O assunto da FEB me fez lembrar que eu devo ao Nêodo a explicação de como e porquê decidi de colaborar com ele.
No período de Natal de 2000 estava lendo a história geral do Brasil em resumo, história que eu achei na internet. Quando cheguei no Capítulo da SGM, vi que a participação brasileira no conflito estava ligada geograficamente só aos lugares que não estão longes de onde eu moro. Assim lembrei do ex-cemetério, hoje Monumento, dos combatentes brasileiros na guerra localizado em Pistoia. Mas eu pensava que a participação brasileira fosse mais ampla e quando vi que não era assim pensei que este Monumento tinha grande importância pelo Brasil, mais do que eu imaginava. Assim naveguei um pouco na internet mas não encontrei muito. Encontrei um site que falava em geral de assuntos militares, com seção dedicada à FEB mas nada mais. Este site é o www.militar.com.br . Mas eu gostava de ver se estava também um site com assunto só a FEB. Encontrei vários mas gostei de um em particular. Neste site havia um link "Pistoia" com uma velha foto do Monumento. Mas a coisa importante é que quem fez o site mostrava a sua cara numa foto. Eu não gosto do mundo virtual, mas do real: não gosto da "chat" porquê não se sabe realmente quem é o outro com que se está falando. Também os sites podem esconder coisas não claras; mas quem fez o site quis mostrar a sua cara e além de tudo era um site ligado a uma universidade, então coisa séria!! A cara desta pessoa era a cara do nosso Nêodo e o site é o www.cfh.ufsc.br/~feb/ . Bem, querendo ser breve fui até Pistoia tirando algumas fotos e ofereci estas fotos aos dois sites. Com minha grande surpresa ambos aceitaram!! Ao "militar" enviei as fotos por e-mail, enquanto o Nêodo, além de querer as fotos por correio, me perguntou se eu podia fazer fotos dos lugares por onde realmente passou a FEB. Estudei um pouco a história dos pracinhas, comprei a máquina pra tirar as fotos e fui em todos os lugares por ondes os valorosos soldados brasileiros combateram e venceram batalhas importantes. E quando as fotos foram visualizadas na internet foi um dia MUITO importante pra mim. Até então o meu amor pelo Brasil ficava "sem resultado", assim, só pra mim mesmo. Agora posso me orgulhar de ter ajudado um pouco e na realidade a fazer descobrir a história do Brasil aos mesmos brasileiros!! Os meus amigos brasileiros de "papel e caneta" não sabiam muito da história da FEB e ainda menos os meus amigos italianos. Hoje posso dizer que eu gosto do Brasil e estou colaborando com sites na internet com assunto a sua história: uma coisa real!! Até então só podia dizer que gostava do Brasil e nada mais e que era uma paixão muito particular, sem que este amor desaguasse em alguma coisa real.
Era muito importante pra mim esclarecer isso ao Nêodo: porquê ele deve-se ter perguntado muitas vezes porquê resolvi colaborar com ele.

Sem mais para o momento,
Alessandro.

Comentários