Do Boletim do Le Monde....

NO CADERNO BRASIL:

AMÉRICA LATINA

As duas Bolívias que se enfrentam
Ainda titubeantes, as maiorias indígenas ensaiam um projeto nacional e capaz de superar as relações de predação, privilégios e servidão. Para a oligarquia, não se trata de integrar uma nação — mas de usufruir dela como se fosse suahacienda, e já sem apego à própria retórica da democracia (Por Ricardo Cavalcanti-Schiel)


ESTADOS UNIDOS

Barack Obama e a América Latina
Uma análise detalhada sobre o primeiro documento em que candidato expõe suas políticas para a região. Propostas mesclam conservadorismo com importantes novidades. Mas tom geral é de mudança, e autora frisa: abriu-se a possibilidade de rever as políticas que prevaleceram nas últimas décadas (Por Laura Carlsen)


ECONOMIA

A moeda, o crédito e o capital financeiro

A estatização das gigantes do crédito imobiliário nos EUA reensina: ao contrário do que crê a teoria econômica convencional, poder estatal e mercado não estão em conflito, no capitalismo. A "memorável aliança", entre eles encontra-se origem do sistema e segue movendo sua expansão no século 21 (Por José Luís Fiori)


MÍDIA & POLÍTICA

A moral camaleônica
É delicioso resgatar os argumentos lançados pela mídia em 1997, em favor da reeleição de FHC. Comparados com a grita contra um terceiro mandato de Lula, eles revelam a tendência a adaptar-se às circunstâncias, típica do camaleão. Mesmo que, confirmando sua essência, ele finja ser outro animal... (Por Guilherme Scalzilli)


ENSAIO

Chico Science encontra Josué de Castro
No mês de centenário do pensador pernambucano, uma análise instigante identifica laços entre sua obra e a do criador do manguebeat. É como se os "homens-caranguejos" de Josué ressurgissem na obra de Chico — não mais como heróis frustrados, mas celebrando a vitória que realmente importa (Por Moisés Neto)


CULTURA PERIFÉRICA

Cooperifa: leia o livro, veja o filme e ouça o disco
Série de obras artísticas celebra os saraus que ajudaram a construir o conceito de cultura periférica — e o mundo de iniciativas que está surgindo a partir deles. Trabalhos ressaltam opinião da jornalista Eliane Brum: "A Cooperifa é um abalo sísmico a partir de uma esquina de quebrada" (Por Eleilson Leite)


SOCIEDADE EM REDE

A invasão bárbara
No ensino, ao contrário do que sempre ocorreu, o professor terá de partir partir do mundo real para o pedagógico. Isso significa que a escola começa se alimentar da inteligência coletiva que emerge da rede. Uma revolução não-televisionada, que rompe os muros da educação (Por Hernani Dimantas)


Ciência no Brasil e na América Latina: conquistas e desafios

O enorme crescimento da produção científica, no continente, ainda não se refletiu em qualidade e repercussão das pesquisas. É preciso identificar os gargalos, e lembrar que, para fazer evoluir a ciência nacional, o Brasil não pode abrir mão do que lhe é mais precioso: o cientista brasileiro (Por Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins)


CHÉRI À PARIS / CRÔNICAS FRANCESAS

Joue-nous Raoul!
— O canhestro.
— Hein?
— O príncipe das trevas.
— Paulo Coelho adorando o capeta? Agora embolou tudo.
— Avisei...
(Por Daniel Cariello)


EM NOSSA EDIÇÃO DE AGOSTO:

FINANÇAS EM CRISE

A dinâmica da grande queda
O declínio da capacidade produtiva dos EUA, em contradição com o aumento impressionante do consumo e do crédito, está na origem da crise. Mas ela foi ampliada pela recusa das autoridades a rever dos dogmas do neoliberalismo: o "livre" comércio e a "livre" circulação de capitais (Por Gérard Dumenil e Dominique Lévy)


DEMOCRATIZAÇÕES

Incerta primavera chinesa
Longe dos holofotes da mídia ocidental, fervilham movimentos pela democracia, no país mais populoso do planeta. Não questionam o regime, nem reivindicam eleições diretas. Querem direitos, liberdades e distribuição de riquezas. Obstáculos: os poderes locais e os que lucram com a desigualdade (Por Jean Louis Rocca)


AMÉRICA LATINA

Haiti: muito longe da dignidade
As tropas da ONU acabaram com as zonas sem lei, controladas por milícias; e a ajuda de países latino-americanos começa a produzir resultados. Mas parecem distantes as ações necessárias para recompor a infra-estrutura e a produção, cuja precariedade foi agravada pelas políticas neoliberais (Por Christophe Wargny)


LITERATURA

Cortázar, o mágico
É sempre rico revisitar a obra de Cortázar. Mestre de uma escrita revolucionária e uma imaginação sem limites, e militante das causas libertárias, ele continua a revelar, 24 anos após sua morte, o mais íntimo da condição humana, com sua literatura esférica, complexa e crítica (Por Guy Scarpetta)


PALAVRA 44

Nota do Editor
Por Rodrigo Gurgel
Aqui

Anjos e crianças
Não são poucos os poemas em que Bandeira aborda a infância como região idealizada, cuja simples rememoração pode amenizar o espaço presente da solidão, dor, perda, doenças e aporias que todo adulto precisa lidar
Aqui

A heroína do Novo Mundo
"Maria de Sanabria – a lendária expedição das mulheres que atravessaram o Atlântico no século XVI", do ítalo-uruguaio Diego Bracco, é um romance histórico sobre a aventura dessa nobre sevilhana que, em 1550, chegou ao litoral de Santa Catarina
Aqui

Quando o labirinto é o mundo
A trama de Saramago é simples mas não é agradável. Seus personagens abandonaram toda a esperança, como se diz no pórtico do inferno dantesco
Aqui

O fazedor de humanos
As lições de um velho mestre incluem algo que deveria ser essencial para todos: a literatura
Aqui

Boletim de atualização de Le Monde Diplomatique-Brasil -- edição internet. A retransmissão é bem-vinda. Para passar a receber regularmente, clique aqui.


--
Antonio Martins
Editor
---------

Comentários