1980

Eh...como já sabem muito bem os leitores deste blog (aos quais da minha vida nada interessa, mas eu só posso escrever dela...), o 1980 é o ano em que eu descobri o Brasil.
Estava lá diante da televisão a cores, novidade da minha casa, olhando cartoons japoneses ma estava um pouco chateado...mudei de canal e...lá vem o Brasil!!
Mascarado de jogo de futebol, o Brasil chamou a minha atenção: Ale, vem me descobrir...
Depois disso, o futebol continuou a ser a máscara da Terra Brasilis. Esta vez me disse, sempre baixinho: Ale, vem me AMAR.
Os dois promeiros jogos, as duas primeiras máscaras foram:
América x Vasco da Gama
Flamengo x Botafogo
Agora, por favor, vejam a tabela do carioca 2004. Domingo 14 de março, o que tem em cartaz? América x Vasco, Fla x Bota....Fico sem palavras....
E é deste ano esta canção que a dupla Toquinho-Vinícius de Moraes escreveu a canção que vou citar neste posting. Por sinal, a dupla foi a máscara com que a Terra Brasil me pediu em casamento. E acetei...

SAMBA PRA ENDRIGO
(Toquinho - Vinícius de Moraes, 1980)

Quando eu chego ao Rio
Eu me arrepio de ver tanta coisa linda
Solta no ar
Eu que vim do frio
Me delicio
A ponto de ter vontade de não voltar
Cada um na rua
É um rei na sua maneira tão popular
Sou tão batuqueiro
Quanto qualquer tocador de pandeiro é
Sou tão mandingueiro tão brasileiro quanto
Um cidadão qualquer
Mas afinal até que eu não sou mau de bola
Mas não sei sambar na escola
Nem sou bom de ginga não
Mas a questão para mim
É que ser sambista
É mais do que um passista
Bem mais do que um folião

Comentários