Ainda sobre a Pena..

Algumas pessoas acharam que não tinha nada a ver o comentário sobre as penas para escrever..

encontrei esse site Scriptorium da Biblioteca do Porto, em Portugal, que tem uma matéria sobre o assunto:

pincei o seguinte:

" Todas as escritas são produto da utilização de uma pena de ave talhada, utilizada para escrever com tinta. Indicam-se como aves, tradicionalmente, fornecedoras de penas, o pato, o ganso, o galo, o corvo e o pavão, entre outras. Depois de secas ao natural, ou artificialmente, procedia-se ao talhe do bico da pena. Até ao século XIII, deveriam ser os próprios scriptores quem preparava as suas penas mas, posteriormente, e como aconteceu com o pergaminho e as tintas, surgirá um pequeno artesanato e comércio nos centros urbanos.
Do século XV, chegou-nos, num manuscrito da Biblioteca do Cabido da Catedral de Leitz, um conjunto de nove regras para obter um bom bico de pena. Terminado o talhe, cortavam-se as barbas e depois faziam-se “as provas de pena” que muitos manuscritos, sobretudo modernos, ainda hoje testemunham.

O scriptor ia tentando combater o desgaste da pena, quantas vezes bem visível nos manuscritos, através de pequenos afiamentos que ia fazendo quer com uma pedra-pomes quer com um canivete ou uma faca. Era, pois, normal um scriptorium abastecer-se de uma boa quantidade de penas. Nas iconogravuras medievais é frequente a representação de molhos de penas nas caixas de trabalho ou em estojos que o scriptor com um tinteiro transportava à cintura.

E da pena passemos à tinta, o elemento primeiro na triarquia da escrita para os chineses. Na verdade, da qualidade da tinta dependia quase todo o êxito de uma cópia. A mais antiga receita portuguesa até hoje encontrada e datável da 2ª metade do século XIV é daquele tipo e, por isso, utiliza como extracto de tanino as nozes de galha que, depois de moídas, eram colocadas num meio líquido (água, vinho ou vinagre). De seguida, juntava-se um sal metálico, azeche ou caparrosa. A goma arábica, elemento ligante, era de presença invariável."

Vivi....

FINALMENTE.... uma voz (devo dizer escrita??) feminina no nosso Blog.. seja Bem Vinda e, sinta-se em casa.. diga tudo o que desejar.. sabe.. esses assuntos do dia a dia..


bração....

Comentários