Um post amigo... (em comentários)..

O amigo Balestra, deixou um comentário animador aqui no DVC.. achei por bem publica-lo como post.. aí vai.. Obrigado Balestra... 
=============
J. ROBERTO BALESTRA deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Número excessivo de bacharéis preocupa Comissão de...": 

Nêodo, vá em frente com o curso. Mas não se preocupe com essa "necessária perfumaria" aí do seu curso (filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Durkhein, Kelsen e et ceteras outras coisas mais)... Na hora do "vamos-ver", o que irá valer é a qualidade de seu raciocínio jurídico sobre qualquer coisa. 

Um dos grandes problemas que vejo a rapaziada enrolada (inclusive meu filho que já é bacharel, mas está enroscado no muro do Exame de Ordem...), é que se procura decorar todas as teorias, decorar os códigos, querer guardar na cabeça tudo o que lê, como se fosse possível a nós guardar na barriga tudo o que comemos durante a vida... Não é razoável isso, não é mesmo? 

Pois então, o essencial é assimilar os princípios, os fundamentos básicos do Direito. Sei que há muitos, sim, mas depois que você pegar o fio-da-meada, verá que tudo é uma corrente: o um antes do dois, o três depois deste, e assim em diante... 

Mas é preciso fazer cedo logo uma opção de especialidade na carreira jurídica, se debruçar. Eu, por exemplo, desde o curso me dediquei com unhas-caneta-e-papel em Processo Civil. Sem o saber eu já agia como diz Guimarães Rosas em GS:V: “... passarinho que se debruça – o vôo já está pronto.”

Há quem coloque em segundo plano os procedimentos, dizendo que temos de dar prioridade ao direito civil e tal-e-coisa... mas na hora que a onça tem de beber água no escritório, na hora que a gente precisa voar de verdade, é pelo processo (civil) que o problema do cliente será resolvido. De nada adianta saber tudo “civilmente” acerca do problema trazido pelo cliente se a gente não sabe como dar forma ao pedido que irá ao juiz para conceder ou não o que o cliente pretende. Entendeu?

Nêodo, não sou o dono da verdade, nem professor-de-deus, nada disso! Todavia, gosto de franqueza: o sol nasceu pra todos... Tendo iniciado meu curso com 33 anos e terminado com 38; tendo sido estagiário de advogado experiente, trabalhado em gabinete de Juiz, e tendo sido juiz-Leigo por cinco anos no Juizado especial Cível de Maringá, sob nomeação do Presidente do TJ/PR), então é mais ou menos esse o caminho de que posso me servir para dar algumas dicas aos que estão chegando... 
Falei em processo civil,mas pode servir para processo penal e similares, tá? 

Abraços 

Comentários