Fies: aprovados devem entregar documentação até sexta

O MEC (Mininstério da Educação) liberou a lista de pré-aprovados em segunda chamada no Fies (Programa de Financiamento Estudantil). A lista está disponível no site (https://www3.caixa.gov.br/fies/) do programa. O prazo para apresentação das informações relacionadas na ficha de inscrição — que deve ser feito nas instituições onde os candidatos ao financiamento estudam — vai até sexta-feira, 16 de janeiro.

Foram pré-selecionados 50 mil estudantes entre os cerca de 60 mil que se inscreveram para o Fies no segundo semestre do ano passado. Os estudantes pré-selecionados também deverão comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal até o dia 23 para contratar o empréstimo. A Sesu (Secretaria de Educação Superior) informa que o aluno só deve ir à Caixa após obter o documento de aprovação do financiamento na faculdade onde estuda.

O Fies financia de 50% a 75% das mensalidades. Para os bolsistas parciais (bolsa com 50% da mensalidade) do Programa Universidade para Todos (ProUni), o financiamento é de 100% do restante da mensalidade. O programa adota duas taxas de juros anuais, fixas: 3,5% ao ano para alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos (integrantes do catálogo de cursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - Setec); e taxa de 6,5% ao ano para os demais cursos.

Trabalham com o Fies 999 instituições mantenedoras de faculdades que oferecem cursos em 1.969 campi universitários. Desde sua criação, no segundo semestre de 1999, o Fies já atendeu 506 mil universitários.

Com informações do Ministério da Educação

Fonte: O DIA ONLINE.

Comentários