Citação Bibliográfica
Outro dia falei da descrição que Michel Foucault faz de um quadro de Velaquez na introdução de seu livro sobre As palavras e as coisas.
Nessa obra ele refere-se também a uma misteriosa Enciclopédia Chinesa, que atribui a Borges, mas sem dizer que Borges é esse e sem fazer qualquer citação bibliográfica. Coisa de sábio francês...Diante do insucesso das primeiras pesquisas, desafiei meus alunos a localizar o texto, oferecendo-lhes nota máxima na disciplina que lecionava. A maioria desconhecia inteiramente Jorge Luis Borges, cuja obra completa só recentemente foi traduzida no País, e, tampouco, animara-se a traduzir espanhol, resultando o assunto pendente, passados quase cinco anos. Lembro-me que, à época, lancei outro desafio, também sem obter resposta. Em algum lugar de sua obra, Émile Durkheim fala que "o sociológico vem antes do psicológico". Este tema é retomado por Claude Lévi-Strauss num ensaio, quase cinquenta anos depois, sem referência ao velho mestre. Me dei conta disso ao reler a obra de Durkheim para preparar um curso de teoria sociológica clássica. Embora vivamente interessado no tema, mais tarde me foi impossível localizar a frase na obra dos autores pois não fizera qualquer anotação.Chequei a digitalizar alguns textos (A divisão do trabalho social, As formas elementares do parentesco, O método sociológico, O suicídio, Tristes trópicos, Antropologia Estrutural e o O pensamento selvagem), na esperança de que a função localizar do word me ajudasse, mas foi em vão. Terminada esta greve, penso renovar esses desafios. Quem sabe desta vez tenha mais sorte.

Comentários