Destaques do Boletim DIPLOMATIC

CAPITALISMO GLOBAL
A polêmica ascensão dos fundos soberanos
Acossada pela crise, a fortaleza das finanças abre-se para investimentos salvadores de países do Sul. Em teoria, os "donos do mundo" podem perder controle sobre bancos e empresas muito relevantes. Mas os resultados práticos são, por enquanto, desfavoráveis aos "emergentes" (Por Ibrahim Warde)


ÁFRICA
Petróleo, miséria e sonhos em Luanda
A exemplo da China, Rússia e grandes produtores de petróleo, o Estado brasileiro prepara-se para investir nos mercados globais. Por que a ação dos "emergentes" é ao mesmo tempo desejada e temida, no centro do sistema? Quais as chances de ela alterar os (des)equilíbrios mundiais de poder? (Por Augusta Conchiglia)


ORIENTE MÉDIO
Os intelectuais pacifistas de Israel
Por meio de uma ampla pesquisa nos arquivos do Estado, eles desmontam os mitos da política oficial e procuram abrir caminho para uma nova relação com os árabes. Graças aos novos estudos, sabe-se, por exemplo, que a ocupação da Palestina sempre esteve nos planos dos sionistas (Por Eric Rouleau)


PROIBICIONISMO
Em favor da folha de coca
Ligada à cultura ancestral dos povos andinos e consumida há milênios, ela tem propriedades alimentares e farmacêuticas reconhecidas em inúmeros estudos científicos. Mas o preconceito, as politicas toscas de combate às drogas e as pressões dos EUA querem mantê-la proibida (Por Johanna Levy)

Comentários