Novas Tecnologias e Educação....


Imagem de Steve Riot por Pixabay 
Hoje, fala-se muito no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC's) nas salas de aula. O assunto não é novo, desde os anos 90 do século passado já se especulava sobre o uso dessas tecnologias no ensino.  A novidade era a convergência que estava ocorrendo entre as diversas tecnologias (telefone, vídeo, áudio, Internet) que denominou-se de "Convergência Digital", além da revolução da inovação tecnológica que operava naqueles anos.

Lembro que naqueles idos dos anos 90, lá na Universidade Federal de Santa Catarina o Professor Marcílio Dias dos Santos e outros, tais como o Vianey, o Bárcia, Maria Luiza Beloni, Benakouche etc, já se envolviam com o tema via Laboratório de Educação a Distância (LED) da UFSC. 

No curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, com o Professor Néri dos Santos, participei da elaboração do primeiro curso de graduação utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que foi o AulaNet da PUC-RJ, nos anos 2001, hospedado nos sites do PROSSIGA do IBICT/MCT.

Em 2003 iniciei minha carreira docente na Associação Fluminense de Educação, na Baixada Fluminense, com a disciplina de Metodologia da Pesquisa e criei um site para utilização dos alunos. Ainda era muito inicial, não havia uma plataforma na instituição e por isso eu usei o VilaBol (nem sei se ainda existe..) mas, já naquele tempo usava ferramentas síncronas e assíncronas para a interação com os alunos.

Depois começamos a utilizar o Moodle na instituição na qual lecionava. Ninguém sabia como usar e fazíamos meio que "na unha" (como dizem os programadores), e usávamos da maneira como dava. Alguma coisa fizemos aproveitando a novidade criada pelo MEC para a oferta de até 20% das disciplinas com apoio de TIC's.

Em 2011, no curso de Comunicação Social, numa experiência com alunos da disciplina de "Comunicação, Sociedade e Cultura", busquei dar mais autonomia ao aluno, fazendo-o utilizar as ferramentas disponíveis na web para a criação de conteúdo, texto colaborativo, sites, blogs, vídeos etc.

O resultado foi o "Escrita Colaborativa", um site no qual os alunos construíram dois textos colaborativo e o "Histórias de Vida, Histórias Vividas", onde eram disponibilizadas as histórias contadas por eles de pessoas comuns da baixada fluminense Para mim um grande resultado mas, como percebi depois, não foi notado pela direção da instituição, uma pena, infelizmente.

O site hoje só se pode encontrar no WebArchive pois não está mais disponível on-line como também não se encontra mais o site da disciplina de Metodologia hospedada no VilaBol. ~

Chegamos então a 2019. O que temos nos dias de hoje? A Educação a Distância tornou-se a "menina dos olhos" das grandes instituições de  ensino, sejam particulares, sejam públicas. Empresas investem na capacitação on-line, no uso dessas ferramentas de interação. O Google tem um projeto ambicioso, o Google For Education, que é baseado na plataforma G Suite (antigo G+) oferecendo soluções especificamente para o setor educacional. Uso do Google Documents com suas planilhas, formulários, desenhos, integrando tudo num ambiente de aprendizagem, o Classroom, e mais, muito mais.

By BranMMathers
Hoje, olhando para trás vejo que não estava enganado com minhas certezas. Apenas estava adiantado no tempo. Utilizei essas ferramentas num tempo em que as instituições de ensino ainda se prendiam às velhas formas de educar.

Lembro que em 1996 ou 97, na primeira revista acadêmica eletrônica que eu sei, a Imprimatur (também cria minha), publiquei um texto que falava justamente disso.

Isso já é uma realidade e as novas gerações de alunos vão, cada vez mais, exigir uma postura diferente do professor, mais como um orientador, quem indica o caminho, do que aquele que simplesmente detém o conhecimento. Muito mais que isso, o professor do século XXI tem que ser uma espécie de mentor, de coach, que leva o aluno ao aprendizado contínuo e ativo. As salas de aula nunca mais serão as mesmas. 

bacio.

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