quinta-feira, janeiro 31, 2002

learning English

Althougt = embora, não obstante. Pode ser empregado no final da frase apenas como "thougt" com o mesmo sentido. Ex.
My father is nervous, impatient. He is generous thougt.

terça-feira, janeiro 29, 2002

O grande hipertexto

Rede é rede mas há coincidências que sempre nos surpreendem. Comentei neste blog, entre 30/12/01 e 29/01/02, dois romances de David Lodge. Segundo deu para notar, ele acaba traçando uma rede onde personagens e temas saltam de um livro para outro tal como um hipertexto. Estava a ler um numero especial da Revista Social Research sobre privacidade quando deparo com o artigo de Ruth Bernard Yeazell, da Universidade de Yale, sobre Sexualidade, vergonha e privacidade no romance inglês, onde o autor selecionado para representar o período atual é David Lodge, com seu romance Nice Work. Yeazell observa que Lodge além de ser romancista é também um professor de criação literária e neste livro, como acontece nos anteriores, faz paródia de textos de outros autores. (p. 137). Vemos assim surgir uma dupla rede onde o hipertexto abrange não só seus livros mas salta de um autor para outro.
ebook

Corre na lista ebookbr
a notícia de que na Itália está sendo fabricado o melhor device para ebook. O aparelhinho vem com o nome comercial de MyFriend.
Seria ótimo de alguém pudesse nos dar detalhes dessa maravilha. Tenho um Rocket-ebook modelo antigo e ando pensando em trocá-lo por uma maquina mais moderna.

sábado, janeiro 26, 2002

Alô amigos!
Tenho muito trabalho a fazer e por isso fiquei um pouco de fora do nosso diário: mal tenho o tempo de ler os posting duas ou tres vezes por semana. Fiz o teste sobre o Carnaval. Tenho que dizer que eu não gosto do Carnaval em geral, mas consegui fazer pelo menos 7 pontos. Claramente acertei todas as respostas sobre a música enquanto pelas outras só estava certo de quem fiz o projeto do Sambódromo. Pelo resto foi um "ao Deus dará".
Até a próxima se Deus quiser,

Alessandro.

quarta-feira, janeiro 23, 2002

Segurança na rede


Internet será ''absolutamente segura'', diz Pimenta da Veiga

Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2002 - 14h11

IDG Now!

Com a criação da Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), a ser operada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), a Internet passará a ser um instrumento "absolutamente seguro". A declaração foi feita hoje (14/01) pelo ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga.
De acordo com Hassan Gebrim, presidente da ECT, o serviço oferecerá ao usuário um certificado digital endossado pelo governo federal, que dará segurança às transações, via Internet. A partir de amanhã (15), será iniciada a licitação para contratar empresas que queiram atuar em parceria com a ECT. Segundo Gebrim, o sistema deve entrar em operação até junho deste ano. É esperar para ver...

As informações são da Agência Brasil.


segunda-feira, janeiro 21, 2002

Ping Pong

Hoje à tarde inicio minha participação no grupo de ping pong de Emílio Takase, do psi/cfh/ufsc.

domingo, janeiro 20, 2002

Velhas contas de e-mail


veripost ajuda a administrar e-mails antigos mantendo uma banco de dados para informar possiveis interessados em localizar usuários que trocaram suas contas. Mas é necessário cadastrar-se e listá-las.

sábado, janeiro 19, 2002

Blogger


"Best Web Story of the Year
Blogger (and weblogging trend). It's a tool
that enables thousands and thousands of
individuals to self-publish. It has made
web celebrities of many and has sparked a
movement that will greatly impact the way we
filter news, get information, and think of
community. Oh yeah, and since the funding environment
went south, Blogger has had only one fulltime employee.
That, friends, is a little thing we call the internet."
subscribe to get NextDraft in your inBox
December 21, 2001

sexta-feira, janeiro 18, 2002

As idéias de Messenger II

O centro de pesquisas que Messenger dirige em Gloucester, construído com o dinheiro de uma multinacional da computação que lhe empresta o nome, está voltado para o estudo do "qualia", ou seja, aplica o método científico a fenômenos próprios da experiência humana, como felicidade, infelicidade, amor e noções como as de sublime que correspondem a estados mentais ainda não vinculados a estados cerebrais observáveis. Messenger acha que com o avanço científico e o aumento da potência dos computadores esse problema um dia será resolvido.

Chama a atenção a correspondência entre o pensamento de Messenger e do personagem central do livro Notícias do Paraíso (Blog de 1 e 7/01/02). Ambos descartam a idéia de uma vida após a morte, sendo que este último aponta vários filósofos que sequer preocupam-se em abordar o tema em suas obras. Messenger vai um pouco mais longe ao dizer que na "teologia séria" tampouco há lugar para o eu e que a idéia da identidade do eu ou a alma foi inventada por nós e carece de qualquer fundamento. (p.261)

quinta-feira, janeiro 17, 2002

Qualia

Meu compromisso maior, parafraseando o maldoso Jasper Richmond, chefe do Departamento de Inglês e decano de Humanidades da universidade fictícia de Gloucester, cenário do romance Pense, de David Lodge, (p. 21) é escrever para concluir ou talvez para começar uma impacientemente esperada tese, mas não resisti a tentação de colocar ao lado de conceitos como o de "meme" (blogs de 15, 27 e 29/11/01 e ) e de "numinoso" (blog de 20/12/01) a palavrinha "qualia" que vem a significar mais ou menos o conteúdo da consciência, ou seja, lembranças, sentimentos, demais experiências subjetivas como o cheiro, o gosto, difíceis de descrever e que ninguém consegue explicar. (vide Lodge, David. Pense. Best Seller. Rio. 2001, p. 47).

quarta-feira, janeiro 16, 2002


Giros

O giro da água no ralo é para a direita no hemisféio sul e para a esquerda no norte. As escadas em caracol normalmente giram para a direita (impedindo os destros de usarem uma espada para atacar quando sobem). A espiral dupla do DNA gira para a esquerda.(Preocupações de Messenger)

As idéias de Messenger


Ralph Messenger, para quem a mente é uma "máquina virtual , um "computador paralelo", "Um sistema de sistemas" (p. 47), é o personagem central de uma obra do romancista inglês David Lodge, dedicada à "Década do Cérebro". Professor de Inteligência Artificial, Messenger é chefe do "Centro Holt Belling de Ciência Cognitiva", voltado para o estudo sistemático da mente, segundo êle, "a última fronteira da investigação científica." (p. 46), da universidade inglesa de Gloucester, "instituição inteiramente fictícia. Pelo menos era quando escrevi este livro", esclarece o Autor (p.7). (Lodge, David. Pense. Ed. Best Seller, 2001.Título original: Thinks...).

Messenger detesta os pensadores pós-modernos, pós-estruturalistas e assemelhados porque eles, segundo declara, "(...) são essencialmente hostis à ciência. Catam por aí uma ou outra idéia científica moderna, sem compreende-la direito, e a exibem como um truque de baralho. Pensam que o Princípio da Incerteza de Heisenberg, o Gato de Schrödinger e o teorema de Godel os autorizam a dizer que não existe prova científica e que a ciência é apenas uma interpretação do mundo entre outras igualmente válidas."
Declarando sua profissão de fé na ciência moderna, Ralph Messengeer afirma que "Desde o iluminismo a ciência vem se afirmando como a única forma de conhecimento verdadeira. Isso criou um problema para as formas rivais: elas tiveram que engoli-la, de tentar tornar-se científicas também, correndo o risco de descobrir que seu mundo conceptual carece de fundamento, como a teologia séria por exemplo. Ou então só lhes resta enfiar a cabeça num saco e fingir que a ciência não existe, como faz a religião fundamentalista. Os tais pós-modernos ergueram a última barricada de sua disciplina dizendo que todo mundo está no mesmo barco, inclusive os cientístas, e que não existem fundamentos nem buracos. Mas não é verdade. A ciência é real. Provocou mais mudanças nas condições de vida humana do que todas os milênios precedentes da história juntos." p. 260.

domingo, janeiro 13, 2002


Caminhadas pela cidade III

Sexta-feira fez quatro meses do ataque ao WTC.
"Queda de Ícaro. No 110 andar, um cartaz, semelhante a uma esfinge, propõe um enigma ao pedestre por instantes transformado em visionário: It's hard to be down when you're up." ( Certau, Michel, A invenção do cotidiano. Vozes. Rio, 1994, p. 170).

sábado, janeiro 12, 2002

Mudança de nome...
Não se vocês perceberam, mas mudamos o nome do Diário.. de Diário Virtual de Neodo N Dias Jr passou a Diário Virtual Coletivo... acho que condiz mais com o conteúdo, né mesmo?..

Batismo de fogo no Rio de Janeiro...
Não tinha certeza se iria contar isso aqui, mas vá lá.. vamos aos fatos..

Ontem, voltando pela Avenida Brasil, de ônibus, fui, finalmente, assaltado! Digo finalmente porque desde que aqui cheguei, e nas outras vezes que aqui estive, não havia sofrido a tal violência urbana do Rio.. mas, eis que aconteceu..
Um grupo de rapaze4s fez uma espécie de arrastão dentro do ônibus.. LEvando o que podiam dos passageiros..
Ao chegarem-se a mim pediram a carteira.. eu não entendi de imediato e respondi às perguntas do meliante..
- Aí, na moral.. obnde você mora?
- na Ilha - respondi...
- Aí mermão... (gíria de carioca que quer dizer - "Aí meu irmão"), na boa, passa a carteira..
Meti a mão no bolso epuxei a carteira, já velha de tanto uso... e mostrei o conteúdo.. só papéis..

O cara de trás (outro meliante) fal\ou:
- o cara tá duro.. não tem nada..
- Dá uma grana prá ele, mermão...
Eu disse:
- Aí, não tenho nada não mermão.. tô liso..

E eles foram embora como vieram.. sem me incomodar..

Se por um lado foi um alívio não ter sido, de fato, assaltado, por outro quase que uma humilhação não ter nada pra ser assaltado..
Era por esse motivo que estava em dúvidas se relatava o fato ou não... afinal,
é testemunho da situação caótica em que me encontro.. mas vá lá.. afinal, sai ileso! E agora, damos boas risadas do ocorrido..

Seleção Previ..
recebi a informação hoje de que fui selecionado para a terceira etapa do concurso (testes psicológicos..) Vamos lá.. quem sabe desta vez sai..

Entrevista de emprego...

Estive ontem para um entrevista de emprego num órgão de serviços sociais.. fui convidado para o processo seletivo.. mais uma opção.. no aguardo dos resutlados...

ANS - Agência Nacional de Saúde

Estou inscrito para mais essa seleçào.. vamos aguardar os resultados da primeira fase.. depois conto mais.. Parece que a saída é mesmo um cargo público.. Seria eu um burocrata profissional? (Weber que o diga..)

bração...

sexta-feira, janeiro 11, 2002

tentativa de invasão II


Ontem novamente um ping varreu as portas do meu micro a partir do IP 200.221.6.9 e hoje a partir do IP 200.202.122.28. São os hackers tentando descobrir sistemas que possam ser invadidos sem maiores dificuldades. Para evitar que isto venha a acontecer, especialmente considerando que o acesso à Internet está sendo feito usando a tecnologia de banda larga ADSL na velocidade de até 256 kbps, instalamos um programa de segurança (Firewall freeware) da empresa Zone Alarm Inc.

O programa ZoneAlarm funciona como um porteiro junto às portas do computador. Alerta o usuário sempre que o browser (netscape, Internet Explorer, Opera, etc.) ou qualquer outro software - um programa de FTP (File Transfer Program) ou de e-mail, por exemplo - tenta acessar a Internet, perguntando se isto pode ou não ser autorizado. Esta característica significa que ZoneAlarm funciona como uma parede contra fogo (firewall). Nenhuma informação sai do computador sem permissão expressa e, uma vez autorizado, impede que um hacker possa usar aquele programa para causar um dano. O ZoneAlarm tem um painel onde as autorizações ficam registradas permitindo fácil visualização e alterações em três níveis de segurança. O tráfico de entrada e de saída de informações do micro é bloqueado exceto para os programas explicitamente autorizados e, diariamente, é fornecida a quantidade de bytes recebidos e enviados. As tentativas de comunicação externas são identificadas pelo endereço IP. Esta característica permite também estabelecer zonas de segurança e indicar quais os computadores que podem acessar o sistema, deixando-o invisível para os demais, especialmente para os hackers.

quinta-feira, janeiro 10, 2002


Negociando


AVALIAÇÃO DE SEU POTENCIAL COMO NEGOCIADOR. Experimente responder o questionário assinalando exatamente como você se coloca diante da questão, ou seja, o mais honestamente possível. Numa segunda tentativa, responda como você acha que deveria ser a resposta caso fosse um bom negociador. Meus escores foram 178 e 229, respectivamente.

A mulher



Saiba o que aconteceu com ela

quarta-feira, janeiro 09, 2002


Caminhadas pela cidade II

"Voyeurs ou caminhantes. Do 110 andar do World Trade Center, ver Manhatan."
(in Certau, MIchel de. A invenção do cotiano : 1. artes de fazer, Vozes, Rio, 1994, p. 169.).

terça-feira, janeiro 08, 2002


Caminhadas pela cidade


"O World Trade Center é somente a mais monumental das figuras do urbanismo ocidental." (in Certau, MIchel de. A invenção do cotiano : 1. artes de fazer, Vozes, Rio, 1994, p. 172.).

"Eliminar de uma vez por todas o sentido das palavras eis o objetivo do terror. (Jean François Lyotard)

segunda-feira, janeiro 07, 2002


Notícias do Paraíso II


Saí à caça de expressões e termos do português falado em Lisboa e acabei lendo o livro de Lodge, de trás prá frente, um pouco em leitura dinâmica e o terminei, quanto mais não seja por dever de ofício.

Conta a história de um padre católico, filho de irlandeses, nascido nos arredores de Londres, estudante brilhante, encaminhado muito jovem pela família para a carreira eclesiástica, especialista em filosofia e teologia, que descobriu-se agnóstico na altura dos quarenta e abandona o clero, passando a dedicar-se ao ensino para sobreviver. Aqui aparece a primeira citação de C. Lévi-Strauss: “o estudante que escolhe a profissão de ensinar não se despede do mundo da infância; pelo contrário, está a tentar permanecer nele”. P. 166.

Certo dia, uma tia que há muitos anos vivia afastada da família residindo no Havaí, liga para Bernard - este é o nome do personagem e narrador - comunicando-lhe que estava com câncer, desenganada pelos médicos, pedindo para ver o irmão antes de morrer, e disposta a pagar as despesas da viagem. O sobrinho explicou que o pai estava velho e adoentado mais ia ver o que podia fazer. Para ajudá-la, acaba convencendo o pai a acompanhá-lo na viagem, feita com um pacote de uma agência de turismo que incluía a passagem de ida e volta a Honolulu, hospedagem de uma semana em um hotel e vários passeios.

A primeira parte do livro descreve essa viagem e a fauna que integra o grupo de turistas da agência, suas experiências e problemas.

Logo na chegada, antes mesmo de rever a irmã, o pai de Bernard é atropelado por um carro e internado em um hospital com a bacia fraturada. O filho trata de administrar a situação ao mesmo tempo que contata a tia e trata do internamento dela em uma casa de repouso. Para tanto, torna-se seu procurador, descobrindo que a velha está com uma pequena fortuna em ações da IBM, condição que lhe garantirá um tratamento condigno até a morte.

Nesse ínterim, Bernard, que até então desconhecia o belo sexo e cuja primeira experiência amorosa redundara em fracasso, conhece a mulher que atropelara seu pai (dele) e acaba apaixonando-se, sendo iniciado por ela nos segredos do sexo e do amor.

A segunda parte do livro conta a experiência dos membros do grupo de turistas, usando o autor para tanto do expediente de transcrever suas cartas, cartões postais e anotações em diários, quando aproveita a oportunidade para passar ao leitor uma idéia de como é o turismo no Havaí moderno. Nesta altura aparece uma segunda citação à obra de C. Lévi-Strauss, p.210.

Depois de duas semanas, Bernard retorna a Londres, dando um tempo para Yolande – é esse o nome da heroína - pensar no seu pedido de casamento, deixando-lhe a missão de administrar o testamento e a morte da tia. Após o desfecho, que ocorre algum tempo depois, ela escreve contando-lhe em detalhes como se deu o desenlace, os termos do testamento, e comunica-lhe que está viajando para Londres onde pretende visitá-lo para discutirem o futuro. Essas são as notícias do paraíso.

Durante a leitura deste livro acabei anotando mais algumas expressões e termos do português falado em Lisboa. Além das construções onde predominam o emprego do infinitivo - objeto de uma consulta de Alessandro, em blog de novembro último (9/11/01 – 6:49) que Neodo respondeu ([11/10/2001 8:19). Abundam especialmente adjetivos para nós desconhecidos: larachas, gaita, gatafunhada, forreta, guita, cresta, cavaqueira, proleta, data de, sanita, traseiras, trela, autocarro, palimpseto, à justa, pega, e por aí vai.

Há pouco tempo, motivado por uma novela da Globo, andei baixando de um site francês para o meu Rocket e-book o livro Os Maias, de Eça de Queiroz. Lendo Eça a impressão que se tem é de estar lendo português arcaico, lendo a tradução portuguesa de Lodge fica-se com a sensação de ler numa língua estrangeira.

domingo, janeiro 06, 2002

tentativa de invasão

Alguém tentou invadir meu computador. Meu firewall (zonealarm) acusou o ip 62.58.31.18. Estou pensando em apresentar queixa mas não sei exatamente a quem. Este é um problema das linhas ADSL. Banda larga sempre chama a atenção dos hackers, especialmente quando sistemas como Morpheus são instalados.
Domingo...

Olá meu caro amigo leitor virtual... como vão as coisas? Por aqui como Deus manda.. sempre em busca de "algo mais..."
Hoje passei pela Feira de São Cristóvão.. no Campo de São Cristóvão.. é uma balbúrdia só.. muita gente do nordeste do país.. com suas comidas típicas e musicas idem... dá gosto de ver.. aquela gentarada toda se divertindo... povo simples, povo humilde.. mas alegre.. cmo isso é possível? Num momento de tanta carestia, tanta fome e privações? Tanta gente sem emprego, sem salário, sem assitência médica, previdências, seguridade social?

Enfim... o povo brasileiro é mesmo feliz! MEsmo na tragédia e no infortúnio...

Tenham todos um bom dia..

bração.
blogando em 2001


(Mensagens de Marcílio ao bolg de Neodo, por ordem cronológica, em 2001)

[12/31/2001 10:10:00 AM - Dupla Nacionalidade II
[12/30/2001 9:21:54 AM - Brasil para principiantes II
[12/30/2001 7:43:05 AM - Tradutor Traidor
[12/30/2001 7:38:01 AM - A suname chamada internet
[12/28/2001 2:14:32 PM - Brasil para principiantes
[12/28/2001 6:03:26 AM - Procura-se
[12/27/2001 6:53:01 AM - FUNCITEC lançou edital para financiar pesquisa.
[12/27/2001 4:47:51 AM - crackers no blogger
[12/25/2001 11:51:58 AM - Natal dos Bons
[12/22/2001 6:17:07 AM - P H P ( Hipertext Preprocessor)
[12/20/2001 4:07:15 PM - Numinoso
[12/19/2001 9:55:22 AM - Cinema Noir
[12/15/2001 9:46:44 AM - Escrevendo
[12/13/2001 8:36:58 PM - riscos do mundo digital
[12/13/2001 4:09:31 PM - Outra vez
[12/12/2001 9:02:40 AM - Deu no Baguete Diário:
[12/12/2001 4:29:40 AM - Chopin X Debussy
[12/12/2001 3:07:22 AM - Mecanismo de busca também pega blogger
[12/11/2001 9:41:03 AM - férias
[12/6/2001 4:50:55 AM - competência
[12/5/2001 8:06:13 AM - O PC perfeito de 95
[12/3/2001 2:18:26 PM - A Ilha
[12/2/2001 10:55:19 AM - Beatles
[12/1/2001 4:52:33 PM - Traído pela memória
[12/1/2001 2:31:13 PM - O clima da Iha
[11/29/2001 8:19:23 PM - dupla nacionalidade
[11/29/2001 2:21:29 PM - clonagem
[11/27/2001 8:36:54 PM - meme II
[11/26/2001 10:59:15 AM - Acesso remoto
[11/25/2001 3:57:15 PM - netspeak
[11/24/2001 10:03:47 AM - Xador III
[11/23/2001 3:52:23 PM - Memorandum
[11/21/2001 10:54:55 PM - Pesquisar e produzir na rede
[11/20/2001 8:11:37 AM - Questões de ortografia
[11/18/2001 8:37:30 AM - patronímicos
[11/16/2001 5:35:55 AM - Dilema do prisioneiro
[11/15/2001 9:42:20 AM - O que é um meme?
[11/13/2001 10:47:16 PM - Segundo a Encliclopédia Simpozio
[11/13/2001 6:04:15 AM - Teste sua bloguice
[11/12/2001 4:29:59 PM - O vôo prá Sto. Domingo
[11/11/2001 8:35:13 PM - Sites de suporte ao internauta
[11/10/2001 7:04:08 PM - Resultado
[11/9/2001 4:34:37 AM - A Internet e a questão da memória
[11/8/2001 3:15:51 PM - Xador II
[11/7/2001 8:08:27 PM - Bibliografia sobre a palavra e a escrita
[11/6/2001 1:26:37 PM - O muro de taipa da esquina da minha rua
[11/5/2001 4:40:16 AM - Consequências impremeditadas do ataque: desemprego no Brasil
[11/4/2001 7:45:51 AM - Glossário de termos quinhentistas
[11/4/2001 7:16:57 AM - Survey sobre a arte de escrever
[11/3/2001 9:11:32 PM - Culinária portuguesa à época do domínio sarraceno
[11/1/2001 9:18:07 AM - Margerite Youcemar e a cozinha italiana
[10/31/2001 12:11:13 PM - Receita de frango assado no sal grosso
[10/31/2001 6:13:36 AM - Novela das oito
[10/30/2001 11:23:26 AM - Las meninas
[10/28/2001 11:24:44 PM - Pablo Tornielli analisa Borges
[10/28/2001 9:29:21 AM - O preço de um craque
[10/25/2001 3:36:04 AM - Borges aprende árabe no fim da vida
[10/22/2001 3:53:37 PM - Citação Bibliográfica
[10/21/2001 8:06:12 AM - Ciência médica - até onde confiar na ciência?
[10/19/2001 11:04:20 AM - Pecados capitais
[10/18/2001 12:45:48 PM - Xador: aí está o busílis
[10/17/2001 6:56:38 AM - Iluminando as minhas madrugadas
[10/16/2001 10:24:33 AM - Poeta simbolista
[10/14/2001 7:06:30 PM - Fotografando o passado
[10/14/2001 12:57:15 AM - Novidades na Paróquia
[10/7/2001 11:32:53 PM - A história da UNISUL
[10/5/2001 8:19:56 PM - O Dom supremo
[10/5/2001 10:50:45 AM - Salve Neodo
[10/2/2001 7:07:36 PM - Casar, por que casar?
[10/1/2001 9:45:57 PM - Árabe é igual a terrorista?
[9/30/2001 8:31:38 PM - Aprendendo a lidar com o blogger
[9/29/2001 3:55:23 AM - Efeitos psicológicos do terrorismo
[9/27/2001 10:50:39 AM - | Marcilio saúda o blog
[9/27/2001 5:27:32 AM - privacidade II
[9/26/2001 4:03:50 AM - privacidade I
[9/21/2001 12:42:04 PM | Nêodo convida para escrever no blog

sexta-feira, janeiro 04, 2002

Matusalém

Era um italiano da Sardenha o homem mais velho do mundo, segundo o Guiness. Ele resolveu deixar-nos antes completar 113 anos no próximo dia 22. Que Deus tenha Antônio em bom lugar.
A sabedoria do leão


"Na vida, as coisas às vezes andam vagarosamente. Por isso é tão importante não parar. Mesmo um pequeno avanço, na direção certa, já é um progresso - e qualquer um pode fazer um pequeno progresso." Nelson Mandela. (in cartão postal do IBDFAM, Natal de 2001)

quinta-feira, janeiro 03, 2002

WHAT'S UP

"Wonderful. In the nice news department, Blogger was named alongside Google, Yahoo, Ebay, and Amazon, as one of The Seven Wonders of the Web by the UK's Guardian Unlimited. Cool. "
– Ev. [12/31/2001 10:02:19 AM]

quarta-feira, janeiro 02, 2002

Como se faz um etnógrafo

"Como se faz um etnográfo" é o título do ítem VI (p. 48-58) do segundo capítulo de Tristes Trópicos, de Claude Lévi-Strauss. Foi dessa parte da obra que David Lodge colheu, embora ele afirme não se lembrar, a oração (parafraseando o próprio: "a ironia do vestígio de alusão cristã contida no termo não me escapou") que coloca na p. 166 do seu romance "Notícias do Paraíso" quando aborda a carreira do personagem Bernard dentro da Igreja:"Levy-Strauss (sic) diz em algum lado que o "estudante que escolhe a profissão de ensinar não se despede do mundo da infância; pelo contrário, está a tentar permanecer nele"".
Relendo o item citado de Tristes Trópicos sublinhei, um pouco mais adiante, o seguinte trecho: "(...) o ensino e a pesquisa não se confundem dêsse ponto de vista, com o aprendizado de um ofício. Sua grandeza e a sua miséria consistem em ser, ou um refúgio, ou uma missão.
Nessa antinomía que opõe, por um lado, o ofício, e por outro um empreendimento ambíguo que oscila entre a missão e o refúgio, participando de uma e de outra, sendo também uma ou outra, a etnografia ocupa certamente um lugar privilegiado. É a forma mais extrema que se possa conceber do segundo termo. Mesmo querendo-se humano, o etnógrafo procura conhecer e julgar o homem de um ponto de vista suficientemente elevado e afastado para abstraí-lo das contingências particulares a tal sociedade ou tal civilização. Suas condições de vida e de trabalho o separam fisicamente do seu grupo durante longos períodos; pela brutalidade das mudanças a que se expõe, êle adquire uma espécie de desenraizamento crônico: nunca mais se sentirá "em casa" em nenhum lugar, e ficará psicologicamente mutilado. Como as matemáticas ou a música, a etnografia é uma das raras vocações autênticas. Podemos descobrí-la dentro de nós, mesmo que jamais no-la tenham ensinado." ( C. Lévi-Strauss. Tristes Trópicos. Editôra Anhembi Limitada, São Paulo, 1957. Tradução de Wilson Martins - revista pelo autor, p. 52).

A propósito da antinomia "refúgio/missão" é interessante notar como Roberto da Matta se coloca diante de uma outra:
"Somos divididos e estamos unidos por uma reunião do igualitário com o hierárquico. Queremos, como tenho dito, os dois. Por isso, festejamos tanto e tão bem." Essa conclusão aparece no artigo publicado dia 29-12-01 no Estadão onde ele fala do Natal e refere-se à crise argentina qualificando-a de "valiosa".
Notícias do Paraíso

A segunda parte do livro Notícias do Paraíso, de David Lodge, tem dois capítulos: o primeiro é um diário que começa em “Sábado, 12 [p.135] e termina na Quarta-feira, 16 [p.199-206] e o segundo [p.207 a 221] transcrições de cartas de turistas em visita ao Havaí a familiares e anotações do narrador. Uma delas me chamou à atenção por tratar-se de um texto pretensamente científico, contendo outra referência à obra de Lévy-Strauss (sic): “Esboço de introdução. – A categorização da motivação do turista em relação ao “desejo de passear”ou ao “desejo de sol” (Gray, 1970) não é satisfatória, o mesmo acontecendo com a sugestão de Mercer de uma taxonomia das férias baseada numa “redução de monotonia” (Mercer, 1976). Tipologia mas válida é a que se baseia na oposição binária cultura/natureza. Podemos discriminar dois tipos básicos de férias, em função da ênfase que é dada, respectivamente, ao contacto com a cultura ou com a natureza: as férias como Peregrinação e as férias como Paraíso. O primeiro tipo é caracteristicamente representado pelas excursões em auto-carro para visita a cidades, museus, castelos, etc. (Sheldrake, 1984); o segundo, pelas férias em estâncias balneares, onde o indivíduo em causa luta por um regresso ao estado puro, à inocência anterior ao pecado original, fingindo que pode viver sem dinheiro (assinando vales, utilizando cartões de crédito ou, como nas aldeias do Club Méd, contas de plástico), entregando-se a actividades mais físicas do que mentais e usando o mínimo de roupa. O primeiro tipo de férias é essencialmente móvel ou dinâmico e faz por integrar um número máximo de coisas vistas no tempo disponível. O segundo é essencialmente estático, tendendo para uma espécie de rotina intemporal e repetitiva, típica das sociedades primitivas (Lévy-Strauss, 1967, p. 49).
Nota. – Ao que parece, o Club Méd falhou nas suas tentativas de se estabelecer no Havaí. Porquê?” Aí, pensei com os meus botões: mais trabalho para os alunos.
Coincidentemente neste dia voltei a ver o filme Shirley Valentine. Trata-se da história de uma típica dona de casa de classe média baixa inglesa que um dia acompanha uma amiga em uma viagem de turismo de duas semanas às ilhas gregas e resolve ficar por lá obrigando o marido a ir ao seu encontro. O filme termina quando os dois sentam-se ao por do sol numa praia para discutir suas divergências. O expectador não fica sabendo o destino dos personagens. Mas presume-se que o algo mudará profundamente na relação.

terça-feira, janeiro 01, 2002

Janeiro...

Primeiro dia do Novo Ano... aqui no Brasil é época de Terno de Reis (Folia de Reis) ou Reisado.. é a festa vai até, se não me lembro mal, dia 6 de janeiro...

As folias têm início no final do ano e prosseguem pelo ano novo... é a festa dos três reis magos que visitam o menino Deus... Aqui, é uma tradição, que aos poucos vai se perdendo.. em Santa Catarina, principalmente nas comunidades de açorianos, ainda é bem viva.. no Rio de Janeiro não sei se acontece.. vamos ver..

Como é a festa:

Um grupo de cantadores visitam as casa, cantando cantorias religiosas, ou de ode ao senhor menino Deus.. Há uma Bandeira, do Divino Espírito Santo, que adentra a casa em sinal de benesses à família... em geral, oferece-se bebidas e comidas para a comitiva..

Deve exisitir alguma página na Web sobre isso, vou procurar... [encontrei uma página.. é um estudo sobre Folia de Reis da PUC]

Janeiro de Chuvas...

O Janeiro teve início com bastante chuva.. em Minas e no norte do Rio de Janeiro, muita chuva e mais mortes.. esperamos que as coisas melhorem por aqui...

Argentina..

No país vizinho continua a crise.. parece que estão tentando um governo de coalisão com vistas à transição.. esperemos que o Novo Ano traga boas notícias para a Argentina...

A Praia no Primeiro de Janeiro...

Para quem está acostumado com as praias de Florianópolis, as daqui pareciam esgoto a céu aberto.. quanta sujeira.. quase não se conseguia andar pela areia.. que, a bem da verdade, era um amontoado de sujeira..

Desisti... e voltei a caminhar pela calçada.. pena.. o Rio é tão bonito (geograficamente) e as praias tão destruídas.. será que não percebem que isso aqui é uma Baía... que tudo voltará à praia....????

As coisas que vi ontem estavam todas lá.. só que deterioradas.. montes e montes de flores, mini-barcos, frutas, velas, santos... tudo de volta à praia... triste espetáculo aquele...

A Passagem do Ano...

Aqui no Rio de Janeiro o pessoal sabe como fazer uma festa! Foram quase 60 minutos de fogos de artifício em toda a cidade.. eram cascatas e chuvas de lágrimas por todo o lado.. acho que se alguém estivesse chegando ao Rio (de avião) naquele momento teria um espetáculo inimaginável... foi muito bonito.. acho que até melhor que a de Florianópolis... lá as pessoas não soltam tantos fogos assim.. aqui há até mesmo um certo exagero na quantidade..é demais mesmo!

Novo Ano...

O Novo Ano começa e vamos ver se neste as coisas serão melhores para todos nós.. será que conseguirei um emprego? Trabalho já está aprecendo, vamos ter fé..

Promessas para o ano novo

  • Deixar de Fumar

  • Emagrecer...

  • Conseguir um emprego...

  • Terminar o Mestrado...

  • Ser mais feliz..

  • Fazer mais amigos...


  • bração...
    Tradutor Traidor II - Glossário do português lisboeta moderno

    Termos e expressões encontradas na tradução do livro Notícias do Paraíso, de David Lodge, Ed. Gradiv, Lisboa,, 3a edição, junho de 2000 [p.]
    às arrecuas - [p. 145] (Aurélio p. 171: andando para trás, recuando)
    à laia de - [p. 145] (Aurélio p. 1004: à moda de, à guisa de)
    piroso - [p.156] Não sei (Aurélio: não tem)
    pindérico - [p. 167] Não sei (Aurélio: não tem)
    recheio - [p. 176] móveis de casa (Aurélio p.1461: dá outro sentido)
    hospedeira de bordo - [p.177]aeromoça (Aurélio não acusa a expressão. Vide p. 52 e 908: aeromoça e hospedeiro)
    maquilhadas- [p. 176] maquiadas (Aurélio: não acusa. Vide maquiar p. 1086)
    arrastadeira- [p.178] auxiliar de enfermagem (?), atendente de clínicas e hospitais (?) (Aurélio: não acusa. Vide arrastadeiro p. 169 = rasteiro).
    ror- [p. 184] (Aurélio, p. 1522: quantidade.)
    carruagem de metropolitano - [p. 191] vagão de metrô
    auscultador- [ p.198] fone. (Aurélio, p.: "4. Peça do telefone que quando nos falam por ele, aplicamos ao ouvido."p. 201. Vide fone p. 796).
    especado- [p. 206] (Aurélio: "2.ficar parado; estacar.P.")
    pintar a manta- [p.198] farrear(?)
    criado- [p. 202] garçon
    frontaria- [p. 202] fachada
    pegazinha- [p. 211] (Aurélio, p. 1293: "2. mulher palreira; 3. mulher feia e mal vestida.)
    pinocada- [p.206] pinada (Aurélio 1330: pinar = contato lascivo durante a dança)
    porreiro- [p. 216] (Aurélio, p.1368:"Adj.Lus. Pop.1. Afável, simples e prestativo. 2. Muito bonito; lindo. 3. Bom, excelente.(Sin. bras., nas acepç. 2 e 3: porreta, caceteiro.)"
    paparoca- [p. 212] (Aurélio, p1260: comida, comedoria, alimentação.)
    alcatroada- [p. 217] asfaltada.
    fato de banho- [p. 144] traje de banho.
    gelados- [p. 144] sorvete.
    condutor do carro- [p. 140] motorista.
    frigorífico- [p. 141] congelador, freezer.
    miúdos- [p. 149] crianças.
    escuteiros- [p. 149] escoteiros.
    casa de banho- [p152] banheiro.
    travões- [p. 154] freios.
    comboio- [p. 155] trem.
    duche- [p. 150] ducha, banho de chuveiro.
    deve precisar de descançar- [p. 146] estar precisando descançar.
    facto, tacto- [p. 143,168] fato, tato.
    meter os papéis- [p. 211] dar entrada, peticionar, requerer.
    espadalhão- [p. 219] carrão (?).
    amanhã tenho imenso que fazer- [p. 159] amanhã tenho muito que fazer.

    O tempo não apagou o que não terminou

    O dia amanheceu cinzento, chuvoso e frio. Ainda assim, a certeza de que, em algum lugar longe daqui, você pensa em mim acalenta minha alma e...