Pular para o conteúdo principal
"Rap Global"

Boaventura de Sousa Santos, sociólogo português, lançou em julho último seu livro "Rap Global", percorrendo a trilha deixada por Oscar Lewis, antropólogo social americano, autor de "Os filhos de Sanches" (1961), que se notabilizou pelos estudos da "cultura da pobreza".

A semelhança entre essas obras talvez vá além do objeto e da metodologia de pesquisa que empregam. Ambas estudam a "cultura da pobreza": um cortiço na cidade do México; a favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.
A primeira aborda a integração do migrante rural no mundo urbano através das relações de família e a segunda mostra as semelhanças artísticas e musicais entre o rap e a literatura.
Embora mais de cinquenta anos separem esses estudos a vinculação entre os dois é evidente, quanto mais não seja pelo fato dos autores terem passado pela Universidade de Yale, um como professor (1942) e o outro como aluno de mestrado e doutorado (1969 - 73)na área de Antropologia.

Comentários

Unknown disse…
Excelente texto, mas pudera, o Autor é dos bons e tem a minha admiração. Mas eu gostaria muito de estreitar os laços com o Neodo Noronha Dias Junior. Sou Aurora Custódio dos Santos (Regi) de Paranavaí, Paraná. SUCESSO para todos vocês.
Neodo disse…
Oi Aurora.... qto tempo?? que legal vc passar por aqui... volte sempre, ok?

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX - Porto Velho - RO

Aqui vai a lista ordenada da classificação preliminar para a GEX - Porto Velho - RO 0001 Neander Alves do Couto                                107.00 0002 Leandro Tusholska Gomes                               102.00 0003 Daniel Boni Santana                                   101.00 0004 Jakson dos Passos Andrade                             101.00 0005 Denise Maria Rodrigues Santos...

Classificação Preliminar - INSS 2015 - GEX: TEFÉ - AM

Pessoal, sem considerar os critérios de desempate, eis aí a listagem com os classificados para o INSS 2015, p ara a GEX Tefé - AM.. coloquei todos os aprovados, lembrando que o número máximo de aprovados, conforme o edital, será de 35 candidatos.. logo, até o  36.. ou os que estiverem empatados em último, será considerados, cf. edital e legislação vigente. lá vai: A dança das cadeiras ficará entre esses 9 primeiros colocados.... 0001 Anderson Nunes Almeida                      106 0002 Marcos Paulo Cavalcante                     99 0003 Francine de Bem Rossi                       98 0004 Joaquim Gomes da Costa Junior      ...

O Homem que desafiou o Diabo...

Um dos mais recentes filmes da nova safra nacional que assisti dia destes.. sinceramente um bom filme.. com o Marcos Palmeira e cia.. o filme é a dramatização do romance as pelejas de Ojuara , de Nei Leandro Casstro (que afirma que o escreveu em Chigaco à custa de longas noites de bebedeiras nas noites geladas daquela cidade estadunidense... é mole??).. O filme é estrelado por Marcos Palmeira, que convence como o mulherengo Zé Araújo , mascate que se transforma em Ojuara , o típico cabra-macho do sertão. O aventureiro não teme nada ou ninguém e vive à caça de mulheres (uma das pessagens mais bizarras do filme, que não nega a mão de Moacyr Góes, é a da Mãe de Pantanha (Flávia Alessandra).. um castelo em pleno sertão nordestino (sem contar os engfeites da tal personagen...) é bizarro! No Geral o filme convence e nos dá uma boa imagem do sexismo nordestino e das sua crenças e tradicões... Tudo regado a muita cachaça, enquanto ele ( Ojuara ) não encontra a sonhada "terra de São Saru...