LEVANTE-SE E FAÇA A SUA PARTE


A Campanha Global de Ação contra a Pobreza (GCAP) e a Campanha do Milênio da ONU estão preparando uma grande mobilização mundial para afirmar nossa força e pressionar os líderes dos países ricos e pobres a cumprirem os compromissos assumidos para a realização e superação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), para o fim da pobreza e a redução da desigualdade. Sendo assim, convidamos todos a participar da mobilização LEVANTE-SE E FAÇA A SUA PARTE entre 17 e 19 de outubro de 2008.

Os governos participaram do Evento de Alto Nível da ONU pelos ODMs em Nova Iorque, em 25 de setembro último. Nessa ocasião receberam nossa mensagem exigindo o fim da pobreza.,No ano passado 43,7 milhões de pessoas participaram do ato do LEVANTE-SE. Essa mobilização deixou clara a mensagem aos governos, de que há um crescente movimento global de pessoas que não querem mais permanecer caladas ou sentadas diante da pobreza e das promessas não-cumpridas.

Em 2008, cruzamos o marco de meio caminho para o prazo de realização dos ODMs, em 2015. É mais urgente do que nunca a necessidade de unirmos nossos esforços e encaminharmos uma mensagem ainda mais forte aos responsáveis por tomadas de decisões e governos: esperamos ver ações concretas a respeito dos compromissos declarados - não há mais desculpas. O desafio do LEVANTE-SE E FAÇA A SUA PARTE será uma oportunidade de fortalecermos nossa presença, garantindo que o combate contra a pobreza, a desigualdade e os ODMs permaneçam prioritários na agenda política global.

Entre 17 e 19 de outubro, coincidindo com o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, tentaremos quebrar o recorde alcançado no ano passado, pedindo às pessoas em todo o mundo que participem do LEVANTE-SE E FAÇA A SUA PARTE contra a pobreza e a desigualdade, realizando e superando os ODMs. Nossas ações ocorrerão ao longo de três dias, entre sexta-feira e domingo, para assegurar que trabalhadores, estudantes e fiéis todas as religiões do mundo possam participar.

Pedimos sua liderança e apoio na mobilização de seus parceiros e redes, para que se engajem ativamente na iniciativa. Já recebemos grande número de respostas positivas de grupos da sociedade civil de todo o globo, que se unirão nessa ação simples, mas poderosa. Queremos mostrar o tamanho e a força do apoio público para o fim da pobreza extrema e à realização dos ODMs. Nos últimos dez anos, a pobreza extrema matou mais que todas as guerras do século XX juntas. Já temos meios e recursos para darmos um fim à tragédia diária de 50.000 mortes desnecessárias, mas falta vontade política. Por isso lhe convidamos a trazer o poder de sua representação a essa mobilização global.

Entre 17 e 19 de outubro, mobilize tantas pessoas quanto possível para o LEVANTE-SE E FAÇA A SUA PARTE contra a pobreza e a desigualdade, e pelos ODMs, unindo-se à tentativa de quebra do recorde mundial. Você pode promover qualquer tipo de ação. As mobilizações podem ter algumas, muitas, ou até mesmo milhares de pessoas - o importante é levantar-se e fazer a sua parte. Segue em anexo um folheto contendo informações práticas e logísticas de como se engajar no desafio do LEVANTE-SE E FAÇA A SUA PARTE, com instruções de como entrar na contagem. Envie-nos fotos do evento da sua organização, para que as mostremos no nosso sítio da internet.

Em segundo lugar, convidamos você a participar pessoalmente de um dos muitos eventos do LEVANTE-SE E FAÇA A SUA PARTE, patrocinados pela Campanha Global contra a Pobreza e pela Campanha do Milênio da ONU com seus parceiros nacionais. Você encontrará mais informações sobre os eventos e as ações programadas no site ou http://www.standagainstpoverty.org/ ou contatando a coalizão nacional da GCAP. Para ver a lista de pontos focais nacionais da GCAP, visite http://www.whiteband.org/.

Também pedimos que distribua o folheto em anexo a todos os membros da sua comunidade ou representação. Precisamos mostrar aos governos a grande e numerosa composição desse apelo à ação contra a pobreza. O folheto está disponível eletronicamente para download no site http://www.standagainstpoverty.org/ em inglês, francês, espanhol, árabe e português, e foi formatado a fim de facilitar a produção de cópias e o envio por e-mail.

Por fim, convidamos sua organização a endossar formalmente o LEVANTE-SE E FAÇA A SUA PARTE. Gostaríamos de inscrever sua organização em nosso site web. Se você quiser enviar uma pequena declaração ou citação, podemos incluí-la no site e em outros materiais de divulgação. Isso ajudaria a mostrar a diversidade e a amplitude do apoio a essa iniciativa global. Também lhe encorajamos a adicionar o link do http://www.standagainstpoverty.org/ no seu site, e poderemos lhe enviar o logotipo, um curto texto e outras ferramentas de campanha pela internet. Para mais informações, escreva para Ben Margolis (GCAP) em benmargolis@whiteband.org ou Mandy Kibel (Campanha do Milênio da ONU) em Amanda.kibel@undp.org.

Comentários