segunda-feira, setembro 29, 2008

Colorado destrói no Gre-Nal: 4 a 1, com show de D’Alessandro



No clássico mais importante das últimas décadas, Colorado cola na Libertadores e tira Tricolor da liderança

Os grandes jogos são pré-fabricados para os grandes craques. E o Gre-Nal do milênio foi de Andrés Nicolas D’Alessandro. Com uma atuação que colorado algum jamais esquecerá, o argentino comandou a goleada de 4 a 1 sobre o Grêmio, que fez o Inter colar de vez no bloco de classificação para a Libertadores. De quebra, a genialidade do gringo deixou o rival dos vermelhos sem a liderança do Brasileirão, que agora é do Palmeiras.

O triunfo colorado também representa a supremacia na temporada, já que os três primeiros clássicos do ano haviam terminado empatados. No histórico de confrontos, o Inter já abre vantagem de 20 vitórias. A goleada fez o time de Tite pular para 42 pontos, na oitava colocação, quatro atrás da zona de classificação para a Libertadores. O Grêmio, com 50, perde para o Palmeiras no número de vitórias.

Embalado pela goleada, o Inter volta a campo na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, contra o Universidad Católica, do Chile, no Gigante. O Grêmio recebe o Botafogo no sábado. No mesmo dia, o Colorado visita o Coritiba.

Um craque chamado D’Alessandro e uma goleada no Gigante

O primeiro tempo de um Gre-Nal histórico foi decidido por um craque chamado D’Alessandro. O argentino acabou com o jogo. "El Cabezón" fez um gol, deu passe para outros dois e acertou tudo que tentou. Jogou demais. E, assim, desequilibrou um jogo que é sempre parelho.

Era um Gre-Nal peleado, mordido, com a cara dos rivais gaúchos, quando D’Alessandro começou a destruir. Em cruzamento para a área, a zaga gremista cortou no pé do gringo, que mandou um chute seco, forte, sem chances para Victor. O Beira-Rio entrou em ebulição.

Mas o Grêmio logo reagiria. Orteman, aos dez, ensaiou o empate ao acertar o travessão. A tarefa de concretizar a igualdade coube a Tcheco. E que golaço! O camisa 10 do Grêmio atravessou o campo com a bola dominada, deixou Guiñazu a ver navios e mandou o chute no cantinho de Clemer. Aí foi a vez de os tricolores explodirem em euforia: 1 a 1.

Não tinha como o grande Gre-Nal do milênio ficar sem polêmica. Aos 28 minutos, o árbitro Evandro Rogério Roman anotou toque de mão de Anderson Pico. Enquanto a defesa gremista reclamava, o Inter agiu. A cobrança rápida caiu nos pés de Alex. O canhotinho mandou uma pancada entre as pernas de Victor: 2 a 1 para o Inter e muita reclamação do Grêmio.

Era vitória, mas ainda não era goleada. D’Alessandro resolveu fazer história. Ele cobrou escanteio venenoso na cabeça de Índio, que desviou para o gol. Eram 39 minutos. Seis depois, o argentino cobrou escanteio curto para Ângelo, recebeu de volta e mandou na cabeça de Nilmar: 4 a 1. Em pleno setembro, com um vento frio incomodando, o Beira-Rio entrou em tempos de carnaval.

Antes de o primeiro tempo acabar, Edinho e Tcheco se enroscaram na beirada do campo e protagonizaram confusão generalizada. Ambos foram expulsos.


Inter só administra

Com uma vantagem praticamente inalcançável, o Inter deixou o tempo passar no segundo tempo. Chegou a trocar passes por dois minutos sem ser interceptado pelo adversário. A torcida vibrou como se fosse gol, para depois contar os gols, como provocação ao Grêmio.

- Um, dois, três, quatro! Um, dois, três, quatro!

Já na volta para o segundo tempo, o Grêmio teve Willian Magrão e Souza nos lugares de Perea e Paulo Sérgio. Não deu certo. O time tricolor, naturalmente, buscou o ataque, mas o Inter, sólido, não deu chance. Graças à qualidade técnica dos jogadores de frente, o time colorado ainda ameaçou em lances esporádicos e teve um gol anulado, de Nilmar, aos 39 minutos. Mas o placar ficou imóvel.

No Gre-Nal do milênio, o Inter mostrou que o presidente do Grêmio, Paulo Odone, não estava tão errado ao dizer que o adversário era um time de galácticos. Resta saber se os colorados, com tanta qualidade, terão tempo para buscar a vaga na Libertadores. E se o Grêmio suportará a pancada que levou no Gre-Nal. Os efeitos costumam ser duradouros.

(Fonte: O GLOBO - Esportes. disponível online)

quarta-feira, setembro 24, 2008

20 anos da Constituição Brasileira - eventos na UNIGRANRIO


Em comemoração aos 20 anos da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, a Unigrario promoverá diversos eventos. 

Na Escola de Direito, no dia 06 de outubro de 2008 teremos a presença do Dr. Gustavo Binenbojm no campus Duque de Caxias e no dia 07 de outubro de 2008 a presença do Dr. João Mendes no campus de Silva Jardim, onde irão proferir a palestra comemorativa aos 20 anos da Constituição brasileira intitulada "20 anos da CF: a vitória do constitucionalismo democrático no Brasil".

As palestras serão ministradas no auditório do campus I (em frente a academia) e no auditório do campus III, às 1900h.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Le Monde avalia o Bolsa Família e chega à conclusão que o programa fornece um bom retorno ao investimento

Por Pamela Valente

Reportagem publicada em 17/09/2008 Última atualização 17/09/2008 15:58 TU


Uma análise completa do programa Bolsa Família é publicada na página três do vespertino Le Monde. O diário dedica a página três a questões importantes que não estão necessariamente na atualidade do dia. Dessa vez, Le Monde fala da "bolsa brasileira que faz ir à escola". Depois de explicar o funcionamento deste que é, segundo o jornal, "o maior sucesso do governo Lula", Le Monde explica os objetivos do programa e contextualiza o Bolsa Família para os franceses. "As somas dadas às famílias podem parecer modestas quando vistas de longe", diz o vespertino, "mas elas contribuem a combater a pobreza e reduzir as desigualdades".

Le Monde também comenta os defeitos do programa e afirma que o mais grave deles já foi corrigido. Antes, o Bolsa Família era para adolescentes até 15 anos, que então abandonavam a escola para trabalhar. Aumentar a idade limite para 17 anos resolveu o problema.


Destaque da chamada de capa do Le Monde com data de 18 de setembro de 2008.  Foto: Eugenia Fernandes / RFIDestaque da chamada de capa do Le Monde com data de 18 de setembro de 2008.

Foto: Eugenia Fernandes / RFI

Aos que criticam o programa dizendo que ele é paternalista ou provoca um "efeito preguiça", Le Monde responde que "longe de serem indolentes, essas famílias trabalham, de fato, mais que outras". O jornal continua: "esse programa é um remédio pontual e parcial contra a miséria, nada mais e nada menos do que isso".

Le Monde também lembra que o Bolsa Família amplia o acesso à educação, que é a melhor arma, no Brasil como em outros países, contra a pobreza. E conclui: considerando que o programa tem um orçamento modesto, de 0,8 por cento do PIB, este seria considerado, em outras circunstâncias, um programa que fornece um bom retorno ao investimento.


Dia da Responsabilidade Social na UNIGRANRIO

A Professora Sônia Regina, Pró-reitora Comunitária e de Extensão convidando a comunidade acadêmica para as comemorações pelo Dia da Responsabilidade Social. 

O evento ocorre em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior(ABMES) e será comemorado na UNIGRANRIO amanhã dia 23 de setembro às 18h e 30 min no Auditório Wilson Chagas de Araújo com uma palestra cujo tema será: "Empresas e a responsabilidade social: alternativas para o desenvolvimento local"

Para apresentar a experiência da SONOLEVE foi convidado o Sr. José Valmir Pinheiro, atual Presidente da Área de Responsabilidade Social da FIRJAN e como debatedor o Prof. Joel de Castro (Mestrado em Administração/Unigranrio).

Compareçam e participem...

Bração...

Google Chrome...

O Chrome, navegador do GOOGLE já é o terceiro utilizado pelos internautas, ao menos em visitas aqui ao DVC.. vejam as estatísticas da Mortigo..

1. Internet Explorer 6.x 34.3 %
2. Internet Explorer 7.x 22.9 %
3. Chrome 20.0 %
4. Mozilla Firefox 3.x 14.3 %
5. Mozilla Firefox 2.x 5.7 %
6. Internet Explorer 8.x 2.9 %
Total 100.0 %


Bração..

Início da Primavera...

A Primavera chegou hoje!! A nova estação começa hoje e vai até 21 de dezembro. Lá em casa as flores já dão o ar da graça... e dão novo colorido ao jardim... e a visita mais constante, de todas as primavera, é, sem dúvida, do casal de Sabiás... eles chegam todos os anos e começam a cantar cedo.. já as 5:30 da madruga lá estão com seu canto inconfundível.. é uma beleza..

Que maravilha!!!!

Bração...

Ah! a foto aí é de uma das minhas orquídeas, e foi tirada por mim há duas semanas...

domingo, setembro 21, 2008

Politicômetro

Para quem gostaria de saber em qual categoria de "visão política" se enquadra, a VEJA fez o favor de criar um teste para nos ajudar...

Mas, melhor do que isso, são as perguntas do teste... veja o teste aqui....

sexta-feira, setembro 19, 2008

Jornada de Administração em Magé...

Com a coordenação do Prof. Alaécio e do encarregado administrativco do Campus IV, Magpé, Sr. Sérgio, foi realizada na última quinta-feira, dia 18 de setembro de 2008, a Jornada de Administração pelas comemorações do dia do Administrador, que ocorreu no último dia 9 de setembro. 

Na oportunidade os alunos de Magé assistiram palestras e participaram de sorteios de brindes. O evento angariou alimentos para doação à uma entidade de assistência social de Magé (Lar São Vicente de Paula). 

Aos alunos e professores que participaram, os parabéns do DVC... 

bração...

III Semana Acadêmica de Secretariado Executivo da Unigranrio...

Professora Luciana Marson, coordenadora do Curso de Secretariado, informa que de 27 a 30 de setembro, no Campus I (Duque de Caxias), acontece a III Semana Acadêmica de Secretariado Executivo. O investimento é de R$ 15,00 (alunos e ex-alunos da Unigranrio) e R$ 20,00 (público em geral). Para mais informações, ligue (21) 2672-7758. Veja a programação aqui... 

A Luciana está contentíssima com os resultados obtidos pelo curso de secretariado executivo da Unigranrio que, segundo dados do MEC, é um dos melhores do Rio de Janeiro.

Veja mais informações sobre o curso de Secretariado Executivo aqui... 

quarta-feira, setembro 17, 2008

Cefet-RJ realiza sua terceira feira de estágio e emprego

Do O Globo online -> O Cefet-RJ realiza, entre 23 e 25 de setembro, a terceira edição da sua Feira de Estágio e Emprego. O evento reunirá 28 empresas que estarão oferecendo cerca de 2 mil vagas de emprego em áreas técnicas e de graduação. Oi, L'Oréal, Ci, Módulo, Webjet Linhas Aéreas, Michelin, Globosat, Governo do Estado, Schlumberger, O.N.S, Ambev, Ipiranga, CIEE, Chemtech e Gerdau são alguns dos expositores. Além de se candidatar às vagas, o público poderá participar de palestras e retirar a carteira de trabalho gratuitamente.

A entrada é franca e aberta a estudantes de outras instituições. A feira funcionará das 11h às 18h e será realizada na unidade do Maracanã. Mais informações podem ser obtidas em www.feiradocefet.com.br

What a Wonderful World - Louis Armstrong

I see trees of green, red roses too.
I see them bloom for me and you,
And I think to myself, what a wonderful worldI see skies of blue and clouds of white.
The bright blessed day, the dark sacred night,
And I think to myself, what a wonderful world.The colors of the rainbow, so pretty in the sky
Are also on the faces of people going by,
I see friends shaking hands, saying, "How do you do?"
They're really saying, "I love you."I hear babies cry, I watch them grow,
They'll learn much more, than I'll never know.
And I think to myself, what a wonderful world.Yes, I think to myself, what a wonderful world.

terça-feira, setembro 16, 2008

Instituições de ensino superior vão premiar estudos sobre direitos da mulher

ABr ->

Brasília - A segunda edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero recebe inscrições até o dia 31 de outubro. A premiação visa a estimular e a fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre as relações de gênero, de maneira a contribuir para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade.

A seleção pública vai premiar seis artigos científicos, dez relatos de experiência, 10 dez redações e um roteiro para vídeo-documentário de curta-metragem digital. Podem participar estudantes de graduação e de pós-graduação e alunos e professores do ensino médio de instituições públicas e privadas.

As inscrições podem ser feitas pela internet, no site da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnlogia do Estado de Pernambuco (Facepe), ou podem ser enviadas pelo correio, para o endereço Rua Benfica, nº 150, Madalena, Recife-PE, CEP 50.720-001.



A matéria foi alterada para correção de informação. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apenas ajuda na divulgação do evento. A iniciativa do prêmio é da Facepe.

Acervo digital conterá produção científica da UnB

Da Agência Brasil

Brasília - A Universidade de Brasília (UnB) lança na manhã de hoje (16) um acervo digital com toda a produção científica de alunos e professores da instituição. O Repositório Institucional da UnB, que reunirá artigos, dissertações, teses e trabalhos apresentados em eventos, tem como objetivo preservar a memória intelectual da universidade.

O conteúdo do portal será público, o que permitirá à universidade pretende dar mais visibilidade, aumentar o impacto da produção científica e difundir conhecimento. A cerimônia de lançamento do acervo digital contará com a presença do reitor pro tempore, Roberto Aguiar, do decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Marco Amato, além de diretores de bibliotecas do Distrito Federal.

Do Boletim do Le Monde....

NO CADERNO BRASIL:

AMÉRICA LATINA

As duas Bolívias que se enfrentam
Ainda titubeantes, as maiorias indígenas ensaiam um projeto nacional e capaz de superar as relações de predação, privilégios e servidão. Para a oligarquia, não se trata de integrar uma nação — mas de usufruir dela como se fosse suahacienda, e já sem apego à própria retórica da democracia (Por Ricardo Cavalcanti-Schiel)


ESTADOS UNIDOS

Barack Obama e a América Latina
Uma análise detalhada sobre o primeiro documento em que candidato expõe suas políticas para a região. Propostas mesclam conservadorismo com importantes novidades. Mas tom geral é de mudança, e autora frisa: abriu-se a possibilidade de rever as políticas que prevaleceram nas últimas décadas (Por Laura Carlsen)


ECONOMIA

A moeda, o crédito e o capital financeiro

A estatização das gigantes do crédito imobiliário nos EUA reensina: ao contrário do que crê a teoria econômica convencional, poder estatal e mercado não estão em conflito, no capitalismo. A "memorável aliança", entre eles encontra-se origem do sistema e segue movendo sua expansão no século 21 (Por José Luís Fiori)


MÍDIA & POLÍTICA

A moral camaleônica
É delicioso resgatar os argumentos lançados pela mídia em 1997, em favor da reeleição de FHC. Comparados com a grita contra um terceiro mandato de Lula, eles revelam a tendência a adaptar-se às circunstâncias, típica do camaleão. Mesmo que, confirmando sua essência, ele finja ser outro animal... (Por Guilherme Scalzilli)


ENSAIO

Chico Science encontra Josué de Castro
No mês de centenário do pensador pernambucano, uma análise instigante identifica laços entre sua obra e a do criador do manguebeat. É como se os "homens-caranguejos" de Josué ressurgissem na obra de Chico — não mais como heróis frustrados, mas celebrando a vitória que realmente importa (Por Moisés Neto)


CULTURA PERIFÉRICA

Cooperifa: leia o livro, veja o filme e ouça o disco
Série de obras artísticas celebra os saraus que ajudaram a construir o conceito de cultura periférica — e o mundo de iniciativas que está surgindo a partir deles. Trabalhos ressaltam opinião da jornalista Eliane Brum: "A Cooperifa é um abalo sísmico a partir de uma esquina de quebrada" (Por Eleilson Leite)


SOCIEDADE EM REDE

A invasão bárbara
No ensino, ao contrário do que sempre ocorreu, o professor terá de partir partir do mundo real para o pedagógico. Isso significa que a escola começa se alimentar da inteligência coletiva que emerge da rede. Uma revolução não-televisionada, que rompe os muros da educação (Por Hernani Dimantas)


Ciência no Brasil e na América Latina: conquistas e desafios

O enorme crescimento da produção científica, no continente, ainda não se refletiu em qualidade e repercussão das pesquisas. É preciso identificar os gargalos, e lembrar que, para fazer evoluir a ciência nacional, o Brasil não pode abrir mão do que lhe é mais precioso: o cientista brasileiro (Por Tatiana Al-Chueyr Pereira Martins)


CHÉRI À PARIS / CRÔNICAS FRANCESAS

Joue-nous Raoul!
— O canhestro.
— Hein?
— O príncipe das trevas.
— Paulo Coelho adorando o capeta? Agora embolou tudo.
— Avisei...
(Por Daniel Cariello)


EM NOSSA EDIÇÃO DE AGOSTO:

FINANÇAS EM CRISE

A dinâmica da grande queda
O declínio da capacidade produtiva dos EUA, em contradição com o aumento impressionante do consumo e do crédito, está na origem da crise. Mas ela foi ampliada pela recusa das autoridades a rever dos dogmas do neoliberalismo: o "livre" comércio e a "livre" circulação de capitais (Por Gérard Dumenil e Dominique Lévy)


DEMOCRATIZAÇÕES

Incerta primavera chinesa
Longe dos holofotes da mídia ocidental, fervilham movimentos pela democracia, no país mais populoso do planeta. Não questionam o regime, nem reivindicam eleições diretas. Querem direitos, liberdades e distribuição de riquezas. Obstáculos: os poderes locais e os que lucram com a desigualdade (Por Jean Louis Rocca)


AMÉRICA LATINA

Haiti: muito longe da dignidade
As tropas da ONU acabaram com as zonas sem lei, controladas por milícias; e a ajuda de países latino-americanos começa a produzir resultados. Mas parecem distantes as ações necessárias para recompor a infra-estrutura e a produção, cuja precariedade foi agravada pelas políticas neoliberais (Por Christophe Wargny)


LITERATURA

Cortázar, o mágico
É sempre rico revisitar a obra de Cortázar. Mestre de uma escrita revolucionária e uma imaginação sem limites, e militante das causas libertárias, ele continua a revelar, 24 anos após sua morte, o mais íntimo da condição humana, com sua literatura esférica, complexa e crítica (Por Guy Scarpetta)


PALAVRA 44

Nota do Editor
Por Rodrigo Gurgel
Aqui

Anjos e crianças
Não são poucos os poemas em que Bandeira aborda a infância como região idealizada, cuja simples rememoração pode amenizar o espaço presente da solidão, dor, perda, doenças e aporias que todo adulto precisa lidar
Aqui

A heroína do Novo Mundo
"Maria de Sanabria – a lendária expedição das mulheres que atravessaram o Atlântico no século XVI", do ítalo-uruguaio Diego Bracco, é um romance histórico sobre a aventura dessa nobre sevilhana que, em 1550, chegou ao litoral de Santa Catarina
Aqui

Quando o labirinto é o mundo
A trama de Saramago é simples mas não é agradável. Seus personagens abandonaram toda a esperança, como se diz no pórtico do inferno dantesco
Aqui

O fazedor de humanos
As lições de um velho mestre incluem algo que deveria ser essencial para todos: a literatura
Aqui

Boletim de atualização de Le Monde Diplomatique-Brasil -- edição internet. A retransmissão é bem-vinda. Para passar a receber regularmente, clique aqui.


--
Antonio Martins
Editor
---------

segunda-feira, setembro 15, 2008

JURA ETERNA


Jura amor, já que és minha agora.
Que hás de ser eternamente pura.
E faz sorrindo desta tua jura,
A frase dócil que minh'alma implora.

Nos astros belos, olha, vê, procura,
Sorri, maldiga se quiseres, chora...
Mas não te esqueças nunca quem te adora,
Quem te idolatra com fugaz ternura.

Na jura eterna que tua alma dita,
Tu hás de ver que o coração palpita
Toda a paixão que no peito teu continha...

Confessa a chama que te invade a alma,
Numa frase apenas, que terá a calma;
Jura amor, agora que és minha!


Neodo Noronha Dias

Um Blog para ser lido... e marcado como favorito

Foi lançado hoje, seguinda feira, pela Fundação José Saramago o Blog do escrito.. vale a leitura constante... visite em Cadernos de Saramago

sexta-feira, setembro 12, 2008

Últimas previsões para as eleições 2008 no Rio e em SP....

No Rio, Eduardo Paes (PMDB) também subiu oito pontos e atingiu 27%. Ele está tecnicamente empatado com Marcelo Crivella (PRB), que caiu de 24% para 23%.

Ouça a reportagem da CBN...

Novo curso de mestrado da Unigranrio

Se você está pensando em aumentar o cabedal de conhecimentos e melhorar sua empregabilidade, taí uma boa notícia...

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Letras e Ciências Humanas. Recomendado pelo MEC / Capes, este é um novo curso de Pós-Graduação oferecido pela Unigranrio.

mais informações aqui...

Dia da Responsabilidade Social

Saiu no Boletim Informativo da UNIGRANRIO...

No dia 23 de setembro, às 18h30min, no Auditório Wilson Chagas de Araújo (Campus I – Duque de Caxias), será comemorado o Dia da Responsabilidade Social. O evento contará com a palestra “Empresas e a responsabilidade social: alternativas para o desenvolvimento local” e com as presenças do atual Presidente da Área de Responsabilidade Social da FIRJAN, José Valmir Pinheiro, e do professor Joel de Castro (Mestrado em Administração / Unigranrio).

Aos meus alunos de Gestão Social, recomendo a participação!..

bração..

ExpoManagement 2008

Está para acontecer a ExpoManagement 2008, veja o vídeo.. e prepare-se!!!

Analfabetos no Brasil

No Brasil, 10% dos brasileiros com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever. A maior parte dos analfabetos no país é do Nordeste, negro, de baixa renda e tem entre 40 e 45 anos. Mais de 1 milhão de adultos são alfabetizados a cada ano.

Mensagem do Magnífico Reitor Prof. Arody Herdy



acompanhe, na nossa Web TV/ Canal Unigranrio, a mensagem do reitor Arody Herdy sobre a nossa avaliação, após a divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC), pelo Ministério da Educação (MEC).
A produção desta gravação é da equipe do curso de Comunicação Social, com imagens de Felix Mascarenhas Milesi e produção de Marco de Cardoso.

Vestibular na UNIGRANRIO - a 2º Melhor Universidade Privada do RJ, segudo o MEC



Faz bem para o nosso ego de professores saber que contribuímos para resultado tão engrandecedor!!

Venha para a UNIGRANRIO você também!!!

quinta-feira, setembro 11, 2008

Algemas, "London cabs", súmula vinculante

Recebido por e-mail...
--------------
TENDÊNCIAS/DEBATES [Folha de São Paulo, 22/08/2008]
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.
debates@uol.com.br 
--------------------------------------------------------------------------------
Foi em uma viagem a Londres que pude constatar o complexo de inferioridade que a grande maioria de nós brasileiros ainda cultivamos 
--------------------------------------------------------------------------------
NELSON RODRIGUES disse, depois de ganharmos nosso primeiro título mundial de futebol, em 1958 (Suécia), que, naquele momento, o brasileiro chutava para longe, definitivamente, o vira-lata que sempre foi. Infelizmente, o genial dramaturgo não acertou o prognóstico. 

Vemos ainda hoje, exatos 50 anos após Bellini levantar a Jules Rimet em Estocolmo, que o nosso "vira-latismo" anda mais forte do que nunca. 

Foi em uma viagem a Londres, em 2006, observando pequenos detalhes da vida cotidiana na Inglaterra, que pude constatar o complexo de inferioridade, a culpa, a vergonha e até o ridículo que a grande maioria de nós brasileiros ainda cultivamos. 

Em uma visita a uma unidade da Scotland Yard, uma das mais conceituadas Polícias do planeta e que goza de prestígio pelo respeito que tem aos direitos humanos daqueles que persegue em seu dia-a-dia, observei um cartaz que dizia que seus policiais deviam algemar, indistintamente, todos os que se encontrassem em condição de preso ou detido, pois os riscos se classificariam em apenas dois tipos: os conhecidos e os desconhecidos. Nada mais democrático, profissional e técnico. 

Um homem rico, um senhor de idade, uma mulher, um político, um banqueiro, um homem culto, todos têm potencial para, ao se exasperar no momento estressante da prisão, colocar a vida do policial que o conduz, a de transeuntes ou a sua própria integridade em risco. 

Não há como o policial perscrutar o que se passa na cabeça de uma pessoa que acaba de ser presa. Reação violenta não é exclusividade de homens de poucos recursos e pouca cultura. Um preso por crime financeiro ou por corrupção pode reagir de forma violenta ao perceber que caiu em desgraça e que terá sua fortuna, que foi amealhada ilegalmente, congelada pelas autoridades.

Não há por que condicionar, de forma absoluta, a colocação da algema ao crime cometido, relativizando o tratamento a ser dado aos infratores de colarinho-branco. Prevalecendo o que decidiu o Supremo Tribunal Federal, as equipes da Polícia Federal deverão contar, daqui em diante, com um paranormal para ler as mentes dos conduzidos e, conforme o caso, sugerir a colocação de algemas, de forma preventiva. 

Preso na Inglaterra significa algemado. E não há humilhação nisso. Não há nenhum prazer especial por parte do policial em algemar nem há humilhação extra do preso por ser algemado. Uma coisa pressupõe a outra. 

O sujeito preso fica numa cela, e a algema é a forma daquela condição de cerceamento de liberdade continuar quando houver necessidade de translado do preso. Não algemar seria a mesma coisa que deixar a porta da cela aberta. 

As cabeças colonizadas, evocando princípios humanistas, resistem ao desenvolvimento de um aparelho repressivo que alveja ricos e pobres indistintamente. Esse traço cultural forte contrasta com o mundo em que vivemos e começa a ser desafiado por uma geração de delegados, promotores e juízes que, aprovados em concursos públicos muito concorridos, conquistaram uma posição de independência crítica em defesa dos interesses da sociedade e das instituições em que atuam. 

Procuram tachar de tratamento indigno a colocação de algemas quando estar algemado não é indigno. 

A prisão, ou melhor, os motivos da prisão talvez sejam a indignidade. Daí intentarem maquiar a vergonha, a indignidade da prisão, suprimindo um dos seus mais fortes "trade marks", as algemas, e, dessa forma, impedindo que a sociedade perceba que sua própria máscara caiu. Mas faltaria ainda uma explicação em relação ao preso sem posses. 

Não se levantam os tribunais em defesa da humilhação do algemado desvalido "não perigoso" porque sua humilhação já precede a prisão. Ele já é humilhado por ser pobre, por ser destituído de camisas, gravatas e abotoaduras. A algema não grita, não cria contraste quando colocada num joão-ninguém. 

JORGE BARBOSA PONTES, 48, delegado federal, é chefe da Interpol no Brasil e assessor internacional da Polícia Federal. Atua na área de cooperação internacional desde 1992.

FÓRUM PERMANENTE DE PRÁTICAS RESTAURATIVAS E MEDIAÇÃO DA EMERJ

Recebido por email... 
-----------

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ESCOLA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - EMERJ

FÓRUM PERMANENTE DE PRÁTICAS RESTAURATIVAS E MEDIAÇÃO DA EMERJ

CONSULADO GERAL DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

 

PALESTRA

"TÉCNICAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS NO USO DA MEDIAÇÃO NAS CORTES DOS ESTADOS UNIDOS"

Auditório Des. Nelson Ribeiro Alves

15 de setembro de 2008

9h30min - Abertura

Desembargador JOSÉ CARLOS SCHMIDT MURTA RIBEIRO - Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Desembargadora MARIA HENRIQUETA LOBO - Comissão de Estudo de Soluções Alternativas à Composição Jurisdicional dos Conflitos

Desembargador HORÁCIO DOS SANTOS RIBEIRO NETO - Comissão de Estudo de Soluções Alternativas à Composição Jurisdicional dos Conflitos

Juiz de Direito JOAQUIM DOMINGOS DE ALMEIDA NETO - TJ/RJ e Presidente do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ

Cônsul ERIK HOLM-OLSEN - Diretor da Seção de Educação, Imprensa e Cultura (Consulado Geral dos Estados Unidos da América)

9h45min

"TÉCNICAS E FERRAMENTAS UTILIZADAS NO USO DA MEDIAÇÃO NAS CORTES DOS ESTADOS UNIDOS"

Palestrante: Dr. FRED SOUK - Advogado e Consultor na área de Mediação

12 horas - Intervalo

14 horas - Workshop organizado pelo palestrante. O local será divulgado no dia. Os interessados em participar deverão comunicar ao Gabinete da EMERJ, telefone 3133-4127, até o dia 10 de setembro de 2008.

16h30min - Encerramento

Coordenadores:

Juiz de Direito JOSÉ CLAUDIO DE MACEDO FERNANDES - TJ/RJ

Sra. CARLA B. WAEHNELDT - Consulado Geral dos Estados Unidos da América 

(Haverá Tradução Simultânea)

CNJ quer revigorar o papel do juiz de paz, diz Passos

por Anderson Passos

O Conselho Nacional de Justiça publicou, no último dia 4 de setembro, a Recomendação 16. Nela, é recomendada aos tribunais a regulamentação da função de juiz de paz. “O CNJ quer revigorar a atividade do juiz de paz”, disse o desembargador aposentado Vladimir Passos de Freitas em entrevista à revista Consultor Jurídico.

Segundo Vladimir Passos, depois da Constituição de 1988, o papel de juiz de paz se resumiu à celebração de casamentos, o que é “uma quebra de tradição de 200 anos no Brasil. O juiz de paz, historicamente, sempre foi um sujeito de fazer acordos e teve um papel de pacificação de conflitos”.

O texto da Recomendação do CNJ propõe que a atividade passe a ser remunerada e que os juízes de paz sejam eleitos pelo voto direto, com mandato de quatro anos. Dentre as atividades principais estão, além de casamentos, as audiências de conciliação que poderão redundar em uma significativa celeridade do Judiciário. Isso porque, a partir da intervenção dos juízes de paz, os casos deixariam de transitar nos tribunais.

A proposição está prevista no artigo 98, inciso II da Constituição Federal. O dispositivo estabelece que “A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: Justiça de paz, remunerada, composta de cidadãos eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de quatro anos e competência para, na forma da lei, celebrar casamentos, verificar, de oficio ou em face de impugnação apresentada, o processo de habilitação e exercer atribuições conciliatórias, sem caráter jurisdicional, além de outras previstas na legislação”.

“O CNJ não quer ir contra a Constituição. Pelo contrário, quer cumpri-la. O CNJ quer revigorar o papel do juiz de paz, não só para celebrar casamentos, como também para participar de processos conciliatórios”, disse ele. Vladimir Passos reforçou que o incremento das funções do juiz de paz poderá evitar que muitas ações sejam despejadas na Justiça.

A efetivação da atividade do juiz de paz passa, conforme a Recomendação 16, pelos governos do Distrito Federal, dos estados e territórios. Eles deverão criar um projeto de lei estabelecendo os vencimentos nas capitais e no interior, as funções nas varas de família e nas atividades conciliatórias.

Além disso, a recomendação do CNJ também promete gerar polêmica uma vez que vai opor os juízes togados – bacharelados em Direito – e os juízes sem formação. Motivo: a atividade de juiz de paz não exige formação acadêmica. A crítica dos togados é a de que apenas eles têm competência para exercer o cargo.

O desembargador aposentado, no entanto, diz que este é um problema menor. “Acho que os estados devem se preocupar em estabelecer filtros na hora de convocar esses juízes. Por exemplo, o juiz de paz não pode ser filiado a partido político porque senão a isenção dele fica comprometida. A nomeação também poderia passar pelo crivo do Tribunal de Justiça”, sugere.

Outro ponto contestado é a remuneração. Se atualmente o juiz de paz executa um trabalho voluntário, a partir da recomendação eles terão de ser remunerados.

“O ideal é que fosse uma função não remunerada, mas não praticamos trabalho voluntário nesse país. E, a médio prazo, essa remuneração pode criar um problema porque vai ter juiz de paz reclamando de más condições de trabalho, por exemplo, o que também pode gerar ações na Justiça” reconheceu Vladimir Passos.

A partir da publicação do ato, os tribunais nos estados e no Distrito Federal terão um ano para se adaptar à norma.

Leia a íntegra da Recomendação do CNJ

RECOMENDAÇÃO Nº 16, DE 27 DE MAIO DE 2008.

Recomenda aos Tribunais de Justiça a regulamentação da função de Juiz de Paz prevista no artigo 98, inciso II da Constituição Federal.

O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, e

CONSIDERANDO que a Emenda Constitucional 45/2004 atribuiu ao Conselho Nacional de Justiça o poder de recomendar providências;

CONSIDERANDO que o artigo 98, inciso II da Constituição Federal estabelece que a Justiça de Paz será remunerada e composta por cidadãos eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de quatro anos;

CONSIDERANDO a decisão exarada na Sessão Plenária do dia 27 de maio de 2008, nos autos do Pedido de Providências nº 200810000000110,

RESOLVE:

RECOMENDAR aos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal e Territórios que, em observância ao artigo 98, inciso II da Constituição Federal, no prazo de um ano a partir desta publicação, regulamentem e encaminhem proposta de lei à Assembléia Legislativa que trate:

1. Das eleições para a função de juiz de paz, na capital e no interior;

2. Da remuneração para a função de juiz de paz, na capital e no interior;

3. Da atuação dos juízes de paz perante as Varas de Família;

4. Da atuação dos juízes de paz na atividade conciliatória.

Publique-se e encaminhe-se cópia desta Recomendação a todos os Tribunais de Justiça.

Ministro Gilmar Mendes

Presidente 

Revista Consultor Jurídico, 9 de setembro de 2008 

quarta-feira, setembro 10, 2008

O desmatamento na Amazônia e o clima

O desmatamento na região amazônica tem um impacto direto no aumento da emissão de gás carbônico na América do Sul. Reportagem mostra como a destruição da maior floresta do mundo pode influenciar o clima global

terça-feira, setembro 09, 2008

Aquecimento global


ABr -> Em 4 anos, as secas, as inundações e os deslizamentos na região andina cresceram. Até o ano 2020, estima-se que 40 milhões de pessoas correm o risco de perder o acesso à água potável em decorrência do derretimento das geleiras andinas.

Qual a relação entre o catador de latinhas de alumínio e a Bolsa de Valores de Londres?

ABr ->

Na economia globalizada, a renda dos catadores depende, sim, do mercado mundial, do dólar e até do clima.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Novo índice do MEC aponta Unifesp como a melhor universidade federal

Morillo Carvalho
Repórter da Agência Brasil

O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresenta o Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior do Brasil Foto: Wilson Dias/Abr
Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresenta o Índice Geral de Cursos (IGC),
indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior do Brasil -
Foto: Wilson Dias/Abr


A partir de hoje (8), os brasileiros podem fazer suas escolhas com relação a instituições de ensino superior a partir de um indicador que aponta a qualidade: o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o índice sintetiza, em notas de 1 a 5, a qualidade de todos os cursos, distribuídos em todos os campi e municípios em que atua. A avaliação foi feita em 78,8% das instituições do país.

São levados em consideração conceitos para a graduação, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e as chamadas “variáveis de insumo”, que consideram corpo docente (mensurando, por exemplo, o número de professores com doutorado), a infra-estrutura e o programa pedagógico. Além desses dados, também entra na média estabelecida pelo índice o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.

O resultado final, em valores contínuos, vão de 0 a 500. A Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef), instituição particular localizada no Rio de Janeiro, recebeu a maior nota: 483. Entre as universidades federais, a que ficou melhor classificada foi a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com nota 439. Na distribuição por faixas, ambas ficaram com 5 – a faixa 1 é atribuída às instituições que tiveram notas de 0-94; a 2, de 95-194; a 3, de 195-294; a 4, de 295-394 e a 5, de 395-500.

Agora, os dados servirão de base para o recadastramento das instituições, que deve ocorrer nos próximos 12 meses. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, se os especialistas constatarem que os problemas encontrados em instituições mal-avaliadas não têm solução, muitas delas podem ser descredenciadas.

“Se os especialistas do Ministério da Educação fizerem um diagnóstico de que aquela instituição apresenta dificuldades, das duas, uma: ou sela um termo de compromisso de saneamento de deficiência, que pode implicar na contratação de mais doutores, mudança de regime de trabalho dos docentes, investimento em infra-estrutura, ou, no limite, a perda de prerrogativas de autonomia da instituição ou até o descredenciamento”, disse.

Entre as universidades federais, a única a receber conceito 2 foi a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que ficou com 176 pontos. O ministro Haddad atribuiu o problema ao pouco tempo em que a universidade foi emancipada – era um campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – e que, neste caso, o índice constatou a necessidade de mais investimentos.


* A matéria foi corrigida para esclarecimento de informação prestada pelo ministro durante coletiva. A instituição particular com melhor nota é a Ebef, e não a FGV.

-> confira a classificação das 21 instituições com nota 5

Analfabetismo se concentra entre pobres, negros e nordestinos, aponta Unesco


Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O analfabeto brasileiro continua sendo em sua maioria nordestino, negro, de baixa renda e com idade entre 40 e 45 anos. A análise é do especialista em educação de jovens e adultos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, Timothy Ireland. Na data de hoje, 8 de setembro, a organização comemora o Dia Internacional da Alfabetização.

“A questão do analfabetismo sempre foi minimizada como um direito, mas ela é fundamental para que o cidadão participe de forma democrática. Hoje vivemos na sociedade da informação e do conhecimento, a pessoa que não tem acesso à escrita e à leitura acaba excluída de informações que são necessárias para garantir todos os outros direitos, a saúde, a participação política na sociedade”, avalia Ireland.

Dados de 2006 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 10,38% da população se declara analfabeta absoluta, ou seja, não sabe ler ou escrever um bilhete simples. O percentual representa 14,3 milhões de brasileiros. O relatório de monitoramento do programa Educação Para Todos, da Unesco, mostra ainda que o índice mais do que dobra na área rural (25%). Entre os negros e pardos, o analfabetismo é duas vezes maior do que entre os brancos.

Para a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em jovens e adultos Cláudia Vóvio, o perfil do analfabeto brasileiro reflete as desigualdades sociais do país. “Os dados estratificados mostram as mesmas desigualdades sociais. Onde estão os grupos com maior vulnerabilidade social é onde se encontram as maiores taxas de analfabetismo”, analisa.

Na avaliação de Ireland, é preciso reconhecer que o analfabetismo vem diminuido no país, mas ainda de forma lenta. Em 2000, o Brasil assinou o compromisso Educação para Todos, estabelecido durante a Conferência Mundial de Educação em Dacar. Entre as metas, está a redução das taxas de analfabetismo para 6,7% até 2015. Segundo a Unesco, se os índices continuarem caindo nesse ritmo, o Brasil não cumprirá o acordo.

“O Brasil tem avançado bastante a partir do momento em que estabeleceu uma política nacional de educação para jovens e adultos, mas o esforço ainda não está refletido nos números. Acreditamos que ainda precisamos de mais recursos para atuar nessa área”, defende o especialista.

domingo, setembro 07, 2008

Marcilio postou em 5 dezembro de 2001... O COMPUTADOR PERFEITO de 95!!!

A revista PC Magazine Brasil, na edição de janeiro de 1995 trouxe uma reportagem sobre PC perfeito. "A máquina dos sonhos" era configurada com um disco rígido de 1GB, 32 MB de RAM, cache de 512KB, Pentium 90 ou 100 MHz, Modem V.34 de 14,4 Kbps ao preço de 10 mil dólares americanos.

veja o post original aqui

Como era, e o que escrevíamos no Diário Virtual Coletivo em 2001???

Para relembrar as postagens iniciais deste Blog.. visite o arquivo aqui...

bração..

Como era o Google em 1999???


Quer saber como era o Google em 1999? clique aqui!

Voltando no tempo na Web...

Um sistema de arquivamento de páginas disponibliza um serviço de "retorno ao passado".. você pode rever aquela primeira página que você fez usando ainda o Netscape Gold (ou o Bloco de Notas, com comandos html na unha...) eita!!!

Fui ver o meu primeiro serviço na Web.. a página do Centro de Filosofia e Ciências Humans da Unviersidade Federal de santa Catarina... veja aqui como era.. em 1996... 

Um outro serviço que realizei naquela época, foi a página do NUER - Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas. Que você poderá ver aqui... 

Para usar o seviço de arquivo da web clique aqui... 

Bração... 

sábado, setembro 06, 2008

NOTÍCIAS DO STF -> Responsabilidade sobre obrigações trabalhistas de tercerizados em julgamento no STF

Uma controvertida questão contratual e trabalhista, de interesse tanto da União, quanto de estados e municípios, está na pauta de julgamentos do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (10). Trata-se da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 16, ajuizada pelo governo do Distrito Federal com objetivo de ver confirmada a validade do parágrafo 1º do artigo 71 da Lei nº 8.666/1993, que tem tido a aplicabilidade afastada por decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O artigo mencionado atribui, em seu caput, à empresa contratada por órgão do setor público a responsabilidade pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução do contrato. E seu parágrafo 1º reforça esta norma, dispondo que “a inadimplência do contratado, com referência aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais, não transfere à Administração Pública a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso das obras e edificações, inclusive perante o Registro de Imóveis.

Entretanto, além de vir sistematicamente contrariando esse dispositivo, o TST chegou a editar a Súmula 331, em entendimento diametralmente oposto ao da norma, responsabilizando subsidiariamente a Administração Pública em relação aos débitos trabalhistas, quando atuar como contratante de qualquer serviço de terceiro especializado.

A mencionada Súmula 331 do TST dispõe, em seu item IV: “O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, inclusive quanto aos órgãos da administração direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas, e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relação processual constem também do título executivo judicial (artigo 71, da Lei nº 8.666/1993)”.

NOTÍCIAS DO STF -> Estevan e Sonia Hernandez tentam arquivar ação penal por lavagem de dinheiro

O apóstolo da Igreja Renascer em Cristo Estevan Hernandez Filho e sua mulher, a pastora evangélica Sonia Haddad Moraes Hernandez, impetraram Habeas Corpus (HC) 96007 no Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar reverter decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que não trancou o processo a que eles respondem na 1ª Vara Criminal de São Paulo, por lavagem de dinheiro por organização criminosa.

Para a defesa do casal, a denúncia oferecida contra seus clientes teria sido baseada em informações da imprensa. Para o defensor, o caso pode até ser considerado perseguição religiosa. Como exemplo disso, o advogado revela que, ao receber a denúncia e indiciar os religiosos, o juiz de 1º grau “curiosamente” inicia seu despacho com dizeres bíblicos de Jeremias “maldito seja o homem que se fia de outro homem (Jer 17:5)”.

Crime antecedente

O fato imputado a Estevan e Sonia não estaria previsto como crime. Isso porque de acordo com a Lei 9.613/98, diz a defesa, para que se configure o crime de lavagem de ativos seria necessária a existência de crime antecedente, previsto no artigo 1º da mesma lei, para possibilitar a imputação. No caso, o dinheiro tem que vir de tráfico de entorpecentes, terrorismo, contrabando ou tráfico de armas, extorsão mediante seqüestro, ou de crimes contra a administração pública ou contra o Sistema Financeiro Nacional.

Outro ponto defendido pelo advogado do casal é que a lei nacional não define o que seria organização criminosa, e dessa forma, não se poderia imputar tal conduta aos pastores da Renascer em Cristo.

Como organização criminosa, diz o Ministério Público, a Igreja detinha poder e manipulava inúmeras empresas. A Igreja católica, rebate a defesa, dispõe de editoras, rádios televisões, além de comercializar um sem número de objetos de fé, e ninguém questiona isso. “É, de fato, real mostra da liberdade do exercício religioso”, argumenta.

Denúncia

O Ministério Público afirma, na denúncia, que depois de terem fundado a Igreja, Estevam e Sonia, teriam passado a arrecadar altíssimos valores em dinheiro, às custas de ludibriar fiéis e de deixar de honrar incontáveis compromissos financeiros.

De acordo com o MP, o suposto aumento de patrimônio do casal, no últimos vinte anos, seria exatamente o reflexo de ganhos com a exploração da fé alheia. A Igreja assumiria feição de organização criminosa, dada sua estrutura, e com isso, cometeria inúmeros crimes.

A defesa pede a concessão de liminar para suspender o processo e, no mérito, o fim da ação penal em curso na 1ª Vara Criminal de São Paulo. O pedido tem como relator o ministro Marco Aurélio.

NOTÍCIAS DO STF -> Primeira índia advogada em destaque no programa Na Trilha da Vida, da Rádio Justiça

A primeira índia advogada, que ganhou notoriedade ao defender no STF a área indígena Raposa Serra do Sol, relata sua trajetória de vida e relembra as dificuldades que enfrentou para se formar bacharel em Direito. Entre as músicas preferidas de Joênia Carvalho, da tribo Wapichana, está Índios, da banda Legião Urbana. Na Trilha da Vida, neste sábado (6), em dois horários: às 9h e às 21h.

sexta-feira, setembro 05, 2008

Professora que recebeu bolsa de estudos e não retornou ao Brasil após concluir curso deverá ressarcir CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deverá ser ressarcido em, aproximadamente, R$ 160 mil por uma professora universitária. Ela teria recebido uma bolsa integral de estudos pelo CNPq para se doutorar na University of Essex (Inglaterra), mas após conclusão do curso não retornou ao Brasil.

A questão, ocorrida no ano de 1987, foi objeto do Mandado de Segurança (MS) 26210 julgado na sessão de hoje (4) pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). No MS, a professora contestava ato do Tribunal de Contas da União (TCU) que a condenou ao ressarcimento.

Segundo a ação, a decisão do TCU ocorreu na análise da Tomada de Contas Especial instaurada pelo CNPq contra a professora universitária, uma vez que ela teria descumprido itens da resolução normativa nº 5/87 do conselho. A norma fixa, nos casos de bolsas no exterior, a obrigatoriedade dos bolsistas retornarem ao Brasil, sob pena de ressarcimento integral dos valores concedidos.

A bolsista pretendia a concessão do mandado de segurança para reconhecer a ocorrência da prescrição dos valores exigidos por meio de decisão do TCU. Também pedia o reconhecimento da inexistência de relação jurídica entre as partes. [Leia mais...]

quarta-feira, setembro 03, 2008

MEC anuncia contratação de 10 mil professores para universidades federais

ABr-> Amanda Cieglinski - Repórter da Agência Brasil

1608AC050.JPG
foto: Antônio Cruz/ABr

Brasília - Para atender à expansão em 2009 de 44 mil vagas nas universidades federais, anunciadas hoje (3) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, o Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 10.992 docentes e 8.239 técnicos administrativos. Todos serão contratados por concurso.

“Eu já assinei a primeira liberação de concursos, mas a partir de 2009, todas as vagas aprovadas no Congresso Nacional para dar sustentabilidade à reestruturação e expansão das universidades estarão abertas à contratação de técnicos e docentes”, anunciou Haddad.

Dos 10 mil cargos para docentes, 1 mil foram distribuídos hoje (3) entre as universidades por portaria assinada pelo ministro. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por exemplo, ganhou 82 cargos para docentes, a Universidade de Brasília (UnB), 84 e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 34. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as universidades contam hoje com 48 mil professores.

País tem 9 mil presos com pena já cumprida

Na maior parte dos casos, soltura só não ocorreu porque os detentos não têm defensores que comuniquem ao juiz o término da pena

Sistema carcerário atual contrasta com as 2 decisões favoráveis obtidas por Daniel Dantas em menos de 48 horas junto ao Supremo

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

As duas decisões favoráveis obtidas pelo banqueiro Daniel Dantas em menos de 48 horas junto à mais alta corte do país contrastam com a realidade do sistema carcerário brasileiro. Estima-se que até 9.000 pessoas estejam atrás das grades apesar de já terem cumprido pena condenatória.
Na maior parte dos casos, a soltura só não ocorreu ainda porque muitos não têm defensores que comuniquem ao juiz o cumprimento da pena.


Se forem levados em conta os que aguardam julgamento em prisão preventiva -a mesma modalidade imposta a Dantas-, o abismo é ainda maior.


O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça estima que o país tenha hoje cerca de 133 mil pessoas em preventiva, ou seja, 30% da população carcerária.


Apesar de o tempo máximo da preventiva ser de 81 dias, não é raro encontrar presos há mais de dois anos, que dividem cela com condenados e não têm data de julgamento.


O banqueiro Dantas, investigado por uma movimentação ilegal de cerca de R$ 3 bilhões para fora do Brasil, foi preso duas vezes pela Justiça Federal em menos de dois dias. Em questão de horas, as ordens foram anuladas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.

"Colarinho-preto"


O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que vistoriou, durante oito meses, 62 estabelecimentos penais em 18 Estados em nome da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Carcerário, diz que a situação do banqueiro contrasta com a realidade carcerária do país.


"Não encontramos nenhum colarinho-branco, só "colarinho-preto". Muitos jovens, pobres e negros. Ao contrário de Dantas, que tem uma carrada de advogados, são pessoas sem nenhuma assistência jurídica", diz Dutra. O número de defensores públicos é pequeno. Em São Paulo, por exemplo, cada profissional é responsável pela defesa de 5.478 presos.
Segundo Dutra, em alguns presídios, como no Rio de Janeiro e em Pernambuco, o controle de presos é feito de forma manual, com fichários de papel "empoeirados e impraticáveis", o que faz com que eles sejam "esquecidos lá dentro".


"Sem advogado, a pena é mais dura. Sem advogado e com um sistema de dados caótico, não existe progressão de regime. Há ainda os que dizem já terem cumprido pena, mas que não têm ninguém que verifique isso na Justiça", afirmou.


Para o advogado da Pastoral Carcerária, Pedro Yamaguchi Ferreira, a situação do sistema prisional seria menos injusta se o Judiciário aplicasse a mesma celeridade do caso Daniel Dantas ao preso pobre. "Temos dois irmãos presos preventivamente há mais de três anos, sob acusação de homicídio. E eles nem têm ainda data de júri. A Justiça deveria ter uma atuação similar para casos não midiáticos", afirma Ferreira.


Para o juiz federal Fausto Martin de Sanctis, que decretou as duas prisões de Dantas, a diferença de tratamento entre os réus é um reflexo do sentimento da própria sociedade.


"Não há uma consciência de reprovação acentuada com o crime de colarinho-branco. Um homicídio é visto como mais grave, apesar de o crime financeiro atingir muitas vezes milhares de pessoas e até o Estado. O bom é que essa situação está mudando, as pessoas estão cada vez mais conscientes."

"Vergonha"


O presidente do Supremo e presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Gilmar Mendes, afirma que o índice de 30% de prisões preventivas é "vergonhoso". Sobre a existência de dois pesos e duas medidas para ricos e pobres, diz que sempre defendeu a execução de mutirões carcerários para "dar uma resposta a essa questão".


Na semana passada, o presídio Plácido de Sá Carvalho, em Bangu (RJ), passou pelo primeiro mutirão do CNJ. Dos 258 casos analisados de presos que teriam direito a algum tipo de benefício, seis foram soltos por cumprimento de pena -o Tribunal de Justiça do Rio não revelou os nomes.
Airton Michels, diretor-geral do Depen, diz que também considera muito alto o número de prisões preventivas, mas entende que isso reflete a realidade do país, que é um dos campeões em violência urbana.


A juíza Nídea Sorsi, 38, da 2ª Vara de Execução Criminal do Estado de São Paulo, é responsável por cerca de 4.000 presas. Todo mês ele visita as penitenciárias. "Não tenho nenhuma presa que já tenha cumprido pena. Tenho prisões preventivas. E, para esses casos, aplico o princípio da razoabilidade. Tomo o cuidado de analisar a gravidade do crime. Dependendo do caso, mantenho a prisão."


Notícia obtida por email do Fórum GP-Violência.

terça-feira, setembro 02, 2008

Estudo mostra que em nove capitais nenhuma mulher concorrerá à prefeitura

ABr -> Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Levantamento da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostrou que em nove capitais (Rio Branco, Manaus, Salvador, Vitória, Goiânia, São Luís, Cuiabá, Porto Velho e Boa Vista) o índice de participação feminina à prefeitura é zero. Ou seja, nenhuma mulher vai disputar a vaga à prefeitura da capital.

Além disso, o estudo mostrou que nenhum partido cumpriu a cota mínima de 30% de mulheres no total de candidaturas para as câmaras municipais. Das 348.564 candidaturas ao legislativo municipal, 271.696 (77,95%) são homens e 76.868 (22,05%), mulheres. Mato Grosso do Sul apresenta o maior índice de candidatas, com 25,16% e o Acre é o último colocado com 19,26%. [Leia Mais...]

Reconhecimento de união entre homossexuais


Brasília - O ministro do STJ Luís Felipe Salomão durante julgamento de um pedido de reconhecimento de união entre homossexuais sob a ótica do direito de família. A Corte devolveu o caso à primeira instância, na Justiça do Rio de Janeiro Foto: José Cruz/ABr

Jovem brasileiro é o que tem mais esperança de felicidade

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O jovem brasileiro acredita em uma vida melhor, segundo constatou pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada hoje (2). Realizado em 132 países, o estudo mostra que o brasileiro entre 15 e 29 anos tem mais esperança de felicidade para os próximos cinco anos (felicidade futura) do que qualquer outro jovem no mundo.

Numa escala de zero a dez, os brasileiros atingiram nota 9,29, ficando à frente dos Estados Unidos (9,11), e Venezuela (8,27).

Na última colocação de expectativa de felicidade para os próximos cinco anos está o Zimbabue. Os jovens do país africano, que vivem uma crise econômica e política, ficaram com nota 4,68. A pesquisa foi feita em 2007.

Fim do Nepotismo...

AGÊNCIA BRASIL - A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a contratação para cargos de confiança de parentes de até o terceiro grau por agentes públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário gera polêmica. Saiba mais sobre a história do nepotismo e confira entrevista sobre o assunto.

Governo prepara lei de responsabilidade educacional para gestores da rede pública

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil


Brasília - Até o final deste ano, o governo deve ter pronta uma proposta para criar no país uma lei de responsabilidade educacional que, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelecerá metas de conduta para os gestores de escolas públicas.

A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, ao participar do debate nacional O Brasil que Queremos Ser, promovido pela Revista Veja , em São Paulo, para comemorar 40 anos de circulação.

Haddad destacou o forte investimento do governo na valorização do magistério e defendeu a importância de uma mudança de postura. “Educação de qualidade só se consolida com mudança cultural da sociedade”, afirmou.

Para Haddad, é necessário que o país valorize mais a educação o que, de certa forma já está acontecendo. Segundo ele, embora ainda haja muita desigualdade nos investimentos, todas as unidades educacionais no país já aderiram ao sistema de metas e diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação, que propõe ações até 2022.

Sai o gabarito do Enem

Julio Cruz Neto
Repórter da Agência Brasil


Brasília - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou há pouco os gabaritos das quatro provas da 10ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O número total de participantes ainda não foi divulgado, mas 3.568.592 pessoas se inscreveram, sendo 62,37% mulheres e 37,63% homens. Segundo os organizadores, nenhum contratempo foi registrado nas 95.290 salas onde a prova foi aplicada, em 1331 municípios. O exame também foi aplicado em 243 presídios.

O Inep informa que o número de faltosos será divulgado "apenas na próxima semana". Mais informações podem ser obtidas no site do órgão: www.inep.gov.br.

segunda-feira, setembro 01, 2008

Domingo tem corrida de F1!!!!

Domingo.. eu vou prá Guapi.. vou otrcer para o piloto que sou fã... DÁ-LHE HAMILTON!!! Vamos ver tudo vermelho pelo retrovisor.. eheheh

bração...

O tempo não apagou o que não terminou

O dia amanheceu cinzento, chuvoso e frio. Ainda assim, a certeza de que, em algum lugar longe daqui, você pensa em mim acalenta minha alma e...