Falso Deus....

Encontrei um bom artigo sobre Blogs e a Internet em nova-e... http://www.nova-e.inf.br/gislene/falsodeus.htm de Gislene Bosnich...

Segundo ela, "A internet é uma ferramenta para quem trabalha contra o tempo, pois, quem trabalha a seu favor e dispõe de dinheiro para suas empreitadas apenas a utilizará como um guia e nisto de fato reside seu valor, pois, não é verdade que encontramos tudo que desejamos na internet."... e eu, assino embaixo... concordo plenamente..

Olha, apesar de usar imensamente a Web, de acreditar realmente que muito se pode fazer por aqui... tenho lá minhas desconfianças.. não se pode pensar, do ponto de vista moral, que a Internet vá ser a panacéia que resolverá todos os males da humanidade...como apregoa o governo neo-liberal globalizado... veja-se o caso da educação.... até agora, todas as otimistas previsões da Educação a Distãncia não se converteram em realidade... e, porquê será heim???

por outro lado, quandoa firma que ". Aliás, sem contar que temos de pagar pelo provedor, porque afinal de contas não demorou muito para suspenderem os provedores gratuitos ou estes provaram-se praticamente inviáveis, empelindo-nos ao provedor pago." tenho que discordar.. até agora estou utilizando um provedor gratuíto e de qualidade...

não devemos nos ater ás questões morais e tentar entender, realmente, o que está acontecendo... que a Internet é uma realidade, isso é verdade.. como tmbém é verdade que a "bolha especulativa" do e-commerce.. falhou, ou implodiu,... mas há alguma coisa acontecendo.. veja só.. eu, aqui na minha sala, ouvindo Luther Allison... estou colocando aqui minhas palavras sobre o artigo dela.. seria isso possível num outro meio???

E, mais ainda, se há pesosas lendo-me agora... e, podendo interagir, de alguma forma, disponiblizando sua opinião no link aí abaixo de comentários.. não é verdade que algo está acontecendo aqui???

A resposta dá Gislene mesma "Parece contraditória fazer esta crítica à internet quando me utilizo dela para transmitir a mesma crítica, mas isto é apenas aparência, já que na maior parte do tempo temos de lutar no interior do campo inimigo e transformá-lo, deixando de reproduzir sua lógica; alterando sua gênese; este movimento que pretende imprimir à virtualidade poder supremo sobre a realidade"

né mesmo???

De novo tenho que concordar.. O fato é que deve existir uma intenção na comunicação, qualquer que seja e para o que seja. E há poucos umbigos interessantes para virarem notícia. E estamos fartos de "reality shows", com seus objetivos rasteiros na busca do "sucesso". é isso mesmo!!! Como alerta Melluci, um sociólogo italiano, é preciso domesticar a mídia e, a partir dela, domesticada, gritarmos bem alto nossas idéias.. não é o que vem fazendo a novae???

de fato, depois de tudo, tenho que dar mão à palmatória e concordar em gênero, número e grau com Gislene.. afinal, eu também pretendo: o que ela afirma, ou seja: "o mundo que desejamos construir e que tentamos fazê-lo num cotidiano mais severo e possibilitador que há para além de monitores e teclados."

Afinal, nosso Blog coletivo, tem, muitas vezes, olhado para o próprio umbigo.. por não querer melindrar leitores, ou amigos ... mas, que nós tentamos.. ah! isso tentamos...

Finalizando, quero citar Manoel Fernandes Neto, em seu E-ditorial em http://www.nova-e.inf.br/editorial/credibilidade.htm .. que isso é quase que como uma "rebeldia democrática sem limite e uma imprevisível interatividade com o público: a plena democratização dos meios de comunicação, antiga bandeira de uma infinidade de rebeldes."

Posso até ser um bitnik... um rebelde.. mas nunca sem causa! Eu quero uma internet livre! e que possamos fazer aqui o que não fizemos noutros lugares.. como diz Manoel Fernandes, "um jornalismo de credibilidade que continue transformando e refletindo um tempo." Pode até ser que não sejamos jornalistas... mas somos cidadãos, e temos direito à comunicação, à iformação.. e, claro.. sem retoques ao gosto do patrociandor!!!

bração....

Comentários