quarta-feira, fevereiro 26, 2003

MEU DEUS, MEU DEUS.....

Não posso acreditar, não é possível! Estou tremendo de PURA EMOÇÃO! Fui enviar o meu número pra ela por e-mail....estava diante do computador lendo as últimas notícias depois que internet voltou a funcionar....ouvi o meu celular tocar. Vi que não estava escrito o número de quem me chamava. Respondi: ouvi uma voz de ANJO!! QUE LINDA, QUE LINDA, QUE LINDA, QUE LINDA!!! Na verdade acho que não fiz uma boa "figura", porquê eu estava tão emocionado que não conseguia nem falar. Estou tremendo ainda. QUE VOZ LINDA!! QUE BELEZA!! Me perguntou quando eu ia ao Brasil: certo é que tenho uma razão a mais!
Cla, você tem a voz mais divina que eu nunca ouvi.
TE ADORO!
As pessoas...

Sabe, acho que as pessoas deveriam ter mais consideração com as outras.. sabe o que é agendar uma reunião de estudos, desfazer outros compromissos para etsra no lugar aprazado no hortário e esperar, esperar, esperar.. e nada!!! Ninguém aparece!

Depois, resolvo dar uma olhadinha na caixa de entrada do email e vejo que há um email lá com o título "NAO haverá mais reunião ... "

PÔ!!! C$#%@&***!!Þ!!!


Poderiam ter ligado né? Afinal, para uma coisa assim o telefone ainda é a melhor opção, email pode não chegar, o sujeito pode não ter acessado a rede naquele dia, enfim... é um meio de comunicação assíncrono! Quer dizer, a interação não é, para utilziar uma palavra higtech, "real time".. falta de consideraçãop.. fiquei magoadíssimo...pois estou aqui, no laboratório da pós-graduação, mudei todo o cronograma do dia, alterei compromissos, perdi tempo que poderia estar utilizando para escrever o projeto, etc, etc, enfim... ninguém merece!!!

domingo, fevereiro 23, 2003

COSTA DO MARFIM

Mudando de canal de televisão "ao Deus dará", outro dia reparei num noticiário de uma televisão nacional menor. Entre as notícias em "breve", estava, quase escondida, à que dizia que na Costa do Marfim um grupo de não sei quem (rebeldes, revolucionários...) matou todos os habitantes de um vilarejo inimigo (inimigo de quem?) degolando até mulheres e menores. Desta notícia não sei mais nada: nos outros canais nem se falou. Mas muito se falou das duas discotécas que queimaram nos Estados Unidos: reportagens e mais reportagens em todos os canais.
Quem foi que diz que pelo menos na morte somos todos iguais? Não, pelo olhares do mundo...

NACIONALISMO

Falando entre amigos, no jantar do sábado, o meu nacionalismo, misturado ao ser contra a língua inglês, me fez proclamar que pra mim a língua inglês não deveria passar os "Alpi" (serra de montanhas ao norte da Itália) e que nos rádios, o 80% das canções deveriam ser italianas e o resto divididos entre todas as outras nações do mundo. Era uma exaltação pra fazer brilhar mais a cultura italiana. Uma minha amiga, me olhou com tranquilidade e disse pra mim:
"Justamente você é quem diz estas coisas?"
Me calei bebendo mais um copo de vinho branco espumoso...

RIO GRANDE DO SUL

O post do Nêodo sobre a história do Rio Grande do Sul, me dá ocasião de falar, muito brevemente, das minhas amizades "por correio". E, peço desculpa, não é uma ótima publicidade aos brasileiros, ainda mais às brasileiras. É que os brasileiros que conheci e com os quais troquei corrispondências (por correio e nos últimos anos também por internet), começam indo a todo vapor, trocando informações, material, todos felizes e engajados: mas pouco tempo depois, desaparecem talvez cansados ou não mais interessados no assunto. O único com o qual troco ainda material com muita continuidade, é um gaúcho de Pelotas: chama-se Valdir e trocamos informações futebolisticas desde o 1990. Mesmo na era da internet, nós usamos o correio e eu fico sempre muito alegre quando chega um envelope do Brasil. Mas os outros? Melhor, as outras? O meu primeiro contato brasileiro foi com uma paulista que se chamava Andrea. Lembro muito bem que quando chegou pela primeira vez o seu envelope (quatro revistas "Placar"), minha mãe desceu as escadas de minha casa no momento em que eu voltava da escola (era o 1986 ou 1987) e me disse:
"Hoje você é o garoto mais feliz do mundo!"
Eu logo entendi, e era de verdade o garoto mais feliz do mundo. Mas depois que eu enviei por ela do material, desapareceu. Aconteceu assim com outra paulista há pouco tempo atrás. E com mais um paulista e sua irmã (mesmo se estes de vez em quando reaparecem). Será que é Sampa que é assim? Parece que as brasileiras (falo das mulheres, porquê é com elas que isso aconteceu mais vezes) vejam um sonho que se chama Itália e que quando este sonho pode tornar-se realidade, tenham medo de vivê-lo. Espero que uma carioca possa fazer ver que não todas as brasileiras são assim! Falo de carioca pelo simples fato de ser a maior rival de uma paulista e de fazer ver que ela é melhor. É puramente casual...(eh, eh, eh,....). De qualquer modo: W o Rio Grande do Sul, tchê!

FUTEBOL, OU QUASE

Segundo jogo suspenso na primeira divisão italiana por causa da violência dos torcedores (?): e na região de Napoli, nada de jogos entres todas as categorias de juvenis, sim, j-u-v-e-n-i-s, pela violência a cada partida deles. Ao estado italiano, cada rodada da "Serie A" custa, se não me engano, 62 milhões de Euro, cerca de 200 milhões de Reais. Vou na internet, e na "Gazeta Esportiva" vejo o que aconteceu no Brasil. "Vai, minha tristeza...."

Abraços pra todos,
Alessandro
=========
INÉDITOS
=========


::: MUNDO ESTADUNIDENSE - SEAN PENN PARA PRESIDENTE

Por Tanira Lebedeff, de Los Angeles
100 mil pessoas pelas ruas de Hollywod, na Grande Los Angeles, repudiam a guerra contra o Iraque. Símbolos da indústria que tantas vezes repete em seus filmes os mesmos valores, e elege como vilões os inimigos ditados por Washington foram, ironicamente, o cenário das manifestações pela paz. O povo americano diz Não!
http://www.novae.inf.br/pensadores/sean_penn_para_presidente.htm

DA INSANIDADE AOS INTERESSES
Por Orlando Maretti
De Reagan a Bush. A História, na verdade, não se repete somente em farsa. A realpolitik e os interesses dos grandes conglomerados industriais interessados na guerra emergem ciclicamente e põem de novo o mundo ante um conflito que parece inevitável.
http://www.novae.inf.br/pensadores/insanidades_interesses.htm

::: NOVAS VOZES - CRÔNICA

O CONFRONTO
Por Karin Centenaro
As convicções de Pamela contra o professor George: uma fábula do cotidiano para influenciar novas gerações.
http://www.novae.inf.br/novasvozes/oconfronto.htm

::: MÍDIA DA PAZ - INSPIRAÇÕES

A ÁRVORE DA PAZ
Por Ivana Maria França de Negri

Era um garotinho muito esperto e curioso. Um dia ouviu uma pessoa importante dizendo num discurso que era necessário plantar sementes de paz.
http://www.novae.inf.br/midiadapaz/inspiracoes/arvore_da_paz.htm

::: IDEAIS EM TRANSE

> ASSOPRA... MEU CORAÇÃO NÃO QUER ESQUECER
Por Antonio Ozaí da Silva
Uma assinatura na matrícula sindical. A emoção da vitória. A realidade de ser governo, que nulifica antagonismos e transforma revolucionários de ontem em conservadores de hoje, raízes da nossa formação social e histórica.
http://www.novae.inf.br/pensadores/razao_emocao.htm

> ESFOLA... EU QUIS DIZER, VOCÊ NÃO QUIS ESCUTAR
Por Gislene Bosnich
Meus camaradas da NovaE perdoem-me, mas é difícil acreditar também que alguém verdadeiramente crítico esteja compactuando com o mais real show de terror da nova configuração do Planalto.
http://www.novae.inf.br/gislene/eu_sempre_disse.htm

> FILOSOFA... A CRISE
Por César Boschetti
O Deus Mercado não dá margem nem tempo para  "pieguices". Os modernos centuriões ainda hão de conquistar o Deserto. Apenas e tão somente, o Deserto. Palco de uma humanidade ressequida, esfomeada e moribunda.
http://www.novae.inf.br/cesarboschetti/acrise.htm

sábado, fevereiro 22, 2003

Tout le monde ...

Tout le monde est une drôle de personne!
Et tout le monde a l´âme emmêlée,
Tout le monde a de l´enfance qui ronronne,
Au fonde d´une poche oubliée

Tout le monde a de restes de rêves,
et des coins de vie dévastés,
Tout le monde a cherché quelques chose un jour,
Mais tout le monde ne l´a pas trouvé..

Tout le monde a une seule víe qui passe.
....

C.Bruni CD Quelqu´ un m´a dit
Dalva

sexta-feira, fevereiro 21, 2003

Olá amigos do Blog.. estou sem assunto hoje.. só passeipara dizer um oi..

bração....

quinta-feira, fevereiro 20, 2003

A Casa das Sete Mulheres e os Centauros Avezados

Por José Vieira Loguercio*

"Sorri com tranqüilidade/ quando alguém te calunia/ quem sabe o que não seria/ se ele dissesse a verdade." Mário Quintana

A minissérie "A Casa das Sete Mulheres", que a Globo apresenta, indica que os versos do Poeta riograndense valem para vivos e mortos. Não importa se atropela fatos históricos e mistura paisagens. Até porque, quem realmente conhece o Rio Grande do Sul?

O que importa, é trazer à tela famosa, uma epopéia decisiva na consolidação do gaúcho e na sua contribuição para a formação da Nação Brasileira.

A Revolução Farroupilha (1835-1845) lançou as bases do que viria a ser a singularidade política do Rio Grande do Sul e seu papel na formação do Estado Nacional.

Historicamente, foi diferente a maneira de fazer política do Chuí ao Mampituba da praticada do Mampituba ao Oiapoque. Os traços fundamentais que distinguiram o Rio Grande do Sul dos demais estados da federação são: sua peculiar composição de classes; a constante divisão das elites (cuja base foi a burguesia gaúcha e a burguesia colona),; a polarização partidária em dois blocos; o protagonismo de seu povo (as próprias elites arrastavam o povo para resolver suas contendas); e a defesa por mais de 300 anos de fronteiras "vivas" que exigiu concentração de tropas e deu origem às Estâncias.

A elite gaúcha, diferentemente da do restante do Brasil, nunca foi cordial, como diria Sérgio Buarque de Holanda, mas hospitaleira. Ou seja, o que é meu é meu e o que é público é meu também vale para o restante da elite brasileira, não para a gaúcha. Aqui, desde os Farrapos foi forte a separação entre o público e o privado. Aqui, a burguesia gaúcha se firmou através de uma revolução. Aqui, as diferenças políticas foram resolvidas por conflitos.

A burguesia gaúcha surgiu de uma forma especial de propriedade criada pela Coroa Portuguesa — a Estância. Terras medindo 13 mil ha eram doadas a senhores que deveriam povoá-las e defender a fronteira. Depois dos bandeirantes terem destruído as reduções e as missões jesuíticas — aí por volta de 1640 e em fins do séc. XVII — que possuíam rebanho bovino e cavalar amansado, este se esparramou pelas coxilhas e se tornou chimarrão (gado selvagem). Entre 1632 a 1732 esses rebanhos se espalharam desde a fronteira até o litoral.

Com a descoberta do ouro em Minas Gerais (1690) foi possível ao RS fornecer animais de transporte e carga e, depois, o charque. Após o Tratado de Madrid (no qual Portugal e Espanha trocavam os Sete Povos das Missões pela Colônia de Sacramento), a Coroa Portuguesa, estimulou as Estâncias. Aí se praticava a pecuária extensiva e eram os estancieiros os responsáveis pela segurança da Fronteira. Surgem Bagé, São Gabriel, Alegrete, Santa Maria. Com a Guerra Cisplatina (1821-1828) tem desenvolvimento o Ciclo do Charque. As principais charqueadas se instalaram por volta de 1780, assumindo importância o porto de Rio Grande e a cidade de Pelotas.

Aí estão as raízes de Bento Gonçalves, David Canabarro, General Neto e os demais líderes farroupilha. A Estância nunca foi Casa Grande. Para manter a peonada (os pelos duros, mistura de índio, negro, português e espanhol, com predomínio dos primeiros), o estancieiro tinha que ser hospitaleiro, pois seus peões também tinham facões e poderiam se retirar coxilha à fora, com cavalo e gado. Euclides da Cunha compara o gaúcho com o sertanejo — embora a distância e o clima, o tipo de atividade era similar.

A República do Piratini foi a mais elevada forma de uma organização pré-estatal, que teve seus antecedentes nos mercadores da fronteira e nas reduções e missões jesuíticas. A "pacificação", comandada por Duque de Caxias, contemplou o maior interesse da burguesia gaúcha — burguesia porque não se consegue o charque sem extrair mais valia —, a retirada do imposto sobre esse produto. A burguesia gaúcha produziu lideranças como Gaspar da Silveira Martins (autor da frase que Diógenes Arruda gostava: "Idéias não são metais que se fundem") e Assis Brasil.

Sua decadência advém com a Geladeira, que esvaziou a importância do charque. Hoje ela é um fantasma de si mesma. Muito mais para gigolô de vaca, como dizia o general Figueiredo. Tem início o longo período de decadência da chamada metade sul do Rio Grande do Sul. Com o arroz, ela vive do arrendamento da terra. Ou seja, a parte sul continua se desenvolvendo de forma prussiana (aburguesamento da grande propriedade).

Durante o Império, a parte norte foi povoada pela imigração de origem alemã e italiana, basicamente. Esses sem terra, fruto da unificação capitalista daquelas nações, eram "exportados" para o Brasil e, aqui no RS, recebiam uma colônia de terra (variou de 76 ha até 12,5 ha). Algo inédito em todo o país, o parcelamento da terra, que é a essência da via francesa de penetração do capitalismo no campo. De tal sorte que, se havia 100 mil pequenas propriedades rurais em 1940, ultrapassavam 400 mil em 1984.

Essas pequenas propriedades necessitavam de arame, pregos, tinta, roupa, móveis. Surge a Burguesia Colona. Aí está a origem dos Gerdau, Renner, Graziotin, e quejandos. Os grandes líderes dessa burguesia foram Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros.

Enquanto a burguesia gaúcha defendia uma democracia anglo-americano, com ênfase no direito individual, a burguesia colona defendia uma democracia franco-européia, com ênfase no direito social.

Depois da burguesia colona vencer a guerra civil de 1883-85, na qual morreram mais de 1% da população do RS, pôde aplicar seu ideário. Mas Júlio de Castilhos insistia que tinham que resgatar o gauchismo. E após a 2ª guerra Mundial, quando estudantes secundaristas do Colégio Júlio de Castilhos, aproveitando o translado dos restos mortais de Gaspar da Silveira Martins, criam o 1º CTG (Centro de Tradições Gaúchas - 35), uma homenagem à epopéia farroupilha, a colonada, para se livrar da pecha de nazi-fascista, incorpora o gauchismo e em pouco tempo surgiram milhares de CTG's, hoje esparramados Brasil afora.

As duas burguesias travaram outra guerra civil em 1923. Posteriormente, foram unificadas pelo grupo de Getulio Vargas, Osvaldo Aranha, e outros, que formulou o 1º Projeto Nacional após dirigir a Revolução de 1930 que, entre várias medidas centralizadoras, mandou queimar as bandeiras das províncias para que avultasse a Bandeira Nacional. Aliás, Getúlio Vargas já afirmava em 1927: "Ao invés da declaração dos direitos do homem, com que a Revolução Francesa consagrou a vitória do individualismo, terá de sobrevir (...) a declaração dos direitos da sociedade."

Quase um século antes, em 11 de setembro de 1836, após a vitória nos campos de Seival, Antônio de Souza Neto (o gen. Neto) proclama: "Camaradas! Nós que compomos a Primeira Brigada do Exército Liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do Império e forma um Estado livre e independente, com o título de República Riograndense...".

Leve-se em conta que entre os lugares que se reuniam os revolucionários em 1935, estava a casa do cônsul norte-americano. Ora, esta proclamação consagrava uma conquista revolucionária da democracia liberal burguesa, pois resultava dos campos de batalha. O jovem Garibaldi aí bebeu sua compreensão de que o povo tinha que participar revolucionariamente na formação das Nações, embora a hegemonia então da burguesia.

Também Júlio de Castilhos e seus comandados, ao vencerem a guerra civil de 1883-85 contra as tropas de Gaspar da Silveira Martins, executou um republicanismo mais radical que o de Floriano Peixoto. Bebendo nas águas da democracia francesa, e influenciado pelas idéias de Comte, este presidente da província do RS aplicou uma política econômica na qual o Estado tinha uma forte participação na economia como indutor e regulador. Foi isto que possibilitou o crescimento da burguesia colona, hoje hegemônica no RS (aliás só deixou de ser governo no curto período recente no qual a pequena burguesia assumiu, praticou medidas econômicas que lhe interessava, mas se isolou politicamente).

Rigotto é uma expressão dessa realidade. Uniu várias forças por não ter proposta alguma. É a expressão da decadência e impotência tanto da burguesia gaúcha como da burguesia colona que lhe apoiaram. Aliás estas burguesias se misturaram após a 2ª guerra e, principalmente, com o advento do soja que possibilitou, nos anos setenta, um grande crescimento do sistema cooperativista de produção e, em decorrência, da indústria, serviços e comércio. Foi o auge do Sistema Fecotrigo e, sua decadência com o neoliberalismo o fim do papel vanguardeiro da burguesia riograndense no cenário nacional.

Hoje, gaúcho passou a ser todos os nascidos no Rio Grande do Sul. A bombacha virou moda, e o chimarrão de erva-mate se espalhou. O churrasco da fronteira se misturou com a produção da pequena propriedade e surgiu o Espeto Corrido. Andar pilchado, coisa só possível aos estancieiros, torno-se mania da pequena burguesia. A bela música gaúcha foi substituída pelo nativismo insosso e de conteúdo pobre.

O proletariado gaúcho está disperso em milhares de fábricas e fabriquetas, particularmente após o advento do Soja. Já teve uma consciência classista mais apurada na época das charqueadas e da ferrovia. Já teve em Giuseppe Garibaldi e sua companheira Anita Garibaldi, os precursores de um protagonismo que nunca deveria abandonar.

Dito seja de passagem, Giuseppe Garibaldi está para o século XIX como Che Guevara para o século XX — heróis de continentes. Mas Garibaldi, que terminou sua vida nas fileiras da Internacional de Marx e Engels, esteve em todas as guerras integrado às forças mais avançadas do momento. Fosse no Brasil, na Venezuela ou na Itália, onde comandava os camisas-vermelhas, ou na parte avançada da unificação Italiana. Em uma carta enviada a seu amigo Domingos José de Almeida, datada em Moderna, 10 de setembro de 1859, Garibaldi afirma:

"Eu vi corpos de tropas mais numerosas, batalhas mais disputadas, mas nunca vi, em nenhuma parte, homens mais valentes, nem cavaleiros mais brilhantes que os da bela cavalaria riograndense, em cujas fileiras aprendi a desprezar o perigo e combater dignamente pela causa sagrada das nações. Quantas vezes eu fui tentado a patentear ao mundo os feitos assombrosos que vi realizar por essa viril destemida gente (...) a meus companheiros de armas por mais de uma vez tenho comemorado tanta bravura nos combates quanta generosidade na vitória, tanta hospitalidade, quanto afago aos estrangeiros, e a emoção que minha alma, então, ainda jovem, sentia na presença e na majestade de vossas florestas, da formosura de vossas campinas, dos viris e cavalheirescos exercícios de vossa juventude corajosa (...) Oh! quantas vezes tenho desejado nestes campos italianos um só esquadrão de vossos centauros avezados a carregar uma massa de infantaria com o mesmo desembaraço como se fosse uma ponta de gado!"

Quem quer saber o que é gaúcho deve ler atentamente esta carta de Garibaldi. Trazer para a tela da Globo esta epopéia é de importância transcendental para fazer refletir sobre a construção da Nação Brasileira. Perto disso, é menor o atropelo a fatos, personagens e geografia. Se a autora Maria Adelaide Amaral pensa estar fazendo ficção, como se desprende das palavras de Garibaldi, a vida foi maior. Pouco importa se as moças saem da estância em Pelotas e vão nadar no Itaimbezinho distante 600 km, se as batalhas filmadas na serra aconteceram nos pampas ou se o 20 de setembro virou 10.

Quanto à Anita Garibaldi talvez não tenha surgido ainda uma similar. Esta heroína de dois mundos escreveu com sua vida uma das mais belas páginas que se tem notícia na luta de classes dos últimos duzentos anos. Filha da terra, da luta e da guerra onde vicejou a Revolução Farroupilha, amalgamava em si as melhores virtudes de seu povo. Lutadora consciente, mãe de prole numerosa, sempre ao lado de seu companheiro Garibaldi, se antecipou em quase duzentos anos às tarefas que ainda estão por ser realizadas — a construção de uma Nação Soberana e Democrática, que contemple os interesses de seu povo.

Só levando em conta que Democracia é filha histórica da Nação. E que a primeira leva de formação de Nações se deu no Continente europeu para se livrar da travas feudais; a segunda nas Américas que ficaram a meio caminho; e a terceira na Ásia e África onde já predominava o domínio estrangeiro — para termos condições de entender a Democracia. Agora, além da unidade de idioma, de território, conexão econômica e psicologia comum, temos que acrescentar ao conceito de nação a soberania. Não há democracia sem nação soberana — este o aprendizado do século XX antecipado pela atividade de Anita e Garibaldi. Foram vanguardeiros na formação da Nação Brasileira, Venezuelana e Italiana.

A minissérie a "Casa das Sete Mulheres" possibilita a milhões de brasileiros uma visão mais real do gaúcho do que se pensa. Esses centauros avezados devem estar sorrindo de muita calúnia espalhada a seu respeito. Um sorriso de tranqüilidade de quem sabe que seria muito pior se dissessem a verdade.

Em todas as grandes revoluções (inglesa, francesa, etc), os vivos ressuscitavam os mortos, suas roupagens e bandeiras, para cumprir, no presente, as tarefas necessárias. E normalmente os iam buscar na Grécia e Roma clássicas. O proletariado riograndense tem essa vantagem: pode cumprir suas tarefas no presente, ressuscitando seus próprios mortos, seus centauros avezados e brilhantes navegadores internacionalistas. Pode e deve ressuscitar Anita e Garibaldi e edificar A Casa dos Sete Povos da Missão de Tornar o Brasil Soberano.

*José Vieira Loguercio cursa Ciência Política na UFRGS e é membro do Comitê Estadual do PCdoB/RS

Original publicado em Diário Vermelho
































Copyright
by Viva Rio / Otávio Rios 2003
Caso
não esteja vendo a animação: www.cambito.com.br/paz








Esta mensagem é enviada com a complacência
da nova legislação sobre o correio eletrônico,
sessão 301, parágrafo (a)(2)(6) decreto 1618
título 3º aprovado pelo 105º congresso
base das normativas internacionais sobre o SPAM. Este email
não poderá ser considerado SPAM quando inclui
uma forma de ser removido. Se não quiser mais receber
nossas mensagens, responda este email colocando "remover"
no campo assunto.

quarta-feira, fevereiro 19, 2003

AMOR NA REDE....

Bem, parece que o meu romance virtual vai passar as páginas deste Blog! Aos amigos leitores, tenho que dizer uma coisa: eu sou uma pessoa MUITO reservada. Pois é....não sei o que aconteceu. Normalmente eu tenho a cabeça que manda sobre o coração: nesta ocasião parece que o coração fez a revolução dentro do meu organismo e agora quem manda a minha mão pra escrever é o músculo vermelho. Além do mais, nunca eu entendi os amores virtuais. E daí? Estou fazendo todo o contrário do que faço e penso de normal. Mais: quando encontrei garotas brasileiras, não queria me apaixonar por elas porquê tinha medo que o meu interesse por elas era pelo fato de ser brasileiras, do medo que eu amasse elas pra ser brasileiras e não pelas suas qualidades pessoais. Agora nada disso: eu estou alegre por ela e o fato de ser ela brasileira não atrapalha o que eu tenho dentro. E neste Blog, eu quero enviar uma mensagem de amor, sobretudo agora que vivemos tempos tristes. Não sei porquê, não sei a razão e nem quero sabê-la. Eu tenho uma paixão por uma garota que não conheço e que mora muuuuito longe de mim. Mas não faz nada: ela é que me dá muuuuuita alegria. Espero de um jeito febril a tarde pra voltar pra casa e ver se tem um e-mail dela, uma frase no Diário ou no Penicilina. Provavelmente nunca nós encontraremos: provavelmente é uma ilusão e nada mais. Mas o presente é isso e agradeço ela que me provoca tudo isso. E se só a metade deste "positivismo" que ela me envia e da sensação de serenidade que tenho graças a ela, inundasse o mundo, a palavra guerra não existiria nos dicionários.
Bem, se os leitores e o dono de casa pensavam de se livrar de mim sem que eu dedicasse nada à minha musa, erraram feio!
Cla, mais uma canção pra você: infelizmente é tudo o que eu posso te dar agora. Espero que goste.

COISA MAIS LINDA
(Carlos Lyra - Vinícius de Moraes)

Coisa mais bonita é você
Assim, justinho você
Eu juro
Eu não sei porquê
Você
Você é mais bonita qua a flor
Quem dera
A primavera da flor
Tivesse todo esse aroma de beleza
Que é o amor
Perfumando a natureza
Numa forma de mulher
Porquê tão lind assim não existe
A flor
Nem mesmo a cor não existe
E o amor
Nem o mesmo amor existe.

terça-feira, fevereiro 18, 2003

The love on the air, others not...

Enquanto alguns riem e sonham com as alegrais de conhecer um novo amor.. outros choram com a possiblidade de o perder novamente... quem saberá o que se passa nas cabeças das pessoas que amam???

bração...
Mudanças...

Minha luta contra o fumo continua ferrenha... depois de ter abandonado os cigarros industrializados e cheios de produtos quíumicos em favor de uns feitos À base de palha de milho e fumo de corda (artesanais).. mas nem com isso menos maléficos.. mudei meu hábito para um cachimbo com fumo arromatizado (flores do campo..) pelo menos não trago, não fico fedendo fumo e diminuo o hábito.. quem sabe até o final do ano eu deixe, realmente, de fumar??

Espero que consiga, pois acredito que o meus pulmões (se é que ainda os tenho) devem estar com aquela aparência escrota de carne putrefada.. eca!!! cada dia mais difícil deixar o fumo, pelas suas causas químicas (dependência química) e pelas psicológicas (dependência psicológica)...

Acho que vou processar a Souza Cruz.... quanto devo pedir de indenização? Quanto vale uma vida saudável???

bração...
MAIS UMA DA NOVAE... aquela revista eletrônica de sempre... e cada vez mais EXCELENTE!!!!!

=============================================
WWW.NOVAE.INF.BR - ANO 5
Atitude, independência e livre expressão
Uma revista de www.mfn.com.br
=============================================


Planeta Terra, 18 de fevereiro de 2003.

=========
INÉDITOS
=========


::: MUNDO ESTADUNIDENSE

VELHOS CRIMES, NOVA FACE
Por Rodrigo Gurgel
A história se repete destituída de qualquer aura de romantismo, pois não se trata de lutar pela liberdade de quem quer que seja, mas, sim, de se aniquilar um povo e se apoderar de sua principal riqueza, com imaginadas e refinadíssimas armas, o mundo democrático e cristão, do qual George Bush se considera o paladino.
http://www.novae.inf.br/pensadores/velhos_crimes.htm

::: CENTRO DA TERRA

LUCAS ENTRA PARA HISTÓRIA
Por Hernani Dimantas e Manoel Fernandes Neto
A história de Lucas é mais do que um modismo. Lucas é um menino nascido numa favela perdida na linha de trem entre São Paulo e Osasco. Ele é soropositivo. Sofre, portanto, de todos os males que afetam os excluídos. Mas um blog bateu na porta de seu barraco.
http://www.novae.inf.br/marketinghacker/lucas.html

::: PERFIL

CÍCERO DIAS LIVRE PARA PINTAR
Por Amando de Barros
Amigo de Pablo Picasso, que batizou sua única filha Sylvia, Cícero viveu como um fidalgo. Vendeu pouco suas obras, porque preferiu colecioná-las. Tanto assim é que deixou mais de mil trabalhos em seu apartamento parisiense.
http://www.novae.inf.br/amandodebarros/cicero_dias.html

==========
EM CARTAZ
==========

::: CORAÇÃO VALENTE

A SOBERBA E O EQUÍVOCO
Por Subcomandante Marcos, das montanhas do sudeste mexicano
http://www.novae.inf.br/pensadores/soberba.htm

::: "FÉ DEMAIS"

::: CORAÇÕES, MENTES E BOLSOS
Por Latuff, o cartunista da revolução
http://www.novae.inf.br/latuff/picaretas_da_fe.htm

............................................................................

::: CONVERSAÇÕES

A REVOLUÇÃO DE HERNANI DIMANTAS
Você tem uma oportunidade única de conhecer pessoalmente diversas pessoas que fazem a Internet visceral no Brasil. Presença confirmada de diversos colunistas e colaboradores da Novae, Metáfora e outros projetos e publicações. Não perca. Reserve já na agenda.

LANÇAMENTO: Marketing Hacker: A Revolução dos Mercados, de Hernani Dimantas, Editora Garamond

DATA: 24 de fevereiro de 2003 - Segunda-feira
HORÁRIO: A partir das 19 horas
LOCAL: Fnac - Av Pedroso de Moraes, 858, Pinheiros - SP
............................................................................

::: O CANAL ABERTO

MANIFESTE-SE
Em seu Ano 5 de atuação ininterrupta na Web, a revista Novae abre espaço para manifestações de seus leitores, amigos e colaboradores
http://www.novae.inf.br/manifestese/index.htm

.:: COMO APOIAR A NOVAE

NOVAE LIVRE É DE SEUS LEITORES

A livre expressão e o não ao monopólio da informação e do conhecimento são direitos inalienáveis para formação do espírito democrático que sustenta a sociedade.

Por um mundo livre de manipulações
http://www.novae.inf.br/apoios/index.htm

.:: CONTATO NOVAE

Para enviar mensagens e conversar com a Revista Novae:
novae@mfn.com.br

www.novae.inf.br - JORNALISMO COM AS PRÓPRIAS MÃOS!Atitude, independência e livre expressão. Fortaleça a imprensa alternativa: indique a Novae para seus amigos. Ajude a divulgar esta proposta de Livre Expressão.

-----------------------------------
“Essa moça, a Rossana, a do blog do Lucas, me fez lembrar de uma frase que eu gosto mas não sei o autor: Sem saber que era impossível, ela foi lá e fez".
Madalena, copeira da Novae

----------------------------------
Foi Mal...

Erh!! A expressão "à cata de..." foi mesmo de uma infelicidade.. foi mal mesmo. . sorry!! .... Não foi intencional.. tá legal?? Sei que nenhuma de vocês está aí loucas à cata de algum, ou de quem quer que seja.. foi só uma expressãozinha.. boba e infeliz... mas só...

tá legal? Desculpas aceitas?

bração.. já menos magoadinho... ) ;)

PS. ouvindo Adriana Calcanhoto : "Senhas"...

segunda-feira, fevereiro 17, 2003

Um sentimento de inferioridade???

As meninas daqui nos deixam prá baixo.. já perceberam??? Nada contra a paixão trans-oceânica.. trans-continental.. das experiências interétnicas... mas essa fixação por tudo que é estrangeiro, de fora, me preocupa.. meu comentário num post aí embaixo dizia "Caramba!! Não sei se fico com uma tremenda sensação de impotência diante disso!!! Ou se me conformo com a situação... Afinal, não sou "gringo".. o que será de mim, pobre brasilieiro, latinoamericano, sem dinheiro no Banco e no bolso... sem amigos importantes.. etc, etc...

magoei....!! "...


Por outro lado, será que não tem aí uma italianinha louca por um brasileiro sensível e emotivo?? Tá legal.. Alessandro é um amigão.. até dou a maior força pra que dê certo com a Clarice... mas daí a ter um montão de (uma legião, eu diria) de moçoilas casadoiras à cata de um Gringo... eheh.. tá mal..

Ah!! E tem mais, sabem a origem da palvra "Gringo"?


depois eu conto, se ninguém souber... é claro!

bração... (quer dizer.. magoadão... ) :(


sábado, fevereiro 15, 2003

Poundus...

Uma tirinha manera.. . que chei lá na Comunidade Opera...



bração...
Utilizando o OPERA...

Pois é.. resolvi mudar de navegador e passei a utilizar o Ópera.. muito bom, leve, rápido e intuitivo.. Cansei do Internet Explorer, do Tio Bil.. aquilo é uma mordaça, vive travando, cheio de bugs e vulnerabilidades.. cansei!! Mudei para o MAC e utilizo o Ópera, ou o Netscape...

ayh! e programa de email, só os baseados em webmail... nada de outlook, quando muito, o velho conhecido Eudora... esse sim, um senhor programa de emails...

ah! e o Ópera tem diversos tipos de "skins".. sempre uma cara nova para o navegar..

né legal?
Post de Sucesso...

E nãoé que o post de San Valentino, do Alê... está fazendo sucesso na web brasileira?? Pelo menos um Blog já o reproduziu.. e foi lá no Mal de Parkinson, do amigo Marcílio...uma homenagem..

valeu!!

bração...
::: MOBILIZAÇÃO
DIA 15 DE FEVEREIRO SERÁ O DIA INTERNACIONAL
CONTRA A GUERRA
Fotografe, envie uma frase, vista-se de branco. Entidades unidas na luta
contra a insensatez.
http://www.novae.inf.br/midiadapaz/transformacao/mobilizacao.htm
CUPIDO...



parece que ele andou por aqui... e que bonito é o amor..

bração..

PS.. recebi aqui um guia turístico da região toscana.. acho que cada vez mais estou propenso a ir para a Itália.. Lugares Lindos!!!!

sexta-feira, fevereiro 14, 2003

FRIO

O inverno italiano começou com muita chuva e calor demais. Nas TVs já diziam que por culpa da poluição, as temperaturas iam ser muito acima do normal. Pessoas de todos os gêneros apareciam pra falar disso, que o homem é o grande culpado desta situação e que nós poderiamos esquecer o frio dos velhos tempos. Bom, mesmo sendo ao lado dessas pessoas quando digam que o homem não respeita a casa onde mora, o planeta Terra, daquele momento a Itália sofreu uma onda de frio que, além de ser forte, tem uma duração inusitada. Desde o começo de janeiro é assim: ainda bem que onde moro só apareceu o frio, porquê no sul da Itália tem chuva e neve de sobra. "Paese del sole?" ESQUECEM!! E pelo próximo domingo esperamos uma nova onda de frio, a maior desde o começo do inverno. Haja calor...

MORENO

Os brasileiros talvez esqueceram. No mundial de futebol, a Itália perdeu também por culpa de um juíz: o equadorenho Byron Moreno. Ele ajudou a dona da casa Coréia do Sul, ainda mais no jogo seguinte contra a Espanha. Por aquí apareceram jogos eletrônicos onde se devia tirar balas de carabina contra o senhor Moreno. Muitos começaram a maldizer a Coréia e o Equador. Tem pessoas que quebraram seus objetos (celulares, TVs...) porquê fabricados no país asiático. Moreno era procurado vivo ou, melhor, morto! E agora? Eh, eh...Moreno tem aparição televisiva por aquí, tratado com carinho como qualquer vedete de televisão. Mais: é o chefe dos juízes do Carnaval de Cento (único carnaval italiano que tem direito de desfilar na Sapucaí, no Rio). Quantas voltas dá o mundo, né?

Ciao a tutti!

Alessandro.
SAN VALENTINO

Hoje, na Itália, festejamos San Valentino que é o santo que abençoa os namorados. Bem, eu não tenho uma namorada "física", mas tenho uma virtual a qual, mesmo se a conheço só por foto e, mais importante, por seus pensamentos, me dá muita alegria: hoje mesmo, me enviou um inesperado e-mail. Eu sou italiano, ela é brasileira: por isso quero juntar as duas coisas. O meu pequeno presente por ela é esta poesia do poeta brasileiro Vinícius de Moraes traduzida em italiano por Amina Di Munno. Conexão Brasil / Itália...

Clarice, por mais estranho que seja, mesmo não te conhecendo de pessoa e qualquer coisa aconteça nas nossas vidas, é com todo o amor que tenho que quero te dedicar esta poesia.


SONETTO DELL'AMORE TOTALE

Ti amo tanto, amore mio... non canti
il cuore umano con maggiore verità...
Ti amo come amico e come amante
in una sempre diversa realtà.

Ti amo per affinità, di un quieto amore prestante
e ti amo al di là, presente nella nostalgia.
Ti amo, infine, con grande libertà
per l'eternità e a ogni istante.

Ti amo come un animale, semplicemente
di un amore senza mistero e senza virtù
con un desiderio massiccio e permanente.

E amandoti così, molto e sempre
un giorno nel tuo corpo all'improvviso
morirò per aver amato più di quanto ho potuto.



segunda-feira, fevereiro 10, 2003

Concurso Literário...

Aê... tá rolando um concurso literário, manero.. lá no Ritinha.net que vai dar de prêmio, anéis de ouro (18 quilates e um que morde.. eheheh) sério: 18K e mais DVD´s e livros , ao primeiro, segundo e terceiro lugares, assim nessa ordem e respectivamente.. entenderam???! Tá dificil?, deixa eu explicar..

o tema do concurso é "Minha vida, um livro aberto..." cê vai lá e escreve (tem que ser cadastrado no site) sobre a sua vida.. no meu caso, deve dar um gibizinho de umas 4 ou 5 páginas... isso contando as figuras.. eheheheh) e o pessoal escolhe. Então o primeiro colocado, escolhido pelos próprios visitantes do site, leva o anel, o segundo o DVD e o terceiro os livros.. os demais, ganham votos de felicidades e muita paz.. (e muita LUZ...)

Só tem um "pobreminha": será que o ASP vai funcionar? Tentei customizar a área de notícias e links e veio aquela impagável mensagem do tio Bill.. argh.. não entendo nada!!! MAs o concurso tá valendo!@! Então.. rapidinho lá no Ritinha e mandem ver nas estórias (histórias)...

bração..
Turma do CAMBITO.. do Vivafavela

[ver mais tiras...]
=========
INÉDITOS
=========


::: NOSSO TEMPO

ZONANON NA TRINCHEIRA
Por Manoel Fernandes Neto
O historiador português e editor da cultuada revista ZonaNon, Rui Bebiano, fala com exclusividade sobre ativismo editorial, movimento blog e liberdade. Proclama: "diante do cerco imposto pela comunicação
mainstream, as publicações digitais independentes se organizam e tornam-se um potencial de sobrevivência dos regimes democráticos."
http://www.novae.inf.br/centrodaterra/rui_bebiano.htm

::: VEIAS ABERTAS

UM CORAÇÃO PARA A AMÉRICA LATINA
Rodrigo Gurgel
Temos que recuperar a memória de nossas lutas, avançar para muito além daquela cultura que é somente um produto de mercado e um objeto de marketing.
http://www.novae.inf.br/neuraldigital/coracao_america.html

==========
EM CARTAZ
==========


::: JEQUITINHONHA SABE PESCAR!

VALE DA ESPERANÇA
Por Guilherme Azevedo
http://www.novae.inf.br/brasilalimpo/jequitinhonha.htm

::: ENTREVISTA

BOAVENTURA: UM NÃO! A LE PEN
Por André Deak e Giovanna Modé, do Coletivo EmCrise
http://www.novae.inf.br/nomes/boaventura.htm

::: CORAÇÃO ARTISTA

WALDOMIRO DE DEUS
Por Renato Rovai
http://www.novae.inf.br/neuraldigital/waldomiro_de_deus.html


=================
Taí, mas um da Novae... boa semana...

bração.

domingo, fevereiro 09, 2003

Inicio das atividades de docência...

Também mais uma novidade: começei as aulas na Universidade. Agora já sou professor, a disciplina é de Sociologia e tenho 4 turma, talvez receba mais uma.. são 80 horas/aula mês.. é mole?

Adorei o primeiro dia, a turma é boa e espero que o semestre seja bom..

depois conto mais..

bração
A Ninhada da Kiki...

Consegui, finalmente, colocar as fotos dos filhotinhos da minha cocker na web.. estão em http://www.cfh.ufsc.br/~neodo/ninhada/

vai uma amostra...

Esse é o Aragon.. o 4º da ninhada... os outros, vejam no link acima...

bração

sábado, fevereiro 08, 2003

Peço ajuda!!!
Tenho que traduzir a letra da canção "Pau-de-arara" (G. De Morais - L. Gonzaga) e acho dificuldade na tradução de "bodocó" e "gongê". São duas palavras típicas do nordeste, a segunda provavelmente é um instrumento musical. Se alguém conhece o significado, pode escreve-lo no comentário. É suficiente o significado em português oficial (ou brasileiro oficial).

Muito obrigado desde já,
Alessandro.

quarta-feira, fevereiro 05, 2003

Veríssimo....

Fala sério... que acharam da crônica?? Sinceramente, acho que o Veríssimo já foi mais criativo.. mas, em todo caso, fica aí a crônica para comentários, se alguém se dispuser a fazê-los..

bração...
Mulheres no Poder...

recebi via email e não resisti em postar aqui.. lá vai, uma crônica do Veríssimo..

Veja como será o mundo feminino em 2031!

Conversa entre pai e filho, por volta do ano de 2031, sobre como as mulheres dominaram o mundo.

- Foi assim que tudo aconteceu, meu filho... Elas planejaram o negócio discretamente, para que não notássemos.

Primeiro elas pediram igualdade entre os sexos. Os homens, bobos, nem deram muita bola para isso na ocasião. Parecia brincadeira.
Pouco a pouco, elas conquistaram cargos estratégicos: Diretoras de Orçamento, Empresárias, Chefes de Gabinete, Gerentes disso ou daquilo.

- E aí, papai?

- Ah, os homens foram muito ingênuos. Enquanto elas conversavam ao telefone durante horas a fio, eles pensavam que o assunto fosse telenovela.. Triste engano. De fato, era a rebelião se expandindo nos inocentes intervalos comerciais. "Oi querida!", por exemplo, era a senha que identificava as líderes. "Celulite", eram as células que formavam a organização. Quando queriam referir aos maridos, diziam "O regime".
- E vocês? Não perceberam nada?

- Ficávamos jogando futebol no clube, despreocupados. E o que é pior: continuávamos a ajudá-las quando pediam. Carregar malas no aeroporto, consertar torneiras, abrir potes de azeitona, ceder a vez nos naufrágios. Essas coisas de homem.

- Aí, veio o golpe mundial ?!?

- Sim o golpe. O estopim foi o episódio Hillary-Mônica. Uma farsa. Tudo armado para desmoralizar o homem mais poderoso do mundo.

Pegaram-no pelo ponto fraco, coitado. Já lhe contei, né?
A esposa e a amante, que na TV posavam de rivais eram, no fundo, cúmplices de uma trama diabólica. Pobre Presidente...

- Como era mesmo o nome dele?

- William, acho. Tinha um apelido, mas esqueci...Desculpe, filho, já faz tanto tempo...

- Tudo bem, papai. Não tem importância. Continue...

- Naquela manhã a Casa Branca apareceu pintada de cor-de-rosa. Era o sinal que as mulheres do mundo inteiro aguardavam. A rebelião tinha sido vitoriosa! Então elas assumiram o poder em todo o planeta. Aquela torre do relógio em Londres chamava-se Big-Ben, e não Big-Betty, como agora...

Só os homens disputavam a Copa do Mundo, sabia? Dia de desfile de moda não era feriado. Essa Secretária Geral da ONU era uma simples cantora. Depois trocou o nome, de Madonna para Mandona...

- Pai, conta mais...

- Bem filho... O resto você já sabe. Instituíram o Robô Troca-Pneu" como equipamento obrigatório de todos os carros... A Lei do Já-Prá-Casa, proibindo os homens de tomar cerveja depois do Trabalho e, é claro, a famigerada semana da TPM, uma vez por mês...

- TPM ???

- Sim, TPM... A Temporada Provável de Mísseis... É quando elas ficam irritadíssimas e o mundo corre perigo de confronto nuclear...

- Sinto um frio na barriga só de pensar, pai...

- Sssshhh! Escutei barulho de carro chegando. Disfarça e continua picando essas batatas...

Luiz Fernando Veríssimo

terça-feira, fevereiro 04, 2003

Adivinha quem volta a escrever!! Sim, sou eu: e antes de tudo, um beijo especial à minha única, querida, maravilhosa doutora que me fez muuuuuita falta! Era isso, pra saudar Cla, o Neodo e todos os leitores. Quando vou ter mais tempo, escrevo mais.
Só uma coisinha: em Milão achei bom tempo, céu azul e nada chuva. Voltei e na minha terra achei vento, pancadas de chuva, frio e a neve (esta última só por...telefone, no sentido que as nossas famílias nos informavam sobre o tempo, porquê quando voltamos era já água só).

Abaços....frios!!

PS: Nêodo, enviei uma coisinha pra você: quando chega pra lá me avisa, né?

PS 2: Cla, você sabe...esquentar? Bom, talvez esta pergunta não deveria ser feita...Ah! como era o famoso comentário desaparecido? Lindos os recém-nascidos: parabéns à família!

segunda-feira, fevereiro 03, 2003


também do Novae...

Cachorro Urubu
Raul Seixas



-----------------------------------
“Todo jornal que eu leio
Me diz que a gente já era
Que já não é mais primavera
Oh baby, oh baby
A gente ainda nem começou”

---------------------------------------
Mais da Madalena...

“Não esquentem, rapazes: esses críticos não suportariam uma quebra de sigilo intelectual! ”
Madalena, copeira da Novae

Vejam o Blog da Madalena... para quem quiser encontrar mais das sensacionais tiradas da Madalena...
-----------------------------------
Planeta Terra, 03 de fevereiro de 2003.

=========
INÉDITOS
=========


::: JEQUITINHONHA SABE PESCAR!

VALE DA ESPERANÇA
Por Guilherme Azevedo
Vítima de notícias distorcidas da grande mídia, que só enxerga sua miséria, o repórter Guilherme Azevedo foi antes da comitiva presidencial ao Vale do Jequitinhonha e mostra que o Vale ainda tem fome, mas também - e muita - esperança.
http://www.novae.inf.br/brasilalimpo/jequitinhonha.htm

::: ENTREVISTA

BOAVENTURA: UM NÃO! A LE PEN
Por André Deak e Giovanna Modé, do Coletivo EmCrise
Sociólogo português Boaventura de Souza Santos avalia os rumos do movimento global e alerta para a "espiral de guerras".
http://www.novae.inf.br/nomes/boaventura.htm

::: CORAÇÃO ARTISTA

WALDOMIRO DE DEUS
Por Renato Rovai
Festejado pelo seu talento de pintor em muitas partes do mundo, ainda tem de se esforçar para receber o reconhecimento merecido.
http://www.novae.inf.br/neuraldigital/waldomiro_de_deus.html

==========
EM CARTAZ
==========


::: MUNDO ESTADUNIDENSE

GUERRA S.A.
Por Luis Fernando Novoa Garzon
http://www.novae.inf.br/ativismo/guerra_sa.htm

::: MUNDO POP

A ESTRATÉGIA DA DOMINAÇÃO
Por André Azevedo
http://www.novae.inf.br/mundopop/estrategia_dominacao.htm

::: BRASIL A LIMPO

O DEBATE DA PREVIDÊNCIA
José Lucas Alves Filho
http://www.novae.inf.br/brasilalimpo/orombo_debate.htm

::: O CANAL ABERTO

MANIFESTE-SE
Em seu Ano 5 de atuação ininterrupta na Web, a revista Novae abre espaço para manifestações de seus leitores, amigos e colaboradores
http://www.novae.inf.br/manifestese/index.htm

Bração...

sábado, fevereiro 01, 2003

Columbia...


[url da foto: "O Estado"]

O Ônibus espacial Columbia esfacelou-se nos céus do planeta... E agora, o que poderia ter causado tal pane?

Havia um astronauta israelense entre eles, teria sido obra dos palestinos? OU teria sido obra de Sadam? Ou ainda, de OSama Bin Laden? Ninguém sabe ainda ao certoas causas do acidente, mas há rumores de um tremor de terra no momento em que a NASA perdia o contato com a COlumbia, e outros dizem que no momento do lançamento um pedaço da espuma isolante da asa esquerda havia se desprendido.. são evidências de uma sabotagem? Só o saberemos quando Bush assim o decidir, se é que, se houve algum ato de sabotagem, ele seja declarado..

No site da NASA há uma nota informando sobre o acidente...

Tremei EUA...

O tempo não apagou o que não terminou

O dia amanheceu cinzento, chuvoso e frio. Ainda assim, a certeza de que, em algum lugar longe daqui, você pensa em mim acalenta minha alma e...