CAFUNDÓ Filme completo - Contos de uma Padilha

Hoje assisti ao filme "Cafundó". O filme se baseia na vida de João de Camargo, fundador da Igreja Negra do Bom Jesus do Bonfim da Água Vermelha. A história é emocionante e nos mostra as origens africanas do protagonista, misturando suas crenças (num sincretismo religioso tão comum nas religiões afro-brasileiras), culminando no seu descobrir santo. Camargo viveu na região de Sorocaba, interior de São Paulo em fins do século 19, falecido em 1942. 


Com Lázaro Ramos no papel principal, o argumento de Paulo Betti (que aparece no filme também) vemos surgir os orixás (vozes que J. Camargo dizia ouvir), ibejis, Omulu, Xangô, Marias Padilhas - pombo gira, Exú.. também os santos, tais como Nossa Senhora, anjos e homens santos,, como o Cônego que lhe inspira e dá a missão de fundar a Igreja e curar as pessoas...

Como se via perseguido por alguns, tendo sido preso mais de 17 vezes por acusações de curanderismo, Nhô João (como era chamado) decide criar juridicamente como Associação Espírita e Beneficente Capela do Senhor do Bonfim em 1921. 

Belo filme, importante resgate da cultura nacional e da umbanda brasileira. Recomendo!

--------
bacio

Comentários