Planeta Terra, 23 de março de 2003.

===================
EDIÇÃO: RESISTÊNCIA
===================


TERROR OFICIAL
Por Luis Fernando Novoa Garzon
Excomunhão, encarceramento, tortura e fogueira. A Santa Inquisição do grande capital não admite desvios de conduta e de lucratividade. O santo ofício dos serviços secretos revela a face dos heréticos.
http://www.novae.inf.br/pensadores/terror_oficial.htm

OPERAÇÃO: LIBERDADE FORJADA
Por Gislene Bosnich
Os manifestantes pacifistas estadunidenses que protestavam em várias cidades do país foram atacados por rajadas de água e com um spray de gás lacrimogêneo (Vejamos quem usou algum tipo de arma química). A prisão política está de volta, assim como a censura e os terrores da ditadura. Só as ruas podem nos salvar.
http://www.novae.inf.br/gislene/liberdade_forjada.htm

A AMÉRICA TAMBÉM QUEIMA BANDEIRAS
Por Tanira Lebedeff, de Los Angeles
Uma onda de indignação contra a guerra se dissemina em solo americano. Neste domingo, mais uma manifestação: a marcha batizada de “Academy Awards for Peace”, numa referência a cerimônia de entrega do Oscar. Será na Hollywood Boulevard, terminando com um grande protesto em frente ao Kodak Theatre. A questão em faixas e palavras de ordem: o show deve continuar?
http://www.novae.inf.br/mundopop/oscar.htm

ESTADO DE DEMÊNCIA
Por Rodrigo Gurgel
A Casa Branca vive hoje sob uma preocupante ideologia denominada "evangelicalismo moderno". E segundo o evangelista Tony Evans, que partilha da privacidade do presidente, "uma das motivações que levaram Bush a concorrer à presidência foi o seu estudo da Bíblia. Ele sente que Deus está falando com ele".
http://www.novae.inf.br/pensadores/americano_tranquilo.htm

NATUREZAS MÓRBIDAS
Por Carolina Borges
As fendas para reflexões demonstram sinais de obviedade na medida em que a falta de coerência para tais ações bélicas ganham proporções cada vez maiores.
http://www.novae.inf.br/pensadores/naturezas_morbidas.htm

O DONO DA BOLA
Por Marcelo Lopes
Mais forte e mais alto do que seus colegas, Betão conhecia muito bem o poder de possuir uma bola numa comunidade tão pobre
http://www.novae.inf.br/mundopop/dono_da_bola.htm

PEDRO E YURI
Por Karin Centenaro
Dois garotos e suas realidades e sonhos. Fábulas modernas para entendermos o que analistas internacionais não conseguem explicar.
http://www.novae.inf.br/novasvozes/pedro_yuri.htm

SARAMAGO CONTRA A GUERRA
Intervenção de José Saramago na manifestação contra a guerra em Madri: "Nós nos manifestamos contra a lei da selva que os Estados Unidos e seus aliados antigos e modernos querem impor ao mundo. Não passarão!"
http://www.novae.inf.br/ativismo/saramago.htm

TRAÇO-BOMBA
Olhar de Latuff
O cartunista da revolução descarrega sua bateria de indignação
http://www.novae.inf.br/latuff/index.htm

Comentários

marcilioII disse…
Tiago Barbosa Ribeiro pede para apagar a citação. Nega ter escrito o texto reproduzido.