Viva Rio convoca voluntários para atuarem
contra o mosquito da dengue



O Viva Rio, a FUNASA e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde começaram neste sábado, dia 02 de novembro, a trabalhar em parceria na luta contra a dengue. E desta vez, antes do verão chegar. A primeira ação aconteceu no Cemitério do Caju, no Dia de Finados. Para isso, o Viva Rio contou com a essencial colaboração de voluntários que participaram desta campanha de conscientização da sociedade. Técnicos da FUNASA realizaram treinamento com estes voluntários, que chegaram no Cemitério às 9:30, onde permaneceram até 17:00.

O objetivo é treinar o maior número possível de pessoas para percorrer, a partir desta semana, escolas, igrejas, condomínios e outras instituições, distribuindo folhetos explicativos e orientando o cidadão sobre como eliminar o mosquito transmissor da dengue. A idéia é criar multiplicadores para estarem atuando em inúmeras ações que estão programadas para acontecer até o DIA D (23 de novembro) - Dia de Combate a Dengue.

"Este ano, todos os níveis de governo estão agindo de maneira coordenada. Conversei com o Secretário Municipal de Saúde, Ronaldo César Coelho, que está totalmente disposto a trabalhar em parceria na luta contra a dengue. Isto é muito bom, mas a sociedade também precisa fazer a sua parte e se mobilizar. O esforço tem que vir de todos os lados, mesmo que a mobilização deste ano esteja acontecendo antes do verão", avalia Rubem César Fernandes, Coordenador Geral do Viva Rio.

No dia 6 de novembro, a ação será em Santa Cruz, numa parceria com o Colégio Dom Óton Mota, com a participação de estudantes voluntários do curso técnico de enfermagem. Eles estarão dando informações em residências, nas principais ruas do bairro e em sinais de trânsito. No verão passado, Santa Cruz foi um dos bairros mais infestados pelo Aedes aegypti. Foram registrados números alarmantes de casos da doença, incluindo a dengue hemorrágica.

Os voluntários do Viva Rio têm como meta criar uma cultura de prevenção, onde toda a sociedade se sinta responsável pela limpeza e inspeção de suas residência, suas ruas, os espaços onde convivem. Para se tornar um voluntário no trabalho contra o mosquito da dengue, basta ligar para o Viva Rio - telefone: (21) 2555-3777. Dúvidas também já podem ser tiradas através do site criado pelo Viva Rio especialmente para esta campanha, www.vivafavela.com.br/dengue.


Assinatura Social - O Viva Rio e O Globo são os responsáveis pela parceria Assinatura Social. Através dela, cada pessoa que assinar o jornal estará permitindo que jovens possam estudar através do projeto Telecurso Comunidade, do Viva Rio. Um estudo da ONG concluiu que aqueles que não têm acesso à escola são as principais vítimas da violência. Os números são preocupantes: mais da metade dos jovens no Brasil entre 15 a 24 anos não terminou o ensino fundamental. No município do Rio de Janeiro, 176 de cada cem mil adolescentes de 15 a 19 anos foram assassinados por arma de fogo em 2001. O projeto Telecurso Comunidade oferece formação educacional para jovens de comunidades de baixa renda, em salas de aula instaladas nas próprias comunidades, em parceria com entidades locais. Quem já é assinante do jornal e quer colaborar com o projeto, pode mudar o tipo de assinatura, migrando para a opção de plano "Assinatura Social". Saiba mais >>


Nós do Cinema - Em agosto de 2000, Kátia Lund e Fernando Meirelles iniciaram um processo de seleção de jovens em várias comunidades com o objetivo de criar um núcleo de atores para compor o elenco do filme "Cidade de Deus". Com o fim das filmagens, Katia Lund, consciente da nova realidade que proporcionou aos participantes das gravações, passa a realizar um trabalho com estes jovens. Assim começa a história do grupo Nós do Cinema. No último dia 9, após um ano de formação, os 50 jovens integrantes do grupo apresentaram, na sede do Viva Rio, o curta-metragem "Cidadão Silva" - roteirizado, produzido e dirigido por eles mesmos, com o apoio de empresas como TV Zero, Video Filmes, O2 Filmes e técnicos voluntários do mercado audiovisual. Também foi apresentado o clipe da música "Armas e Paz", de Adão Xalebaradã, produzido pelo grupo, com o apoio de Daniela Thomas, Walter Moreira Salles e Kátia Lund. Em parceria com o Viva Rio, a idéia é montar núcleos de jornalismo em comunidades para que sejam produzidas matérias a partir dos textos publicados pelos "correspondentes comunitários" do portal Viva Favela (www.vivafavela.com.br).


Guarda-Chuva do Nós - Em 19 de outubro, quem foi ao Parque Lage pôde se juntar ao Guarda-Chuva do Nós, um grupo de pessoas formado há um ano, que deseja uma sociedade mais amiga e produtiva, e que está reunido para melhorar a qualidade das creches comunitárias. Além dos projetos Sol da Creche e Viva Madrinha, o grupo do Guarda-Chuva do Nós é formado ainda por representantes do Nós da Creche Sempre Vida, Nós da Creche Shalom, Nós da Creche Oga Mitá, Nós da Coca-Cola e Nós do Viva Rio. Se você quiser maiores informações sobre a iniciativa, entre em contato com Ligia Simões, da Central de Oportunidades, que em parceria com o Viva Rio faz a captação de padrinhos, através do telefone (21) 2517-0180.


Rádio Viva Rio - Em seu primeiro mês, a Rádio Viva Rio (1180 AM) ampliou a faixa etária da antiga Mundial, conquistando o público jovem. A classe artística dá apoio à iniciativa e participa através da divulgação de suas músicas nos programas da rádio. Para capacitar a equipe ao trabalho que o Viva Rio quer desenvolver através da emissora, a direção da rádio já ofereceu três oficinas: produção radiofônica, radiojornalismo e linguagem radiofônica. Desde a sua inauguração, Lenine, Pato Fu, Alcione, Beth Carvalho, Los Hermanos e Zeca Baleiro foram alguns dos convidados da rádio. E atenção: Sandra de Sá estreou no último dia 21 seu "Música Preta Brasileira", todas as sextas-feiras, das 21h30 às 23h. Não perca! www.radiovivario.com.br

CAT - As filas para conseguir emprego na Central de Apoio ao Trabalhador (CAT) estão com os dias contados. A partir de agora, os candidatos a vaga de emprego poderão se cadastrar em uma das nove Estações Futuro do Viva Rio, pagando apenas R$1,00 pelo uso do computador e acesso à Internet. Nos novos pontos de atendimento, além de fazer a inscrição pelo site www.catrj.org.br, o candidato pode verificar se há vaga de acordo com o seu perfil profissional e agendar dia e horário para ser atendido. Uma vez cadastrado, também poderá verificar quantas vezes quiser se surgiu alguma nova oportunidade. Com isso, ele não precisará se deslocar até a CAT e enfrentar fila apenas para saber se surgiu uma vaga. Para aqueles que têm dificuldade de acessar a Internet, a CAT está disponibilizando uma central telefônica para que o candidato também possa verificar se há oportunidade de emprego e agendar entrevistas. Para utilizar este serviço, o trabalhador já deverá ser cadastrado na CAT e precisa sempre ter o número de seu cadastro em mãos.
O telefone do Disque-Trabalho é (21) 2585-6555.

Universidade à distância - Agora a Zona Oeste do Rio de Janeiro pode usufruir os benefícios de uma universidade gratuita. No último dia 2 de outubro, foi inaugurado o Pólo de Ensino Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro - Candido Portinari, no Terminal Rodoviário de Campo Grande. Num convênio entre o Viva Rio, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado (Fundação CECIERJ), a primeira Universidade Pública da Zona Oeste tem como proposta realizar cursos de nível superior à distância, oferecendo autonomia de estudo aos alunos. Saiba mais >>

Formatura - No dia 30 de outubro, às 8h, a Sede Regional do Viva Rio em Santa Cruz - através da Estação Futuro - realizou a formatura de sua primeira turma de informática. A turma foi criada em parceria com a Base Aérea de Santa Cruz, para um grupo de 20 soldados, e houve uma cerimônia para entrega dos certificados na própria Base Aérea.

Espaço Criança Esperança e Sociedade Hípica Brasileira - No último dia 12, Dia das Crianças, foi assinado o convênio entre a Sociedade Hípica Brasileira (SHB) e Espaço Criança Esperança. O convênio tem, entre seus projetos, aulas de montaria para crianças e ainda levá-las para conhecer as dependências da área hípica, os cavalos da Escola de Equitação e assistir às provas de saltos.

edições anteriores

Viva Notícia é o informativo mensal do Viva Rio
Coordenação de Comunicação: Mônica Cavalcanti
Texto: Mariana Costa
Programação Visual: Adriana Thevenard
Webmaster: Roberto Pêgo
Viva Rio - Ladeira da Glória, 98 - Glória - Rio de Janeiro - RJ / Tel: (21) 2555-3750

www.vivario.org.br

bração...

Comentários