sábado, fevereiro 23, 2002

Boa tarde!!

Vivi não tem que ser tímida pra falar italiano. Só não deve ter medo de errar! Eu sei que erro muito do ponto de vista gramatical; o que me interessa mais é o sentido da frase e quando também este não fica claro, aí tem o Nêodo que me pede mais explicações que eu vou dar. Assim pode escrever sem problema nenhum! Se uma coisa não ficará clara vou ser eu a pedir explicações, não tenha medo!!

Eu não digo que falo português aos que me conhecem: só se fazem a pergunta direita. Mas acho que não acreditam!! Assim quando falo português (por exemplo porquê encontro uma pessoa brasileira) se surpreendem muito. Outros, quando digo isso começam a me perguntar como é que se diz isso ou aquilo. Mas sabem qual é SEMPRE a primeira pergunta?: "come si dice "casa" in portoghese?" (como é que se diz "casa" em português?). O meu bate papo com essas pessoas com assunto o idioma português acaba alí!!

O bate papo é muito importante para aprender. No 1° de julho do ano passado fui acompanhar um casal de São Paulo para alguns lugares por onde passou a Força Expedicionária Brasileira na segunda guerra mundial. Bem, era a primeira (e até hoje fica a única) vez que eu estava obrigado a falar um idioma que não era o meu sem me poder ajudar com o italiano: eles só falavam português. Levei comigo um pequeno dicionário que não foi aberto, nunca! Eu sei que fiz vários erros gramaticais, mas entendi TUDO o que eles disseram e eles entenderam TUDO o que eu disse! Este dia ficará na minha memória para sempre. Foi um desafio por mi mesmo, e acho que foi vencido. Só que aprender um idioma sem estudos nas escolas precisa de uma coisa: GRANDÍSSIMA PAIXÃO!!

Se Viviane quer saber como foi o meu encontro com o Brasil pode ler os meus postings dos dias 6 e 28 de outobro. Se ela e os demais leitores querem saber mais, é só perguntar.

Ciao a tutti,
Alessandro.

Nenhum comentário:

O tempo não apagou o que não terminou

O dia amanheceu cinzento, chuvoso e frio. Ainda assim, a certeza de que, em algum lugar longe daqui, você pensa em mim acalenta minha alma e...