Pular para o conteúdo principal
RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, gosto de você
gosto de quem gosta
deste céu, desse mar,
dessa gente feliz
(Valsa de uma cidade, Ismael Netto & Antônio Maria)


O Rio foi a minha porta de entrada ao Brasil. O Pão de Açúcar era a única imagem do Brasil que conhecia antes de conhece-lo: o Maracanã foi onde o meu amor pela Terra Brasilis nasceu. Pela grande maioria dos italianos os mais de 8 milhões de Kmq do Brasil se resumem na cidade do Rio de Janeiro (pela alegria dos paulistas); Rio é o Brasil, o Brasil é Rio. É inútil falar em neve na Santa Catarina, em povo de origem alemã, em oitava potência industrial mundial: o Brasil é mar, praias, florestas, samba, alegria....tristeza, pobreza, violência. Como na Itália só chegam as notícias ruins dos outros Países, eis que o contraste ricos/pobres e a violência que segue ficam sendo os únicos cartões postais do nosso (posso dizer assim?) Brasil. E eu fico MUITO triste.


FORTALEZA

Cuba é o País da América Latina mais turístico pelos italianos. O Brasil perdeu um pouco pelas razões que já disse. Quem subiu na bolsas turística foi Fortaleza e as praias cearenses. Não rola imagem do Brasil-turístico que não passa pelo Pirata de Fortaleza.


CHUVA

Março deveria ser o mês mais chuvoso do ano na Itália. Só choveu no Sul: no Norte e no Centro nada, absolutamente nada. Mas ontem de manhã a água voltou a cair: e esperamos esta tarde também!


TIMÃO

Como comecei a gostar do Brasil partindo do Rio, não podia ter muita simpatia pelos paulistas, embora como pessoa eu seja muito mais paulista do que carioca. Então no futebol daquele estado não poderia torcer pelo São Paulo F.C. por ter o mesmo nome da cidade. Então tive simpatia pelo América de S.José di Rio Preto e, dentro os grandes, gostava tanto do Palmeiras que do Corinthians. Aí surgiu o José Altafini, o Mazola campeão do mundo pelo Brasil na Suécia mas que jogou também na Seleção italiana, se não me engano. Comentando os jogos do campeonato brasileiro no final da década de 80, quando falava de um jogador dizia sempre "mas é melhor X que joga no Palmeiras.....a sociedade melhor é o Verdão....entre as melhores torcidas está a do Palmeiras....olha lá o Verdão!!!....somos nós...". O Altafini falou tanto do seu Palmeiras, que eu tornei-me corinthiano!!
Por sinal hoje gosto do Brasil de ponta a ponta, posso ter mais simpatia por uns mas o meu amor é pelo Brasil INTEIRO. E me levantei no coração da noite pra assistir as vitórias são-paulinas em Tóquio e a única camisa que tenho de times paulistas é justamente à do Tricolor!!

CIAO,
Alessandro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX - Porto Velho - RO

Aqui vai a lista ordenada da classificação preliminar para a GEX - Porto Velho - RO 0001 Neander Alves do Couto                                107.00 0002 Leandro Tusholska Gomes                               102.00 0003 Daniel Boni Santana                                   101.00 0004 Jakson dos Passos Andrade                             101.00 0005 Denise Maria Rodrigues Santos...

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX: TEFÉ - AM

Pessoal, sem considerar os critérios de desempate, eis aí a listagem com os classificados para o INSS 2015, p ara a GEX Tefé - AM.. coloquei todos os aprovados, lembrando que o número máximo de aprovados, conforme o edital, será de 35 candidatos.. logo, até o  36.. ou os que estiverem empatados em último, será considerados, cf. edital e legislação vigente. lá vai: A dança das cadeiras ficará entre esses 9 primeiros colocados.... 0001 Anderson Nunes Almeida                      106 0002 Marcos Paulo Cavalcante                     99 0003 Francine de Bem Rossi                       98 0004 Joaquim Gomes da Costa Junior      ...

O Homem que desafiou o Diabo...

Um dos mais recentes filmes da nova safra nacional que assisti dia destes.. sinceramente um bom filme.. com o Marcos Palmeira e cia.. o filme é a dramatização do romance as pelejas de Ojuara , de Nei Leandro Casstro (que afirma que o escreveu em Chigaco à custa de longas noites de bebedeiras nas noites geladas daquela cidade estadunidense... é mole??).. O filme é estrelado por Marcos Palmeira, que convence como o mulherengo Zé Araújo , mascate que se transforma em Ojuara , o típico cabra-macho do sertão. O aventureiro não teme nada ou ninguém e vive à caça de mulheres (uma das pessagens mais bizarras do filme, que não nega a mão de Moacyr Góes, é a da Mãe de Pantanha (Flávia Alessandra).. um castelo em pleno sertão nordestino (sem contar os engfeites da tal personagen...) é bizarro! No Geral o filme convence e nos dá uma boa imagem do sexismo nordestino e das sua crenças e tradicões... Tudo regado a muita cachaça, enquanto ele ( Ojuara ) não encontra a sonhada "terra de São Saru...