A comunidade aqui e agora
Entra no ar a Rádio Viva Rio AM 1180


Abrir o diálogo entre a favela e o asfalto através de informação e entretenimento. É essa a missão da Rádio Viva Rio, que está no ar desde o dia 09 de setembro, transmitida na freqüência AM 1180, antigo dial da Rádio Mundial. Resultado de uma parceria entre o Viva Rio e o Sistema Globo de Rádio, a nova estação abre espaço para os talentos e manifestações culturais das comunidades pobres do Rio de Janeiro, privilegiando as notícias voltadas para essas comunidades e vindas delas.

A Rádio Viva Rio privilegia o samba, a música nordestina e tudo o que couber dentro do vasto rótulo de "música jovem" - hip hop, funk, reggae, rock e MPB. Além dos 17 programas da emissora, há flashes jornalísticos ao vivo em toda a programação. Notícias quentes das comunidades trazidas pelos "correspondentes comunitários" compõem o Informe Viva Rio, com duração de 5 minutos.

A estação tem alcance em todo o estado do Rio e em algumas cidades da região sudeste, e também está sendo transmitida ao vivo através da Internet pelo site www.radiovivario.com.br. São 35 funcionários, entre programadores, operadores, produtores e locutores, trabalhando na nova emissora.

A grade de programação da Rádio Viva Rio AM 1180 inclui programas como Nação Nordeste, voltado para a comunidade nordestina; Papo Cabeça, programa de comportamento para o público jovem recheado de black music; Chegando no Pedaço, apresentado pelo jornalista Cristiano Menezes, com muita música popular e espaço para entrevistas e reportagens sobre as comunidades; MPBeleza, uma mistura de rock, samba, punk, reggae e ska; Efeito Cufa, o melhor do hip hop apresentado pela equipe da Central Única de Favelas; Baticum, programa do Grupo Cultural AfroReggae; Conexão Babilônia, o melhor do hip hop com Mr. Zoy do Morro da Babilônia; Prá Você, voltado para o público feminino com dicas de beleza, família, saúde e sexualidade; Nas Rodas do Samba, tudo sobre o samba de raiz com Cláudio Jorge, e muito mais.

A Rádio Viva Rio nasceu a partir da Rádio Viva Favela, que passa agora a se chamar Rede Viva Favela, reunindo emissoras de todo o país através do site www.redevivafavela.com.br. Inicialmente, serão 60 rádios comunitárias integradas por essa rede. Somente em termos de público via Internet, a Viva Favela alcança 135 mil ouvintes por mês. Na freqüência AM, a expectativa é dobrar esse número em três meses, segundo Tião Santos, coordenador da Rádio Viva Rio.

Amigos do Transplante - Os familiares de doadores de órgãos e aqueles que estão à espera de doação contam agora com novos aliados: os voluntários. O projeto Amigos do Transplante, uma parceria do Viva Rio com o Hospital do Fundão, está capacitando voluntários para auxiliar as famílias de possíveis doadores e apoiar os transplantados.

O lançamento do projeto foi no dia 31 de agosto, na sede do Viva Rio, e teve a participação da Bateria Mirim da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola que terá o "Transplante" como tema do enredo de 2003. Os voluntários estão sendo capacitados pelo Viva Rio e pelo Corpo Técnico de Profissionais do Sistema Nacional de Transplantes, e começam a atuar no Hospital a partir de outubro. Para ser voluntário do Amigos do Transplante é preciso ligar para (21) 2555-3777.

Compra Solidária - Os comerciantes da Rocinha, Maré e de Santa Cruz estão comprando seus produtos a preços menores diretamente dos fornecedores graças ao projeto Grupo de Compra Solidário, lançado no mês passado em comemoração ao primeiro aniversário da Estação Futuro. O novo projeto pretende potencializar e centralizar o poder econômico das favelas cariocas, possibilitando que os comerciantes adquiram produtos em maior quantidade e com redução dos preços. Agentes de Desenvolvimento atuam nas comunidades formando grupos de comerciantes e efetuando os pedidos de compra online. Assim, o pequeno empreendedor tem uma redução de custos, já que está lidando diretamente com o atacadista. O fornecedor oficial dos grupos é o Atacado Vila Nova.

Estrangeiros no Cantagalo - Representantes de instituições internacionais que trabalham com crianças em risco e violência armada conheceram no último dia 11 a bem sucedida experiência do GPAE (Grupo de Policiamento de Áreas Especiais) no Cantagalo e o Espaço Criança Esperança. Os estrangeiros vieram ao Brasil para participar do Seminário sobre Crianças Afetadas pela Violência Armada, em que foi apresentada a pesquisa sobre Crianças Combatentes em Violência Armada Organizada, realizada pelo ISER com apoio do Viva Rio.

Os 10 representantes de instituições internacionais como Human Rights Watch, ONU, Save the Children Sweden e UNICEF conheceram como o GPAE atua na comunidade e visitaram as atividades desenvolvidas com mais de 2000 crianças e jovens no Espaço Criança Esperança.

Piscinão de Ramos - O presidente da Petrobrás, Francisco Gros, visitou o Parque Ambiental da Praia de Ramos no último dia 10. A Petrobrás financiou a construção e manutenção do Piscinão, atualmente gerenciado pelo Viva Rio. A verba destinada à manutenção do Parque está assegurada até fevereiro de 2003. Saiba mais na página oficial do Parque Ambiental, www.praiaderamos.com.br.

[Viva Notícia é o informativo mensal do Viva Rio - Coordenação de Comunicação: Mônica Cavalcanti - Texto: Juliana Gutmann - Webmaster: Roberto Pêgo
Viva Rio - Ladeira da Glória, 98 - Glória - Rio de Janeiro - RJ / Tel: (21) 2555-3750 o site esá em www.vivario.org.br]

Comentários