CONCEITO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Existem muitas maneiras de conceituar planejamento estratégico. Stoner caracteriza o planejamento estratégico como sendo  o “processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais” (1985:73). De acordo com Gaj, o planejamento estratégico “estabelece uma postura em relação ao ambiente; lida com fatos idéias, probabilidades e termina com um plano estratégico”.

O planejamento estratégico, enquanto técnica, pode ser encarado, de acordo com Fischmann e Almeida como sendo “uma técnica que, através da análise do ambiente de uma organização, cria c consciência das oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento de sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito e direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos (1993:25).

O planejamento estratégico pode ser ainda encarado, conforme apresentado Lefebvre e Rosa (1983:5) como  sendo uma  “atividade de escolha dos caminhos que a empresa deverá trilhar para que se adquira maior garantia de que no futuro ela atingirá uma condição desejável”.

É importante destacar, contudo, que não basta ser de longo prazo para ser estratégico pois, de acordo com Rebouças (1989:31), a natureza estratégica do planejamento está intrínseca ao fato de “impulsionar toda a empresa rumo ao crescimento, desenvolvimento, diversificação e inovação e para isto, a empresa precisa de atitudes criativas, interativas, adaptativas e inovadoras de seu quadro funcional motivado e comprometido com os ressaltados a serem alcançados”.

Planejamento estratégico também pode ser definido como uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência  das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar e evitar riscos.

Operacionalizando-se os termos constantes nesta definição temos:

  1. Ambiente organizacional: representa tudo aquilo que interfere nos negócios da empresa e que esta não tem condição de alterá-lo.
  2. Missão de uma organização: corresponde ao papel que ela desempenha, ou seja, à sua utilidade.

Dentre os termos relacionados ao planejamento estratégico, pode-se citar:

  • Planejamento tático: objetiva a eficiência da organização, é predominantemente quantitativo, e por abranger decisões administrativas e operacionais corresponde a um planejamento de curto prazo.
  • Planejamento a longo prazo: segundo os autores corresponde à extrapolação do planejamento tático para um período mais longo, sem levar em consideração as variações ambientais e de direção da empresa.
  • Administração estratégica: compreende os processos de capacitação de integrar as decisões administrativas e operacionais com as estratégicas, a fim de obter maior eficiência e eficácia dentro da organização.
  • Objetivos: são aspectos concretos estabelecidos pela organização a serem alcançados, de acordo com a estratégia estabelecida.
  • Metas: representam valores definidos dos objetivos.
  • Política organizacional: são regras de decisão repetitivas suportadas na estratégia estabelecida da organização.

Comentários