"Rap Global"

Boaventura de Sousa Santos, sociólogo português, lançou em julho último seu livro "Rap Global", percorrendo a trilha deixada por Oscar Lewis, antropólogo social americano, autor de "Os filhos de Sanches" (1961), que se notabilizou pelos estudos da "cultura da pobreza".

A semelhança entre essas obras talvez vá além do objeto e da metodologia de pesquisa que empregam. Ambas estudam a "cultura da pobreza": um cortiço na cidade do México; a favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.
A primeira aborda a integração do migrante rural no mundo urbano através das relações de família e a segunda mostra as semelhanças artísticas e musicais entre o rap e a literatura.
Embora mais de cinquenta anos separem esses estudos a vinculação entre os dois é evidente, quanto mais não seja pelo fato dos autores terem passado pela Universidade de Yale, um como professor (1942) e o outro como aluno de mestrado e doutorado (1969 - 73)na área de Antropologia.

Comentários

Unknown disse…
Excelente texto, mas pudera, o Autor é dos bons e tem a minha admiração. Mas eu gostaria muito de estreitar os laços com o Neodo Noronha Dias Junior. Sou Aurora Custódio dos Santos (Regi) de Paranavaí, Paraná. SUCESSO para todos vocês.
Neodo disse…
Oi Aurora.... qto tempo?? que legal vc passar por aqui... volte sempre, ok?