Se ficar o bicho come.. se correr, o bicho pega.. e agora???

Notícia do O Globo desta quarta-feira, dia 24 de Dezembro...

"RIO - Dois rapazes, vítimas de um sequestro-relâmpago, e os três bandidos que os renderam foram mortos a tiros no início da noite desta terça-feira em Brás de Pina, na Zona Norte, após uma perseguição policial" [...] (para ler mais...)
=========

O que dizer? Não se sabe ao certo o que é preferível: continuar nas mãos de bandidos, torcendo para sair vivo da situação, ou esperar que a Polícia resolva o caso? Nesta última opção o risco é também o de não sair vivo da situação.

As Estatísticas informam que a Polícia no Rio de Janeiro (civil e militar) é a que mais mata no Brasil. Parece que a intenção do policial carioca é sempre, atirar primeiro e perguntar depois.. resolver logo a situação. Acontece que nem sempre quem morre é bandido... muito embora o fato não justifique a morte do agente do ilícito... o certo é que muitas mortes poderiam ter sido evitadas se a polícia adotasse outras táticas de abordagens, menos violentas, digamos..

Dia desses, uma ONG carioca colocou 16 mil cocos na Praia de Copacabana, representando a cabeça das vítimas de morte violenta no Rio de Janeiro nos dois últimos anos, ou seja: 8 mil mortes violentas por ano, o que dá uma média de 22,22 mortes violentas por dia nos últimos dois anos no Rio de Janeiro: O Haiti é aqui?!

Além das mortes, há ainda 9.000 casos de pessoas desaparecidas, sem esclarecimentos, entre janeiro de 2007 e dezembro deste ano. Na terça-feira, também na Praia de Copacabana, outra ONG fez uma manifestação com manequins representando corpos de pessoas enterradas em valas clandestinas e envolvidas por pneus, lembrando as vítimas incineradas vivas pelo tráfico no Rio.

No Rio o que vale é "De dia, ande na rua com cuidado, olhos bem abertos. Evite falar com estranhos. À noite, não saia para caminhar, principalmente se estiver sozinho e seu bairro for deserto. Quando estacionar, tranque bem as portas do carro e não se esqueça de levar o som consigo. De madrugada, não pare em sinal vermelho. Se for assaltado, não reaja --entregue tudo." (Fonte: Pinheiro & Almeida - Violência Urbana - Folha Online)

Para obter informações sobre Violência no Rio de Janeiro, sugiro a visita ao site do Instituto de Segurança Pública (ISP) que publica estatísticas sobre o assunto.

Durma-se com um barulho desses...

bração...

Comentários