Metodologia para o Planejamento Estratégico

Múltiplas são as propostas metodológicas para a realização do planejamento estratégico. Contudo, ao se analisar as metodologias disponíveis com vistas à sua implementação, deve-se, além de considerar os pontos fortes e fracos da organização e as oportunidades e ameaças tanto internas quanto externas, ter em consideração, como afirma Stonner (1992), que

é através da compreensão das necessidades dos clientes e consumidores e da aplicação criativa da tecnologia a elas e pela nossa diferenciação em relação aos nossos concorrentes que a empresa será bem sucedida em nosso mercado cada vez mais turbulento. Contudo, o sucesso nestas áreas somente será obtido através de um planejamento cuidadoso, da constante vigilância e de um processo de melhoria contínua”

Além disto, para se determinar a metodologia a ser utilizada, é preciso também levar em conta as características da própria empresa e do seu ramo de atividade. A metodologia deve, segundo Almeida (1996:1) contemplar, pelo menos, os seguintes aspectos:

1 - Análise do Desempenho da Empresa

2 - Definição da Vocação e do Campo de Ação

3 - Análise da Estratégia Vigente

4 - Análise Ambiental

5 - Estabelecimento da Estratégia

6 - Estabelecimento de Objetivos e Metas

7 - Projeções

8 - Estabelecimento de Ações.


[continua....]


Comentários