Big Brother is watching you

Do Site N10
Em tempos de FaceApp, Facebook, Google History entre outros, como não lembrar George Orwell e o romance 1984. No romance toda a sociedade é constantemente vigiada por alguém que o autor chama de "Big Brother"... a frase que faz lembrar essa vigilância é "Big Brother is watching you" (mais ou menos como o Grande Irmão está te observando)...

Parece incrível, mas um aplicativo aparentemente inofensivo conseguiu capturar milhões de fotos de rostos (reconhecimento facial?) em poucas horas. Isso não é algo novo, muitos outros aplicativos e mídias sociais o fazem há tempos, como é o caso do Facebook, do Google, e outros que obtém acesso, de forma automática e autorizada pelo usuário, a dados dos mais diversos tipos. Sites o fazem também com a instalação de cookies em seu computador ou smartphone quando você acessa seus serviços.

Na verdade esse tipo de recurso é, na atualidade capitalista, um ativo intangível, que vale muito para as empresas que os capturam. Com esses dados elas (as empresas) podem obter informações de consumo, de navegação, de preferências musicais, alimentares, de vestuário, de leitura, ideológicas etc.

Recentemente, aqui no Brasil, foi lançado um "serviço", disponibilizado por empresas de telefonia que, a princípio parecem se preocuparem com os usuários de linhas telefônicas ofertando um serviço de "não me perturbe".

Como todos os aplicativos inofensivos, esse também tem seus perigos.. os dados que o consumidor que deseja não ser perturbado precisa informar no referido site são: seu nome, seu CPF, e o número de telefone que deseja bloquear para envios de propagandas.. mas, pasmem!!!

Ao ler a "política de privacidade" do site percebe-se que estão armazenando esses dados, tal qual os outros.. e sabe-se lá o que farão com esses dados que, como se lê nos termos de uso, passam a ser propriedade do "pool" de empresas que ofereceram a "facilidade".

Portanto, estava certo G.Orwell, a sociedade está sendo constantemente vigiada, em todos os lugares, de todas as formas e, o que é mais preocupante: nós mesmos ofertamos esses dados em troca de um inofensivo brinquedo.

Comentários