Sábado .... CARNAVAL no Brasil....

Olá pessoal.. faz tempo que não apareço por aqui... problemas pessoais não me dão tempo para escrever aqui.. mas resolvi deixar algum comentário hoje....

Andreini...

Ao amigo italiano, o meu abraço e o convite para continuar a escrever.. suas palavras sempre me dão muita alegria....

Marcilio...

Sempre mantendo o blog em dia.. valeu mesmo!

Jean-Charles...

Ao Jean.. o blog dele continua sempre uma maravilha.. o leiaute atual é muito bom..

Faire

Também o da Farie.. olha.. ficou maneiríssimo o novo leiaute.. gostei mesmo!

Carnaval...

Aqui no Rio o carnaval está animadíssimo.. apesar da chuva as pessoas estão brincando a valer.. eu, por meu lado, ficarei por aqui... em casa... assitindo uns vídeos... não tenho ânimo para enfrentar a balbúrdia que é isso... prefiro a calmaria...

Estou ansioso pelo início do ano letivo.. não vejo a hora de voltar aos estudos...

Raízes do Brasil... Acabei de ler o livro do Sérgio Buarque de Holanda.. dá prá perceber donde vieram os problemas brasileiros... e a maneira de viver do brasileiro... gostei do livro.. não vou fazer aqui uma resenha do mesmo, mas, se você, amigo leitor, quiser conhecer um pouco mais do Brasil, leia o livro.. vale a pena.. Ah! iniciei a leitura do "Consequências da Modernidade", do Giddens... acho que vai ser uma boa leitura também...

Ditos populares...

Há algum tempo fiquei a imaginar de onde foi que saiu essa maneira de falar "valer a pena..." e, se meu raciocínio estiver correto, deve ser o seguinte:

Quando ainda não exisitiam as canetas, lápis, ou essas tecnologias para escrever, os escritores, poetas e copistas utilizavam-se de penas.. que molhavam num tinteiro... Bom, quando alguma coisa que deveria ser escrita ou comentada não possuía importância suficiente para que se gastasse uma pena para tal, dizia-se: "Não vale a pena..".. quer dizer, prá que gastar uma pena com esse assunto? Creio que cada vez que se utilizava uma pena para escrever ela deveria gastar-se muito rapidamente, por isso o dito.. Se alguém souber, ou tiver, outra explicação, por favor, comente esse posting...

outra expressão utilizada no Brasil é a palvara "Gringo", com a qual as pessoas referem-se aos estrangeiros no país.. fiquei sabendo o seguinte:

A palavra teve origem da curruptela da expressão inglesa: "Gren, Go!" (Verde, pode ir!) .. é que na época em que foi construído o Metrô em São Paulo (se não me engano) vieram os ingleses para a realização da obra e para o treinamento dos novos metroviários (os maquinistas dos trens do Metrô) no Brasil.. assim, como os engenheiros ingleses repetiam as palavras: "Gren.. Go!" e "Red, Stop" os metroviários passaram a referirem-se aos ingleses como "Gren Go", daí, com o tempo, a expressão passa a ser: Grin Go => Gringo... com o tempo, a palavra passa a designar qualquer estrangeiro no país... legal né? Se algum souber de uma explicação diferente..

Ah! tem outras expressões, como Forró, que vem de " For All", surgida durante a presença norte-americana no Rio Grande no Norte no período da Segunda Guerra Mundial... é que o norte-americano fazia festas (bailes) para os oficiais e praças estadunidenses e, para o povo em geral, fazia um outro, daí o nome de Party For All... Festa para todos, daí o povo potiguar passar a dizer: For All.. depois, para simplificar Forró... que é um baile típico do nordeste.. popular.. ao som de sanfono, trinagulo (um instrumento feito de uma barra de metal no formato de um triângulo que se toca batendo um bastão de ferro.... e uma zabumba, uma espécie de bombo. É.. são estas as expressões... entre outras...

Valeu!

Bração...


Comentários