UFMG...

Olha... A Universidade de Santa Catarina é, na minha opinião, o melhor lugar do mundo prá se estudar, além disso, Florianópolis é uma cidade linda.. paradisíaca até.. O Rio de Janeiro, tem lá seus problemas e a UFRJ pode até ser considerada a maior Universidade do Brasil (nome que aliás ela possui...) mas, em arquitetura e disposição do espaço, de organização e limpeza das instalações, de serviços, etc.. a UFMG dá dando um SHOW!!!

Imagina, tem banheiros por toda parte e, ainda, com sabonete líquido, papel e tudo o mais.... cafés tem em profusão, o Restaurante Unviersitário (preço de 3,00 para visitantes e de 0,70 para alunos) tem uma comida que é incrivel!!!

Os centros AcadÊmicos, todos, tem suas salas com todo tipo de equipamento, inclusive TV´s, vídeos e som... além de salas de estudo, com mesas, sofás e um ambiente acolhedor.. hoje conheci o CA de Comunicação.. tirei o maior cochilo lá depois do almoço.. e o mineiro, como sempre, hospitaleiro "por demais da conta..." "ê trem bão"

Como dizem por aqui: "Vou contá prô´cês, nu dô conta disso não".. é muito mesmo! e o linguajar meio paradão do mineiro, é uma delícia...

Meio puladinho assim, com um ritmo de espaço ternário (ou talvez quartenário... sabe: 1,2,3-4; 1,2,3-4; 1,2,3-4; com a ênfase sempre recaindo no terceiro ou no quarto tempo... sei lá.. não sou linguista... deve ter aí um estudo sobre o falar mineiro, se não tiver, deveria ter...

há sites e mais sites sobre o "falar mineiro", ou, se preferir, "mineirês..." como Agostinhorosa


lá se encontra por exemplo as palavras e seus significados....
pequeno -> piquininin
lugar - > lugarzin
mineiro - > mineirim
pouco - > pôquím
coisa pequena - > trenzim

Se estiver com fome, peça "cafezin cum pão dji queijj".

- Prá ajudar a fazer café, primeiro pergunte:
"Pópoupó"?.
Significa: Posso por o pó [de café]?

Se responderem "pópô", é afirmativo.
Se achar pouco, ou que o café ficou ralo, pergunte:

"Pópô mapoquim dipó"?
Significa: Posso por mais um pouco de pó?
- Se você for convidado prá "tomá um cafezin laimcáss" (Tomar um cafezinho lá em casa), mas não estiver certo se poderá ir, diga simplesmente:
"Confófô eu vô."
Significa: Se der, eu irei.
- Se algo o impedir de ir, explique:
"Eu tenquifazê uns negocim hojj."


é isso..

bração.. ou comno diz o mineiro.. inté...

Comentários