vou ver se é tão bonito quanto dizem...
Feliz Natal e Bom Ano Novo (bem tropical.. eheheh)
Bração....
Estou encantado com o PHP (hypertext preprocessor). Esta linguagem permite realmente a qualquer usuário de rede editar suas páginas, geradas de forma rápida e dinâmica. Para aqueles que como eu vinham adiando o aprendizado do HTML, o PHP é um achado pois já traz essa linguagem embutida e de quebra sua sintaxe empresta muita coisa das linguagens C, Java e Perl.
O PHP é um grande passo na busca da interatividade, representando uma importante aproximação entre homem e máquina. Daqui pra frente ninguém terá desculpas para deixar de disponibilizar suas informações na rede, especialmente os professores. Basta criar um blog com o nome do curso e lançar a ementa da disciplina, o programa do curso, os textos básicos para leitura, os testes, as notas, a produção dos alunos e tudo o mais que se entender útil para o processo de ensino/aprendizagem. Tudo pode ser socializado e a memória das diferentes turmas preservada.
Mas, sempre há um porém. Andei lendo os tutoriais e manuais e ainda me ficaram algumas dúvidas. Por exemplo, compensa montar um servidor para PHP no meu departamento ou Centro? Parece que sim. Quais as vantagens e desvantagens? Que recursos de hardware são necessários?
sexta-feira, dezembro 21, 2001
Comentários no Blog...
Vamos tentar novamente.. vamos ver até quando esse comentario vai aguentar..
Lá vai.. pode usar aí embaixo..
Cartão de Natal...
Recebi cartão do Alessandro.. fiquei muito triste porque não enviei um também.. estava pensando em enviar um CD mas estou meio desprevenido (financeiramente) neste final de ano.. quem sabe no aniversário dele... Mas.. vai aí meus Votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo....
Votos recebidos..
Quero agradecer os votos de melhoras do Marcílio e família e também do Alessandro, em função do meus posting sobre o problema de saúde de minha mãe..
Obrigado!
bração....
Vamos tentar novamente.. vamos ver até quando esse comentario vai aguentar..
Lá vai.. pode usar aí embaixo..
Cartão de Natal...
Recebi cartão do Alessandro.. fiquei muito triste porque não enviei um também.. estava pensando em enviar um CD mas estou meio desprevenido (financeiramente) neste final de ano.. quem sabe no aniversário dele... Mas.. vai aí meus Votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo....
Votos recebidos..
Quero agradecer os votos de melhoras do Marcílio e família e também do Alessandro, em função do meus posting sobre o problema de saúde de minha mãe..
Obrigado!
bração....
quinta-feira, dezembro 20, 2001
Segundo o Aurélio “Numinoso (ô) [ do lat. Numine, ‘divindade, nume’, + oso] Adj. Na filosofia da religião de R. Otto, diz-se do estado religioso da alma inspirado pelas qualidades transcendentais da divindade.”p.1205.
A discussão sobre o conceito de numinoso aparece nos dois últimos capítulos do Livro de Franz Josef Brüseke, A técnica e os riscos da modernidade. Editora da UFSC, Fpolis, 2001, “Numinoso” é o sagrado menos seu momento ético e menos seu momento racional.” Idem p. 212.
A questão que se levanta é se numinoso tem alguma relação com o efeito "placebo"? Parece que sim se levarmos em conta as descobretas de cientistas que afirmam terem encontrado evidências de que o "efeito placebo" não ocorre apenas na mente: ele produz efeitos mensuráveis no corpo que podem ajudar a curar doenças. Isto é o que nos relata Roger Highfield, Editor de Ciência no News Telegraph, de 10.08.2001.
quarta-feira, dezembro 19, 2001
Cinema Noir é o título que Ernesto Ruiz deu a um CD que produziu e editou contendo um ensaio multimidea sobre a história do cinema no período 1941-58. O trabalho tem uma introdução histórica e conceitual e apresenta uma resenha crítica dos principais filmes do período com informações sobre atores, diretores, cinegrafistas, roteiristas e músicos, bem como videoclips e arquivos MP3 dos temas musicais. O material do ensaio foi colhido principalmente na Internet e vale como um curso de cinema pelo caráter sistemático como é apresentado. Ernesto Ruiz, portenho de nascimento, estudou nos USA, onde fez seu doutorado, tendo trabalhado em projetos educacionais no México, na América Central e na Ásia. No inicio da década de oitenta fixou residência em Florianópolis atuando como professor e pesquisador na UFSC, onde dirige o Laboratório de História e Multimídia do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC
sábado, dezembro 15, 2001
Pela crônica, mais quatro CD:
Toninho Horta "Serenade", 1999
Naná Vasconcelos "Storytelling", versão internacional de "Contando Estórias", 1994
Baden Powell "Tristeza on guitar", gravação do 1966 mas editada em 1975 na versão que eu tenho que não é a original
Gonzaguinha "É", versão internacional de "Corações Marginais", 1990
Naná e Gonzaguinha aparecem pela primeira vez na minha coleção; Toninho Horta pela segunda mas pela primeira vez em disco solo enquanto o Baden já está presentes em vários CD e LP. De todos com exeção do Naná já tenho pelo menos uma composição.
Alessandro.
Toninho Horta "Serenade", 1999
Naná Vasconcelos "Storytelling", versão internacional de "Contando Estórias", 1994
Baden Powell "Tristeza on guitar", gravação do 1966 mas editada em 1975 na versão que eu tenho que não é a original
Gonzaguinha "É", versão internacional de "Corações Marginais", 1990
Naná e Gonzaguinha aparecem pela primeira vez na minha coleção; Toninho Horta pela segunda mas pela primeira vez em disco solo enquanto o Baden já está presentes em vários CD e LP. De todos com exeção do Naná já tenho pelo menos uma composição.
Alessandro.
Leituras de sala de espera. Sessão "CITAÇÕES" da Revista Caras de 5/10/01.
""O escritor não escreve o que ouve, nem o que houve. Escreve o que sente." Deonísio da Silva, autor catarinense, CD O Escritor por Ele mesmo (Instituto Moreira Sales)."
""Como a aranha, os livros tecem sua teia, rede que enrola e que enreda." Do livro Literatura: Leitores & Leitura, de Mariza Lajolo (Moderna)."
""Você confere tudo, sempre. Um dia não confere e, claro, tem erro." Lei de Murphy."
sexta-feira, dezembro 14, 2001
Ciber Cafe...
Olá meu leitor virtual... estou num ciber café... no norte do Paraná... legal.. clima bom.. e conexão rápida.. até que é barato o custo por hora.. 2 reais..
Bandidts
Acabei de assistir ao filme Bandidts, com o Bruce Willis.. legal! Gostei do filme.. mais ou menos parecido com um Bonnie e Clyde... modernoso...
Assisti na companhia do meu sobrinho Jota... foi bom.. talvez assistamos um outro, noutro dia..
T+
bração...
Olá meu leitor virtual... estou num ciber café... no norte do Paraná... legal.. clima bom.. e conexão rápida.. até que é barato o custo por hora.. 2 reais..
Bandidts
Acabei de assistir ao filme Bandidts, com o Bruce Willis.. legal! Gostei do filme.. mais ou menos parecido com um Bonnie e Clyde... modernoso...
Assisti na companhia do meu sobrinho Jota... foi bom.. talvez assistamos um outro, noutro dia..
T+
bração...
quinta-feira, dezembro 13, 2001
Via rede domestica fizemos um backup de um micro antes de deletar seus arquivos. Funcionou tudo a contento exceto pelo fato da cópia em CD conter apenas os "atalhos". Agora que limpamos a winchester e tiramos o micro da rede o backup não funciona pois fica procurando o diretorio original. Lá se foi o trabalho de quase quatro meses.
Estamos em clima de festas natalinas. A cidade toda enfeitada com o indefectível “Papai Noel” subindo nos telhados (há pessoas que exageram: colocam vários), inúmeros "jantares de final de ano", votos de paz e renovação de propósitos. O velho ritual se repete, fazendo-me lembrar dois ensaios de E. R. Leach sobre a representação simbólica do tempo, publicados no livro Repensando a Antropologia (Ed. Perspectiva, 1974). No primeiro, ele defende a tese de que o tempo no imaginário dos gregos do período clássico era um processo temporal em ziguezague, onde o começo da vida é também o começo da morte. No segundo, ele expõe a tese de que as festas e rituais (ano novo, carnaval, etc.) são marcadas por três tipos de comportamento: 1. formalidade; 2. mascarada; 3. inversão de papéis. Uma festa que começa com formalidade, como um casamento, por exemplo, pode terminar em baile à fantasia. Um ritual que começa com mascarados e inversão de papéis (como o carnaval) pode terminar em formalidade (quarta-feira de cinza e jejum). A tese de Leach é que esses tipos de comportamento devem ser vistos em conjunto, pois tem um sentido lógico independente da época ou cultura. As fases representam a passagem do secular para o sagrado; “o tempo normal parou, o tempo sagrado é representado às avessas, a morte é convertida em nascimento.”(p. 209).
Toda essa teoria, contudo, apenas explica o clima de compaixão que nos invade e é pouco para suavizar certa nostalgia surgindo da certeza de que o tempo passou independente da sinalização para começar tudo de novo.
quarta-feira, dezembro 12, 2001
Deu no Baguete Diário:
"o comandante anti-Talebã na área, Haji Zuman, disse que os seguidores de Bin Laden concordaram em entregar suas armas às 8h (horário local, 1h30 de Brasília) de hoje."
"o comandante anti-Talebã na área, Haji Zuman, disse que os seguidores de Bin Laden concordaram em entregar suas armas às 8h (horário local, 1h30 de Brasília) de hoje."
Meu consultor de música clássica é Luiz Fernando Ficher. Comentei com ele o que havia lido nos Tristes Trópicos sobre Stravinsky, Chopin e Debussy e vejam sua resposta. Vai o texto como forma de apresentação da "fera".
"Stravinski para mim é um dos maiores compositores deste século, perdendo só para Schoenberg e talvez Bartok, tem vários outros como Berg, Janacek escreveu um dos melhores quartetos de cordas já produzido pela música, o n.2. ), Ligeti ( ainda vivo ). A maior obra deste compositor, sem dúvida, é a sua sagração da primavera, vindo em seguida na minha opinião a Petruchka. Gosto de sua sinfonia em três movimentos, a em ré menor, ebony concert, e sinfonia de Psalms, mas nada se compara a Sagração e petruchka, tem tb o Pássaro de Fogo ( obra que não me aprofundei ). Enfim , gosto muito de Stravinski. Porém, não o escuto a todo momento. Com relação a Chopin, eu sou suspeito, porque amo Chopin. Conheço toda a sua obra. Certa vez, escrevi muito rapidamente algo que pensava sobre Chopin, Liszt e Debussy. Vou lhe enviar, mas peço para não dar bola para os erros e exageros. Este é um texto que fiz de rascunho e enviei a um amigo e nunca mais tornei a vê-lo.
VOCÊ SABE QUE O QUE MAIS PREFIRO EM TERMOS GERAIS É O PIANO, E ULTIMAMENTE ESCUTEI MUITO DEBUSSY. E POR ISSO QUERO FALAR SOBRE LISZT, CHOPIN E DEBUSSY. LISZT FOI AO MEU VER UM COMPOSITOR MÉDIO, NÃO OUSARIA EM DIZER QUE É FRACOPOIS NÃO É , SUA OBRA PARA PIANO TEM MOMENTOS SUBLIMES MAS CAICILMENTE NOIDICULO , ELE SE ESFORÇA ....A CHOPIN É DE UMA NOBREZA INCOMPARÁVEL, EXPLICITA UM SUBJETIVISMO AS VEZES SUTIL E AS VEZES EXACERBADO MAS SEMPRE COM EXTREMA NOBREZA COISA QUE LISZT NUNCA CONSEGUIU ALCANÇAR . EM CHOPIN NÃO DEIXAMOS DE VER E SENTIR O REAL, O DEFINIDO MESCLANDO PARA A TENTATIVA DE EVASÃO PARA COM O SONHO MAS NUNCA DEIXANDO DE TER OS PÉS NO CHÃO . DEBUSSY ULTRAPASSA A BARREIRA DO REAL ENTRANDO FACILMENTE EM ALGO QUE NÃO EXISTE SENDO SEMPRE SONHO NA QUAL NÃO PODEMOS COMPARAR POIS SE ESTAMOS SEMPRE NO MÁGICO NÃO SENTIMOS REALMENTE A MÁGICA . "É COMO UM AMANTE,QUE PARA DESCREVER O AMOR , PRECISA SE LIVRAR DELE "E É ESTA A DIFICULDADE QUE TENHO COM DEBUSSY POIS SUA MÚSICA É SEMPRE UM SONHO , DA MAIS ALTA INSPIRAÇÃO E SUTILEZA .VOLTANDO EM CHOPIN , ESCUTANDO SEU PRIMEIRO ESTUDO OP. 25 OU MESMO NAS CONCLUSÕES DE SUA PRIMEIRA BALADA VIMOS ALGO QUE IGUAL SENTIMOS AO ESCUTAR DEBUSSY . O SONHO, O IRREAL, PORQUE NÃO TAMBÉM O COMEÇO DA QUARTA BALADA OU DA SUA BARCAROLE. SEU ESTUDO N. 3 OPUS 10 ALCANÇOU O QUE HÁ DE MAIS ALTO NO PIANO ROMANTICO. NOS PRELÚDIOS 15 E 8 VIMOS O REAL, OS SENTIMENTOS PURAMENTE HUMANOS. E EXPLICITA NA MESMA MÚSICA O IRREAL E O REAL COMO NO ESTUDO 5 E 7 OP. 25 DE ONDE SALTA DO VISÍVEL PARA O INVISÍVEL COMO NUM PASSE DE MÁGICA . POR ISSO PENSO QUE COLOCANDO TUDO NA MESA ESCUTANDO VÁRIAS VEZES ESTAS QUE SÃO MINHAS GRANDES PÉROLAS DO DIA-A-DIA . SE ME FALAR QUE EM TERMOS DE MÚSICA PURA DEBUSSY FOI MAIS ALTO QUE CHOPIN ACEITAREI SEM PROBLEMAS MAS CHOPIN CHEGOU MAIS ALTO OU MELHOR UM POUCO MAIS ALTO NO OBJETIVO PRINCIPAL QUE É FAZER MÚSICA PARA OS HOMENS . ESCUTANDO DEBUSSYAS VEZES TENHO O SENTIMENTO DE ME PERGUNTAR SE ESTE NÃO É O COMPOSITOR MENOS CONHECIDO INJUSTAMENTE, POIS NINGUÉM QUASE FALA NESTE ESTUPENDO COMPOSITORD E PRIMEIRA LINHA COMO UM MAHLER OU SCHUBERT. NUNCA FICO DESANIMADO COMDEBUSSY (PIANO) COMO JÁ FIQUEI COM BRUCKNER OU MESMO MAHLER,AGORA O CHOPIN COMPARADO A DEBUSSY TEM UMA MÚSICA MUITO MAIS SUSCETÍVEL A DECEPÇÕES COMO NOS SEUS NOTURNOS POR EXEMPLO . CHOPIN É MENOS ABSOLUTO QUE DEBUSSY PORÉM ALCANÇA DISTÂNCIAS MAIORES.
Marcílio. Tenho que admitir que nesta época em que escrevi este texto eu não era tão maduro com a obra pianística de Debussy, os prelúdios deste compositor é simplesmente divino, eu os escutei nestas últimas semanas com certeza mais de 50 vezes. São fantásticos. Tenho dúvidas sobre minha última frase acima. A verdade é que Chopin tem uma música mais suscetível, qualquer um pode escutar e vai amar. Já o Debussi, discípulo de Chopin, assim como Ravel é discípulo de Liszt, é música para iniciados como nós.Fiz um teste com um amigo de classe, dando para ele a nona de Beethoven. Ele escutou várias vezes e está empolgado, depois disto dei os prelúdios de Debussy, ele falou que é música para dormir. Terminando. Escutar as baladas de Chopin, ou as mazurcas é um prazer único.Como nenhum outro.
Marcílio. Estou indo esta manhã para a casa de meus pais, se responder para mim, envie para
arisueli@terra.com.br
Em tempo. Estou fazendo meu pai escutar um pouco de música, vamos ver se ele pega o lance.
Um abraço."
Ando pesquisando sobre “riscos”. O tema virou moda depois que o sociólogo e assessor do primeiro ministro inglês, Antony Giddens, escreveu sobre os riscos da modernidade. Se você pensou que ando a perigo, acertou. Meus prazos estão estourando e a saúde, para não me tornar dramático, já foi bastante melhor. Afinal, envelhecer é a coisa mais natural do mundo, já dizia alguém que gosta de abusar dos lugares comuns e das palavras que consolam.
Usando o cadê, heis que me deparo com o Blog do Rogério Macedo, de Fortaleza, Ceará, "Rogério Prado - Riscos e Rabiscos. Weblog com comentários sobre política, atualidades, comportamento, livros e governo." Esta é a primeira vez que vejo referência ao blog em relatório dos buscadores e não resisti à curiosidade de ver do que se tratava. Ele foi pescado, imagino, pela palavra risco contida no título. Me chamou a atenção, entretanto, não o “risco” mas uma referencia à arte de escrever. Ai vai o registro da
Segunda-feira, Maio 28, 2001 ::
Homo economicus
Hoje é moda cortar adjetivos e advérbios. A escrita enxuta é cultuada, algo como uma exigência da era da velocidade. O texto deve ser feito para o sujeito que vai ao MacDonalds comer um sanduíche sem gosto somente porque lá é servido em cinco minutos.
Essa exigência de uma escrita de frases curtas favorece, claro, o sujeito que não sabe escrever. Não que todos que escrevam, digamos, de forma menos rebuscada sejam maus escritores. O Kafka está aí para demonstrar o contrário. Mas é moda falar mal de quem use advérbios e adjetivos, de quem estenda os períodos através dos conectivos (e como é difícil usá-los) que nosso idioma oferece. Repito: nem todos que escrevem contidamente são maus escritores. Mas nenhum mau escritor sabe escrever, por exemplo, como Augusto dos Anjos, que distribui as palavras pelo texto com perfeita harmonia e sem qualquer preconceito quanto às classes. Veja abaixo.
Versos íntimos
(Augusto dos Anjos)
Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a ingratidão - esta pantera
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que nesta terra miserável
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa ainda pena a tua chaga,
Apedreja esta mão vil que te afaga,
Escarra nesta boca que te beija!
terça-feira, dezembro 11, 2001
segunda-feira, dezembro 10, 2001
Segunda Feira... tédio...
Parece que não me acostumo com a monotonia.. cheguei de BSB na sexta.. e já estou me sentido entediado com essa pasmaceira... Quando estou envolvido em algum projeto ou trabalho.. as horas voam.. o tempo passa rápido.. 24 horas são poucas para fazer tudo o que gosto de fazer.. mas quando não estou envolvido em algum projeto.. o tempo se arrasta.. lerdamente.. minuto após minuto..
Rinaldo e Liriel...
Alessandro gosta da musica popular brasileira.. se ouvisse o Rinaldo cantando (um novo artista no Brasil...) - descobreto no programa do Raul Gil..... um tenor genuíno..
Desculpem-me Carreras, Plácido e Pavaroti... mas Rinaldo ainda vai dar o que falar.. Liriel então.. uma soprano das melhores que já ouvi...
bração...
Parece que não me acostumo com a monotonia.. cheguei de BSB na sexta.. e já estou me sentido entediado com essa pasmaceira... Quando estou envolvido em algum projeto ou trabalho.. as horas voam.. o tempo passa rápido.. 24 horas são poucas para fazer tudo o que gosto de fazer.. mas quando não estou envolvido em algum projeto.. o tempo se arrasta.. lerdamente.. minuto após minuto..
Rinaldo e Liriel...
Alessandro gosta da musica popular brasileira.. se ouvisse o Rinaldo cantando (um novo artista no Brasil...) - descobreto no programa do Raul Gil..... um tenor genuíno..
Desculpem-me Carreras, Plácido e Pavaroti... mas Rinaldo ainda vai dar o que falar.. Liriel então.. uma soprano das melhores que já ouvi...
bração...
sexta-feira, dezembro 07, 2001
Brasília.. que saudade!...
Novamente ao modem.. estou de volta ao rio de Janeiro... é mole? PEnsar que estava a mais de 900 kilometros de casa ainda há puco.. o tempo de viagem de avião de Brasília ao rio é de 1 hora e dez minutos... e a mais de 1000 Km/h....
Brasília é uma cidade cheia de contratstes e, também, de muita monotonia.. no sentido estético da palavra.. quer dizer.. não há muita ousadia na arquitetura de Brasília... PAra mim, que venho do Sul, onde se pode encontrar um barzinho em cada esquina.. viver numa cidade onde os endereços são dado por Setor tal, quadra tal.. é dificil entender... MAs Brasília está lá, com suas avenidas largas, com trânsito ordenado e disciplinado..
Sabia que em Brasília pode-se adentrar a faixa de pedestres e, pasmem!!! o motorista para para o pedestre passar???!! No Rio a coisa não é assim tão fácil não.. pisar na faixa, mesmo com sinal aberto para o pedestre é temeridade no rio... morte na certa.. olhar para todos os lados é recomendado..
NO Distrito Federal o povo é amigo, camarada e falante.. todos são de fora, muitos do nordeste (cearenses, piauienses, pernambucanos, potiguares (Rio Grande do Norte) etc.. aqueles que vieram para construir a capital federal nos anos 60... ainda estão por lá..
A Noite é animada, nas boates nos Shoppings.. mas uma lei aprovada lá por uma deputada distrital vai acabar com a festança... Há Shoppings (no setor Comercial, noerte e sul)... mas o que há muito mesmo são os funcionários públicos federais... os funcionários de órgãos do governo e de instituições do mundo inteiro estão lá...
Sintetizando: GOSTEI de Brasília... o clima agradável e o pessoal também... creio que voltarei em janeiro... Fui contratado para trabalhar lá... um contrato de três anos... vai valer a pena? Só tempo irá dizer...
Rio de Janeiro.. visto de cima...
A volta foi tranquila.. o avião chegou as 20 e 30 no rio de Janeiro (havia saído as 19 e 30 de Brasília).... o visual que eu tive do Rio, à noite, foi lindo! PArecia um manto negro com pedras preciosas espalhadas nele.. brilhantes, azuis, brancos, amarelos... safiras, rubis.. lindo! Imagina um monte de rubis e brilhantes espalhadaos por sobre um fundo negro.. brilhando no negrume ... foi essa a imagem que eu vi.. eram as luzes do Rio.... mas o calor....incrivel? 40 graus, apesar da chuva...
Aqui é Verão mesmo..... pelo menos no Rio...
bração...
Novamente ao modem.. estou de volta ao rio de Janeiro... é mole? PEnsar que estava a mais de 900 kilometros de casa ainda há puco.. o tempo de viagem de avião de Brasília ao rio é de 1 hora e dez minutos... e a mais de 1000 Km/h....
Brasília é uma cidade cheia de contratstes e, também, de muita monotonia.. no sentido estético da palavra.. quer dizer.. não há muita ousadia na arquitetura de Brasília... PAra mim, que venho do Sul, onde se pode encontrar um barzinho em cada esquina.. viver numa cidade onde os endereços são dado por Setor tal, quadra tal.. é dificil entender... MAs Brasília está lá, com suas avenidas largas, com trânsito ordenado e disciplinado..
Sabia que em Brasília pode-se adentrar a faixa de pedestres e, pasmem!!! o motorista para para o pedestre passar???!! No Rio a coisa não é assim tão fácil não.. pisar na faixa, mesmo com sinal aberto para o pedestre é temeridade no rio... morte na certa.. olhar para todos os lados é recomendado..
NO Distrito Federal o povo é amigo, camarada e falante.. todos são de fora, muitos do nordeste (cearenses, piauienses, pernambucanos, potiguares (Rio Grande do Norte) etc.. aqueles que vieram para construir a capital federal nos anos 60... ainda estão por lá..
A Noite é animada, nas boates nos Shoppings.. mas uma lei aprovada lá por uma deputada distrital vai acabar com a festança... Há Shoppings (no setor Comercial, noerte e sul)... mas o que há muito mesmo são os funcionários públicos federais... os funcionários de órgãos do governo e de instituições do mundo inteiro estão lá...
Sintetizando: GOSTEI de Brasília... o clima agradável e o pessoal também... creio que voltarei em janeiro... Fui contratado para trabalhar lá... um contrato de três anos... vai valer a pena? Só tempo irá dizer...
Rio de Janeiro.. visto de cima...
A volta foi tranquila.. o avião chegou as 20 e 30 no rio de Janeiro (havia saído as 19 e 30 de Brasília).... o visual que eu tive do Rio, à noite, foi lindo! PArecia um manto negro com pedras preciosas espalhadas nele.. brilhantes, azuis, brancos, amarelos... safiras, rubis.. lindo! Imagina um monte de rubis e brilhantes espalhadaos por sobre um fundo negro.. brilhando no negrume ... foi essa a imagem que eu vi.. eram as luzes do Rio.... mas o calor....incrivel? 40 graus, apesar da chuva...
Aqui é Verão mesmo..... pelo menos no Rio...
bração...
BRASÍLIA
Que estranha cidade...nascida em pouco tempo do nada, cidade do futuro. Muito simpática aos estudantes italianos que à pergunta "Qual é a capital do Brasil?" respondem o seu nome com a cara de quem quer dizer "isso é fácil demais!". Mas coisa pensa o brasileiro da sua capital? Cidade de politicos? Cidade inútil? E quem é que mora nesta cidade? Qual é a caracteristica dos brasilienses?
FRIO
Aquí na Itália está entrando o inverno: frio, vento etc. Hoje chuveu mas não era uma chuva de água: o que descia do céu eram folhas secas. Eu gosto muito do inverno como de todas as demais estações, cada uma com as suas particularidades.
NATAL
Minha sobrinha:
"Mas agora no Brasil é verão, né?"
Eu:
"Sim. Melhor, primavera."
Sobrinha:
"Não gosto do Natal com calor sendo acostumada ao frio nesta época."
Namorado (20 anos) da sobrinha:
"Natal com calor??? Então no Brasil é agosto?"
Eu:
"Não; dezembro no Brasil é como junho por nós mas sempre dezembro se chama!"
Namorado da sobrinha:
"E faz calor."
Eu:
"Sim."
Namorado da sobrinha:
"Se faz calor então é agosto."
Ponto final.
PORTUGUÊS
Gosto de escrever na vossa língua. As palavras parecem ser mais poéticas e trazem muita inspiração também em contar coisas poucos interessantes como este posting. Não seria capaz de escrever em italiano tudo o que eu escrevi neste blog.
GILBERTO GIL
"Agradeço você e todos os grandes compositores brasileiros porquê vocês todos me ajudaram a ver o mundo também com outros olhos: não só com os meus italianos, mas também com olhos portuguêses, africanos e todos os olhos da população brasileira. Graças a vocês posso ver o mundo de ângulos diferentes e compreender coisas que o meu ser só italiano não poderia compreender. Muito obrigado."
Eu falando ao Gil por poucos segundos depois de um concerto seu em Viareggio no agosto de 1998.
EURO
Estou no período de mais trabalhos, com o Euro, a nova moeda de Europa, que está a pouco mais de vinte dias da sua temida entrada, tanto pelo uso cotidiano, quanto pelos problemas de programas dos computadores do trabalho. Grande mudanças estão em frente de nós. O italiano, por exemplo, não está acostumado aos centavos (se diz assim?). O valor mínimo no dia-a-dia é (era) 50 "lire": agora vamos ter 12,57 euros etc., etc., etc. (ficando isso o problema menor). Haja coração, povo italiano!
POSTING
Falei demais, eu sei. Mas fiquei ausente por muitos dias e provavelmente vou ficar calado por mais vários dias. Estou um poco cansado de escrever, imagino vocês a ler.......mas que bom escrever em português.
Alessandro.
Que estranha cidade...nascida em pouco tempo do nada, cidade do futuro. Muito simpática aos estudantes italianos que à pergunta "Qual é a capital do Brasil?" respondem o seu nome com a cara de quem quer dizer "isso é fácil demais!". Mas coisa pensa o brasileiro da sua capital? Cidade de politicos? Cidade inútil? E quem é que mora nesta cidade? Qual é a caracteristica dos brasilienses?
FRIO
Aquí na Itália está entrando o inverno: frio, vento etc. Hoje chuveu mas não era uma chuva de água: o que descia do céu eram folhas secas. Eu gosto muito do inverno como de todas as demais estações, cada uma com as suas particularidades.
NATAL
Minha sobrinha:
"Mas agora no Brasil é verão, né?"
Eu:
"Sim. Melhor, primavera."
Sobrinha:
"Não gosto do Natal com calor sendo acostumada ao frio nesta época."
Namorado (20 anos) da sobrinha:
"Natal com calor??? Então no Brasil é agosto?"
Eu:
"Não; dezembro no Brasil é como junho por nós mas sempre dezembro se chama!"
Namorado da sobrinha:
"E faz calor."
Eu:
"Sim."
Namorado da sobrinha:
"Se faz calor então é agosto."
Ponto final.
PORTUGUÊS
Gosto de escrever na vossa língua. As palavras parecem ser mais poéticas e trazem muita inspiração também em contar coisas poucos interessantes como este posting. Não seria capaz de escrever em italiano tudo o que eu escrevi neste blog.
GILBERTO GIL
"Agradeço você e todos os grandes compositores brasileiros porquê vocês todos me ajudaram a ver o mundo também com outros olhos: não só com os meus italianos, mas também com olhos portuguêses, africanos e todos os olhos da população brasileira. Graças a vocês posso ver o mundo de ângulos diferentes e compreender coisas que o meu ser só italiano não poderia compreender. Muito obrigado."
Eu falando ao Gil por poucos segundos depois de um concerto seu em Viareggio no agosto de 1998.
EURO
Estou no período de mais trabalhos, com o Euro, a nova moeda de Europa, que está a pouco mais de vinte dias da sua temida entrada, tanto pelo uso cotidiano, quanto pelos problemas de programas dos computadores do trabalho. Grande mudanças estão em frente de nós. O italiano, por exemplo, não está acostumado aos centavos (se diz assim?). O valor mínimo no dia-a-dia é (era) 50 "lire": agora vamos ter 12,57 euros etc., etc., etc. (ficando isso o problema menor). Haja coração, povo italiano!
POSTING
Falei demais, eu sei. Mas fiquei ausente por muitos dias e provavelmente vou ficar calado por mais vários dias. Estou um poco cansado de escrever, imagino vocês a ler.......mas que bom escrever em português.
Alessandro.
Late Show do Dave Letternam... X Jô Soares...
Fiquei indignado ao assistir ao Show do Dave no canal da Direct TV GN... cara.. a indignação fica por conta do descaramento do Jô Soares em copiar "ipsis literis" o tal Show do norte americano.... Até os intervalos são os mesmos, com aquelas imagens de alguma cidade brasileira.. no caso do Late Show, as imagens parecem ser de Nova Iorque... Cara, até as piadas do Jô são copiadas.. e o estilo de apresentar e entrevistar.. .o mesmo!!! Que vergonha... Jô Soares, sempre acreditei,um " Dublê" de escritor, ator e apresentador....que lástima...
bração..
Fiquei indignado ao assistir ao Show do Dave no canal da Direct TV GN... cara.. a indignação fica por conta do descaramento do Jô Soares em copiar "ipsis literis" o tal Show do norte americano.... Até os intervalos são os mesmos, com aquelas imagens de alguma cidade brasileira.. no caso do Late Show, as imagens parecem ser de Nova Iorque... Cara, até as piadas do Jô são copiadas.. e o estilo de apresentar e entrevistar.. .o mesmo!!! Que vergonha... Jô Soares, sempre acreditei,um " Dublê" de escritor, ator e apresentador....que lástima...
bração..
Rebloger... mudou!!!!
È.. não teve jeito... tive que migrar para o Snorland..... o rebloger estava dando muita dor de cabeça.... era um tal de - " Cadê o comentário que coloquei aqui...?" que decidi mudar de serviço...
É sempre assim... vamos ver até quando o snorland vai aguentar...
bração.. Ah! Comente o posting.. agora vai funcionar...
È.. não teve jeito... tive que migrar para o Snorland..... o rebloger estava dando muita dor de cabeça.... era um tal de - " Cadê o comentário que coloquei aqui...?" que decidi mudar de serviço...
É sempre assim... vamos ver até quando o snorland vai aguentar...
bração.. Ah! Comente o posting.. agora vai funcionar...
quinta-feira, dezembro 06, 2001
Ontem o Jornal Nacional deu uma notícia sobre o péssimo desempenho do Brasil no estudo internacional sobre a competência dos alunos de 15 anos em três áreas: compreensão da leitura (literacia), matemática e científica. O reporter entrevistou o Ministro Paulo Renato de Souza, da Educação, que deu algumas explicações sobre o assunto. Os adolescentes brasileiros estão nivelados com as nações mais pobres do mundo. O estudo vem sendo realizado periodicamente por um organismo internacional e seus resultados são considerados como revelador da competividade de uma país.
Nesse última avaliação a "performance" de Portugal também deixou a desejar, apresentando apenas 4 por cento de alunos no nivel de desempenho mais alto (nivel 5). É o que comenta Andreia Sanches no Boletim Informativo da Crítica, editado por Desiderio Murcho (boletim-critica@yahoogroups.com). Os campeões são Austrália, Canadá, Finlândia, Nova Zelândia e Reino Unido cujos indicadores apontam entre 15 e 18 por cento dos alunos no nível máximo.
quarta-feira, dezembro 05, 2001
A revista PC Magazine Brasil, na edição de janeiro de 1995 trouxe uma reportagem sobre PC perfeito. "A máquina dos sonhos" era configurada com um disco rígido de 1GB, 32 MB de RAM, cache de 512KB, Pentium 90 ou 100 MHz, Modem V.34 de 14,4 Kbps ao preço de 10 mil dólares americanos.
segunda-feira, dezembro 03, 2001
Direito do Planalto Central...
Boa Tarde meu leitor virtual.. Boa tarde amigos blogueiros...
Finalmente um conexão rápida.. são 32 Mbps... noutros casos, 10 Mbps.. (será isso mesmo? ) mas, em todo caso, a conexão é rapidíssima, o link é de 100MBPS... é mole? ... estou em Brasília, Capital Federal... o clima está agradável e muito trabalho para realizar.. acho que vou gostar daqui... .
bração..
Boa Tarde meu leitor virtual.. Boa tarde amigos blogueiros...
Finalmente um conexão rápida.. são 32 Mbps... noutros casos, 10 Mbps.. (será isso mesmo? ) mas, em todo caso, a conexão é rapidíssima, o link é de 100MBPS... é mole? ... estou em Brasília, Capital Federal... o clima está agradável e muito trabalho para realizar.. acho que vou gostar daqui... .
bração..
Na sessão de esportes do site da MSN tem um link com o título Florianópolis abre espaço para esportes radicais com uma página sobre a Ilha (Aeroporto mais próximo, Como Chegar?, Alimentação, O que Levar?, Cuidados, Distâncias das capitais, Geografia, Hospedagem, Informações úteis, Municípios)
Pedro, meu filho de 13 anos, descobriu Pink Floyd. Usando o Morpheus, baixou várias músicas e estava tentando descobrir o video de The Wall enquanto acompanhava Wish You Were Here com seu violão.
Wish You Were Here
Shine on You Crazy Diamond I-V
Remember when you were young,
You shone like the sun.
Shine on you crazy diamond.
Now there's a look in your eyes,
Like black holes in the sky.
Shine on you crazy diamond.
You were caught on the crossfire
Of childhood and stardom,
Blown on the steel breeze.
Come on you target
For faraway laughter,
Come on you stranger,
You legend, you martyr, and shine!
You reached for the secret too soon,
You cried for the moon.
Shine on you crazy diamond.
Threatened by shadows at night,
And exposed in the light.
Shine on you crazy diamond.
Well you wore out your welcome
With random precision,
Rode on the steel breeze.
Come on you raver,
You seer of visions,
Come on you painter,
You piper, you prisoner, and shine!
domingo, dezembro 02, 2001
Sexta-feira morreu George Harrison, aos 58 anos, em Los Angeles. As rádios não param de tocar suas músicas.
Bom dia Domingo...
No Rio de Janeiro o dia amanheceu com sol e clima agradável ... o astral melhorou bastante de ontem para hoje.. também, depois dos lamentos de ontem.. se não melhorasse poderia me internar num sanatório.. mas já está bem melhor...
O Brasil na copa foi sorteado numa chave, a princípio, bastante fácil.... o São Caetano goleou o Botafogo (ou quase...) e minha cachorrinha está melhor e fora de perigo quanto à cinomose.. hoje meu posting está bem Light... e as coisas também...
Esperemos para ver quem vai ser eliminado no Portal no programa Survivor.. quer dizer, No Limite da Rede Bobo....
bração....
No Rio de Janeiro o dia amanheceu com sol e clima agradável ... o astral melhorou bastante de ontem para hoje.. também, depois dos lamentos de ontem.. se não melhorasse poderia me internar num sanatório.. mas já está bem melhor...
O Brasil na copa foi sorteado numa chave, a princípio, bastante fácil.... o São Caetano goleou o Botafogo (ou quase...) e minha cachorrinha está melhor e fora de perigo quanto à cinomose.. hoje meu posting está bem Light... e as coisas também...
Esperemos para ver quem vai ser eliminado no Portal no programa Survivor.. quer dizer, No Limite da Rede Bobo....
bração....
sábado, dezembro 01, 2001
A memória as vezes nos trai guardando termos invertidos de uma frase ou simplesmente inventando coisas que não lemos nem ouvimos. Foi o que aconteceu comigo. Tinha certeza quase absoluta de que Lévi-Strauss havia dito em algum lugar que "o sociológico vem antes do psicológico" e o que acabei achando em O Pensamento Selvagem foi "L'ethnologie est d'abord une psychologie" (p. 174).
Para ficar na mesma área e com o mesmo autor, guardei uma lembrança de ter lido que ele voltara a ouvir Chopin, depois de muitos anos, e descobrira feliz que, além de rivalizar com Debussy, o compositor polonês era romântico. Relendo Tristes Trópicos verifiquei que as colocações quando menos são algo diferentes. Viajando pelo interior do Brasil em pesquisa de campo, obcecava-lhe a lembrança da melodia do Estudo número 3, opus 10, de Chopin.
Penso que não é inutil transcrever suas palavras: "Por que Chopin, a quem minhas preferências não me conduziam especialmente? Criado no culto wagneriano, eu descobrira Debussy em data bem recente, inclusive depois que as Núpcias, ouvidas na segunda ou terceira apresentação, tinham me revelado em Stravinski um mundo que me parecia mais real e mais sólido do que os cerrados do Brasil central, fazendo desmoronar meu universo musical anterior. Mas no momento em que saí da França, era Peléias que me fornecia o alimento espiritual de que eu necessitava; então, por que Chopin e sua obra mais banal impunham-se a mim no sertão? Mais ocupado em resolver esse problema do que em me dedicar às observações que me teriam justificado, eu dizia a mim mesmo que o progresso que consiste em passar de Chopin a Debussy talvez seja amplificado quando ocorre no sentido contrário. As delícias que me faziam preferir Debussy, agora eu as saboreava em Chopin, mas de um modo implícito, ainda incerto, e tão discreto que eu não as percebera no início e fora direto para a sua manifestação mais ostensiva. Realizava um duplo progresso: ao aprofundar a obra do compositor mais antigo, eu lhe reconhecia belezas destinadas a permanecerem ocultas para quem não tivesse, primeiro, conhecido Debussy. Eu gostava de Chopin por excesso, e não por escassez, como é o caso de quem nele parou sua evolução musical. Por outro lado, para favorecer dentro de mim o surgimento de certas emoções, já não precisava de excitação completa: o sinal, a alusão, a premonição de certas formas bastavam.
Léguas após léguas, a mesma frase melódica cantava em minha memória sem que eu pudesse afastá-la. Nela eu descobrira permanentemente novos encantos. Muito frouxa no início, parecia-me que ia progressivamente enroscando seu fio, como para dissimular o final que a concluiria. Essa transformação da flor em fruto ia ficando inextricável, a ponto de indagarmos que solução ela adotaria; de repente, uma nota resolvia tudo, e tal escapatória parecia ainda mais ousada do que o movimento comprometedor que a precedera, exigira e possibilitara; ao escutá-la, os temas anteriores elucidavam-se com um novo significado: sua busca já não era arbitrária, e sim a preparação para essa saída insuspeita. Seria então isso a viagem? Uma exploração dos desertos de minha memória, e não tanto daqueles que me rodeavam? " ( in Tristes Trópicos, Editora Cia. das Letras, S.Paulo, 1999, p. 357 (tradução de Rosa Freire D'aguiar)).
Choveu a semana inteira. O Clima na Ilha, depois de um breve anúncio de verão, voltou a pedir cobertas e mais parecia Londres com frio, chuva e neblina. Felizmente, hoje amanheceu com sol e o final de semana promete praia. Já não era sem tempo.
A chuva era tanta que nem me ocorreu chamar atenção para o destaque que o site MSN Messenger deu à Fpolis trazendo uma resportagem especial ontem sobre a cidade.
A Nata
Encontrei hoje um blog Legal, o cara (Fernando Kállas) é legal e escreve bem.. há uma matéria sobre umas patricinhas que voaram pela parede do prédio com uma BMW, do terceiro andar.. é mole?!
Vale conferir...
bração...
Encontrei hoje um blog Legal, o cara (Fernando Kállas) é legal e escreve bem.. há uma matéria sobre umas patricinhas que voaram pela parede do prédio com uma BMW, do terceiro andar.. é mole?!
Vale conferir...
bração...
Jean Today
Meu amigo Jean-Charles, como não consegue ficar muito tempo parado.. resolveu mudar de endereço e alterar ainda mais, o template do seu blog... achei que ficou muito bom.. principalmente aquelas janelas do Mac.. legal! Ou, como diriam os norte-americanos, Cool ...
Eu é que não tenho paciência para ficar fuçando no código.. mas, quem sabe, um dia...
bração...
Meu amigo Jean-Charles, como não consegue ficar muito tempo parado.. resolveu mudar de endereço e alterar ainda mais, o template do seu blog... achei que ficou muito bom.. principalmente aquelas janelas do Mac.. legal! Ou, como diriam os norte-americanos, Cool ...
Eu é que não tenho paciência para ficar fuçando no código.. mas, quem sabe, um dia...
bração...
Sábado Triste..
Seguindo o exemplo do Marcílio, este posting merece um fundo musical... Escolhi Amália Rodrigues, Triste Sina... um fado e, como todo fado, triste por natureza..
Um Sábado triste.. triste por não ter mais nada a fazer.. triste por uma enorme falta de espectativas.. triste por saber-se só.. apesar de estar em meio à multidão.. sentir-se naufragando em um mar de trevas.. a minha nau da vida, naufragando, com meus sonhos de menino.. triste sina...
Mas há os Fados mais alegres, um pouco.. como o Fado Alfacinha.. Onde a cantora diz...
"Faz da noite confidente... a noite é sempre calada.. faz da noite coinfidente, que a noite é sempre calada..
escuta o que diz a gente, (...) teus olhos são passarinhos, que inda não podem voar..
Ah! Cuidado que andam aos ninhos.. os rapazes do lugar..
Teus olhos quem é que ao vê-los, tão doces na tua face, não lhe apetece comê-los, como dois olhos de alface... "
O Fado tem tal encanto, mede um verso em cada hora...
Ah! Suspira.. guitarra chora, cada hora tem seu pranto...
-- bem, não é assim tão alegre.. mas menos triste que Triste Sina, ou o fado dos fados..
Quando o ciúme é tão forte, e ao próprio bem desejado, só tem olhos da morte..já não é ciúmes.. é fado! ....
Esse sábado tão triste.. que me deixa triste também.. ou será que o sábado está triste por eu estar tão triste? Questões existencialistas, por certo.. mas, fazer o quê se eu me sinto triste.. sem saber bem o porquê... Uma loucura que é a poesia, um sentimento que passa.. que é deitar-se no prado.. e prever uma desgraça... é.. é fado! Ou será apenas um sentimento que passa... ??
bração..
(PS. Joyce deve gostar disso, poesia é a praia dela!!! )
Seguindo o exemplo do Marcílio, este posting merece um fundo musical... Escolhi Amália Rodrigues, Triste Sina... um fado e, como todo fado, triste por natureza..
Um Sábado triste.. triste por não ter mais nada a fazer.. triste por uma enorme falta de espectativas.. triste por saber-se só.. apesar de estar em meio à multidão.. sentir-se naufragando em um mar de trevas.. a minha nau da vida, naufragando, com meus sonhos de menino.. triste sina...
Mas há os Fados mais alegres, um pouco.. como o Fado Alfacinha.. Onde a cantora diz...
"Faz da noite confidente... a noite é sempre calada.. faz da noite coinfidente, que a noite é sempre calada..
escuta o que diz a gente, (...) teus olhos são passarinhos, que inda não podem voar..
Ah! Cuidado que andam aos ninhos.. os rapazes do lugar..
Teus olhos quem é que ao vê-los, tão doces na tua face, não lhe apetece comê-los, como dois olhos de alface... "
O Fado tem tal encanto, mede um verso em cada hora...
Ah! Suspira.. guitarra chora, cada hora tem seu pranto...
-- bem, não é assim tão alegre.. mas menos triste que Triste Sina, ou o fado dos fados..
Quando o ciúme é tão forte, e ao próprio bem desejado, só tem olhos da morte..já não é ciúmes.. é fado! ....
Esse sábado tão triste.. que me deixa triste também.. ou será que o sábado está triste por eu estar tão triste? Questões existencialistas, por certo.. mas, fazer o quê se eu me sinto triste.. sem saber bem o porquê... Uma loucura que é a poesia, um sentimento que passa.. que é deitar-se no prado.. e prever uma desgraça... é.. é fado! Ou será apenas um sentimento que passa... ??
bração..
(PS. Joyce deve gostar disso, poesia é a praia dela!!! )
Assinar:
Comentários (Atom)
O tempo não apagou o que não terminou
O dia amanheceu cinzento, chuvoso e frio. Ainda assim, a certeza de que, em algum lugar longe daqui, você pensa em mim acalenta minha alma e...
-
Aqui vai a lista ordenada da classificação preliminar para a GEX - Porto Velho - RO 0001 Neander Alves do Couto ...
-
Pessoal, sem considerar os critérios de desempate, eis aí a listagem com os classificados para o INSS 2015, p ara a GEX Tefé - AM.. colo...