A Chave De Sarah... e o Holocausto francês...




Quando pensamos no Holocausto quase sempre nos vem a mente os campos Nazistas da Alemanha... nem por um momento pensamos que essa história possa ter ocorrido em outro lugar que não lá..

No entanto, como podemos perceber pelo filme do post de hoje, esse holocausto também ocorreu em terras francesas.. do povo da "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", dos ideais iluministas da revolução de 1789!

Foi durante o  regime de Vichy, comandado por Philippe Pétain, que a França Colaborou com o regime nazista, deportando mais de 13 mil judeus franceses para os campos de concentração nazistas, na sua maioria para Auschwitz. Homens, mulheres e crianças... todos encaminhados para o Velódromo de Inverno de Paris, essa operação deu-se em 16 e 17 de julho de 1942, em plena II Guerra Mundial. De lá foram separados, os homens enviados para o campo de concentração no norte da França (Drancy), mulheres e crianças para campos de concentração na Alemanha Nazista.

Em 1942 mais de 13 mil judeus foram deportados de França para campos de concentração.

Destas 13.152 pessoas, 4115 eram crianças. Não se sabe ao certo, mas a história tentou esquecer esse passado inglório dos franceses.. porém, Macron nas comemorações referentes a esse fato confirmou:  “Foi a França que organizou e tratou da deportação de milhares de crianças a campos de concentração”.

O Filme é duro, triste, mas vale a pena ser assistido, ao menos, para que não se esqueça do que houve naqueles tempos de Guerra.

-------------

bacio

Comentários