quarta-feira, julho 31, 2019

Novas Tecnologias e Educação....


Imagem de Steve Riot por Pixabay 
Hoje, fala-se muito no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC's) nas salas de aula. O assunto não é novo, desde os anos 90 do século passado já se especulava sobre o uso dessas tecnologias no ensino.  A novidade era a convergência que estava ocorrendo entre as diversas tecnologias (telefone, vídeo, áudio, Internet) que denominou-se de "Convergência Digital", além da revolução da inovação tecnológica que operava naqueles anos.

Lembro que naqueles idos dos anos 90, lá na Universidade Federal de Santa Catarina o Professor Marcílio Dias dos Santos e outros, tais como o Vianey, o Bárcia, Maria Luiza Beloni, Benakouche etc, já se envolviam com o tema via Laboratório de Educação a Distância (LED) da UFSC. 

terça-feira, julho 30, 2019

Agere...

Ab imo corde meo, in principio: quem diligentius intuens clara omnes perdidit? Nolite ergo solliciti esse de ... suus 'verum, ac verum spectat transit!

bacio

sexta-feira, julho 19, 2019

Reforma da Previdência

Diversos atores do cenário político e social vêm discutindo a "Reforma da Previdência". Alguns favoráveis outros nem tanto, porém é preciso discuti-la. 

Para uns a Reforma irá prejudicar aos mais pobres, para outros não fará mudanças significativas e os privilégios continuarão. O certo, contudo é que alguma reforma é preciso. 

Segundo um artigo [aqui], a situação do país é de insolvência no curto prazo. Para o autor o modelo de Previdência do país está obsoleto e não dá conta das necessidades futuras de financiamento, seja por causa das mudanças populacionais (sociedade mais velha x sociedade mais nova), seja pelas mudanças da taxa de sobrevida da população mais velha do país.

quarta-feira, julho 17, 2019

Big Brother is watching you

Do Site N10
Em tempos de FaceApp, Facebook, Google History entre outros, como não lembrar George Orwell e o romance 1984. No romance toda a sociedade é constantemente vigiada por alguém que o autor chama de "Big Brother"... a frase que faz lembrar essa vigilância é "Big Brother is watching you" (mais ou menos como o Grande Irmão está te observando)...

Parece incrível, mas um aplicativo aparentemente inofensivo conseguiu capturar milhões de fotos de rostos (reconhecimento facial?) em poucas horas. Isso não é algo novo, muitos outros aplicativos e mídias sociais o fazem há tempos, como é o caso do Facebook, do Google, e outros que obtém acesso, de forma automática e autorizada pelo usuário, a dados dos mais diversos tipos. Sites o fazem também com a instalação de cookies em seu computador ou smartphone quando você acessa seus serviços.

Na verdade esse tipo de recurso é, na atualidade capitalista, um ativo intangível, que vale muito para as empresas que os capturam. Com esses dados elas (as empresas) podem obter informações de consumo, de navegação, de preferências musicais, alimentares, de vestuário, de leitura, ideológicas etc.

Recentemente, aqui no Brasil, foi lançado um "serviço", disponibilizado por empresas de telefonia que, a princípio parecem se preocuparem com os usuários de linhas telefônicas ofertando um serviço de "não me perturbe".

Como todos os aplicativos inofensivos, esse também tem seus perigos.. os dados que o consumidor que deseja não ser perturbado precisa informar no referido site são: seu nome, seu CPF, e o número de telefone que deseja bloquear para envios de propagandas.. mas, pasmem!!!

Ao ler a "política de privacidade" do site percebe-se que estão armazenando esses dados, tal qual os outros.. e sabe-se lá o que farão com esses dados que, como se lê nos termos de uso, passam a ser propriedade do "pool" de empresas que ofereceram a "facilidade".

Portanto, estava certo G.Orwell, a sociedade está sendo constantemente vigiada, em todos os lugares, de todas as formas e, o que é mais preocupante: nós mesmos ofertamos esses dados em troca de um inofensivo brinquedo.

A Chave De Sarah... e o Holocausto francês...




Quando pensamos no Holocausto quase sempre nos vem a mente os campos Nazistas da Alemanha... nem por um momento pensamos que essa história possa ter ocorrido em outro lugar que não lá..

No entanto, como podemos perceber pelo filme do post de hoje, esse holocausto também ocorreu em terras francesas.. do povo da "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", dos ideais iluministas da revolução de 1789!

Foi durante o  regime de Vichy, comandado por Philippe Pétain, que a França Colaborou com o regime nazista, deportando mais de 13 mil judeus franceses para os campos de concentração nazistas, na sua maioria para Auschwitz. Homens, mulheres e crianças... todos encaminhados para o Velódromo de Inverno de Paris, essa operação deu-se em 16 e 17 de julho de 1942, em plena II Guerra Mundial. De lá foram separados, os homens enviados para o campo de concentração no norte da França (Drancy), mulheres e crianças para campos de concentração na Alemanha Nazista.

Em 1942 mais de 13 mil judeus foram deportados de França para campos de concentração.

Destas 13.152 pessoas, 4115 eram crianças. Não se sabe ao certo, mas a história tentou esquecer esse passado inglório dos franceses.. porém, Macron nas comemorações referentes a esse fato confirmou:  “Foi a França que organizou e tratou da deportação de milhares de crianças a campos de concentração”.

O Filme é duro, triste, mas vale a pena ser assistido, ao menos, para que não se esqueça do que houve naqueles tempos de Guerra.

-------------

bacio

terça-feira, julho 16, 2019

Chernobyl e a Guerra da Mentira...

Do Site HBO
"Qual é o preço de mentiras? Não é que a gente as confunda com a verdade, o verdadeiro perigo é que, depois de ouvir mentiras suficiente, a gente não reconheça mais a verdade de jeito nenhum... O que poderemos fazer então? O que mais resta se não abandonar a esperança da verdade e se contentar com histórias... nessas histórias não nos interessa quem são os heróis.. tudo o que queremos saber é: quem é o culpado!" (cientista Valery Legasov - na série "Chernobyl" da HBO)

A Série da HBO começa com o cientista Valery Legasov fazendo a sua confissão, falando sobre o que ocorreu na Usina.. para ele a verdade nunca será esclarecida devido às formas com que são apresentadas ao público os motivos do "acidente".

A série bem poderia estar retratando algo mais recente, quem sabe uma eleição presidencial em algum país das Américas... seja do Sul ou Norte.. vivemos numa época em que a verdade é escamoteada para algum lugar de difícil localização.. Seja lá ou cá a prática é a de montar um amontoado de mentiras que, de tanto se repetirem acabam por se revestir de verdade... são pequenas ou grandes mentiras contadas a todo o tempo.. e desmentidas em seguida para, novamente serem afirmadas mais a frente.. ao fim e ao cabo não se sabe qual é a verdade dos fatos...

O que podemos perceber é que vivemos um momento importante de "guerra pela verdade" e que, em diversos pontos do planeta, por regimes dedicados a autopreservação, a mentira é pulverizada diuturnamente, relegando a verdade a um simulacro, a uma negação.. queremos tanto a verdade porém são poucos que a procuram...

------------

bacio

sexta-feira, julho 12, 2019

Desempregados superqualificados...

AG. IBGE Noticias
"[...]o Brasil está formando mestres e doutores para o desemprego [...]", a frase é do professor Sílvio Meira (UFPE/FGV). De fato, os números apontam para um crescente número de pessoas bem qualificadas em situação de desemprego. A crise econômica por que atravessa o país afeta todas as camadas sociais, de alto a baixo impactando a capacidade de produzir ciência no país.

Certa vez ouvi alguém dizer "O Engenheiro que virou suco", uma alusão a um engenheiro que, por causa do desemprego, optou por abrir um pequeno negócio informal: montou um carrinho de suco de laranja para vender nas ruas da cidade em que mora. Parece até anedota mas, pasmem! é verídico...

Voltando ao assunto tema do post, o número de mestres e doutores desempregados no Brasil é o maior do mundo!! Enquanto em outros lugares o índice de desemprego no grupo é de 2%, no país é de 25%! isso para doutores, porque para os que possuem mestrado a conta é mais perversa: 35% desempregados. 

Essa situação pode ser explicada, por um lado, pelo aumento de oferta de cursos de pós-graduação no país (mestrados profissionais, mestrados acadêmicos e doutorados, por exemplo) e, por outro lado, pela inexistência de uma política de aproveitamento desses profissionais pelas empresas de ponta e que fazem pesquisas e, pelas ações governamentais nessa área.

Além disso, muitos profissionais não estruturam sua carreira acadêmica pautada num crescente dentro de uma mesma área (graduação - pós-graduação), havendo aqueles que optam por carreiras mais interdisciplinares. Essas escolhas esbarram, no futuro, com exigências de, como afirmam os recrutadores das universidades e faculdades no país, "aderência", isto é: para que um professor lecione num determinado curso exige-se que sua formação inicial seja naquele curso ao qual pretende lecionar. 

Esse tipo de exigência restringe o aproveitamento de muitos que, por exemplo, possuem graduação numa determinada área e pós-graduação (mestrado e doutorado) em outras áreas.

Exigência essa que não é comum em outros países, nos quais a interdisciplinaridade é valorizada, e aqui não. E, como se não bastasse, ainda temos o problema do "êxodo intelectual", que retira do país cientistas de ponta para países nos quais são mais valorizados e aproveitados. 

Para enfrentar esse panorama crítico é preciso que a educação seja mais valorizada, que as políticas públicas voltadas para o aproveitamento do potencial intelectual disponível sejam direcionadas para maior valorização desse tipo de profissional e, também, mudanças importantes precisam ser efetivadas na forma como são recrutados profissionais para o ensino superior no país. 

Conclui-se que investimentos empresariais e governamentais em desenvolvimento e pesquisa é fator crucial para que o país possa ser mais produtivo e ocupar o papel que lhe reserva o cenário mundial. De nada adianta termos mestres e doutores para espremerem laranjas na esquina. Sem ciência, e sem cientistas, corre-se o risco de perder o bonde da história.

quinta-feira, julho 11, 2019

Guerra de Canudos - filme completo







"Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo". E. da Cunha (Os Sertões, 1902)


Antonio Peregrino, Antonio Conselheiro.. um episódio sangrento da nossa história, nas palavras de Euclides da Cunha, um crime... um crime que nossos "heróis" da Pátria perpetraram contra um povo humilde, sem recursos, sem nada...

Parte da história de nosso país, que poucos sabem, poucos conhecem.. O filme de Sérgio Rezende, de 1997, com José Wilker, Paulo Betti, Marieta Severo, Cláudia Abreu entre outros, retrata esse episódio triste da historiografia brasileira. Vale assistir.
===================
bacio


terça-feira, julho 02, 2019

Tiradentes ante o Carrasco...

Comissão de Cidadania e Justiça
Acontece neste momento, dia 02 de julho de 2019, 14 horas, a audiência na qual o Juiz Sérgio Moro está sendo inquirido sobre suas conversas com os procuradores da "Operação Lava a Jato", conversas divulgadas pelo site The Intercept Brasil. Uma imagem me pareceu significativa, a do quadro exposto na parede da comissão, no qual está a figura de Tiradentes ante o carrasco... seria intencional esse close ao título do quadro? ... ou, seriam apenas conjecturas.. nada mais..

O tempo não apagou o que não terminou

O dia amanheceu cinzento, chuvoso e frio. Ainda assim, a certeza de que, em algum lugar longe daqui, você pensa em mim acalenta minha alma e...