Universidades privadas mantêm cursos gratuitos

Quando um amigo me disse que o curso era gratuito, eu não acreditei, afirma a estudante do segundo ano de filosofia Ana Paula Ricci, 32. Algumas universidades privadas oferecem gratuitamente determinadas graduações.

A Universidade São Judas Tadeu, por exemplo, onde estuda Ricci, oferece todos os anos 90 vagas no curso de filosofia sem cobrar mensalidades de seus alunos durante os três anos de duração da graduação. O estudante, em contrapartida, não pode repetir de ano. Caso isso aconteça, ele terá de pagar a mensalidade integral, que é de cerca de R$ 500.

Ricci já é formada em odontologia e disse que, apesar de estar trabalhando, a mensalidade não caberia em seu orçamento. Com o novo curso, ela pretende fazer mestrado e doutorado e mudar de profissão: quer ser professora universitária.

A Unicsul (Universidade Cruzeiro do Sul), também em São Paulo, possui cursos gratuitos de geografia, de história e de música. Cada um dos cursos tem 30 vagas. No próximo vestibular, será oferecido o curso de economia sem a cobrança das mensalidades.

Os candidatos de outros cursos que obtêm nota superior a 75% do total de pontos do vestibular recebem bolsas integrais. A intenção é contribuir para a formação de professores e para a produção artística, além de estimular os bons alunos, diz Jorge Alexandre Onoda Pessanha, pró-reitor de extensão e assuntos comunitários. Hoje, 90 recebem a bolsa.

Elaine Ribeiro da Silva, 29, entrou no curso gratuito. Ela se formou no ensino médio público em 1991 e não tinha condições financeiras para pagar a mensalidade de um curso superior. Achei que não teria a oportunidade de fazer uma faculdade, disse ela, que hoje está no segundo ano de história.

No Rio de Janeiro, os moradores da comunidade da Mangueira têm a cada semestre 60 vagas gratuitas nos cursos de tecnologia em informática e outras 60 no de pedagogia da UniverCidade (Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro).

Os professores dizem que os alunos são exemplares. Interessados, educados e muito empenhados e esforçados, disse o vice-reitor da instituição, Paulo Alonso.

Informações: São Judas (0800-111677), Unicsul (0/xx/11/6137-5700) e UniverCidade (0/xx/21/2536-5000)

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários