domingo, setembro 28, 2003

Uma poética incrível....

Meu final de semana foi (está sendo) diferente.. a começar hoje, sábado (quer dizer, ontem...) o dia em que fui retirar os pontos da pequena cirurgia que fiz.. e que já marquei outra prá daqui a sete dias... foi simples, indolor, e tranquilo... a dermatologista tem a mão firme e segura, foi fácil...

depois, foi ao novo Blockbuster aqui da Ilha, aluguei quatro filmes, todos nacionais: Copacabana, da Camurati, com o Nanini, uma poética incrível da terceira idade.. foi lindo! me emocionei... :)

depois, "Critina Quer Casar, com Marco Ricca e Denise Fraga e o Fábio Assunção, que pena do Fábio (paulo no filme).. e que emoção da Denise!!! Lindo, também.. agora terminei de ver Caramuru, do Arraes, com o Selton... (tem a Camila Pitanga e a Débora, ainda menininha...) hilário! Adorei também.. e, amanhã, vejo (ou melhor re-vejo) o Cidade de Deus... outro ícone moderno do cinema nacional... acho que minha sessão poltrona e pipoca (sem a pipoca que isso é coisa de americano) está bem verdee-amarela... e, , estou adorando meu novo surto nacionalista!!

E, parece que a Globo se tocou! Vai passar no mês de outubro uma série de filmes nacionais (Sesão Nacional) que parece ser boa! Tem a Maitê, como o provocante "Tolerância".. vai ter também "O Invasor", com o Miklos, Borges e Ricca, além da Malu... é. promete. outubro, promete!

bração...

domingo, setembro 21, 2003

Feliz Aniversário Alê...

Foi no dia 21 de setembro de 1969 que nascia, em Pescia, Itália, o terceiro filho de Mário e Giovanna, que receberia, de MArinella e Daniela, o nome de Alessandro David Andreini, o nosso Alê... Depois disso, o menino estudou contabilidade e não foi à universidade. Hoje trabalha numa empresa de jóias.. e adora o Brasil... essa história, ele mesmo conta:


"Mas o que mais me caracteriza é a grande paixão que tenho pelo Brasil. Tudo começou em 1980 graças ao futebol. Eu nada sabia do Brasil senão que a sua capital era Brasília e que era a pátria de Pelé: depois de assistir por televisão a um golaço do então, para mim desconhecido Zico, comecei a me interessar ao futebol brasileiro: graças ao futebol comecei a estudar a geografia do Brasil. Mas foi com a música que o interesse pelo Brasil "explodiu". Como nas letras da MPB tem muita história, cultura e tradições do Brasil, eu comecei a procurar sempre mais notícias da tua terra (coisa não fácil por o Brasil não ser nação de língua inglesa); comecei também a aprender um pouco de português. Iniciei também a me corresponder com brasileiros e comecei a lêr revistas e jornais. O português que conheço aprendi só escutando canções brasileiras e lendo estas revistas: nunca tive aulas. Comprei alguns livros que falavam do Brasil, sobretudo do ponto de vista turístico. Mas eu gostava de procurar de aprender o verdadeiro Brasil, do ponto de vista histórico, social e suas tradições. Tenho também varios livros de Jorge Amado, algumas poesias de Vinícius de Moraes, o romance "Disturbo" (Estorvo) de Chico Buarque, o livro "Radici del Brasile" (Raízes do Brasil) de Sérgio Buarque de Hollanda e outros livros feitos na Itália sobre o Brasil. Sei que é muito pouco, mas aqui na Itália e, sobretudo na minha pequena cidade isso já é muito. Mas ainda pra mim era pouco. Assim, graças à internet, aprendi sempre mais do Brasil graças aos jornais "A Tarde", "Zero Hora", "O Estado De São Paulo" e "Jornal Do Brasil" com seus "Caderno 2" e reportagens. Graças a "Cadê?" Procurei sites mais especializados e assim conheci a história da FEB.

Mas ainda continuo a "estudar" o Brasil: sou um eterno aprendiz.

Se você pedir a mim o porquê desta paixão (que enche totalmente o tempo em que não trabalho) eu só posso responder: não sei. Esta é uma paixão e como todas as paixões ela é inexplicável."

Depois disso, nossa amizaded cresceu, virtualmente, mas verdaeira, sincera... Alê não estava muito certo de poder escrever aqui no Blog, no início, depois foi perdeendo o medo, escrevendo mais, escrevendo e hoje tem até fã... (uma legião de fãns).. ehehe..escreve também noutros sites, o assunto: O Brasil..

Amigo, feliz aniversário, muitos anos de vida!!! Que vocÊ seja feliz sempre! E, que venha logo prá casa!!!

bração...

sábado, setembro 20, 2003

Cirurgia...

Pois é.. passei por uma cirurgia hoje, uma daquelas rápidas para retirada de um sinal no rosto, rapida e sem dor.. já estou em casa, é claro, e com o rosto com uma atadura enoooorme!!! MAs acho que ficarei mais bonito (rs).. - como se isso fosse possível, ,foi apenas um extirpação e não uma plástica Nêodo!!!!

Tá legal, mas eu posso achar isso, ,não é?

deixa prá lá..

bração...
Lisbela & o Prisioneiro

Cara... fala sério!! O CD é 10!!! Ainda estou ouvindo.. direto! uma depois da outra sem parar.. até já decorei as letras.. demais mesmo!!!

sexta-feira, setembro 19, 2003

Centro de Tradições Nordestinas...CTN


Tá tudo pronto prá reinauguração lá do Pavilhão em São Cristóvão, bairro imperial aqui no Rio, imperial porque lá morou o IMperador do Brasil.. tem ainda algumas casas daqueles tempos.. se não me lembro mal Machado de Assis cita o bairro em seus contos... não era alí que os irmão gêmeos, Esaú e Jacob, moravam.. pelo menos na infância? Não lembro bem.. mas sei que havia algum personagem machadiano que lá morava.. ..

Bem , voltando ao assunto desse post, reinaugura no final de semana a feira nordestina, com direito a estátua do Rei (não o da MPB, o do forrózão) Luiz Gonzaga, o Gonzagão, o Seu Luiz... !!!

O pessoal mandou vir lá do nordeste muita coisa para a festa! Tá chegando comboio de carne de sol, feijão verde, manteiga de garrafa, farinha d´água, mugunzá, canjjica, paçoca, abalá, acaçá, enfim.. uma ruma de coisa prá se comer lá..

O CTN tem mais de 900 barracas e fica no Pavilhão de São Cristóvão, terá show com Elba Ramalho, Trio Nordestino, Agnaldo Timóteo, Forróçacana e Zé Ramalho e, acredito, até mesmo o Seu Luiz deve baixar por lá para ver a coisa finalmente saindo do papel, afinal, froma 20 anos de espera e o povo nordestino esperou sempre do lado de fora, com suas comidas típicas, sua cultura, sua música, seu jeito alegre de ser.. (fala aqui um neto de nordestinos...)

taí, uma idéia pro final de semana, comer carne de sol com baião de dois...

Ê BICHO ARRETADO!!!

bração...

quinta-feira, setembro 18, 2003

Cariocas são bacanas... cariocas são sacanas...

Recebi da Gi, o email abaixo, e republico aqui (com alguma formatação minha... )

Ser carioca é...

Começar alguma conversa com o usual "olha só..."



Ser marrento porque pode ser... afinal, olhe só onde a gente mora!

Dar inveja nos "não cariocas" pelo simples fato de sermos cariocas... Indignar-se com a inveja dos "não cariocas" com o habitual "faaala sério"

Tratar tanto homens quanto mulheres de "cara" sem que isso seja considerado afronta...

É comer pizza com catchup sim, e daí?!?!


Ter certeza de que esta é a cidade mais linda do mundo, mesmo sem conhecer nenhuma outra;

Falar com o "R" arrastado e com o "S" com som de "X" e exagerar ainda mais quando está perto de paulistas



Saber que as maiores torcidas do mundo estão aqui!





Saber que o maior estádio do mundo é o Maracanã;






Saber que a maior floresta urbana do mundo é a Floresta da Tijuca;



Saber que a maior favela do mundo é a Rocinha;



Entender porque a maioria dos estrangeiros acham que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil;

Odiar paulista, sotaque de paulista, o jeito de vestir dos paulistas, a cor branca da pele dos paulistas e, principalmente, as palavras: "mano","mina","meu", "chaveco", entre outras.




Aplaudir o pôr-do-sol no posto 9;

Beber no AM/PM antes da night

Comer no Cervantes depois da night;


Parar no meio da night estrategicamente no Bar do Osvaldo e depois...... (quem conhece sabe... quem nunca foi vai continuar na curiosidade)

Chegar na boate à uma da manhã;





Ver o nascer do sol na praia depois da night;



Ficar feliz com o horário de verão começa, porque isso significa uma hora a mais na praia;

Agir com naturalidade ao encontrar artistas globais na rua;
Buzinar assim que o sinal abre;


Torcer para alguma escola de samba, mas viajar no carnaval por que a cidade fica cheia de paulistas;


Sair no bloco do Suvaco e no Simpatia é quase amor;





Sair da Faculdade na segunda-feira e passar no Baixo-Gávea pra tomar uma gelada.



Ir à praia sempre no mesmo lugar;

Acampar na Ilha Grande pelo menos uma vez na vida;

Odiar os argentinos que vão para Búzios nas férias e tratam as brasileiras como lixo;

Passar horas na academia, nem que seja fazendo social;

Nunca ter ido a São Paulo e não ter a menor vontade de ir;

Ter amigos no condomínio onde mora;

Ter amigos na academia onde malha;

Fazer amigos na praia;

Ir ao shopping fazer compras e não fazer social, porque isso é coisa, de paulista;

Saber que as obras do "Rio Cidade" foram desnecessárias, mas até que ficaram bonitinhas;

Odiar a atual situação das praias da Zona Sul;

Estar sempre perto de uma favela;

Morrer de rir ao ver paulistas dançando funk na televisão, como se esta fosse a última moda;

Usar os engarrafamentos para comprar biscoito Globo e apreciar a paisagem;

MAS PRINCIPALMENTE... Amar e respeitar muito esta cidade porque, mesmo com todos os seus problemas,
ela é a

CIDADE MARAVILHOSA!!!!!!


bração...
Maria Rita

Comprei!! Comprei o novo CD da Maria Rita, novo não! Primeiro... a filha de Elis Regina gravou seu primeiro CD com direito a Show no canecão;.. estou adorando.. lembra muito a querida pimentinha... saudosa...

mas, para meu espanto, no CD, nos agradecimentos, nenhuma palavra para a mãe famosa.. por que será??? Não sei.. mas, deixemos ela com a sua música bonita e seu timbre mavioso...

Legal que no CD, a tecnologia Flash envia você para um site da cantora e te dá de presente duas músicas para download em mp3.. já baixei e estou ouvindo, vero...


A foto é do Estadão.. onde tem uma matéria sobre a moça...

Bração....

segunda-feira, setembro 15, 2003

Caminho das Nuvens...


Fui ontem ver o tal filme...lindo, simplesmente lindo D+!!! Adorei também a trilha..tudo Rei Roberto... Cláudia Abreu, está sensacional!!!

Diferenças de comentários...

Fui ver o filme com Juliana e o namorado, elesresolveram ver o tal enlatado norte-americano "Dono da FEsta", um filminho babaca dos gringos.. sem nada de novo, aquele humor escatológico de sempre..asdiferenças se nota pelos comentários, enquanto se ouviam comentários sobreo Caminho... tais como: puxa, que história,!! Será que foi verdade mesmo! E o cara! que machista, uns diziam, outros diziam: "o menino precisava crescer, o pai agiu certo!.. etc.. desse tipo, de coisas que tocam as pessoas, histórias boas, cheias de mensagens..

Pelo outro lado: "Aquela cena da bomba com esperma foi demais! os caras comendo aquela bab toda do cachorro.... Digo eu: eca!!!!!que filme besta!!!

Taí..fico com o Alê...adoro a cultura nacional...sou nacionalista D+!!!!

viva o cinema nacional!!!

Amarelo MAnga, me aguarde que vou aí... te ver...

bração...

sábado, setembro 13, 2003

Sábado ....

"Sábado de sol.. aluguei um caminhão..." (Mamonas....)

pois é.. sábado de sol aqui no Rio de Janeiro, e eu aqui, nesse apartamento... esperando não sei o quê.... mas, enfim... tudo está bem quando termina bem... (Voltaire)... eheheh.. cheio de referências...

mas, é que não há nada de novo ao sul do equador... nada acontece?!

Apenas as notícias vindas d'além mar... lá da Toscana, de péscia, daquele filho do enfermeiro Mário e da Giovana, irmão de Marinella e Daniela, uma responsável pelo nome Alessandro, a outra pelo David... ele, nosso amigo aqui, e no coração, sempre falando de suas aventuras italianas ao modo brasiliano...

Agora, deu de ser advinho, sensitivo, sei lá.. e descobre brasileiros não sei por qual magia... e, como se não bastasse, ainda fica a cantarolar mpb com maridos alheios.. todo o cuidado é pouco nessa hora.. eheheh .. estou zoando com Alessandro, ele (espero) vai entender...

E, outra coisa: ficar prometendo vir e não vir.. é pecato!!!! Esperamos você aqui, venha logo!!!

Bom, como assunto é coisa que não falta por aqui.. os jornais estÃO CHEIOS DE FOFOCAS vou ficando por aqui...

baccione!!!

IMAGEM: fonte: Site não Oficial da FEB de autoria de Alessandro Andreini
FEIRA INTERNACIONAL

Não só porquê fui ao estádio pra ver Italia x Galles (4x0), mas a razão é que eu sou o único no lugar onde trabalho que fala um pouquinho as línguas estrangeiras: muuuuuuuuuuuuuuito pouquinho, né! Inglês ao mímimo, francês eu sabia perfeitamente no tempo da escola, espanhol por semelhanças, português é a que mais conheço...então eu era, lá em Milão, a pessoa "dos estrangeiros": e foram muitos. Espanha, Bélgica, Grécia, Alemanha, França, Suíça...nesta edição não vi Portugal, Japão...
Na segunda-feira o clima era de "acabamos logos e voltamos pra casa": até que, às 14:30 cerca eis que, depois de comer o mesmo sanduíche de todos os dias, entro no "stand" e vejo duas mulheres. Meu primo, que estava dentro, me olha e me diz: "Brasileiras". Bom , acho que dentro de mim acontece alguma coisa quando tem a ver com a tua terra, Nêodo. O rosto iluminado, o coração ao sétimo céu...eu nunca queria sair dalí! Uma delas, sendo casada com um italiano, falava a minha língua natal: nada disso! Eu falei só português, ao ponto que, o marido da outra que entrou depois pensou que eu era brasileiro. Não tenho nada a dizer sobre o que aconteceu, porquê foi tudo normal. Só que tudo acabou com o homem e eu cantando a buarquiana "Quem te viu, quem te vê", uma estrofe por um.
Deus abençoe o Brasil!!

MONUMENTOS

Qual o primeiro monumento a visitar quando vou chegar ao Rio, se chego vivo do medo do avião?
Pão de Açúcar? Corcovado? Maracanã? (Peço desculpas aos intelectuais, mas o meu amor pelo Brasil começou vendo aquelas cadeirinhas então azuis...)
Nada disso!!
A minha primeira visita serà pela minha queridíssima CLARICE ABREU.

Alessandro

quarta-feira, setembro 10, 2003

E' in rete musibrasil.net di settembre

http://musibrasil.net



in questo numero:

ATTUALITA'

L'Italia "adotta" Fame Zero
Parte dal Belpaese la diffusione del piano di sicurezza alimentare
di Marcelo Rasera

E il Centroitalia ulivista flirta con Lula
Toscana, Umbria e Marche stringono accordi col Brasile
di Francesco Giappichini

La scomparsa di Roberto Marinho
Una fortuna fondata sulla politica
di Eliane Oliveira
Metafora del vecchio Brasile
di Andrea Zeccato

Gramado, rinasce il cinema brasiliano
Al regista Caça Diegues premio alla carriera
di Gian Luigi De Rosa

I "corti" d'autore al festival di Locarno
Colloquio con il regista Kiko Goifman
di Eliane Oliveira

Perdono le brasiliane, vince il beach volley
Le immagini di una sconfitta inaspettata
di Marina Beccuti e Marcelo Rasera

A Londra un carnevale tutto carioca
Scuole di samba, allegria e feste di strada a Notting Hill
di Matteo Calabresi

Reportage/Giorno di mercato a Natal
di Ana Claudia Mafra

Architettura brasiliana, dal Portogallo al futuro
di Silvia Zingaropoli

Il racconto
L'orologio di plastica
di Julio Monteiro Martins



MUSICA

«L'Amore è assenza di ingorghi»
Intervista a João Bosco alla vigilia del suo tour in Italia
di Francesca Casciuolo

La cattiva coscienza del promoter italiano
Bilancio deludente dei festival estivi
di Giangiacomo Gandolfi

Ode a Paulinho da Viola
di Urariano Mota

Le parole nella musica
Caetano e la luna
di Antonello Piana

Le cronache dei concerti estivi
di Antonio Forni e Maurizio Mazzacane

Recensioni CD
a cura di Mauro Montalbani e Giangiacomo Gandolfi


RUBRICHE

VIAGGIO IN BRASILE/2
Roraima, terra di Indios
di Alessandro Andreini

IL TACCUINO DI MAX
Il Brasile è qui!
di Max De Tomassi

PILLOLE DI STORIA IN MUSICA
Quando Chico scrisse agli amici
di Alessandro Andreini

SABORES
Peccati di gola a Fatima
di Antonio Forni

LATRIBUNA DI BAIXINHO
A San Paolo da Mestre Brasilia
di Luiz Martins de Oliveira

L'ORIXA DELLA SETTIMANA
Il fascino misterioso di Ewá
Schede di Marco Pisani, disegni di Guido Boletti

Scriveteci a: redazione@musibrasil.net

segunda-feira, setembro 08, 2003

BEM VINDO Alessandro...

Caro amigo, a casa é tua!! Fique à vontade.. estávamos com saudades de você..

bração...
TAG BOARD...

Tem um camarada aí me enchendo a paciência com essas mensagens evangelizadoras... eta povinho besta... canso de ficar apangando .. vou ter que banir um host???

Meu Pastor digital: Vê se dá um tempo prá nós, pobres mortais católicos que estamos muito satisfeitos com nossa crença, e deixe de entupir nossop BLOG com essas mensagens bestas!!!

bração...
NEODO = Neto - em Vêneto... ???

Tá.. então meu nome, na verdade é NETO, isso em vêneto.. ou sobrinho... mas che cosa!!!!

Meu nome seria então, Neto Noronha Dias Júnior.. é isso? Ou: Sobrinho Noronha Dias Júnior..

Bem, se encontrei outros Nêodo por aí.. então: não estou só!!! Prefiro continuar sem traduzir.. sempre pensei que fosse nome de familia aí na Itália...

Deixe estar.. por aqui é nome (prenome...)

bração...
Ayuda.... Alessandro....

Caramba!! Sempre desejei saber a origem de meu nome NEODO, e eis que encontro, no site Comune di Occhiobello alguma coisa, em italianao.

Parece que meu nome é italiano de origem veneta, o site diz:

"NEODO: La base è costituita dall’appellativo, o dal predicato, dialettale veneto neodo, "nipote".

Alessandro: TRADUZA aí!!!

há mais, os filhos de Foschia tem dois Neodo (ver Figli Foschia

bração

domingo, setembro 07, 2003

Caminho das Nuvens...

no estilo norte-americano"baseado em fatos reais", mas com o tempero brasileiro, esse filme conta a história de um nordestino que resolve buscar vida nova no sudeste (Rio de Janeiro) e para isso poercorre os vários milo quilometros que separa o Nordeste (Paraíba) do sudeste, com toda a fam[ilia, montados em bicicletas.. Com Cláudia Abreu e WagnerMoura, o filme promete...

O filme é aguardado com ansiedade pelos cinéfilos nacionalistas, e , diga-se de passagem, a família que inpirou o filme continua buscando uma boa vida, e, alguns, já pensam em retornar para o nordeste...A promessa é 12 de setembro, o lançamento nacional e, com certeza, vou estar na primeira fila!!!

bração...
Deus é Brasileiro...

Outro dia foi a vez do "Deus é brasileiro", com Antonio FAgundes.. nada a ver com o ditado de que Deus é brasileiro para indicar que as coisas acabam bem.. Neste caso, o filme baseado no conto de João Ubaldo Ribeiro, Deus é mesmo brasileiro e resolve tirar férias, para isso precisa encontrar um Santyo.. Mal sabe ele que o seu Santo (Bruce Gomleviski) é ateu!!!

Deus, uma excelente interpretação de Antonio FAgundes, que precisou de uma trupe inteira de maquiadores para que não saisse uma gota de suor durante as filmagens nos ertão nordestino.. Paloma (como Madalena) e Wagner Moura, como o cicerone de Deus na terra..muito bom.. outra boa para uma sessão de vídeo em casa!!!

MUITO BOM!!!!

Lisbela e o Prisioneiro...

Fui ontem ao cinema, após um longo período de abstinência filmítica... e, olha só que maravilhoso filme eu assisti!! "Lisbela e o Prisioneiro", uma daqueles filmes do Guel Araes, com o pessoal todo da Globo, enfim.. cinema nacional! Mas, do bom!!!

Marco Nanini, na pele do "Vela de Libra", está impagável! Selton Melo, como o tranbiqueiro "Leléo", aliás, Selton vem crescendo desde o Chicó, do Auto, passando pelo francês Caramuru, do "Incenção do Brasil", demais! Débora Falabela, como a mocinha da trama, "Lisbela", mais ainda... e todos os outros, o cabo Citonho com Tadeu Mello, (as vezes sargento) mais não podia, André Mattos, o tenente Guedes, pai da Lisbela, Bruno GArcia, o alagoano metido a crioca, noivo da Lisbela, esse pessoal do NOVO CINEMA brasileiro (Central do Brasil, Carlota Joaquina, Carandirú, Cidade de Deus, Amarelo Manga, entre outros... ) são dignos de duas horas de sala escura.. e, colocando uma pá de cal na discussão sobre a qualidade da filmografia brasileira.. nada de "Blockbuster, regado a coca-cola e pipocas..., filme brasileiro dos bons!!

Sem falar na trilha sonora: "Você não me ensinou a te esquecer", com letra do Fernando Mendes, José Wilson, Lucas na voz do caetano, está simplesmente deliciosa!! Como pode, uma música tão antiga, que não fez tanto sucesso na voz do Fernando MEndes, agora estoura nas paradas na voz do Caetano?? Tenho que me render ao carisma e qualidade de Caetano!! ele é bom mesmo.. está com a razão o Alessandro.. a cultura nacional é apaixonante!!! Além dele, Zé Ramalho, e Sepultura, Elza Soares (numa voz que lembra a Fafá de Belém..) CAetano e Jorge Mautner (com a intragável Oh! Carol...) , excelente, O AMOR É FILME, com Lirinha...

Como disse o próprio Guel, é uma "julieta" e um "Dom Juan"... uma comédia romantica... uma belezura de filme nacional!! Ah! só uma coisa me entristece: nos cinemas de :Luiz Severiano passam treilers antes dos filmes, e nacional só um, mas cinco americanos...:(... queria ver o Amarelo Manga... e outros que estão sendo lançados... ô Luis Severiano, manda mais aqui prá Ilha vai...

bração..


O tempo não apagou o que não terminou

O dia amanheceu cinzento, chuvoso e frio. Ainda assim, a certeza de que, em algum lugar longe daqui, você pensa em mim acalenta minha alma e...