Alô amigos!
Eu vi que também vocês do Brasil têm agora de conhecer o que é o Big Brother, né? A coisa pior não é o programa, é que, pelo menos aquí na Itália, foi um sucesso imenso!! Mas já a segunda edição foi mais fraca.

Bem, vejo que o Nêodo está lendo o livro do Sérgio Buarque De Hollanda. Foi pra mim fundamental pra saber mais sobre a sociedade brasileira: e foi fundamental ler o livro depois que eu já conhecia bastante o Brasil. Muitas coisas ficariam escuras se tivesse lido o livro logo depois da minha "descoberta" do Brasil.


FORRÓ

Aquí tenho que dar um esclarecimento ao Nêodo. A versão que ele disse da origem da palavra Forró é chamada de "fantasiosa" conforme aos estudiosos do folclore brasileiro. Forró deriva de "forrobodó", divertimento pagodeiro (Câmara Cascudo, folclorista). Pagode e forró são festas que foram transformadas em gêneros musicais. O forrobodó (baile ordinário, sem etiqueta) foi movido por vários tipos de música nordestina (baião, coco, rojão, quadrilha, xaxado, xote) e animado da popular sanfona de oito baixos chamada pé de bode. Também conhecido por arrasta-pé, bate-chinela ou fobó. Mais notícias no site www.cliquemusic.com.br
Uma coisa que aprendi...aprendendo a nação Brasileira é que um acontecimento, um objeto, um qualquer coisa tem pelo menos duas explicações: nada é certo e fantasia e realidade se encaixam sem poder saber qual é a realidade...real! Assim aumenta a curiosidade de conhecer. Quem sabe que forró vem de verdade da palavra inglesa for all que os engenheiros ingleses da estrada de ferro Great Western (PE-PB-AL) usavam pelos bailes que promoviam para os operários?

Nêodo, como foi o Carnaval carioca? Falei com os jogadores de futebol da Deportiva Capixaba que faziam o torneio juvenil de Viareggio e disseram que aquí na Itália o carnaval é estranho: só nos domingos enquanto no Brasil são tres dias seguidos. Havia um que tocava violão: pela surpresa de todos eu disse título e autor da canção que estava interpretando! Pela crônica era "Oceano" do Djavan.

Depois desta "auto-celebração" do meu pequeno saber musical do Brasil e pedindo desculpa disso, saúdo todos os amigos deste Diário renovado e os leitores do mesmo.

Ciao,
Alessandro.

Comentários