Um pouco de Filosofia... ou, o Maravilhoso Platão...

PS. um texto meio sem pé nem cabeça.. mas, enfim: um texto (para os que desejam a complexidade textual ... eheheh (vc sabe que é prá voocê...)

A alma é espiritual. Como espiritual ( µ ) diferem as características da alma, das que são peculiares ao corpo. Este, o corpo, é espacial, e em consequência é também visível, além de perceptível de algum modo aos demais sentidos, quando a alma, ou o espírito, é invisível.

Espiritual significa também não ser material. Esta afirmação praticamente nada esclarece, porque na prática diz apenas haver uma diferença, sem dizer em que consiste esta diferença.

Entre os platônicos futuros (aqueles que vieram depois do próprio...) a alma poderia todavia compor-se com a matéria, mas já não seria a matéria dos corpos e seriam uma de natureza especial, de tal sorte que todos os seres criados seriam compostos de matéria e forma.

Tal doutrina (além do próprio) encontra-se também ente platônicos cristãos, como Agostinho, e se manterá entre os agostinianos da Idade Média.

A espiritualidade se liga à simplicidade e à imortalidade, - o qual ainda importa examinar em Platão. Mas esta,´bem, está é uma outra história que, noutro dia em que estiver, digamos...mais platônico, volto a escrever...

bração...

Comentários