Fatores que beneficiam ou atrapalham a comunicação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) - Contrutivismo1

A Educação a Distância possui características que lhe são peculiares, tais como: flexibilidade, distanciamento geográfico, físico, individualidade entre outros. Segundo Moran2 (2018, p.1) “Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.”, muito embora a perspectiva desse autor tenha se modificado ao longo dos tempos, ainda persiste a ideia de que a “distância”, cada vez mais relativizada pelas tecnologias que permitem a “aproximação” entre os atores do processo de ensino-aprendizagem adotadas pelo modelo de educação a distância, caracteriza esse modelo de prática pedagógica.

Dessa forma, busca-se organizar o pensamento que dá forma ás práticas inclusivas de ensino a partir de campos teóricos que possam abarcar esse novos modelos de interação entre os atores (professor\aluno). Uma das correntes mais marcantes têm sido a que tem suas origens nos pensadores Jean Piaget e Vygotsky, chamada de Construtivismo.

Struchiner, Ricciardi e Carvalho (2005)3 ao analisar as potencialidades e limitações de um ambiente construtivista de aprendizagem, com enfoque nas características da corrente construtivista, concluem que a abordagem construtivista possui sim potencialidades para oferecer formação continuada e permanentes de profissionais (no caso do estudo, profissionais da saúde). Além disso, percebeu-se a importância da interatividade, cooperação e autonomia no processo de aprendizagem, afirmando que “ficou demonstrada a importância do desenvolvimento destes elementos como estruturadores tanto da dinâmica das atividades, das inter-relações entre os sujeitos envolvidos na ação educativa, como do próprio crescimento dos alunos e do corpo docente.”

Cabe destacar que os achados neste estudo confirmam os campos de estudo da teoria construtivista, que destaca o papel central do aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento como também destaca qual é o papel do educador/professor, nesse sistema de ideias.

Segundo as autoras(op.cit.) “trata-se de um enfoque teórico que aborda o conhecimento como uma construção humana de significados na interpretação do mundo. Portanto, é uma teoria que busca enfocar as múltiplas faces do mundo vivido, onde os indivíduos são observadores e analisadores das experiências dessa realidade, construindo e percebendo de forma pessoal e particular, buscando interferir neste mundo.”

Nesse sentido, o papel de cada ator desse processo é revisionado, onde o professor passa de uma papel de repositário do conhecimento para um de orientador ou facilitador do processo pedagógico e ao aluno, de apenas o receptor de informações já processadas, passa a um papel ativo de construtor de seu próprio aprendizado.

Conclui-se, portanto, que as barreiras mais comuns que interferem, diminuindo a interação, ou dificultando-a, são aquelas relacionadas ao letramento digital, às disponibilidades técnicas, e à adequação do projeto pedagógico em relação às propostas de cada curso on-line ou semi-presencial.



1  Paper apresentado ao Curso de Formação Continuada “Tecnologias na Educação”, oferecido pelo IFMG-ARCOS, em 2 de outubro de 2019.
2  MORAN, E. O que é a Educação a Distância. Disponivel on-line em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf
3  STRUCHINER, M; Rezende, F.; RICCIARDI, R. M. V.; CARVALHO, M. A. P. de. Elementos fundamentais de ambientes construtivistas da aprendizagem a distância. Tecnologia Educacional,v. 26, n. 142, p. 3-10, 2005.

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